Do outro lado da linha, o governador Teotônio Vilela Filho é incisivo: “Eu não tenho mais qualquer compromisso com o calendário eleitoral”.

Traduzindo: ainda não será agora – esta semana – que Vilela vai dizer a quem apoia ou apoiará nas eleições locais.

Fato concreto e objetivo: em quase oito anos de governo, repetindo seu antecessor, Ronaldo Lessa, o tucano não preparou nenhuma candidatura ao Palácio República dos Palmares.

Os nomes postos pelos palacianos, Marco Fireman e Luiz Otávio Gomes, não podem ser lavados a sério na disputa principal deste ano.

Eles até poderiam ser candidatos para valer – qualquer um deles -, desde que trabalhados com antecedência junto à opinião pública, ganhando alguma projeção política, que ambos não têm.

O vice-governador José Thomaz Nonô ainda tenta arrancar de Vilela algum apoio, mas o governador montou uma armadilha para ele próprio a partir do momento em deixou o barco correr no ritmo das marés (e cada um dos nomes postos seguiu a sua própria corrente).

Ainda assim, o governador chega a altear a voz do outro lado da linha: “Vou ganhar a eleição para o Senado e para o governo. No final de abril, começo de maio, vou anunciar a minha posição, mas não tenho dúvida da vitória”.

E todos, é claro, devem se perguntar: quem? Quem? Quem?

É difícil “inventar” um nome, a essa altura do campeonato, que possa ser levado a sério.

A questão do Senado talvez seja mais fácil de resolver. O boato sobre o nome de Eduardo Tavares pode não ser só um boato (ainda que ele rejeite a possibilidade). Aliás, a pancadaria de que é alvo por parte de Collor pode servir de estímulo para que o secretário de Defesa Social entre na disputa.

Há um território amplo a se percorrer na briga pelo Senado. Heloísa Helena continua sendo um nome forte, assim como o ex-presidente, atual detentor do mandato, que mantém o seu eleitorado cativo, que o segue desde quando foi prefeito de Maceió.

Mas a aposta geral é de que se houver um nome identificado como o anti-Collor, a disputa pode se acirrar ainda mais. Principalmente na faixa da população em que o ex-presidente tem mais dificuldades: a dos formadores de opinião.

Para o governo, no entanto, Vilela tem três possibilidades: Biu de Lira, Nonô ou Alexandre Toledo.

São estes os nomes postos. No mais, seria uma aposta no imponderável – com maior chance de derrota já de saída.

Chapão segue o calendário do Palácio República dos Palmares
Juízes fazem ato pelas diretas-já para presidente do TJ
  • José ferreira

    E se Teo votar no Renan pro governo?
    CÁ – BO – CE

    Siameses? Sim, há meses!

    Se Vilela quer derrotar Collor nada melhor que pegar a espinha dorsal da campanha Collorida, que é Renan e sua trupe.

    E?

    Vamos apostar?

  • Gregório de Matos

    Nada contra o Biu, eu até o admiro, é disparado melhor senador que Renan e Collor juntos. Mas, o Téo deverá indicar o Nonô para sucedê-lo, e qualidades ao vice-governador não faltam. Senão vejamos: Nonô foi deputa federal por quase três décadas; iniciou a vida pública sedo, como secretário da fazenda no primeiro governo de Suruagy e passados todos esses anos, não existe um único escândalo que o macule, diferentemente dos outros. Portanto, já aprovado no teste de HONESTIDADE. É confiável; é um político habilidoso, sabe se comunicar com todas as camadas da população; NÃO É POPULISTA DEMAGOGO ( o Brasil está cheio desse tipo); é filiado ao DEM, portanto parceiro do PSDB (o partido que mais fez pelo Brasil e tem feito por Alagoas através do Teotônio Vilela), e em sendo assim, Aécio Neves terá um palanque aqui em Alagoas; Nonô é trabalhador, dinâmico, ótimo executor e cobrador de resultados como ninguém; tem talento político de sobra e sem se esforçar; ele, ninguém mais do que ninguém, repito, mais do que ninguém, saberá mostrar para população e para os seus adversários, tudo o que foi feito de realizações POSITIVAS e DESENVOLVIMENTISTAS – em todas as áreas da estrutura do estado, umas mais, outras menos, é bem verdade – coisa que os outros não fizeram, e tempo e oportunidade tiveram e mesmo assim não realizaram NADA, Nonô com sua experiência, estratégia, astúcia e inteligência diferenciada, saberá expor esse COMPARATIVO de realizações à opinião pública. Caro Mota, o Téo está com razão quando diz que vai fazer o seu sucessor e o senador, ele não está blefando ou exercitando o seu pensamento futuro para se tornar realidade (o segredo), ele sabe que tudo tem conspirado para que seu projeto se concretize. E há mais um outro dado a ser considerado; os industriais, empresários, comerciantes, pecuaristas e agricultores e outros seguimentos produtivos do estado de Alagoas, têm também essa consciência e não vão querer investir em candidato que possa vir destruir tudo que foi feito de positivo nesses sete anos e três meses de governo, basta fazer a seguinte pergunta: o que todos elles (os adversários do Téo) juntos fizeram de bom ao longo dos anos, além de lotear os seus governos com seus afilhados políticos e se LOCUPLETAR.

