Um milhão de alagoanos pagarão a conta de energia elétrica, a partir de hoje, com um aumento superior a 30%, determinado pela Eletrobras (ou pela ANEEL, esta sinecura maravilhosa – para quem chega lá).

Na verdade, estamos bancando o custo da extorsão que se tornou a tal “governabilidade” no Brasil.

Que não é uma criação petista, que fique claro. É, sim, um modo brasileiro de fazer a mais baixa política, a reprodução sem limites do Estado Patrimonialista, do qual se apossam com unhas, dentes e bolsos os poderosos de plantão.

Desde que o senador Sarney foi presidente da República, o setor elétrico tem um dono: ele mesmo. Com exceção do hiato de dois anos em que Collor ocupou o Palácio do Planalto, Sarney comanda a área estratégica com mão de ferro.

Age como se ela não fizesse parte da máquina pública. Fosse tão somente um brinquedo que ele divide, no máximo, com seus amiguinhos mais próximos.

Aqui em Alagoas, ele entregou a ex-Ceal aos seus aliados, fossem do então PFL, do PSDB, do PMDB, e até do PT – neste último caso quando o PMDB assentiu.

A empresa quebrou – eis a mais clara definição. Por ela, passaram dirigentes a quem qualquer pessoa com um mínimo de juízo não entregaria um carrinho de pipoca para administrar.

O modelo de “governabilidade” que levou a ex-Ceal (agora Eletrobras Distribuição de Alagoas) ao fundo do poço é o mesmo de FHC, Lula e Dilma. Que pode ser mantido sabe-se lá por mais quantas décadas.

Na cabeça da organização do setor elétrico está o senador Lobão, cujo filho é candidato ao governo do Maranhão, tentando substituir Roseana Sarney – filha de quem?

Nenhuma das autorizadas vozes da “base aliada” do Palácio do Planalto em Alagoas se manifestou – ainda é tempo – em defesa dos habitantes dessa terra, que vão pagar a conta da extorsão política, consequência desse mesmo modelo perverso que vigora há mais de vinte anos e que já não se acanha em punir a quem se comporta como cidadão correto.

Se há maus pagadores, com decisões da Justiça que os beneficiam, ou se ainda há outros males que elevam o preço da energia, não se pode responsabilizar o consumidor que paga suas contas em dia pelo malfeito de tantos que passaram pela ex-Ceal.

Há uma tentativa agora, bastante visível, de qualificar a empresa depois de tantos desmandos administrativos e políticos.

Se não for tarde demais, no futuro poderemos ter uma empresa que mereça o nosso respeito.

Por enquanto, ficamos assim: a partir de hoje, o consumidor residencial passa a pagar mais 30,02% na conta de energia; alta tensão – indústrias e grandes empresas – terão um aumento de 37,02%; média: 32,36%.

Os aumentos nos demais estados do Nordeste?

– Piauí: 25,81%

– Maranhão: 24,12%

– Paraíba: 21,43%.

Por que pagamos mais?

O nosso IDH já responde a esta pergunta. Por conta dele, votamos mal, e por votarmos mal pagamos a conta mais alta pela extorsão da “governabilidade”.

O rombo é nosso!

É a punição pela nossa falta de educação e de civismo.

Mais claro do que isso, impossível.

Desembargador Washington Luiz será o novo presidente do TJ
Governador Vilela: de sábio a sabido
  • tania

    Quase não acredito qdo vi o percentual do aumento……….sou servidora do Estado e o percentual não chegou a 6%, o plano de saude não chegou 10%,como a energia tem um percentual desse? E estou vendo q ninguém fala nada, é assim e pronto!!Muito bom seu texto….como sempre! Fiquei revoltada com esse percentual, nem no tempo da inflação nas alturas vi tamanho desaforo……………..

  • Frederico Farias

    A isso dá-se o nome de gatunagem ou, se assim quiserem, roubo.

  • Claudio

    Esse aumento que a Dilma deu é só um aperitivo do que vem no proximo ano, não é atoa que ta deixando uma divida interna 1,2 Trilhões algo que nem todo mundo sabe ESCREVER de tão alto é o valor, tem mais a gasolina esta programada para depois da eleição e não vai ser pequena, ainda vem essa Presidenta arrogante dizer que não tem INFLAÇÃO.

  • Zé Roberto

    Estou 21 (vinte e um) dias sem geladeira, pois região que resido na Avenida Aristeu de Andrade, rua do antigo colégio Batista, todos os dias tem quedas de energia e em uma dessas quedas duas peças da geladeira não funcionaram, uma tinha em Maceió a outra ainda não chegou, mesmo tendo feito o pedido, estou incomodando uma irmã que mora vizinho, bem como o incomodo de não ter a minha disposição a geladeira. A Ceal (Eletrobrás) informou que não tem culpa pelas quedas de energia, já acionei a empresa o ano passado, pelo mesmo problema e eles não fizeram acordo, foi marcado audiência para março de 2015 no 9º Juizado da Capital, localizado na Avenida Iris Alagoense.

