Mesmo adoentado, foi impossível ficar longe da história do rapaz que ficou nu numa festa de formatura, no último sábado.

Não o conheço e não tenho a mínima ideia de quem se trata. Não sei ao menos se ele sofre de algum distúrbio, ainda que momentâneo e pontual.

Entendo e compreendo o comportamento da meninada que estava no local, bem próprio da idade – a galhofa vai render dias de conversas e muitas piadas.

Mas alguns pontos me chamaram a atenção no episódio. Por exemplo: a quantidade de pessoas filmando a cena, com o objetivo claro de postar na rede – o que fizeram.

A sociedade do espetáculo só vê a vida em replay ou pela tela de um celular. Eis uma “doença” que se espalha entre adolescentes, jovens e adultos infantilizados (uma espécie que se multiplica mais do que rato na era da internet).

Também me pergunto (e fiz a mesma indagação a alguns “velhos” da minha idade): o rapaz não teria um só amigo ou conhecido, no local, com algum altruísmo, uma nesga de solidariedade, que o impedisse de chegar ao desfecho midiático?

Posso estar equivocado, afinal o tempo é traiçoeiro para quem tenta resgatá-lo, mas na minha geração muito dificilmente fato semelhante aconteceria.

Haveria, sim, um de nós que ao menos tentaria impedir que se chegasse àquele desfecho, ainda que com o uso da força. Ninguém ganhou com aquilo: perdeu o rapaz, que dificilmente resgatará seu sossego, perderam aqueles que só trataram de filmar o “escândalo”.

Se alguém tinha algum distúrbio, ali, não me parece que era só ele.

Secretário de Educação deve ser professor da UFAL
Avenida Pierre Chalita, um caso de polícia
  • willames patriota silva

    É, meu caro Ricardo Mota, muito dificilmente aconteceria isso em tempos passados, no máximo um caindo de tão bêbado. Só que nos dias atuais tá me parecendo que é mais do que comum essas cenas cômicas nas festas. Por exemplo, na rede social mais utilizada hoje em dia, tem diversos outros casos e até cenas mais perturbadoras, como por exemplo uma jovem se agarrando com um coqueiro. Aí eu lhes pergunto isso é normal? O que leva uma pessoa em sã consciência fazer isso? Muito difícil de acreditar. E só mais um ponto a ser tratado sobre o assunto desse rapaz, um sobrinho meu, me confirmou que tudo isso não passou realmente de uma aposta perdida.

  • giovanete de araujo da silva filha

    concordo com suas palavras,são cenas como esta que devemos ter como exemplo, se esse rapaz estivesse com amigos de verdade não teria acontecido essa cena lamentavél.

  • RAFAEL

    Pior é a ressaca moral que este cidadão está vivendo e pior ainda é saber que seus amigos não são amigos, pô poderiam evitar que o cidadão não fizesse isso independente do tamanho da embriaguez, aposta e etc seja lá o que tenha sido a causa

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, brilhante comentário! – mais um gol de placa do Jornalista.
    Tive a mesma visão dos fatos que V.Sa., após assistir aos vídeos que foram disponibilizados na web.
    O jovem é apenas um indivíduo em meio à platéia que vibrava,incentivava e filmava, e pensava no sucesso de postar o evento no facebook.
    Por que será que chamam o facebook de rede social? – será que o conceito de sociedade mudou? – o facebook não passa de mais uma mídia social, onde as pessoas buscam a promoção a qualquer preço.
    POBRE SOCIEDADE!

  • Soraya

    Comentário perfeito! Foi justamente o que me perguntei. Ou o rapaz estava sem a companhia de amigos ou, caso contrário, que espécie de amizade pode ser capaz de negar ou omitir uma ajuda num momento de insanidade como esse?

  • Jorge

    Amigo?Que amigo?

  • Marigleide Moura

    Ricardo,claro que muita gente riu da situação, outras fizeram piada na internet, afinal foi inusitado, mas esse comportamento estranho no espetáculo reflete os valores da sociedade atual.

