Ainda há no entorno da vereadora Heloísa Helena alguma resistência a apoios que ela vem recebendo nas últimas semanas. O que inclui parte do tucanato e de setores empresariais.

Eis um falso dilema: não se recusa apoios, ainda que manifestados por setores que, em tese, não aprovariam sua atuação como parlamentar.

Mas há de se superar o maniqueísmo, tão próprio das legendas nanicas, ainda que ideológicas, que consideram que todos os trabalhadores são bons e todos os empresários são ruins.

Quem conhece um pouco da alma humana sabe que essa tese é tão somente infantil.

Há, é claro, empresários envolvidos com o crime organizado, às vezes até internacional: desses, todos os candidatos ou ocupantes de cargo público – e não só HH – têm por obrigação manter distância. Se não o fazem, precisam ser cobrados por isso. Até na Justiça.

Todas as campanhas majoritárias recebem ajuda financeira do empresariado, o que nem sempre leva os candidatos “para o esgoto imundo da corrupção”.

Os que para lá seguem, iriam de qualquer jeito. Como disse Frei Beto: “O poder não muda as pessoas – revela”.

Heloísa Helena ganhou volume nos formadores de opinião por uma série de motivos. Não só a sua trajetória política pesa muito na decisão do voto, mas também a rejeição do seu principal adversário – o senador Collor – entre os eleitores com maior escolaridade, o que, apontam as pesquisas, ele não conseguiu superar apesar da qualidade profissional da sua assessoria nessa área.

HH tem feito um programa de má qualidade no guia eleitoral, o que pesa em favor dos seus adversários. Até mesmo Omar Coelho, o último a entrar no embate, tem se apresentado bem na propaganda da televisão.

A vereadora tem caído facilmente em armadilhas e provocações que a levam à derrota eleitoral, como em 2010. Manter a mesma postura, agora, é repetir o erro. É tudo o que querem aqueles que lhe cobram “coerência”. Eles sabem que HH não é uma candidata nanica, mesmo estando numa legenda nanica.

Buscar – ou aceitar – aliados que lhe proporcionem um mínimo de estrutura de campanha não é render-se “à força do poder político e econômico”. Rejeitá-los, no entanto, é tudo o que querem os seus adversários – inimigos (inclusive, os “ex-amigos”).

O apoio de Vilela? Este é simbólico: nem o seu partido o tem na prática.

No mais, os que vendem a “alma ao demônio” já a entregaram há muito tempo.

Com medo, candidatos majoritários fogem das ruas
A intolerância está derrotando a democracia nas redes sociais
  • Leonardo Barbosa

    Isso é uma armadilha. Querem que ela recuse para fortalecer os adversários. Voto não se recusa. Você aceitar voto não significa que você é aliado. Heloísa siga um conselho: não recuse nenhum apoio.

  • J.Monteiro

    Meu caro Ricardo Mota, aqui no seu blog já postei várias vezes opiniões pessoais, sobre o que penso da Vereadora Heloisa Helena. Agora lendo seu texto, fico ainda mais convencido de que estou certo : a Heloisa Helena, precisa urgentemente se reciclar, mudar alguns conceitos, (sem perder sua essência moral é claro), mas, a política, e a democracia são a arte da boa convivência, é ou não é? O que ela conseguirá fazer por Alagoas caso seja eleita, e se isole, mantendo-se distante dos poderes e dos poderosos, sempre com aquele linguajar agressivo, repudiando tudo que não se encaixe em seu perfil pessoal, se a verdade é a seguinte : elegendo-se Senadora, ela passa a fazer parte da elite política do país, ou não? “Coerência”, humildade, e sabedoria não fazem mal a ninguém.

  • FEIJÓ

    ACONTECE JUSTAMENTE O CONTRÁRIO.O POLÍTICO E O HOMEM THEO VILELA ESTÃO MORTOS E NÃO TÊM CONDIÇÕES DE APOIAR NINGUÉM

  • FEIJÓ

    ACONTECE QUE O HOMEM E POLÍTICO THEO VILELA ESTÁ MORTO E SEPULTADO, NÃO TEM VOTOS PARA NINGUÉM.

