A saída do ex-secretário João Marcelo Lyra traz uma simbologia extremamente importante para a gestão do prefeito Rui Palmeira: Lyra é pessoalmente muito próximo ao prefeito.

Por que caiu?

Há de se ressaltar que o ex-secretário vinha adotando algumas medidas importantes, mas “o carro não andava” na definição de um político ligado ao discreto Rui Palmeira.

As cobranças, e foram várias, estavam sendo feitas principalmente em áreas essenciais, de grande demanda da população: caso dos medicamentos dos postos de saúde e outros procedimentos urgentes.

A presença de familiares do ex-secretário no seu gabinete e assessores em número acima do que seria tolerável se tornou um incômodo que o próprio prefeito não conseguia esconder.

Não é o caso de dizer que João Marcelo Lyra fez uma administração “desastrosa”. Pelo contrário, ele conseguiu tamponar alguns ralos por onde o dinheiro público vazava há muitos anos – e enfrentou os beneficiários com determinação.

Mas a demissão dele – apresentada como “a pedido” – pode ser entendida como um recado aos demais integrantes do primeiro escalão ou titulares de postos de destaque na administração pública municipal: Palmeira quer resultados concretos em cada área.

É o seu perfil de gestor público? Ainda é cedo para definir. Mas abrir mão de um assessor a quem é pessoalmente ligado e a quem bancou, apesar das críticas iniciais, pode ser um indicativo, sim, do seu modo de agir na prefeitura.

Resta saber se a solução “emergencial” encontrada por ele é a mais correta.

De Lira cria o DataBiu para fazer frente a Renan e Collor
Documento com assinatura falsa do governador leva MP a investigar Secretaria de Saúde de Maceió
  • Marcio Falcão

    Rapaz a 3 semanas atras estava acompanhando pessoal no posto de saúde conjunto Luiz Pedro e o próprio estava lá e fez a seguinte pergunta ao pessoal da engenharia, cade o secretáriozinho ja pediu pra sair….nem adianta tá fazendo essas medições aqui porque não vai dá em nada…..o que desanima é ISSO, ver pessoal da engenharia fazendo levantamento, projetos etc. e ver os políticos só pensarem em quanto vai ser o orçamento pra dividirem entre os partidos!

  • cealinos

    Ricardo, vi e ouvi ontem vc fazendo elogios ao senhor marcelo lira. Vc precisa conhecer marcos omena, ivone, genilda, outros, pense numa equipe boa de trabalhar. O prefeito precisa ouvir os velhos….falando em velhos, os aposentados estão proibidos de entrar na empresa CEAL, estão sendo rejeitados p novo modelo de gestão…..sem segurança e sendo furtada diariamente. Os antigos estão sendo tratados como leprosos, contamitantes, outros AGU JÁ….

  • rosangela Fonte

    Claro que foi um recado, RICARDO e tem que ser, tem pessoas lá como vc., mesmo fala, de primeiro escalão de politícos que não entente da pasta, só está, porque tal foi que colocou, não deixe acontecer mais isso, RUI PALMEIRA !!!!!!!

  • rosangela Fonte

    Claro que foi um recado, RICARDO e tem que ser, tem pessoas lá como vc., mesmo fala, de primeiro escalão de pol´´tícos que não entente da pasta, só está, porque tal foi que colocou, não deixe acontecer mais isso, RUI PALMEIRA !!!!!!!

  • João madeixa

    O recado foi dado.. se cochilar o cachimbo cai! Pelo visto na gestão do rui não há espaço para falcatruas.

  • Antonio Soares

    O secretario fez em 8 meses o q o Cícero cantor nao fez em 8 anos. Implantou o NASF, o SAD, as ILPES, deu cidadania aos idosos .Etc e etc Quero ver quem da Equipe q ele lá colocou ousa ficar. Se ficarem é por que nao possuem dignidade e estão longe da palavra Fidelidade. Só querem o dinheiro e nada mais. Todos tem que sair para mostrar ao prefeito que as pessoas merecem respeito. !!!

  • carlos

    Recado de que não entendi ele parece o Teotônio Vilela,deixa às coisa cair e que se resolva por si mesmo!

  • Valdeck

    Não acredito que seja um recado e sim porque perdeu no embate de forças com a turma da rapinagem que suga a pasta da saúde favorecendo uma minoria em detrimento da maioria que pena nas filas no Pam Salgadinho, que pena sem atendimento médico nos ambulatórios que caem aos escombros, sem remédios ou instrumentos para os profissionais atender a demanda. O que falta para Alagoas e seus gestores acordarem?

  • Lurdes

    O prefeito Rui Palmeira precisa ter muito cuidado com a escolha de seus auxiliares mais próximos, principalmente com aqueles que estão ao seu lado no dia-a-dia. Comenta-se que alguns auxilares só servem para fofocar, produzir em beneficio da população, nada.

  • amauri ferreira

    E A FOLHA DOS SERVIÇOS PRESTADOS DA SAÚDE, ONDE QUALQUER MALOQUEIRO MANDAVA PAGAR FORTUNAS SOMENTE COM O Nº DO CPF.ELA AINDA CONTINUA.É POR ALI QUE ESCORRE MILHÕES PARA OS BOLSOS DOS SABIDOS.É BOM QUE FAÇA UMA AUDITORIA.É CASO DE POLICIA FEDERAL,POIS É RECURSOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.VAMOS APURAR.

  • Paulo Nunes

    RUI cuidado, com os próximos políticos candidatos a secretário
    REZA RUI!!!!!!

  • paulo santos

    olha Ricardo so vejo o prefeito rui palmeira prometendo e não fazendo nada já vai passando mês e mês e ele nada ,e principalmente na saúde que de vez melhorar piorou mas ainda olha cadê o dinheiro do mês de dezembro que ninguém tocou mas no assunto o Cicero almeida deixou lá e eles nem repassaram p os funcionários isso é roubo o ministério publico tem que apurar isso também ,vamos lá que a justiça seja feita esse cara que se fala prefeito não sabe de nada kkkkk

  • Paula Fernandes

    Rui Palmeira, não tenha receio de tomar essas atitudes!
    A população não pode mais ficar a espera de formação de equipe técnica.Precisamos fazer a Política de Saúde deslanchar,dar respostas,melhorar a estruturas físicas da unidades, garantir os insumos para o bom funcionamento.
    Mas acima de tudo Rui Palmeira frear a influência dos vereadores na gestão, TODOS sabemos dessa maldita influência impede o bom funcionamento da política. Pois hoje as direções das unidades de saúde,tanto geral com administrativas são distribuídas aos vereadores,que indicam pessoas sem qualificação e noções de administração pública.Rui, secretário Jaelson, fiquem de olhos abertos,assumam as rédeas dessa política pública tão importante.

  • Carla Fernanda

    Concordo plenamente com o internauta que diz o ex-secretário fez em 08 meses o que a gestão anterior não fez em 08 anos.
    Só quem trabalha com a saúde é que sabe realmente a diferença da antiga gestão e do ex-secretário Dr. João Marcelo.
    Infelizmente vai voltar a antiga turma que administrava a saúde
    em benefício de poucos.