  • João Bosco de Castro

    Chegou a fatura do populismo tarifário que Dilma ofereceu no ano passado, quando baixou o preço da energia às vésperas de um aumento nos custos, devido à baixa nos reservatórios e ao aumento no uso das termelétricas.

    E ainda tem o empréstimo de R$ 6,5 bilhões que as companhias de energia estão tomando junto ao BNDES, BB, Caixa e outros bancos privados. Imagina quem vai pagar – diretamente, via fatura de energia, ou indiretamente, via Tesouro Nacional – essa “mixaria” no futuro…

    Ricardo, tá na hora de parar com essa coisa de responsabilizar o passado pelos problemas presentes. Para criticar o PT, tremos sempre que criticar FHC, Sarney, a UDN, Pedro Álvares Cabral?

    Os problemas atuais são de responsabilidade do PT, pronto!

    São 12 anos de política energética baseada no improviso, no desrespeito às leis de mercado, no aparelhamento partidário-sindical nas empresas do setor.

    As agências reguladoras, criadas para mediar interesses das partes (governo, empresas e consumidores) e cobrar a execução da política energética nacional, estão esvaziadas nas suas funções e acabaram tomadas por gente que cria dificuldades para vender facilidades.

    Paulo Vieira, da Agência Nacional de Águas, preso na Operação Porto Seguro, petista e peixe da Rose-poderosa (lembra dela?), é o típico diretor-modelo na atual gestão dessas entidades.

  • luiz santos

    Amigo Ricardo Mota , o aumento da Energia segue um critério da Aneel quando não existe eficiência no retorno , qualidade , e prestação de serviços, e algumas metas são desrespeitadas o percentual é o mínimo , isso mostra que a eficiência e geração de dividendos da distribuição alagoana é melhor que a dos outros estados ?? , alguém deveria estudar esses índices da Aneel para pleitear uma ação contra !

  • tania

    Li agora q o governo prevê um reajuste de 8.8% para o salário minimo a partir de janeiro de 2015….e ai, a conta de energia?

  • jottasanttos

    O PT pode não ter inventado a ‘roda do infortúnio’ mas agravou muitíssimo o quadro. Estado mais violento do país, ter um dos piores índices de IDH, piores notas no IDEB, transporte público de última categoria, políticos da pior estirpe, saúde em frangalhos, agora um estupro aos nossos bolsos que nem de longe pode ser considerado de boa qualidade! Pobres alagoanos, cada vez mais pobres, literalmente. Lamentável e revoltante! Não reelejam mandatários do poder e do caos!

  • TOMARA QUE NÃO!!!!!!

    Brevemente – os descamisados de Alagoas ficarão no escuro! Isto se elegerem “BOIS DE OURO ou SANGUESSUGAS” .Vou escolher um terceiro candidato! E você, que está reclamando do aumento – vai votar em quem? Será que Alagoas vai ficar como Murici?

  • Marcos

    Age como se ela não fizesse parte da máquina pública. Fosse tão somente um brinquedo que ele divide, no máximo, com seus amiguinhos mais próximos.toma povo trouxa!

  • Joao

    VEJAM SO COMO EH A CIDADE QUE OS RENANS DOMINAM HA 30 ANOS, IMAGINA SE O RENAN FILHO FOR GOVERNADOR DO ESTADO!!! VEJAM ESSE LINK PRA VER A REALIDADE DE MURICI: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/murici-a-cidade-onde-a-familia-de-renan-calheiros-manda-ha-30-anos-e-chafurda-nos-piores-indicadores-sociais-e-economicos/

  • AAraujosilva

    A mais deslavada gatunagem ptrálhica.
    Gatunagem é mais sonoro pra essa roubalheira.
    visse caro Fred!!! Certamente, o politiBURRO do
    Planalto criará um novo Bolsa Luz agregado ao
    bolsa-voto-vagabundagem; assim, continuaremos
    placidamente bancando essa desavergonhada farra.

  • ARTUR

    Esse é o resultado do presente de grego que o governo DILMA junto com o senado deu aos Brasileiros na redução de energia o ano passado.
    Esse presente é só o primeiro, vamos esperar 2015 após a eleição que teremos aumento de: gasolina etc. etc…

  • Deyverson

    A sociedade civil não pode ficar parada diante de tal absurdo, um aumento de 30,02% na conta de energia, puxa a inflação pra cima, sem contar o custo de vida do Alagoano. Não existe classe trabalhadora no Brasil que teve um aumento de 30% em seus salários. Todos os outros serviços que dependem direta ou indiretamente de energia vai aumentar. Isso é reflexo de uma politica nojenta. Vamos votar com consciência, porque o Brasil arrecada trilhões em impostos e não temos retorno em benefícios para sociedade. Vamos dá um basta nisso!!!

