O ex-presidente Lula teve um encontro de três horas, ontem em Brasília, com as principais lideranças do PT de Alagoas.

A conversa foi franca, e Lula disse que está disposto a ajudar pessoalmente seus correligionários locais.

Estiveram com ele: Judson Cabral, Paulão, Joaquim Brito, e Rosiana Beltrão. Não é fácil, ressalte-se, uma reunião de tão longa duração com a maior expressão política nacional do PT. O que parece ser um bom sinal.

E o que Lula disse de mais importante?

Foram vários os pontos focados, mas vamos tentar resumir:

– Ele quer que o PT encontre sua unidade, a ser conquistada em meio ao debate, após a eleição do novo Diretório Regional, que acontece em 10 de novembro.

– O ex-presidente defende que os petistas esgotem todas as possibilidades internas para se chegar a um nome que venha a disputar a eleição majoritária (ao governo e/ou ao Senado), aqui no estado.

– Defensor da política de alianças com os partidos da base aliada, Lula ressalta que o PT local tem de ser mais ousado – “buscar a ousadia” – e não pode ir a reboque das demais lideranças políticas alagoanas com projeção nacional.

– A situação local tem de ser enfrentada e o PT precisa atuar como protagonista.

São os ensinamentos do ex-presidente aos seus seguidores.

O problema número um é: como resolver as divergências internas, que podem se acentuar com o processo eleitoral em curso – pelo Diretório Regional?

Eis o primeiro passo da possível – e longa – caminhada.

Sérgio Jucá: "O MP não faz denúncia vazia"
Festa em Arapiraca tem Collor como protagonista e Luciano como figuração
  • Williams Roger-Filiado

    Já não era sem tempo Ricardo, tal bandeira tem sim que ser aventada. LULA ESTÁ CORRETO. Nós alagoanos NÃO TEMOS OPÇÕES no campo majoritário! Temos os piores índices em educação, saúde e segurança pública, tudo isso é de conhecimento de todos!
    SÓ UM PARTIDO COMO O PARTIDO DOS TRABALHADORES-PT, tem o condão de transformar a sociedade para melhor! Para os partidos que aí estão no poder, seja em Maceió, ou em Alagoas propriamente dito, NÃO TEM COMPROMISSO COM O SOCIAL, AVALIE COM A POPULAÇÃO!
    Precisamos de líderes com compromisso com o povo e o social, só assim conseguiremos ter bem-estar para os alagoanos. Só um partido que tenha compromisso com a educação, saúde e segurança, é que os rumos de um Estado avança para a prosperidade! Com investimentos nas áreas citadas e valorização dos servidores é que diminuiremos a violência; pois o que o povo precisa é ter condições, oportunidades – ou seja – pelo menos o mínimo como: médicos para atender a população, remédios para quem precisa, segurança. DE VERDADE, não uma FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA e de investimentos em educação, dando condições para quem não tenham condições de se qualificarem em entidades “Philantrópicas”, que cobram uma fortuna para quem não tem nem ao menos dinheiro para transporte e nem como se alimentar!

    TEMOS SIM OPÇÃO, DEVEMOS CONFIAR E DAR A CONTRIBUIÇÃO NECESSÁRIA PARA FAZER DESSE ESTADO UMA REFERENCIA NACIONAL, NÃO O TIPO DE REFERÊNCIA QUE ATUALMENTE SOMOS, MAS DE REFERÊNCIA POSITIVA, CONCRETA, NÃO DE FALSAS PROMESSAS! PRECISAMOS DE ATITUDE, CORAGEM! e ESSA ATITUDE E CORAGEM COMEÇA PELO O VOTO! SE VOTARMOS CORRETO, SEM SE VENDER, DAREMOS UM PASSO IMPORTANTE NO QUE DIZ RESPEITO A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA! É SÓ OBSERVAR E LEMBRA O ANTES E DEPOIS DO GOVERNO DO PT, SOBRE O QUE MUDOU, SOBRE OS AVANÇOS EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA!

    SÓ LEMBRANDO! DINHEIRO VEM, SÓ QUE, SE NÃO CHEGA À POPULAÇÃO, A COBRANÇA DEVERÁ SER SOBRE OS “NOSSOS” LEGISLADORES: VEREADORES, E DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS! POR ISSO A IMPORTÂNCIA EM VOTAR CORRETO!

