É fato e deve ser público, portanto.

Mas haverá alguns efeitos políticos colaterais, em caso de uma decisão de afastamento do mandato parlamentar dos dirigentes da Mesa Diretora da Assembleia.

O mais citado, internamente, é o que está sendo chamado de “efeito Cícero Ferro”.

Eu explico.

Ele é o primeiro suplente da coligação que elegeu Dudu Holanda e Maurício Tavares – ambos integrantes da Mesa Diretora da Casa de Tavares Bastos.

Se os dois saem, entra Ferro (Arnon Amélio, irmão do conselheiro Cícero Amélio não entra, ao contrário do que blog tinha afirmado. Corrigiu-me um atento internauta).

Os magistrados, ressalte-se, não podem escolher quem assume ou não assume – se for o caso de afastamento.

Esta decisão já foi tomada em 2010, pelo eleitorado alagoano.

Fábio Ferrário responde a sindicatos de servidores da Assembleia
Vilela e a decisão da Justiça sobre os deputados
  • Heitor

    Quem assume na vaga dos afastados são:
    Fernando Toledo – Sexta Feira
    Marcelo Victor – Cicero Ferro
    Mauricio Tavares – pastor Marcelo Gouveia, caso não queira assume Dino Filho
    Marcos Barbosa – Silvanio Barbosa, caso não queira assume Regis Cavalcante
    Dudu Holanda – Zé Maria Tenorio
    Antônio Albuquerque – Alves Correia
    Sérgio Toledo – Carlos Cavalcante

  • EFEITO DO CALOTE LULA.

    O DIABO LULA adotou um filho SATANÁS, abriu as portas do cofre do BDNES ao mister X Eike Batista, menino tolo de boa índole, nunca deu um dia de trabalho, igual ao pai político LULA CALOTE, hoje notícia em toda mídia mundial como o mister CALOTE do Brasilsilsil afilhado e filho torto do político LULA. O ex-presidente LULA não comenta, também pudera, não sabe de nada do Projeto LULA Calote, do papai Calote e do filho e afilhado Calote caloteiro. Como pode uma pessoa que nunca deu um dia de trabalho sério, de uma hora para outra tomar MILHÕES, BILHÕES de REAIS ao governo Federal via BNDES e etc, e em pouco tempo abrir concordada porque deve apenas míseros R$ 11 BILHÕES e não tem como pagar!!!!!!!!!!!!!! Diga LULLA, diga DILLMA?
    Dinheiro para esse CALOTEIRO afilhado de LULLA e elogiado por DILLMA como o exemplo de empresário, prova o que digo, nem LULLA e muito menos DILLMA do “p”ensar “p”equeno estavam preparados para governnar o Brasilsilsil, os dois não passam de dupla de equus asinus, mas prósperos enganadores dos brasileiros POBRES que recebem as BOLSAS ESMOLAS para votar pelos currais eleitorais.
    Vejam bem, dinheiro para esse CALOTEIRO torrar a miguel tem, o DESgoverno LULA e DILMA temmmmmmm, e ainda afirma a maluca da presidenta DILMA ROUSSEFF que o mister X Eike Batista é um bom exemplo de empresário, nossa presidenta além de pirar, está mais perdida que cega em tiroteio, só faz coisas erradas, pudera, se faz de cega para enganar os trouxas do voto errado.
    Diante de tais fatos TENEBROSOS, sugiro que o DESgoverno DILMA VANA ROUSSEFF LINHARES faça uma AUDITORIA na FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL com a devida transparência, uma vez que ocorra, no que acho impossível, o resta o hotel cubano Guatánamo ainde pequeno para abrigar esses políticos tolos que desgovernam o Brasilsilsil.na base da CORRUPÇÃO, do MEDO e da ROUBALHEIRRA.,
    É, se não acompanham os meus passos, quanto mais o raciocínio, diante só rindo do seu voto errado.
    Desculpem pela vergonha que passei.
    P/Arabutan.

  • João

    Caro Ricardo o senhor está enganado o Arnom Amelio nao é da coligação de Dudu nem de Maurício Tavares e tb se afasta Marcelo Victor que é da mesma coligação e nesse caso assumir Cicero Ferro, Marcelo Gouveia mais esse é vereador acredito que nao queira assumir ai vem Dino Filho e o terceiro é Zé Maria Tenorio

  • ARTUR

    Sai um ruim, entra outro igual. Porque o DNA de nossa assembleia é assim? resposta: os eleitores são iguais.