  • antonio junior

    Excelente comentário Ricardo. E nessa linha de raciocínio inteligente, fica mais claro e evidente que tratou-se de uma APOSTA de amigos, que ficaram omissos com atitude tão deplorável e consciente realizada. Diante dessa real intenção que sou do entendimento de investigação rigorosa. A nota postada pelo rapaz ontem foi midiática, elaborada por terceiros, atitude essa tomada principalmente pelo grande avanço das imagens produzidas e repercussão negativa no poder Judiciário face grau de parentesco com Juiz da Alta Corte Alagoana

  • thyago

    Cara você falou tudo , e cadê os amigos nessa hora ? se aproveitaram que o cara tava loucão para tirar foi onda…. os amigos deveriam era quando o kra tava de cueca lá ja retirar ele do local…

  • paulo Targent

    Falamos tanto que o mundo precisa ser mais solidário,reclamamos das misérias humanas,clamamos por Deus, muitas vezes. Queremos que o mundo evolua com mais pessoas solidárias, a justiça mais humana, queremos médicos que realmente se preocupem com a saúde do doente,e não gananciosos; queremos uma nova era pra humanidade e é lamentável, que tanta gente, próxima a esse rapaz, amigos ou não, não o tenha protegido.Certo é, que uma pessoa em seu estado normal não faz uma coisa dessas.Seja o que tenha acontecido,ele não estava sob o seu domínio.Não vi e não quero ver o vídeo.

    Ao rapaz, peço à Deus que lhe dê tranquilidade e tudo vai passar.

    “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”
    Chico Xavier

  • Vanessa Alencar

    Bom dia, caro Ricardo. Fiz exatamente a mesma pergunta quando assisti o vídeo postado na internet: “Esse rapaz não tem amigos?”. Seja qual for a razão que o tenha levado a tirar a roupa, lamento por ele e, principalmente, por todas as pessoas “santas” que nunca deram um vexame.

  • Gésia Malheiros Guimarães

    Ricardo faço minhas as suas palavra. Tive exatamente e mesma impressão. Senti falta mesmo de alguém que o acolhesse no momento, que o protegesse. Nenhum amigo, amiga!!! Só ‘juízes’ implacáveis; e que atire a primeira pedra…

  • Marcel Ramon

    Belíssimo texto, Ricardo!
    Tantas pessoas se ofenderam, acharam um absurdo, mas ficaram alí, em volta, filmando a piada. Nada fizeram para ajudar um rapaz que estava fora de sã consciencia. Outros casos piores de abuso de bebida são tirados por menos, como exemplo o pai de família trabalhador que tomou só umazinhas e foi pego dirigindo.

  • Fcvm

    Muito bom o ponto de vista. Ali tinham várias pessoas com disturbios! E a maioria delas, vestida.

  • Carlos

    Realmente lamentável, mas há relatos que não se trata da primeira vez que acontece isso com essa SUPOSTA vítima.

    Mesmo assim sou solidário a agonia do cidadão que se despiu na formatura, após lê seu depoimento vi que não se trata de um arruaceiro e sim de um pai de família que por uma razão sem explicação se sujeitou a tal situação. Espero que se esclareça o fato que fique tudo bem pra família do rapaz e que deixemos essa historia para lá.

    Ele relação as pessoas que firmaram é um fato tão lamentável quando o ato do rapaz.

  • cicero gama

    Falou e disse amigo!

  • Aparecido de Oliveira

    Ricardo mais um comentário brilhante esta muito claro que este rapaz não tinha amigos tinha falsos amigos aproveitadores querendo aparecer a qualquer custo, claro que também não exime a culpa do rapaz que protagonizou a cena. Isso serve para refletirmos com nossas família que tipo de amigos nossos filhos andam.

  • Bira

    Se esse rapaz tivesse sido “envenenado” como ele disse não teria PASSADO MAL ou MORRIDO. Veneno mata. Não deixa a pessoa fora de si. Ele deveria ter dito que foi “drogado”. Que colocaram uma droga.

  • josef

    Perfeito Ricardo. A sociedade e os jovens de hoje estão doentes. É doença do exibicionismo. Do postar na rede. Da falta da amizade verdadeira!

  • Patricia maria dos Santos

    Aprovada a sua observação, mesmo que o rapaz estivesse consciente de seus atos, alguém presente deveria tê-lo impedido em respeito e consideração as pessoas presentes e formandos, mas o que vemos é uma parcela da sociedade que está mais preocupada em registrar momentos delicados como esse a se disponibilizar para evita-lo… lamentável.

  • Jhenyfer

    Perfeito Ricardo, me fiz estas perguntas principalmente após saber de quem se tratava. Cadê os “Amigos” que não o impediram de cometer este ato. Notoriamente ele não estava consciente do que estava fazendo, cabia aos demais o impedirem até por que ele não se mostrou agressivo ou algo do tipo. Preferiram ver o espetáculo-Lamentável.

