Valeu como sonho de uma noite de verão. Mas o dia chega e a realidade bate à nossa porta.

Eis a história do Estaleiro de Coruripe – que se chamaria Eisa –, cuja Licença Ambiental foi finalmente concedida pelo governo federal.

Mais exatamente: pelo Ministério do Meio Ambiente. Às vésperas da eleição, a tal licença nada mais parece – além de inútil – do que a parte visível do pacote da governabilidade.

Foram quase cinco anos de boicotes e discussões, que até poderiam parecer científicas – e necessárias – se não existisse o “pecado original”.

No início de 2011, quando os alagoanos tinham esperança de que o empreendimento de R$ 1,5 bilhão fosse implantado aqui, duas técnicas do Ibama estiveram no estado e produziram um parecer que bem poderia descrever uma nova espécie, mutante, do mar que banha o Pontal de Coruripe.

Reproduzo um trecho do documento do Ibama (Parecer Técnico nº48 de abril daquele fatídico ano):

“Já em termos socieconômicos destacamos a expectativa gerada pela possível instalação do empreendimento na população da região nordeste, o que acarretará migração para o Estado de Alagoas de trabalhadores em busca de oportunidade de emprego. Tal fato gera favelização e sobrecarga nos serviços públicos, já carentes no Estado (saúde, saneamento básico, educação, etc). Outro ponto relevante, diz respeito ao porte do empreendimento que acarretará demanda por diversos insumos não presentes em Alagoas, impactando o sistema viário nas unidades federativas vizinhas e a dinâmica da economia regional”.

O dito não foi negado, mas o debate foi retomado, ante a indignação que provocou a avaliação das especialistas do Ibama.

Depois, foi só empurrar com a barriga até que chegássemos ao mês que antecede a eleição. E se fez o anúncio, como se a água, enfim, vinho se tornasse.

Antes que eu esqueça: falta pagar a taxa de R$ 177.319,08.

Quanto ao estaleiro – que seria Eisa -, hoje ele se encontra enterrado em alguma camada sedimentar do Planalto Central. Seus navios e plataformas, lamentemos, naufragaram nas águas do Lago Paranoá.

Lula e Dilma: piores ataques a Collor são feitos pelos 'aliados'
Alagoas cria eleição de "pai sem filho e de filho sem pai"
  • JEu

    O buraco que enterrou o Eisa (me parece que agora denominado Enor: Estaleiros do Nordeste) foi cavado à mãos duplas (Governo Federal -Dilma- e Senado -Renan Calheiros), com fins puramente eleitoreiros, como fica devidamente comprovado com a liberação da tal licença ambiental às vésperas das eleições. Com isso Alagoas perdeu quatro anos de avanços industriais, de arrecadação de impostos que poderiam ter sido aplicados em educação, saúde e segurança pública, etc… Tudo por interesses mesquinhos e eleitoreiros… é realmente uma lástima… Se já não votaria em Dilma e Renan Filho, agora é que não voto mesmo….

  • Indigesto1905

    Ricardo, nem para ‘pai da criança’ nossos políticos servem. O cambada de imprestáveis.

  • Antonio

    Não há viabilidade para a construção de um estaleiro entre dois já existente. Um em Salvador, outro em Recife.
    Também é balela afirmar que o tal estaleiro alagoano vai gerar 10.000 empregos diretos.
    Os “estaleironatários” continuam soltos na mentira!

  • Israel

    E eu me pergunto. Onde está a influência política que os poderosos senadores alagoanos dizem ter? Bem que sabemos, estão nos bois de ouro das fazendas de Murici e nas ondas de certos conglomerados de mídia.

  • Joseval

    Me perdoe a ignorância mas só ótario para acreditar nesse projeto. Alagoas para sair do burraco teria que se transformar em um paraíso fiscal ou alguma zona franca. Além do mais acho mais fácil instalar usinas nucleares No Rio Sao Francisco. O Resto é promessa política.

  • Frederico Farias

    Com a palavra o pai do “filho sem pai”.

  • Barbosa

    Impediram que a licença fosse concedida e agora vem dizer que os méritos são deles Esperaram as vésperas das eleições para enganar o povo.

  • coruripensedescontente

    É uma vergonha, Ricardo, esses nossos politicos alagoanos só pensam em si mesmos e o povos que se exploda, pois bem, se nós alagoanos tivessemos um pouquinho de senso não votoriamos nesses calhordas, sanguessugas. Que só presta para se beneficiarem suas familias. Agora o Senador Renan quer empurrar seu filhinho. Meu voto ele não tem, E também o Senador Colorido também.

  • Heros Ferreira

    Lamentável que a politicagem prepondere num Estado tão ávido por necessidades e melhorias…..

