O senador Renan Calheiros recebeu com revolta a decisão do TSE que reduziu a bancada federal de Alagoas – com consequências para a Assembleia, que também perdeu três cadeiras.

Ao modo, ele orientou sua turma local a não fazer marola. Se possível, ignorar o tema, que afeta praticamente todas as legendas no estado (do Chapão ou não).

Mas não para por aí.

Ele vai ao STF para derrubar a resolução do TSE.

E se a celeridade não é exatamente uma qualidade do Supremo Tribunal Federal – ele mesmo espera ansiosamente há sete anos para ser julgado por lá -, o presidente do Senado sabe que seus planos, por aqui, podem sofrer algum revés, caso ele não consiga derrubar a decisão de ontem.

Se é uma briga de força?

É claro que é.

Calheiro sabe que a população alagoana recebeu com grande alegria a redução das vagas, seja em Brasília, seja aqui.

Mas o que vale, no caso, é atender aos anseios dos “irmãos”.

Faz de conta que tudo é parte do projeto para tirar Alagoas do atraso.

Almagis realiza segunda-feira ato em apoio ao juiz de Coruripe
Decisão do TSE empurra Almeida para disputa de estadual
  • Marcos Cardoso

    Caro Ricardo,

    Acho que o TSE errou ,,, deveria SER ZERO DE VAGA, pois não faz diferença nenhuma.

  • saulo

    Por isso não, já que o senador Benedito de Lira fez um discurso forte, hoje, exatamente ás 19h, com plenário lotado, em oposição ao corte do número de deputados alagoanos. Divulgue por justiça ou por injustiça.

  • JEu

    É claro que o Re(i)nan vai fazer um “escarcéu” por aqui, para demonstrar seu “interesse” pelos aliados, mas é só faz-de-conta, para não desagradar os “irmãos”, como vc disse Ricardo. Ele sabe que o STF não vai por o assunto como prioridade para julgamento e, portanto, não vai ter decisão este ano… Por mim, como a grande maioria dos alagoanos, estou bastante feliz com a decisão do TSE…

  • remi cardoso

    muito bom essa redução na assembleia legislativa. deveria acontecer também na câmara municipal.

  • Júlio Salgado Vasconcelos Neto

    Renan, jura que vai tirar AL do atraso,seu filho Renanzinho nada fez por Murici imagine pelo Estado,Alagoas acordaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…..

  • joao porfirio filho

    Está correto. Esses políticos so trabalham para seus interesses. Outra coisa que deveria ser mudado era não haver reeleição, só assim haveria renovação no poder.

  • Há Lagoas

    No final das contas, é o pragmatismo que fala mais alto…
    Quanto ao atraso de nossa Alagoas, é um “mal” necessário para o bem do fisiologismo!
    É interessante toda essa demonstração de força e poder em prol de um projeto politico, mas, sobre a licença ambiental do Estaleiro Enor nem uma só palavra! E olha que só dependemos do Ibama, um órgão do Governo Federal que apoia irrestritamente este grupo.
    Dói demais amar Alagoas, fica mais difícil ainda esperar por dias melhores.

  • Marcos Aguiar

    Ricardo, como disse o colega, preserva tua competência e teus eleitores, bota pelo menos uma nota de rodapé sobre o discurso do Biu de Lira, que também se rebela contra a decisão.

  • Tem jeito não!!!

    Porque os políticos de Alagoas só agem de forma contrária ao povo?
    Quando surge um boa notícia para o Estado (diminuição de corruptos oficializados/permitidos) aí entra a ação política para tirar a alegria das pessoas.
    Sei não, mas pelos atos, os políticos de Alagoas tem como maior objetivo fazer com que o pior sempre aconteça neste Estado.
    Senador, por favor, deixe isso como ficou decidido. É o que o Alagoano quer. Tem dúvidas, faça um plebiscito – sem o marketing perveso.

  • Marcos

    Agora os deputados federais e estaduais que forem eleitos ficarão mais felizes pois a fatia do bolo será dividida em número par.

  • Câmara de quê??

    Dizem que a Heloísa é a “tampa”, mas, “aceitando” conviver com seus pares, sei não!!! Por lá tem alguém que mereça ser eleito/reeleito para algum cargo público?
    Gente, convenhamos, com essa Câmara, Assembléia e o legislativo na esfera Federal, o Estado só tem uma certeza… PIORAR.

  • ARTUR

    O correto seria reduzir pela metade, é uma maneira de renovar os parasitas da politica.
    Espero que o TSE não volte a traz.