  • Helena

    Ao contrário do Sr. Ricardo Motta, acredito que Marco Fireman seja uma boa opção para a disputa ao governo, sim. Se seu nome for bem trabalhado. Se candidato, ele é o único que pode bater Renan filho. Um cara jovem, sem família política e que não tem passado (sujo).

  • Consigliere Alagoano


    .
    Téo, se Não vai AJUDAR mudando os atuais Números, que Não atrapalhe.
    .
    Fico pensando como estes CANDIDATOS ou PRÉ-CANDIDATOS, com os NÚMEROS da VIOLÊNCIA desta forma “CORTEJAM” o APOIO do ATUAL GESTOR ESTATAL.
    Pior q isso PODE e SERÁ um TIRO no Pé, pra quem deseja APREGOAR o NOVO. [De Novo}
    .
    Apoio de Téo vale apena? Em que situação?
    Não será melhor o silêncio que é seu MODUS OPERANDI, para não COMPLICAR seu SUCESSOR ?

  • Vitor Barbosa

    Biu de Lira, Nonô ou Alexandre Toledo? é… estamos péssimos de candidatos. Sinto pena de minha querida Alagoas, condenada a eterna miséria e exploração.

  • Cícero Piti

    Com certeza meu voto é Biu, pois na História de Alagoas foi o único que teve 1 milhão de votos. De outro lado ele não precisa do Theo, precisa sim do voto do povo alagoano que clama por mudanças.

  • O sistema é bruto

    Pelo menos puxa-saco tem muitos! Juntando todos numa panela não dá um caldo!

  • Vanderley Mariano

    Marco Fireman será o melhor nome para indicação ao Governo do estado, não tem passado (sujo), é um homem digno, honesto e vencedor em todas as coisas que fez até hoje.

  • Gregório de Matos

    O complemento da minha chapa: para o senado, Dr. Eduardo Tavares; para dep. federal, JHC – João Henrique Caldas e para dep. estadual, Omar Coelho. O eleitor independente, bem informado e com consciência cívica vota assim.

  • Antonio de Pádua

    Caro internauta Gregório de Matos, concordo com você em todos os sentidos, realmente José Thomaz é disparado o melhor candato ao governo de Alagoas, só uma correção, ele
    foi Secretário Da Fazenda no Governo de Guilherme Palmeira.

  • Hugo

    Marcos Fireman é o único capaz de vencer o Renanzinho?? Kkkkkk Piada, só pode ser comentário da assessoria. Povo sem noção.

  • Reinaldo Oliveira

    Infelizmente nós alagoanos estamos no mato sem cachorro – todos os que comentam por aqui são provavelmente comedores de bola olhando apenas para o seu próprio umbigo. O Estado atura os piores índices e ainda tem gente elogiando os trambiqueiros políticos de nossa terra. Vai catar abobrinha no inferno!

  • Por favor alguém de bem se candidate!!

    Eu quero votar na mudança, em alguém com um sobrenome diferente, alguém distante desses políticos tortuosos!! Por favor deem opção ao povo de Alagoas, depois não temos como culpar o povo por votar errado, o povo de alagoas não tem opção, ninguém se candidata!!!!

  • Mudança já!!

    Não so sei quem é Marcos Fireman, mas voto nele só pra não votar nos políticos da velha guarda em Alagoas, precisamos de um nome novo, de alguém capaz de administrar essa cidade sem os mesmos vícios do passado, alguém que faça concurso público para polícia, professor, médico e pare de tapar o sol com a peneira com monitores, serviços terceirizados(típico PSDB). Que invista os recursos com zelo pela coisa pública, com respeito àqueles que pagam os seus impostos com o suor do seu trabalho!!