  • afavorcontra

    estaleiro de barco de .papel. KkkkkkkKkkkkkkkkkk

  • josé humberto

    Caro Ricardo, em terra de cego quem tem um olho é Rei.
    Aqui reformaram os trens e disseram que era VLT.

  • Fabio

    O Estaleiro não vem mais porque, depois de tanta sacanagem do ibama e dos senadores alagoanos, ai aconteceu o pior.
    A Petrobras maior cliente dos estaleiros no Brasil está quebrada e esta quebrando seus fornecedores, pq nem paga e nem compra mais, ai o Estaleiro RioSul de pernambuco está para fechar, a Jaragua Equipamentos que fica no Polo de Marechal tambem cliente da Petrobras tambem pediu recuperação judicial, e dezenas de empresas no Brasil estão quebrando por caso da Petrobras.
    A Eisa ia ser contruida com dinheiro do BNDES, agora do jeito que a Petrobras tá agora so Deus saberia. Isso é a Herança que Dilma ta deixando para o Brasil, divida interna a maior da Historia @<@ Trilhões.

  • Ferro

    Bom dia Ricardo!
    Este fim melancólico eu já havia cantado na eleição de 2008 quando votei ai em Maceió. A cada dois anos algum candidato saia como SALVADOR DA PÁTRIA. Mas todos nós sabemos que a bancada de Alagoas na Câmara e Senado, são por demais INCOMPETENTES. Para não falar outros ADJETIVOS. Se o estado não atrai investimentos. Se não mantém nem as empresas que aí estão. Quanto mais instalar empresas de grande porte.
    Vários políticos de carreira (Renan, Color, Bíu,e tantos outros). Nenhum deles nunca fez nada pelo estado de Alagoas.

  • zé

    As vésperas das eleições, de quem é o mérito?, do gado de ouro, do munheca no espinhaço ou do dancinha.

  • VALDIR MAURÍCIO

    ESSA NOTÍCIA ELEITOREIRA DADA ESTA SEMANA VEM BEM A MOSTRAR O FUTURO DESTE ESTADO EM QUE SEU POVO INSISTE EM NÃO QUERER MUDAR SEU DESTINO, UNS POR FALTA DE CONHECIMENTO É BEM A VERDADE, MAS OUTROS PORQUE ADORAM VIVER NA CORRUPÇÃO.
    OS ALAGOANOS PRECISAM ACORDAR PARA REALIDADE, OS ALAGOANOS PRECISAM SE AJUDAR, OS ALAGOANOS PRECISAM ACREDITAR QUE NO DIA 05 DE OUTUBRO OU 15 DE NOVEMBRO ELES PODEM SE LIVRAR EM DEFINITIVO DOS MAUS POLÍTICOS GERADOS AQUI EM ALAGAOS.
    DA POLÍTICA DE PAI ( O MAU ) PRA FILHO ( A CONTINUAÇÃO DO MAU ).
    POR FAVOR ALAGOANOS ACACREDITEM EM VOCÊS, PAREM DE SOFRER , ESTE ESTADO NÃO AGÜENTA MAIS !!!!!!!!!!!!!

  • Há Lagoas

    Meu lamento consiste em saber que os que se dizem representantes nossos em Brasília, tiveram um papel relevante em naufragar este grande empreendimento.
    Mas lamentável ainda é ver muitos alagoanos iludidos com o atual governo do PT, pois o Ibama, subordinado ao ministério do meio ambiente, sempre postergou a licença ambiental, com embrolhos e questões políticas…
    Ao tentar desestabilizar o legado de Téo Vilela, Renan (Pai) e Collor, demonstraram suas verdadeiras faces! Prejudicaram Alagoas tentando atingir Vilela.
    Meus agradecimentos a Dilma e comparsas que lhe dão sustentação, e ao funesto Ibama, espero que Marina Silva ou Aécio Neves faça uma faxina técnica neste órgão politiqueiro.
    Ainda torço por este empreendimento, mas sei que seria necessário um milagre após tanto tempo…
    Eita Alagoas difícil de amar!

  • luis eugênio salgado

    Ricardo, esta eleição será uma pergunta só: você gosta de RENAN E DE COLOR? Se gostar vote neles e se não gostar vote no BIU. Simples!

  • Observador

    Era perceptível a jogada de Renan, Collor, Dilma, etc, quanto a autorização dessa licença. Há dois anos quando estava em pleno debate sobre a construção do Estaleiro e a consequente protelação da licença, disse em alguns momentos que esta licença só seria autorizada nas eleições próximas. Não precisava ser um profeta, mas apenas conhecer os vilões que sempre sobreviveram às custas da pobreza desse Estado. E eles continuarão a reinar por muito tempo.