  • Eleitora

    Deveriam reduzir o número de vagas pela metade que não faria diferença.
    O Brasil precisa é acabar com eleição a cada 02 anos e ainda por cima, ser obrigatório votar. Essas eleições constantes só servem para desviarem mais dinheiro e enriquecer mais políticos corruptos.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Concordo: a população recebeu com muita alegria mesmo. Já era sem tempo!!

  • Antonio p. Costa

    FICOU NERVOSINHO NÉ? VAI MEXER COM SEUS INTERESSES E O POVO QUE SE DANE.

  • daniel normande de mendonca

    era para ser zero deputados zero vereadores so penssa no dinheiro queria se o salario fosse dois salarios minimo se eles queria ser deputados

  • Bepe

    Para o bem de Alagoas e do Brasil deveria diminuir 7 dep Federais de cada estado e 21 dep Estaduais.

  • Luiz Henrique

    Deus é justo. Acredito que até as eleições eles vão reduzir uma cadeira no senado também. Aí vão ter que fazer aquela brincadeira que correm ao redor das cadeiras pra ver quem senta primeiro. Alagoas está mais atrasada que menstruação de gestante Ricardo !

  • claudionor

    acho que só deveria ter um representante por estado e um por município só assim acabaria com este monte de parasita que nada faz só olha para seu próprio umbigo

  • claudionor

    na verdade o brasil voltou o tempo de capitania ereditaria com os políticos que nada faz so passando os cargos políticos de pai para filho ne renan e outros…

  • Alexandre Aciolly

    Veja só com que esse rapaz está preocupado, será que passa pela cabeça dele o que pensa o povo que elegeu ele?Mais uma vez os interesses particulares e partidários querendo sobrepor a vontade e a necessidade do povo.

  • NELMA BARROS

    Bom dia Ricardo…gostei muito da decisão do TSE, quanto a Re(i)nan e ao filho nunca terão meu voto nem da minha família (27) pessoas. Aliás nunca votamos em branco, mas esse ano acho que será inauguração do voto nulo. É uma pena mas nenhum desses candidatos me representa, em nenhum âmbito: municipal, estadual e muito menos federal. Abraços

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    VEJA BEM , MATÉRIA ( PLAGIANDO O LINGUAJAR EVASIVO
    E MALICIOSO DOS POLÍTICOS ) , NUMA CONJUNTURA DE EXTREMA RAREFAÇÃO EM ATOS POSITIVOS PARA A
    SOCIEDADE , QUASE DESACREDITEI NESTA MANCHETE ,
    AO TOMAR CONHECIMENTO DELA NAS REDES SOCIAIS.
    NA MINHA MODESTA OPINIÃO , O SALÁRIO E O NÚMERO
    DESSAS “PESTES” , DEVERIAM SER OS MAIS MODESTOS POSSÍVEIS , REDUZINDO , DESTA FORMA , O
    INCALCULÁVEL PREJUÍZO SOCIAL , MORAL E FINANCEIRO , PRODUZIDO POR ESSA PREDADORA
    E NEFASTA , CLASSE “TRABALHADORA” , “DESTEPAÍZ” .
    ESTOU , REALMENTE , DE PARABÉNS COM O FEITO DA
    JUSTIÇA , QUE , PARA MIM , ESTAVA DEVENDO , E MUITO ,
    AO POVO BRASILEIRO .

  • Torquato Quaresma

    É por isso que Alagoas vive no atraso, não tirando aqui o mérito dos políticos malas que são eleitos a cada certame eleitoral. Comemoram a redução das vagas de parlamentares em seu Estado, mesmo sabendo que o número de 513 continuará, e que outros estados ganharão as vagas de Alagoas. Manipulação , a gente também vê por aqui.

  • Elisa Martins

    Parabenizo o TSE pela redução do número de vagas para os deputados alagoanos. Esperamos essa decisão também para as Câmaras Municipais. Pois,como diz o sábio ditado popular ¨o que vale é a qualidade e não a quantidade¨. Sabemos o quanto AL precisa de uma política de qualidade e mais eficaz.

  • Ednaldo Marinho de Andrade

    O povo alagoano tá bom de ter vergonha na cara e dá a Renan o que ele merece, mais uma derrota nas urnas, dessa vez com o filho e dá próxima tirando ele também do senado.

  • Deurene caires santos

    Não há um sequer, na casa Tavares Bastos, que se preocupe com o povo alagoano…Mais ou menos, não muda nada, mas gostei da posição do TSE…é menos dinheiro nosso jogado no ralo da corrupção e mais dificuldade pra se elegerem.