  • Alagoano Crítico

    Prezado Ricardo Mota, mais uma vez (e como sempre) vc nos surpreendendo! Tive a mesma impressão: amigo de verdade não deixa o outro cair, e se cair, ajuda-o a levantar e seguir em frente.
    Tenho poucos amigos, mas bons e fiéis, jamais me deixariam numa situação como a que esse rapaz ficou, principalmente, não estando em sã consciência.
    Quem encontrou um amigo, encontrou tesouro.

  • Simone Melo

    Parabéns Ricardo pelo texto. É assim mesmo que caminha a humanidade. Se é
    que podemos assim dizer.Não conheço o rapaz, mas acredito que ele tenha sido vítima da maledicência de alguém.

  • Carlos

    Parabéns Ricardo sua análise foi muito lúcida e justa. Não acredito que ninguém em sã consciência faça uma aposta que extermine sua reputação. Para mim esse cidadão foi drogado e deve tá num sofrimento sem fim. Aos que açodadamente o julgam sem clemência, lembrem-se que da mesma maneira devem ser julgados.

  • Noélia Costa

    Que belo texto,olha posso te dizer que esse fato incomodou muita gente,eu especificamente fique muito triste,não conheço o rapaz,mais sei que existe sim vários casos de pessoas que tomam bebida batizada nas festas,não sei se foi isso mesmo que ocorreu,mais posso afirmar que foi um alerta importante para todos,concordo com o fato de dizer que as pessoas presentes tiveram no minimo uma atitude cruel,pois deveriam fazer algo na hora do acontecido.A dependência química é uma doença muito triste,acho que esse rapaz deve se sentir muito mal nesse momento,sinceramente ,foi uma insanidade de todos,isso mostra o nível muito sério do problema drogas,quero falar na droga álcool também,fazem chacota da situação e não sabem o perigo desse fato,que não é isolado,pois muitos casos piores já vi acontecer com outras pessoas,apenas não veio a público ! Abram os olhos !

  • viajante

    numa sociedade em que a desgraça alheia diverte a plateia num acho estranho esse video parar na internet com tanta facilidade. as “videos-cassetadas” dos programas dominicais estao ai com o exemplo. tem gente que ri de chorar como outro quase perdendo sua vida, saude ou moral. mas, o interessante e saber que muitos que ali estavam, se divertindo com a situaçao, eram pessoas da sociedade. os filhos dos tops e os tops. uns repudiando outros achando a maior graça. gente dita como “culturada” se esbanjando com a humilhaçao dessa persoanlidade emergente. afinal, pra ter destaque no Brasil so e preciso aparecer bem ou mal na foto nao importa com que.

  • Luiz Magalhães

    Caro Ricardo, além da falta de amigos e a segurança da festa? o que houve.

  • Carlos dos Anjos

    Caro Ricardo, concordo com vc, pois acho que temos mais ou menos a mesma idade. Na nossa época tínhamos amigos. Hoje tenho um conceito de amizade. Tenho amigos de 1 a 10. Só os que frequentam a minha casa tem nota 6 em diante, e mesmo assim, algum às vezes são reprovados. Agora quanto ao caso, independente de ser um pai da família, caso tenha sido uma aposta, esse cara deve ser enquadrado e responder por atentado ao pudor, pois foi uma canalhice para as famílias ali presente aquela cena. Principalmente porque tinha de menores, criança presente. Tudo deve ser investigado.

  • Marta Luz de Oliveira Silva

    Ricardo se ele estava nessa festa foi convidado por alguém e se tivesse tomado veneno como foi noticiado ele estaria internado ou morrido.Foi noticiado que ele tinha feito uma aposta com um amigo no valor de R$ 20.000,00. Será que é verdade? Só ele pode dizer. O problema é que o acontecido não o fez pensar nas consequências dos seus atos.

  • Cacau Machado

    Ricardo Mota quero parabenizá-lo pela reportagem que faz sem mesmo conhecer esse rapaz; Quando você diz: “Mas alguns pontos me chamaram a atenção no episódio. Por exemplo: a quantidade de pessoas filmando a cena, com o objetivo claro de postar na rede – o que fizeram?”….Realmente Ricardo, ,muito mais parece que foi tudo planejado e pensado a dias; Conheço esse rapaz, como muitos outros também o conhecem; Não tenho procuração para defendê-lo, mas o que conheço dele, trata-se de um homem de bem, inteligente, honesto e servidor publico federal, que ocupa um cargo hoje a custa da sua inteligencia e dos seus estudos; Outro ponto que precisa ser bem visto por todos é quando você também diz: “Também me pergunto (e fiz a mesma indagação a alguns “velhos” da minha idade): o rapaz não teria um só amigo ou conhecido, no local, com algum altruísmo, uma nesga de solidariedade, que o impedisse de chegar ao desfecho midiático?”….Eu também Ricardo Mota faço a mesma pergunta: Onde estavam os amigos que deram ou dividiram as bebidas ingeridas por eles? Não são amigo…..são falsos amigos. Que de uma coisa fique de bom pra ele, que é nunca mais beber e saber que amigos são pouco de sangue, pouquíssimos das convivências diárias e quase nenhum de bebedeiras.