  • Cor de rosa

    Vigê, junto com Tonho, agora que os Coloridos vão mandar mesmo. vamos embora

  • EBASTIAOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    HOMI ! POR QUE NÃO FECHAM LOGO ESSA PORCARIA?! VAI FAZER UMA FALTA ! APROVEITEM E
    FECHEM TAMBEM O FAMIGERADO TRIBUNAL DO FAZ DE CONTAS , QUE FAZ PARTE ÍNTIMA DESSE BICHO,
    COMO UMA COBRA DE DUAS CABEÇAS … ÔMI !

  • Arnaldo Linhares

    Um Estado assolado pela corrupção em quase sua totalidade, e ainda aparece quem coloque a culpa na Dilma / LULA / PT. Se o PT governasse Alagoas melhoraria muito essa situação.

  • Ricardo

    Caro Ricardo,

    Existem dois óbices neste ponto em questão.

    – Vereadores em pleno exercício de mandato, deveriam RENUNCIAR ao mandato de vereador para assumir (mesmo que temporariamente) ao mandato de Deputado. No caso os vereadores de Maceió, Pastor João Luiz, Marcelo Gouveia.

    – Há vários outros casos de suplentes que mudaram de partido. O que impede a Assunção de cargo. Na caso Cicero Ferro trocou PMN pelo PRTB. Tarcísio Freire que além de vereador de Arapiraca trocou o PMDB pelo PSD na eleição passado pode assumir por ter ingressado em partido novo.
    O vereador Silvanio Barbosa trocou o PPS pelo PSB e é vereador de mandato em maceio, o que impediria mesmo renunciando mandato de assumir.

    A conta leva aos suplentes Cristiano Braga, o Dino Dilho. E até Manoel Santana a assumirem seus postos.

    No caso de Fernando Toledo vem. SextaFeira que é Secretario do Trabalho. Marcos Ferreira atual Secretario de Representação em Brasília, Pastor João Luiz como vereador de mandato, Tereza Nelma que além de vereador trocou o PSB pelo PSDB, e ainda Katia Born Secretaria da Minorias. Assim, nessa odisséia ‘assumiria’ eventualmente o suplente Marcos Vieira eterno candidato a Prefeito de Rio largo pelo Democratas.

    Enfim, so pra acrescentar essa gloriosa discussão.

    Abraço

  • Luiz F.

    Discordo em parte do pedido do MP, quando pede o afastamento de toda mesa, inclusive os que não são ordenadores de despesa. Se não vejamos, no caso da operação Taturana, faram afastado apenas os membros da mesa que eram gestores, ou seja, ordenadores de despesa O vice-presidente a época era o deputado Sexta Feira, e não foi afastado, pois o mesmo não tinha nenhuma responsabilidade sobre os atos praticados pela mesa. A mesa é dividida em 2 seguimentos, os que são gestores e os seus suplentes. Acredito que a justiça irá de forma isenta analisar esse aspecto, antes de atender a este pedido.

  • Jorge

    Algumas considerações sobre o caso.
    O MP pede o afastamento da mesa e do mandato do membros da mesa diretora, ora, alguns deputados que fazem parte desta composição da mesa não faziam parte no biênio anterior, assim, não podem ser punidos por um ato que eles não praticaram, mas se a justificativa do MP para pedir o afastamento é de que a mesa diretora está atrapalhando as investigações, então que os deputados sejam apenas afastados de suas funções de direção e não de seus mandatos, que lhe foram dados pelo povo.

  • Profeta do óbvio

    Meu Deus! !!!!!!!!!!!!!

  • Fernando Fernandes

    Luiz F.

    A taturana nao investigou a mesa. Mas sim deputados e servidores que participaram de um esquema de empréstimos do banco. Ate gerente foi presa. A GAP ( igual a GDE ) veio a tona após a operação. Foi descoberta durante.

    Vale ressaltar que naquela época quem afastou os deputados foi o TRF a pedido da Policia Federal.

    Agora o principio jurídico é outro. A causa de pedir é outra. As provas sao outras. Único agravante é reincidência de crime.

  • JEu

    Minha dúvida é (perdoe-me a ignorância): o afastamento dos integrantes da mesa diretora implica em afastamento do cargo eleitoral ou simplesmente afastamento do exercício das funções administrativas da mesa diretora?

  • tete

    MEU DEUS SO VOCE PODE NOS AJUDAR E MAIS NINGUEM CARO RICARDO MOTA AGENTE NAO AUGUENTA MAIS ESSES CARAS CADA ESSA JUSTIÇA!!!!!