  • roose

    O sr. Renan incorpora o super-homem quando se trata da defesa de seus interesses, na política, entretanto, no que diz respeito a nobre função de servir ao País ( sociedade), não demonstra o mesmo vigor. Tenho um SONHO.

  • João Silva

    Senador é impressionante que essa mesma indignação vossa excelência não empreende contra a má qualidade da educação, o vergonho atraso das obras da BR 101, Canal do Sertão, Liberação para inicio das obras do Estaleiro Eisa, Estradas com péssimas qualidades reformadas e que com menos de 2 anos já começam a estourar o asfalto a exemplo da estrada do caminho de Murici, a grande Violência que é fruto de entre outras coisas da péssima qualidade do código pena e sistema prisional no Brasil onde tudo pode, aprovação da Lei que corrige o índice percentual da dívida do Estado de Alagoas para com a União, enfim centenas de outras coisas a mais.

  • José Carlos de Oliveira Simões

    Eita senadorzinho pra gostar de contrariar o povo alagoano, vai comprar uma briga que é tão óbvia, ou seja, quando foi divulgado a redução de parlamentares dos estados que tinha um número de eleitor inferior ao apontado anteriormente pelo IBGE, o próprio senador solicitou ao TSE para que os efeitos dessa decisão fossem aplicados apenas no pleito de 2014, e agora vem com essa de querer procrastinar a decisão.
    O povo alagoano já se manifestou ser favorável a redução, e agora ele mais uma vez vai de encontro ao povo para favorecer ao seu filho nas coligações do famigerado CHAPÃO, que o eleitorado alagoano deve regeitar de uma vez por todas.
    Esse senador quando não está metido em escândalos, está contra o povo alagoano.

  • Junior debochado

    O melhor mesmo era deixar como estava, pra mim alagoas é que sai perdendo independente de quem roube ou não.

  • Vitor Angelin

    Minha gente alagoas é quem fica no prejuízo, menos uma vaga na câmara não vai deixar de existir a roubalheira seja onde for. devia continuar como está.

  • Palmeirense dm

    Omi ! Menos uma cadeira na câmara não vai resolver o problema de corrupção no país, nessa estoria, alagoas é quem sai perdendo. Sabe senador Renan é quem está certo .

  • carlos

    Criticar,todos criticam mas na prática nada faz para mudar vota errado por dinheiro,amizade e quer honestidade de quem gasta uma verdadeira fortuna de origem conhecida do roubo sempre do erário!Redução,todos vibram como fosse a solução para acabar com a crrupção!Gentem,o problema não está na quantidade e sim na qualidade dos nossos representantes tanto no executivo como no legislativo!Ora,que diferença faz de 27 para 24,nenhuma se o duodécimo não for menor,pelo contrário ele aumenta todo os anos!Quanto menor for o número de dep.o objeto de desejo chamado duodécimo fica o bolo para ser dividido entre eles!Precisamos ter atitude elegendo mesmo se arriscando outros nomes!

  • ANTONIO MARTINS

    quero saber dos dólares e da CBTU,CASAL COM ROMBOS MILIONÁRIOS ,isso que eu quero saber??????

  • junior

    O TSE TÁ BOM É DE TIRAR É ELE.

  • Luzinete Santos

    O senador sabe o que faz.

  • Artur Marinho

    Claro que nenhum estado quer perder uma fonte de recursos federais. Isso é conversa de quem torce sempre pelo pior.

  • Edson

    Essa redução é pequena e deveria ser bem maior tipo 50% e atingir tambem as camaras municipais. Mesmo assim ela por si so nao basta, teria que reduzir tambem o salario e as mordomias em uns 80%. Queria ver quem ia querer realmente “trabalhar”

  • Atrás de ganhar dinheiro?

    Sugiro que os 4 que não forem eleitos, que vão estudar pra fazer concurso público ou se preparar para arranjar um bom emprego, porque “é assim que a banda toca” para o resto dos mortais.
    Não conheço outra justificativa para o cargo eletivo em Alagoas que não seja gerar renda para o eleito e os seus comparsas.

  • Caio Castro

    Meu Caro Ricardo, eu aumento mas não invento!!!!!

  • Luiz Silva

    O T.S.E fez a parte dele, dentro da legalidade. Vamos fazer a nossa, com uma RENOVAÇÃO TOTAL, também na legalidade, com o VOTO. O que está aí, já mostrou que não serviu ao Estado. Não detemos os piores ÍNDICES SOCIAIS do País? Onde estavam e o que fizeram?