  • Carlos Marins

    Sim, não duvido que na sua geração haveriam “amigos” que tomariam medidas que impedissem o caso de chegar ao desfecho midiático, principalmente pelo rapaz ser sobrinho de autoridade. Já vi amigos de meu pai contarem, rindo, como batiam nas esposas, amantes, prostitutas, filhos etc. e ninguém sequer fazer cara feia. “São amigos. quem é que vai fazer algo – tal como denunciar – com amigos? E se alguém de fora caguetar, os ‘amigos’ dão um jeito de evitar qualquer ‘desfecho midiático'”. Professores que batiam nos alunos, alunos que batiam em outros alunos, policiais flagrados cometendo crimes, políticos corrompendo ou sendo corrompidos, gente matando mendigos – onde estavam os “amigos” dessas pessoas que não impediram a divulgação desses vídeos? Sim, a geração de hoje está perdida…

  • Rafaela Canuto

    Compactuamos da mesma opinião Ricardo,fiz esse mesmo questionamento entre meus amigos, e olhe que somos da geração atual, a resposta foi unânime: Jamais deixaríamos um fato como este, ou algo parecido acontecer com alguém da nossa galera… Realmente lamentável a posição dos possíveis “AMIGOS”…

  • Itamar Alves

    Ricardo, desde pequeno que meu pai dizia-me: filho, foi por causa de amigo que o caranguejo perdeu a cabeça.

  • veronica

    acho que doparam esse rapaz,ele
    tem duas filhas,acho que não ia se expor tanto,se tivesse sóbrio!

  • Carlos Oliveira

    Além de não ter amigos verdadeiros, os organizadores do evento também nada fizeram pra evitar o ocorrido, pois frequento muitas formaturas e vejo que os seguranças sempre estão atentos, até mesmo quando alguém tira a camisa e no caso dele chegou a tirar a roupa toda e a segurança só chegou depois de algum tempo que o mesmo já estava nú.

  • Rosa Maria

    Ricardo, ao ler a matéria desse rapaz, o primeiro questionamento que me fiz foi: e os convidados? Ninguém impediu que ele se despisse totalmente? Incrível como você conseguiu traduzir a questão. Perfeito, parabéns!

  • Silva

    Análise perfeita Mota,lembro-me da frase que meu pai dizia “AMIGOS,NÃO HÁ AMIGOS” e fica comprovado em um ato desse.

  • Rubens Lôbo

    A platéia sob hipótese alguma pode ser questionada, vivemos e um saudosismo que só tem valor os comportamentos das gerações passadas. O rapaz tirou a roupa. Ele é responsável pelo seu ato, deve responder milimetricamente pelo que fez

  • Senae

    Claro está que vivemos numa sociedade esclarecida mais não civilizada. Conta a lenda que no erguimento da Torre de Babel, quando despencava um tijolo, era um verdadeiro desastre porque o material dava muito trabalho para ser preparado. Quando caia das alturas um escravo não havia lamentações. Se esse rapaz tivesse morrido naquela hora de overdose o fantástico era fotografá-lo nu. Realmente estamos muito longe da humanização.

  • José Evanildo da Silva

    Simplesmente faltou um amigo Homem!
    Lamentável.

  • glaucia

    muito triste a cena e lamentável o ocorrido , também como a grande maioria das pessoas e vc mesmo comentou , será que isso não poderia ter sido evitado? que amigos foram esses que deixaram que acontecessem um fato tão triste e que levaria a uma humilhação não apenas ao”amigo” mais a tds os presentes . quem eram esses amigos? não tinham família nesta festa??? quem são esses amigos? futuros profissionais ?

  • elson

    Ele estava ao lado amigos iguais aos que deixaram e causaram a morte de um cearense em Natal, caído do 21º andar. O sujeito caiu e a camera não parou de filmar.