  • WELLINGTON

    EU TENHO NOJO DOS NOSSOS POLÍTICOS. UMA CAMBADA DE AMEBAS QUE VIVEM SUGANDO A ÚLTIMA GOTA DE SANGUE DO ESTADO E AINDA FAZEM DA POPULAÇÃO UM BANDO DE IDIOTAS QUE MANTÉM ELES NO “PODER” POR DÉCADAS E SUSTENTAM SUAS MUTRETAS. ISSO É O RESULTADO DE UMA POPULAÇÃO IGNORANTE, POUCO AFALBETIZADA QUE ELES TEIMAM EM MATER. ASSIM NUNCA SERÃO AMEAÇADOS E SEMPRE TERÃO SEUS CURRAIS ELEITORAIS. TÁ NA HORA DE SIR DESSA PORCARIA DE ESTADO, TÁ FEDENDO MESMO.
    QUAL VAI SER A PRÓXIMA ENGANAÇÃO? ESPERO TÁ BEM LONGE PRA NÃO OUVIR NEM VER TANTO ESTERCO JOGADO NA CARA DESSE POVO NAS ESPERAS DE CADA ELEIÇÃO. HUUUMMM SEBOSOS…

  • Henrique Lopes

    Alguém pode negar que não existem 10.000 pessoas, em Alagoas, qualificadas para trabalhar nesse estaleiro e que teriam que vir de fora? Então, estaríamos criando empregos para os vizinhos? Alguém pode negar que não existem moradias dignas em Coruripe para a população ATUAL? Então, não estaríamos criando as condições para a favelização da cidade? Alguém pode negar que os impostos oriundos desse empreendimento não iriam, imediatamente, ser roubados pelos políticos locais? Então, qual é o “erro” dessa avaliação do IBAMA?

  • PEDRO

    gostaria de saber uma coisa vai ser construido ou não?, esse estaleiro, e se é a mesma empresa EISA, que vai comandar?,se alguem souber dessa resposta me responda por favor, estou meio desatualizado , estava fora de alagoas a 18 meses

  • Elcio pessoa nunes

    Ricardo, isso eh uma brincadeira de mau gosto. as vesperas da eleiçao e fazem uma palhaçada dessa….! Tomara que esse empreendimento va a frente, ou seja mais um antro pra lavagem de dinheiro…… Indignado aqui estou…?

  • Roseane Dourado

    Só uma pergunta ,você sempre do contra por que??????,até parece que não é Alagoano

  • Andre Gomes

    Alguém ainda acredita neste Estaleiro?
    Eu sempre acreditei que a única intenção dos responsáveis por este estaleiro era arrancar os 2,2 bilhões de reais dos bancos públicos para construção do Estaleiro, colocar o dinheiro no bolso e os alagoanos dançarem.

  • Carlos Eduardo Mendes de Melo

    O a promessa do estaleiro EISA foi para o Governo Théo o que a a fábrica do Boticário, foi para Ronaldo Lessa..

  • João Pilão

    Só faltava vontade política. O IBAMA criou o entrave, um nó que só agora, parece, foi desatado. Diz o ditado, antes de tarde do que nunca, mas só acredito vendo. Tomara que se instalae mesmo. Se nossa região carece de infraestrutura, por outro lado, a refinaria traria desenvolvimento pra região. DEIXEMOS A PAIXÃO E ADVERSÁRIOS POLÍTICOS DE LADO, e pensemos como gente grande. Vamos pensar em nosso estado tão necessitado de grandes empreendimentos.

  • sandro

    Chega a ser ATÉ RIDÍCULA essa notícia naquele outro site onde o senador da força do atraso, sim aquele que se diz ser de Murici, tão feliz dizendo que o Ministério do Meio Ambiente concedeu a licença para a instalação. 5 anos para a liberação disso. E vocês do Ministério do Meio Ambiente deviam ir morar na lua com um parecer desse. Ai ai Alagoas, em que século vai nascer um político(a) que te valorize. Esse Estaleiro virou sonho ou pesadelo. Que pena!

  • Eliza Mendes

    Tomara que o estaleiro saia mesmo vai ser muito bom para Alagoas e ainda tem gente que é contra, quando os politicos não trazem as coisas reclamam e guando conseguem trazer algo reclamam vamos apoia e torce para que a liberação seja um começo para o estaleiro chegar a nosso estado.

  • Monica Almeida

    A implantação do estaleiro ninguém pode negar que será um avanço para Alagoas como um todo pois o estaleiro vai criar inumeros empregos diretos e muito mais indiretos então vamos deixar de ipocresia e vamos nos qualificar para nos empregar e deixar de falar mal para quem trouxe o bem!