  • Jair Dias

    O governador só tem um nome pra não sofrer uma derrota acachapante: Eduardo Tavares. Dinâmico, carismático, vivido, despretensioso, pois nunca andou mendigando qualquer cargo, os cargos chegam a ele, além de seu um homem extremamente inteligente. O governador certamente sabe o que faz. O Nonô é outro bom nome.

  • Maria alba Lúcia

    De todos os homens do Vilela, LOG, Fireman, Alexandre Toledo, Bio, Tavares e Nonô, os únicos disputáveis, sem nenhuma dúvida são os nomes de Bio de Lira, Tomaz Nonô e Eduardo Tavares.

  • CABRAL

    a tempo que venho falando que o melhor para ALAGOAS é o NONO pois é competente tem passado limpo vem comigo ALAGOAS VOTA NONO

  • João Neto

    Se vcs acham que está ruim com o Teo, vai piorar pra valer com essas apostas em Lira, Calheiros, Collor ou Toledo.
    Vamos voltar às Capitanias hereditárias! !!
    Todos estes sobrenomes só tripudiam de Alagoas.

  • mario jorge

    o avechado come crú,isto e um velho ditado que alguns canidatos aõ governo estão adotando,e um estudo mental onde esta em jogo toda possibilidade politica de derrotar seu opositor,e partido comtra partido.

  • Artur Marinho

    Biu de Lira mesmo sem ser citado é o grande nome deste texto. Enquanto Marco Fireman foi reduzido a simples expectador, Nonô taxado como o sem chance e Alexandre o sem peso, Biu trafega, nas entrelinhas, como o único caminho de Vilela. Isso mostra a vontade do Senador do PP em contar com o apoio da máquina do governo, na minha opinião não o terá.

  • LUIZ CARLOS DA SILVA

    Governador disso eu tenho certeza e aposto com qualquer um. O GOVERNADOR TEOTONIO VILELA FILHO FARÁ O SEU SUCESSOR E SEU SENADOR,

  • JEFF SILVA

    Na verdade o governador nunca teve compromisso com o calendário… com os servidores… com os alagoanos… com o Estado de Alagoas. Ao que parece, fora as isenções fiscais ao usineiros e a um investimentos milionário em propaganda, o único compromisso do governo é o de arrecadar recursos de Brasília para combater a criminalidade, que também não é o seu compromisso. Em fim, após a experiência no executivo, e muito em função da falta de opções, talvez, e só talvez, a herança política deixada pelo seu pai, ainda dê um lampejo de esperança ao desacreditado e omisso governador.

  • Anônimo

    Ele havia prometido a formatura dos soldados do curso COP 2013 para o dia 4 de abril, agora prorrogou para o dia, 16 de maio. Enquanto isso recebemos como alunos, 1094,00 e estamos nas ruas nos arriscando sem ganhar o salário integral, que seria 2700,00. Fica fácil para o governo ter mão de obra a menos da metade do preço e não cumprir com a promessa de conclusão em abril. sem falar que a sociedade está carente de segurança e nos outros aprovados que aguardam na reserva de 2006 e 2012.

  • Vinícola moraes

    Esse tal de Alexandre toledo, não sei o q esses políticos pensão: alagoas iria definitivamente para o fundo do poço………

  • Santiago Marinho

    Se não for o Eduardo tchau téo. Você não tem outro nome.

  • Ildo Raimundo dos Santos

    Vi no post anterior que o Tavares não pretende ser Senador. aproveite-o para o governo, senhor governador. É, dos seus, o único nome que agrega, com credibilidade disposição e força de trabalho. ele é gestor e político no sentido amplo da palavra

  • Carla pacheco

    o fireman não passa da casa dos 50 mil votos, o log nem se fala, o nonô poderá ter uma votação expressiva. ele é o nome. O Tavares, entretanto, poderá surpreender.

  • Ronaldo Braga

    Eu escolheria o Eduardo Tavares. Tem história.

  • Luiz de Atalaia

    Marco Fireman é o ex secretario da infraestrutura? Se for ele eu boto fé! Se ele fez um bom trabalho como secretário pode levar essa experiência para o governo.