  • everaldo silva dos santos

    gente esta claro q nenhum amigo impediu, porque foi uma aposta, hoje até animal tem amigo, como é que um cara rico , bem relacionado, nao ia ter amigos, e ele foi convidado por quem se nao por amigos, engraçado a ingenuidade ou bestidade, fica evidente a aposta

  • Rafaella

    É brilhante seu pensamento! Acho que as pessoas sensatas pensariam da mesma forma, com certeza os “amigos”, se assim podem ser chamados, deveriam estar “envenenados”, também, sendo assim, impossibilitados de ajudá-lo em um momento tão crítico. Infelizmente, quando não se tem uma reputação ilibada, não existe ninguém que acredite na nossa versão. É claro que a resposta que foi dada, assinada pelo cidadão, foi uma maneira dele se auto absolver da sua culpa. Será mesmo que o arrependimento dele foi por ter tirado a roupa, ou, as consequências que isso levou a ele é o que pesa mais? Ele teve muita sorte de na hora pessoas não terem usado da força contra ele. O que me deixa indignada são as pessoas misturando as situações, dizendo que existem crimes, impunidade, corrupção e que tirar a roupa é besteira! Realmente, existem situações piores, mas o ato praticado por esse cidadão nao foi uma tolice, existiam pessoas naquele local que mereciam respeito de todos os lados e que nao obtiveram o mesmo! É triste ver a hipocrisia da sociedade em querer defender uma atitude que é repugnante.

  • mirya tavares pinto cardoso ferro

    Brilhante comentário, onde estariam os amigos? sou do seu tempo, onde amizade protegia. “Quem nunca errou , que atire a primeira pedra”.

  • Anonimo

    Não devemos esquecer que aproximadamente a um mês atras estamos na rua lutando pelo nossos direitos, que Senador Renan utilizado dinheiro publico para “cafezinho no senado” onde tem 3 familiares somando ganhado R$ 30.000 mil reais que justifica o nepotismo, O sr desembargador deveria fazer um mandato de prisão aos deputados de colarinho branco onde temos corrupção mais corrução onde a sociedade é roubada de forma clara e ninguém se importa com isso, esse caso do rapaz é um caso isolado devemos tratar de outra forma, não com punição, pessoal não devemos ter “memoria curta”…

  • Marcelo Sampaio

    Ponto de vista brilhante, companheiro jornalista.
    Naldinho é meu amigo, pai de duas filhas, trabalhador, funcionário público federal e sempre teve uma postura correta na sociedade.
    A verdade vai aparecer e parem de “brincar de ser Deus” antes de julgá-lo.

  • Jakeline

    Concordo com vc Ricardo em tudo, principalmente quando fala: “o rapaz não teria um só amigo ou conhecido, no local, com algum altruísmo, uma nesga de solidariedade, que o impedisse de chegar ao desfecho midiático?” Pois eu jamais deixaria um amigo meu passar por uma situação dessa! Sem contar com os seguranças do evento, que fez como as outras pessoas, só se aproximaram quando o rapaz já tinha acabado seu espetáculo. Fato lamentável esse!!!

  • josilene menezes

    Estou mais uma vez orgulhosa do seu comentário, como jornalista competente que é e pela reflexão cristã, aproveitando o momento vivido no país com a vinda do Papa Francisco.
    Ouvi seu comentário através do rádio e fiquei ansiosa para ler suas palavras.Tomara que muita, muita gente tenha acesso as suas reflexões e principalmente aqueles,lá presentes, possam se envergonhar daquilo que não procurou fazer: evitar uma cena tão triste.

  • carla

    doentes são todas as pessoas que filmaram esse episódio, amigos com certeza essa cara não tinha nenhum nessa festa, pessoas doentes, com a única intenção de expor o outro, ridículos e imbecis, não eram dignos de estarem em uma festa de nível superior onde teoricamente estão a nata da intelectualidade…

  • Antonio Nunes

    Belas palavras Ricardo, foi o que nós conhecidos e colegas de trabalho do “rapaz” aqui de Arapiraca comentamos ontem, mesmo que não tenhamos muita intimidade com o ele, certamente não deixaríamos isso acontecer, pois prezamos pela idoneidade e caráter dele, visto que ele nunca apresentou sinal nenhum de insânidade, pra chegar nesse ponto de tirar a roupa em meio a um baile de formatura, temos certeza que ele foi vítima de algo muito estranho, como o próprio já falou.

  • Scott da Paz

    Amigo não havia.Senão, ele não teria passado por essa, com certeza.

    Amigo que é amigo te chama pra tomar um banho de mar, fazer uma corrida, pegar umas ondas, tocar umas músicas, sair pra jogar conversa fora, etc…

    Amigo que te chama pra ”tomar uma”, ”fumar um braw” ou outras histórias, corra, porque esse de amigo não tem nada.