  • Roberta Vasconcelos

    Se fosse outro político ela diria que estava vendendo a alma pro diabo! A HH em troca dq os empresários iriam financiar a campanha dela se ela não corresponder posteriormente? Sinceramente pra mim, esse discurso dela não cola, tanto eh que está aí com o possível apoio de teotonio vilela… Em troca dq? Das esculhambações dela eh que não seria

  • saulo mendes

    Ricardo, em campanha política o feio é perder. Claro deve está que uma vez no poder a coisa deve mudar de figura.
    Claro, também está que nesses aceites a muito cinismo.
    QUE É o REI DOS CÍNICOS?
    O “molusco” Lula é o rei dos cínicos. Nem por isso deixou de obter exito nas suas safadezas e artimanhas. Ajudou a derrotar Heloísa na última eleição. Investiu até dinheiro junto a mídia.
    E PORQUE ELE É O REI DO CINISMO?
    Para se eleger obteve apoio de Collor (mesmo depois do caso de sua filha Louriane???), Jáder Barbalho, Paulo Salim Maluf, Renan Calheiros (ex-ministro do seu maior adversário), José Sarney, Lobão e outros inimigos.
    E O MAIOR CINISMO?
    Foi o “molusco” dar poder a esses fisiológicos, tornando-se no fim pior que eles!
    E HELOÍSA?
    Por favor não perca a eleição, dando motivo as feras. Apoio não é compromisso final. Apoio é meio. Aceite-os, pois político inocente, não ajudará o povo a se libertar desses vivaldinos!

  • SAMPAIO

    Infelizmente, estamos nus com as mãos nos bolsos.

  • João Bosco de Castro

    Triste situação a nossa, ter de decidir entre Collor e HH…

    A atuação parlamentar de ambos, ainda que pautada pelas diferenças ideológicas e de caráter, não fazem bem algum para o país ou para Alagoas.

    E aqui não me refiro às verbas e obras que alguns idiotas acham que deve ser o centro da atuação parlamentar. Falo do debate dos problemas nacionais e locais, dos projetos e votos dados pelo senador, do compromisso com o futuro do país, da independência com que exerce o mandato etc.

    Sejamos francos: não dá para levar nem Collor nem HH a sério, são caricaturas políticas resultantes do ambiante político radicalizado e paupérrimo de Alagoas. São, ambos, como aquelas espécies de plantas que só vicejam na lama – ainda que seja, no caso dela, para se destacar por sua beleza frágil e superficial em meio à feiura do ambiente.

    Collor nunca teve e continua sem chances ter um voto meu. HH, pelo caráter, poderá vir a ter. Ainda mais porque seria interessante vê-la atuar no Senado, tendo sua amiga-irmã Marina na presidência.

    Seria a prova de fogo dos limites da chamada “Nova Política”.

  • Alexandre Aciolly

    Ricardo, acho interessante o quanto alguns eleitores tentam idealizar candidatos surreais e imaginários. Prezados, tanto Collor e Heloísa, com suas características completamente diferentes, são o reflexo comportamental de cada um de nós com suas qualidades e seus defeitos. É a construção de um ideal político que atenda a necessidade da população que está em jogo, o importante é a essência que cada um carrega dentro de si baseada nos valores estabelecidos em suas ações. Nesse cenário Heloísa tem mais a acrescentar do que o senador Collor!

  • Jorge

    Muitas vezes os fins justificam os meios. A voz de HH no Senado é uma Alagoas da decência e honestidade.

  • Thiago

    Estou percebendo que o povo já cansou do Collor,ninguém cai mais no marketing dele,a fama negativa que o estado vem adquirindo devido a pessoas como ele e outros vem pesando muito para o eleitor.Heloísa apesar de não da muito destaque aos recursos que trouxe e nisso faz com que as pessoas desconheçam esse seu trabalho,ainda consegue muitos votos,inclusive de pessoas que não são seus simpatizantes.

  • Há Lagoas

    O maior defeito da candidata é sua personificação com relação ao partido. A ideologia pregada por esses partidos de “esquerda”, transforma os argumentos em imposição doutrinaria.
    Heloísa sofre deste mal, pois isto é nato em tais partidos pseudo-marxistas…
    Não é preciso ser de “esquerda” para ser ético!
    Admiro a pessoa Heloísa, mas não digo o mesmo com relação a figura política. Seria muito bom vê-la longe deste tipo de sigla partidária.

  • VAMOS NOS UNIR!

    SE TODOS FIZEREM COMO MUITOS ESTÃO FAZENDO(ADESIVAR,PANFLETAR,COMPARTILHAR NO FACEBOOK,PLOTAR)PODEMOS ELEGER HELOÍSA HELENA SENADORA,SÃO QUASE 100 PESSOAS FAZENDO ISSO DIARIAMENTE NA ESCOLA,FACULDADE,TRABALHO,VIZINHANÇA,ENFIM

  • José Roberto Morais de Oliveira

    Ricardo, gostaria que algum candidato ao senado e a câmara federal prometesse que caso seja eleito, que irá apresentar emenda constitucional acabando com a reeleição e como a obrigatoriedade do voto, pois em uma verdadeira democracia o voto além de ser livre e secreto, deve ser facultativo!