  • Marcos

    Candidatura própria do PT em Alagoas é piada de mal gosto e coisa de quem não conhece a política local.

  • Guilherme

    O falastrão do Lula lé é louco ou se faz passou dois mandatos não deu as caras por aqui, nunca colocou nenhuma liderança do PT local no poder central (ministério, ou um cargo que projetasse o nome, o PT se contenta com delegado do MDA que não tem expressão nenhuma com a opinião pública), e fica dando uma de sábio conselheiro, pelo amor de Deus acorda PT de Alagoas o candidato do Lula é o Renan eta povinho burrinho nossa, ai fica estes sindicalistas de boteco que não contribuem para nada só pensam em cargos R$ e esquecem que uma majoritária é preciso bala na agulha, e o que tem o PT de Alagoas tirando o Judson que pelo menos parece honesto, ninguém o Paulão é sofrível o que tem de grande tem de burro e envolvido com as falcatruas da assembleia, bem pelo menos foi citado no inquérito da PF o povo não esquece a Rosiana me poupem, o Ronaldo todos sabem de sua ligação siamesa com quem… Renan.É isso povo de Alagoas estamos fu… temos que encarar uma campanha onde ja esta escrito quem leva sim porque o Biu, bem o Biu é outro comentário.

  • João Figueira Junior

    O problema, Ricardo, é que o que Lula fala – inclusive para seus correligionários – tem o valor de uma nota de 3 reais. Como ele bem se autodefiniu, é uma “metamofose ambulanto” (sic).

    Outra coisa: não posso deixar de notar na sua descrição da reunião o tom independentista de Judson Cabral. Será que se Paulão ou Joaquim Brito, estes grandes patriotas – não por acaso do mesmo grupo do Lula -, tivessem lhe narrado suas impressões, os pontos focados seriam os mesmos?

    No final das contas, quem vai bater o martelo e dizer para onde o PT vai é Renan, ou Collor… Quando Judson conseguir ser recebido de novo por Lula para chorar as pitangas, o ex-presidente – a seu modo – simplesmente lhe dirá: “É a ‘realpolitik’, meu bom camarada.. Essa coisa de pureza nunca ganhou eleição. Pergunte a Zé Dirceu”.

  • Joaquim Brito

    O PT, realizou reuniões, de caráter coletivo, com o PMBB,
    PTB, PP, PDT e PC do B. Fará com os demais Partidos que
    apoiam Dilma. Temos reinvindicado que, numa eventual Ali-
    ança, o PT componha a chapa majoritária, os seus cândida-
    tos proporcionais sejam apioados política e materialmente, se
    eleito, o PT tenha participação de destaque no Governo e que
    a coliçação apoie a reeleição de Dilma. Estes condicionantes,
    tem diferença de participação “altiva”, de “protagonismo”?

  • viajante

    o que o Lula que eh o poder, se for majoritario melhor que num divide com ninguem. Lula se assossiaria ate com o demo prata no controle. eu nao sei como ele num ta forçando a barra pela prasidencia da ALE de Al pra comer por aqui tbm, se eh que ja nao ta comendo. PT, bolsa-familia por vitalicidade no poder. Cade o “ensinar a pescar”????

  • saulo mendes

    Agora o PT alagoano, oportunista, não elege um deputado e acaba de vez. Esse tal de Lula, em evento recente, COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA CONSTITUINTE, elogiou Sarney, ao invés de ULISSES GUIMARÃES, pai da constituinte, e disse, pasmem os senhores, que os políticos brasileiros são injustiçados pela mídia!!!
    Lembram que este rapaz dizia que o congresso brasileiro era uma CASA DE 300 PICARETAS? E agora são 400 comandados por ele?
    Tomara que os outros partidos, deixem o PT de lado.

  • Rai Olive

    Esse Lula é um desinformado; aliás, ele nunca sabe, ou soube, de nada; nem do mensalão dos seus “assessores”. Será que ele também não sabe que o PT em Alagoas não existe? Que os votos do Judson são pessoais dele e o Paulão está deputado federal pq entrou como suplente. Citem outro.

  • Eduardo Magalhães Junior

    Traduzindo: Rosiana Beltrão será a candidata a Governadora do PT.