  • Frederico Rebelo

    Conheço ele,ele só faz brincar,nunca desreipeitou ninguém,mal da sociedade é julgar.

  • Talvanes Gomes Da Silva

    diga-se de passagem “amigos da onça” até mesmo o que levou ele até em casa e não ficou com ele, e só não saiu com o carro dele porque o porteiro numa atitude louvável assim não permitiu, o mesmo se dizendo primo, eu pergunto ??? que primo da p**** é esse que não cuidou do cara?????

  • ARTUR

    Ricardo, lembro-me de um ato parecido em um clube tradicional na época quando um figurão entrou na mesma orbita desse desequilibrado e entrou em via dos fatos com uma jovem de maneira selvagem e foi necessário cobrirem com as toalhas das mesas em pleno carnaval de salão.
    Hoje foi pior porque não apareceu ninguém para impedir ou encobrir a falta de respeito e falta de vergonha.

  • vera freire

    Foi muita alegria isso e a modernidade

  • Antonio João

    Dessa vez concordo com você em partes Ricardo, no vosso tempo, vc’s fumavam muito, a maioria das mulheres casavam gravida ou fugiam, sem nem amenos se preocuparem em ter uma vida profissional. Tudo bem hoje não é nenhum exemplo mas falar que no tempo de vc’s nao existia esse tipo de coisa é balela. A, eu estava nessa formatura, vi uma certa confusão, achei que era briga e não quiz chegar perto. Tenho pena desse cara, acredito que isso nao foi apenas bebida alcoólica

  • Rafael

    Li tudo oq vc falou agora se fosse um vídeo seria mais interessante!!

  • Andrey Matheus Tenório Barreto

    Sábias palavras, realmente foi um fato muito estranho, talvez ver os outros chegarem ao ridículo seja mais gratificante do que impedi-los de cometer tal ato, parabéns Ricardo Mota

  • sirleiny Melo

    com certeza, vivemos em uma sociedade doente, medíocre que vive em função da desgraça dos outros, acredito que quem filmou era tão doente quanto ele.

  • Pedro

    Os formando pagaram para ter uma festa descente, mesmo que o individuo estive sozinho, a empresa organizadora teria responsabilidade sobre o mesmo e não poderia ter deixado tal fato acontecer, falta de segurança.

  • wanessa

    concordo plenamente com sua opinião.

  • Carlos

    Eu não acredito que uma pessoa faça apostas, como estão dizendo, cuja consequência é o fim de sua reputação. Todo julgamento que estão fazendo é apressado, não se sabe ainda se o rapaz foi realmente drogado, se ele bebeu demais ou perdeu o juízo. Uma coisa é certa: ELE FOI CONDENADO, principalmente por quem no lugar de ajudar, de impedir ou mesmo cobri-lo, tratou de filmar, fotografar e publicar. Lamentável.

  • Thâmara

    Prezado Ricardo,

    Muito FELIZ seu comentário! Achei um absurdo tudo que fizeram com o rapaz, será que ele estava sozinho nessa festa? não tinha uma alma boa para o impedir ou chama-lo a “razão”??

  • Zu guimarães

    Ricardo,
    Com certeza, na nossa geração haviam amigos que não permitiriam tal desfecho porque, naquela época, existiam amigos de verdade.

  • tania maria vasconcelos dos santos

    caro ricardo mota sou mão de dois jovens de 24 e 25 anos um rapaz e uma menina penso como seria triste entrar na net e ver semelhante cena, sinto muito por esse rapaz pois não estamos aqui para julgar ninguem não nos cabe nos arvorarmos de dono da verdade pois todos somos passíveis de erros so peço a deus que conforte esse jovem e o oriente para escolher melhor os seus amigos e que nunca mais isso torne a acontecer.

  • Admilton César

    Sem julgamento, mas que fique a lição não apenas para ele…
    “Diga-me com quem andas que eu direi quem tu és” é um ditado popular bem verdadeiro, afinal de contas estamos cercados por pessoas que na maioria das vezes gostam das mesmas coisas que gostamos, pensam e agem bem parecidos com a nossa forma de agir e de pensar, mas fica a pergunta…. que tipo de amizades você tem cultivado? Quem são as pessoas que você escolhe pra chamar de amigos?         
    “andas com o sábio, e serás sábio, mas o companheiro dos tolos sofre aflição”.