  • Henrique Moura

    Prezado Ricardo, entendo o seu ponto de vista e, concordo em parte. Voto declarado é sempre bem-vindo e Heloisa nunca disse o contrário. A campanha é singela, pobre, mas a aceitação é enorme, a espontaneidade do povo é uma coisa sensacional. Há todo tipo de maledicência e terrorismo, vejo aqui nesse espaço, os argumentos de como Heloisa poderia ajudar Alagoas? Me permita colocar meu ponto de vista: Alagoas já teria um significante ajuda automática com a eleição de HH, a melhora de sua imagem perante o País, ademais, HH é séria, é proba e tem uma carreira política irretocável, foi vice-prefeita, deputada, senadora e é vereadora e sempre desempenhou e continua desempenhando bem seu papel. Não podemos tratar a postura de HH como errada, errada é a postura de quem se cala frente as negociatas pra levar vantagem. Teríamos com certeza uma melhora na qualidade de nossa representatividade. Por isso que HH pode ser eleita, quanto aos votos declarados, que sejam todos bem-vindos, sem negociatas, sem toma lá, da cá!

  • ARTUR

    Independente de ganhar ou perder HELOÍSA HELENA ganhando faz a diferença na nossa representação no senado. Nossa HH tem que ser mais tolerante com os maus políticos, não cair no jogo sujo deles por saber que ela não aguenta muita pressão e solta o verbo.
    HELOÍSA HELENA NELES.

  • karl

    A nossa HH precisa reciclar seus conceitos,porque fazer campanha comparando bem x mal, isso é infantilidade

  • tania

    HH tem q ter um marqueteiro bom….sózinha vai ser dificil!!!

  • Tiago

    Como não encontrei outro espaço, utilizarei esse pra falar de outro assunto!
    Falar sobre a IRRESPONSABILIDADE da exposição no horário eleitoral!
    Uma IRRESPONSÁVEL chamada Luciane Araujo expôs um beijo entre dois barbudos em um dia de feriado bem no horário em que a família está reunida assistindo tv.
    Aquela INCONSEQUENTE, pra não chamar de outras palavras de baixo calão que se encontrá-la gritarei em sua cara, acha que crianças de todas as idades são obrigadas e estão preparadas para ver 2 barbudos se beijando?? Só pode ser uma DEPRAVADA!!
    Não tenho nada contra Gays, respeito, mas não sou a favor do incentivo a homossexualidade! Isso não!! Querer empurrar goela a baixo a ideia para nossas crianças de que homem ficar com homem e mulher com mulher é normal é um dos maiores absurdos que eu já vi!! É o fim dos tempos! É o fim da Instituição sagrada chamada FAMÍLIA!! Será que ninguém pode fazer nada pra punir essa DEPRAVADA??!!
    Ricardo, faça um texto abordando esse fato ENOJADOR que aconteceu, e quando falo enojador não me refiro ao beijo em si, mas sim da exposição aberta para qualquer um de qualquer idade ver no sofá de sua casa!! Assim teremos um parâmetro da aceitação da sociedade a essa pouca vergonha exposta por essa candidata MISERÁVEL!!

  • Vamos nos unir 2

    Realmente se todo mundo adesivar, pedir o voto, panfletar, a Heloisa Ganha, principalmente entre as pessoas mais carentes, onde a desinformação reina. Vamos unir, por favor!!! Precisamos da Heloísa Helena como Senadora.

  • Costinha

    Peraí gente! Será que só temos esses 2 candidatos,os tais que ocuparam por 8 anos o mandato de senador? Meu candidato é o HM – Hora de Mudar.

  • roose

    Eu acho que tanto a HH como os seus assessores tem que ficarem atentos as manobras do seus adversários, Até porque eles são capazes de tudo para barrar a preferência eleitoral de HH. Siga com a sua campanha, os apoios declarados partam de onde partir os receba com naturalidade, não se pede atestado ideológico ao eleitor o que importa é o seu compromisso com o estado, com o povo alagoano, com a decência e honestidade .

  • Cicero Alves de Lima

    Ricardo, Heloisa Helena não precisa provar nada para os abutres. Precisa, apenas, dizer o que foi, como senadora, e o que será, se eleita. Prudencia e caldo de galinha só faz bem.Assim procedendo eu acredito em sua eleição – Abrs.

  • Clebio Lima Carvalho

    Interessante a visão do João Bosco e compartilho a intenção de voto!