  • J.Monteiro

    Meu caro Ricardo Mota, até que enfim, o pai do filho que parecia não ter pai, e a alimentadora dos governos tiranos fracassados, a mãeZONA dos aloprados e mensaleiros, (Dilma Lula da Silva), puseram fim a essa grande palhaçada que era a liberação da tal licença para a implantação do famigerado estaleiro em Coruripe. O filhote do tal pai que não é tão desnaturado assim, agora vai inflar o peito e gritar para os quatro cantos, que durante seu governo, o tal estaleiro será construído, e os sonhados dez mil empregos serão oferecidos aos alagoanos. Não tem jeito, não temos saída. “Ta dominado, ta tudo dominado”.

  • REGINALDO

    A INTERNAUTA ELIZA MENDES ESTÁ MUITO POR FORA DA REALIDADE DE ALAGOAS, OU É COMPROMETIDA COM O REI DO GADO DE OURO, SR. RENAN CALHEIROS. O DONA DA EISA, COITADO, ESTÁ PASSANDO POR SÉRIA DIFICULDADE FINANCEIRA EM SUA EMPRESAS, JUSTAMENTE PELA SUSPENSÃO DA PETROBRAS QUANTO A CONSTRUÇÃO DE PLATAFORMAS E NAVIOS. AS VÉSPERAS DA ELEIÇÃO, O SR. RENAN IRRESPONSAVELMENTE QUER ENGANAR O POVO ALAGOANO, QUANDO TODOS SABEM DESDE O INÍCIO QUE ELE E COLLOR SEMPRE FORAM CONTRA EMPREENDIMENTO. GOVERNADOR: NULO, SENADOR: HELOISA HELENA, FEDERAL JHC E ESTADUAL RODRIGO CUNHA. OBRIGADO

  • Manoel Borges Breda

    Quando for concluido o 1o navio desse estaleiro o mar já terá secado.

  • Lizângela Francinei Machado

    Caro Ricardo: como cidadã participei das duas audiências públicas no processo do licenciamento ambiental do Estaleiro EISA. Nelas ficou patenteado que o estudo de impacto ambiental inicial era precário, senão vejamos: a politicagem dizia que o empreendimento iria trazer 4.000 empregos diretos e 20.000 empregos indiretos para Coruripe. Onde o município iria comportar todo esse contingente, sem planejamento e compromissos e responsabilidade dos podere públicos estadual e municipal para atender as crescentes demandas de energia elétrica, saneamento básico, educação, saúde, segurança pública, expansão urbana, etc? A migração de trabalhadores seria enorme e onde colocar toda essa gente? Sem que houvesse planejamento, iria acontecer sim o fenômeno do aumento da “favelização”. Os políticos se amarram nessa expressão para esconderem as suas intrigas políticas…infelizmente toda a politicagem queria ser o pai da criança para trazer o estaleiro para Alagoas. No final, a estória é triste: o estaleiro EISA foi um conto de fadas para auferir votos nas eleições passadas. Agora pergunto: onde está o erro do parecer técnico do IBAMA no termo favelização? Então troque o termo favelização por outro mais elegante: desequilíbrio social. Só isso. Pura verdade. Conclusão: O Estaleiro EISA foi aprovado, sem que houvesse o sacrifício do manguezal e amarrou-se os compromissos institucionais para os impactos sociais/econômicos/ambientais. Para quem teve o acesso aos estudos ambientais disponibilizados para o público interessado, o famigerado termo “favelização” foi mencionado no EIA/RIMA do empreendimento. Isso os “nossos políticos”, omitiram.

  • EDMUNDO TOLEDO GOMES

    É MUITO INTERSANTE, RENAN, COLLOR E LESSA PASSARAM QUATRO ANOS IMPEDINDO QUE O ESTALEIRO FOSSE INSTALADO EM ALAGOAS, AGORA COM AS ELEIÇÕES E A INSISTENCIA DO DONO, QUE SÓ COLOCARIA EM ALAGOAS, ESSES POLITICOS QUE MANIPULARAM A NÃO VINDA, ESTÃO POSANDO DE PAI DO ENJEITADO. É MUITA PATIFARIA PARA ENGANAR O ELEITOR, ACORDA ALAgoas. SE VOCES VOTAREM EM RENAN ESTARÃO DESTRUINDO ALAGAS, VEJA MURICI, ESTÃO MANDANDO A CINQUENTA ANOS E É A PIOR CIDADE DO ESTADO. SE EU DISSE MUITO BEM VOCÊS NÃO PUBLICARAM, QUAL É O MAL EM REPETIR, NÃO QUEREM HOUVIR A VRDADE.