  • Fátima

    Concordo plenamente com o AAraujosilva

  • Luiz Lins

    É isto que dá VOTAR em COMUNISTAS! Eles fazem as suas LAMBANÇAS ECONÔMICAS, baseados em IDEOLOGIAS ULTRAPASSADAS e FALIDAS e depois, quando veem que fizeram bobagem, MANDAM A CONTA PARA O POVO INTEIRO. Se eles cobrassem apenas dos OTÁRIOS QUE VOTARAM NELES, tudo bem, mas, nestes casos, a COBRANÇA É GERAL! Continuem votando nas DILMAS, nos LULLAS, nas MARINAS aventureiras da vida, e mantenham o BRASIL como um ETERNO LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS POLÍTICAS FRACASSADAS EM TODO O MUNDO! Adeus, Brasil!

  • alagoana

    POR ISSO QUE EU FACO O FAMOSO GATO ME ROUBAEU TAMBEM SEI ROUBAR:::::::::::::::::

  • CARLOS

    RICARDO, VEJA BEM A ELETROBRAS ESTA DEVENDO O PLANO BRESER QUE PERDEU EM TODAS AS ESTANCIAS SUPERIORES NO VALOR DE 800.000.000,00, VEIO AGORA NO DIA 26/08/2014 COM APROPOSTA DE 10% A MESMA QUE FEZ A 3 ANOS ATRÁS E NÃO ACEITAMOS ELA ESTA QUEBRADISSIMA , SABE QUANTOS ANOS FAZ QUE GANHAMOS O PLANO BRESER 25 ANOS.

  • Marcos Guerra

    Culpa dos desgovernos PTralhas. Onde está a GERENTONA? Vou pagar também mas fico satisfeito vendo aumentar a miséria dos “pobres” e a derrota dessa quadrilha.

  • roose

    O péssimo gerenciamento público apresenta como consequências esses absurdos. A presidente Dilma tem 39 ministérios sob a sua coordenação, evidentemente que ela não tem condições de acompanhar as ações desses órgãos. .Portanto, nessa conjuntura, os políticos ou apadrinhados dirigentes dos ministérios dirige-os ao sabor doe seus interesses, sem qualquer respaldo técnico ou moral. Evidentemente que essa política de leiloar cargos públicos em troca de apoio político é extremamente danosa ao pais. , .

  • Wagner

    A B S U R D O ! Até quando a sociedade vai aguentar manter esses demônios no poder.

  • Frederico Farias

    Se eu fosse Juca Chaves, diria: “Ah, mas que ladrões!”

  • Marcos Mastroianni

    Boooa! Mota…
    E agora quem vai se manifestar?
    Os “políticos”, A sociedade…

  • Diego

    Parabéns pela análise. Concordo com tudo que você disse. Agora vamos comparar o aumento de 30% da energia com o aumento do salário mínimo, que é em torno de 7% a 8%. Em, como você bem colocou, quem, em Brasília, vai defender os alagoanos?

  • Mano

    Por isso devemos todos ter o seu “gato” em casa, visto que se estamos sendo roubados, também temos o direito de roubar.

  • J.Monteiro

    Meu caro Ricardo Mota, por formação ética e alto conceito moral, não vou fazer apologia ao : Foi roubado? Roube também! Mas uma perguntas posso fazer, e essas farei : quando é que aqueles que formaram grandes multidões, enchendo ruas e avenidas , protestando contra o aumento na passagem de 0,30 (TRINTA CENTAVOS), vão se manifestar? Ou será que os filhotes daqueles que gritaram fora COLLOR, não terão coragem de gritar : FORA DILMA? Por que será? Onde estão os caras pintadas? Ou será que falta dinheiro para comprar tintas, e pintar as caras dos brasileiros e brasileiras, espalhados por esse imenso curral eleitoral que hoje é o Brasil? Aproveito o ensejo e sugiro que a Dilma Lula da Silva, aproveite o embalo e lance o : “BOLSA CARA DE PALHAÇO”. Não temos saída. “Tá dominado, tá tudo dominado”.

  • Erisvaldo Tavares

    Respeitável Ricardo enquanto não se aprender o valor de um voto, será sempre assim. Levando em conta que nem, se no tempo dos escravos, ou seja no tronco á chibatadas. Essa população, não aprende a votar. Tudo por interesses próprios, o interesse coletivo, passa longe. abraço!