  • Roberto Stony Areias Carneiro de Albuquerque

    Meu caro Ricardo Mota, seu comentário foi mais do que perfeito…, me permita fazer uma crítica construtiva e não um julgamento a esse jovem formando…,já fui jovem e umas das coisas que meus pais me ensinaram foi o respeito pelos seres humanos, não importando a idade que tivessem, mais que respeitassem de forma incondicional, principalmente os mais idosos, deficientes físicos e aqueles menos esclarecidos e os GLBT que na minha época tinha outras denominações!!!. Pois bem jovem formando… você pisou na bola e como pisou… você formando, não imaginou que esse dia era para ser um dia maravilhoso, motivo de orgulho e de alegrias para os seus familiares: seus pais, sua mulher e seus filhos (se os tem), para seus avós, seus tios e seus amigos???, “entre aspas” e principalmente para você mesmo!!!. E agora?, depois da ressaca e das drogas ou do veneno que você diz ter tomado… sem essa de veneno, se fosse verdade meu filho, você já era…, não estaria lendo esta crítica construtiva…, ahh, ia me esquecendo do seu tio, um homem ilibado, uma alta autoridade do judiciário alagoano…, com que cara vc formando, vai encarar seu tio e seus familiares??. Bom para encerrar, te digo de verdade, jamais gostaria de estar em seu lugar, mas…, tudo é aprendizagem nessa vida e que essa sirva de lição para o resto da sua vida e vou te dar um conselho…, dizem que conselho fosse bom, não se dava, se vendia…, mas, vou dar-lhe de graça, “NUNCA MAIS CONSUMA BEBIDAS QUE CONTENHA ÁLCOOL OU DROGAS DE QUALQUER NATUREZA”,pois você formando, não tem noção dos seus limites. Nem tudo está perdido, essa novela vai rolar ainda por muito tempo…, peça perdão pelos atos que praticou e converse com seus familiares, principalmente com seu tio e tenho certeza que ele o perdoará!!!. Um grande abraço, com a certeza de que vc vai mudar e vai ser um grande HOMEM NOVO!!!. Roberto Albuquerque

  • ANA RITA

    NÃO CONHEÇO O RAPAZ, POR ISSO NÃO VOU JULGAR, E MUITO MENOS CULPAR OS “AMIGOS”
    OU ENVOLVER PAI,TIO,QUEM QUER QUE SEJA,NÃO TEM CULPA DO OCORRIDO.O QUE ME ENTRISTECE REALMENTE É A LISTA DE COMENTÁRIOS EM DEFESA DO RAPAZ,ENQUANTO SE ALI ESTIVESSE UM POBRE SE DESPINDO,COM CERTEZA NÃO TERMINARIA,PORQUE SAÍA DE LÁ EM BAIXO DE CACETE ISSO É A VERDADE,VAMOS SER SOLIDÁRIOS,MAS COM TODOS,E NÃO SOMENTE
    COM OS MAIS FAVORECIDOS,POIS QUANDO SE TRATA DE UM COITADO NINGUÉM SE PREOCUPA COM SEUS MOTIVOS,É TACHADO LOGO DE BANDIDO E DESORDEIRO.

  • Alexandre Santos

    Concordo, pq hoje voçe nao tem amigos e sim colegas de copo ou de interresse. Que pena que esse rapaz descobriu de forma decadente.

  • Diogo Vieira Buíque

    Concordo plenamente com suas palavras caro Ricardo Mota. Complemento ainda que não é apenas a juventude, como também, pessoas em idade de discernir o que lhe é ou não conveniente. Realmente vê-se que as redes sociais servem apenas para contabilizar um aumento de ‘rostinhos’ na sua suposta rede de amigos. Quando da real necessidade de alguém que lhe impeça de praticar um ato impensado, aí sim, percebe-se o quão só cada um está.

  • carlos cavalcante

    Ricardo, parabéns pelo seu comentário, Ricardo conheço a maioria da família Praxedes, todos são pessoas de bem, pessoas simples, humildes,honestas,fiquei muito chocado com a falta de maturidade do Desembargador Otavio, pois ele sempre tão equilibrado, e julgar uma pessoa da própria família com tanto rigor. O rapaz é maior de idade e tem que assumir os seus atos, foi muita falta de respeito do Dr. Praxedes com a própria família. Que Deus ilumine a todos desta família, humilde mais respeitada.

  • santos

    AMIGO RICARDO,TÔ COM VC.ESSA SOCIEDADE HIPOCRITA,NOS FAZ PENSAR EM N CONFIAR EM NINGUEM.UM FATO DS NADA MAIS E DQ A PODRIDÃO.ONDE S VIU OS VIBORAS S DIVERTIREM COM O MARTIRIO D UM S HUMANO AO SEU LADO,E NADA FAZEM?MISERÁVEIS TODOS ES Q ESTAVAM E POSTARAM A MISERIA D UM HOMEM D BEM,APESAR D N O CONHECER,MAS ATE PELO SEU DEPOIMENTO,E GENTE Q MERECE CONFIANÇA.PAI D FAMILIA,TRABALHADOR,Q PENA Q CONFIOU EM PESSOAS INOSPITAS E SEM VERGONHAS.ISSO PODERIA MUITO BEM T SIDO EVITADO.TA N CARA Q O RAPAZ FOI DOPADO.SO LOUCO N PERCEBE ISSO.AGORA TIRAR PROVEITO D UMA SITUAÇÃO DESSA É FATAL.UM DIA,CADA UM DS HORRENDOS,PAGARÃO POR VEZES.ISSO É INCONCEBIVEL.S ESTIVESSE NO LOCAL,MESMO S O CONHECE-LO,PULARIA NO PALCO E EVITARIA MAIS TRANSTORNO.

  • João

    Não o conheço mais acho que drogaram ele.

  • HELDER JR

    Praticar uma palhaçada não se justifica . É um total desrespeito aos familiares presentes , inclusive dele.

  • ANDRÉA BARROS

    Parabéns, pelas belas palavras, Ricardo!
    É tão fácil hj em dia filmar e publicar nas redes sociais, acredito que tem gente que já sai de casa,louco pra filmar o que encontrar pelo caminho. Não sei o que se ganha em fazer isso.
    Será que esse rapaz, não conhecia NINGUÉM nessa festa? Não tinha ninguém com ele na mesa? Não conhecia um formando? Alguém que o impedisse de fazer aquela cena? Infelizmente está difícil de encontrar um amigo de verdade hoje em dia! Nenhum colega? Lamentável cena!

  • Naelson

    Interessante, aqui todo mundo pensa igual ao Blog na festa certamente pensariam diferente. Afinal a festa não foi na lua. E assim caminham os cordeiros e a humanidade.

  • Gustavo

    O problema é que dizem que uma das hipóteses é de que foi uma aposta, daí se entenderia o comportamento apático dos amigos.

  • Fábio Henrique Cavalcante Gomes

    Caro amigo Ricardo, com seu lúcido e certeiro comentário você – é inevitável a comparação – pôs “a nu” uma sociedade infantilizada e que acha graça de situações que, na verdade, beiram (ou ultrapassam) o ridículo. Não deixaria um amigo meu tirar a roupa e acho que o “vice-versa” seria também verdadeiro. Gerações mudam. Não que a nossa falhas não tivesse. Mas nesse caso, não.

  • Armando Garcia

    Queria ver se fosse em um Forró ou mesmo em uma festa de Baixa renda(digamos assim) talvez realmente o desfecho seria outro !!!!!!!

  • Ana Paula Queiroz de Araujo

    É o cumulo da indiferença. Indiferença ao ser humano, a moral e dignidade. É inacreditável que em meio a tantas pessoas não tivesse um só ser”humano” que se dignasse a ajuda-lo. LAMENTÁVEL !!!!!

  • Rena Martins

    Caro Ricardo, seu comentário foi bastante pontual!
    Eu diria que a sociedade de hoje é hipócrita e adora ver o “espetáculo”, o inusitado, o diferente!
    Não precisaria ser amigo para intervir, mas sim um mínimo de bom senso daqueles que estevam próximos ao rapaz e poderiam ter evitado uma situação vexatória não sói para o rapaz que tirou a roupa, mas para todos ali presentes!

  • Guilherme

    Texto perfeito. Quanto a esse cidadão (Linaldo), tem que rever urgente suas amizades, se é que esses podem ser chamados de amigos.

  • Maria

    Caro jornalista , ontem ao tomar conhecimento deste triste episódio, comentei sobre todas estas possibilidades, as pessoas falam em fé , solidariedades entretanto a desgraça do próximo é um bom motivo para demostrar que :Tudo fica da boca para fora, espero que este rapaz , enquanto vida tiver não beba mais ou se beber deguste em casa ,isso deveria servir de lição ,para todos pois onde se tem farra ,não se tem considerações para como o próximo .Espero que um dia este cidadão possa se livrar deste trauma .Que Deus lhe mostre um novo caminho e que ele seja feliz .

  • Carlos Monteiro

    Não achei nada do outro mundo, tanta coisa mais escandalosa acontece no pais de abrantes.

  • JOSÉ MARCOS COSTA

    Daqui a pouco o peladão vai sair de bonzinho a maioria falando que se tivesse amigos de verdade não teria acontecido, se soubesse escolher os amigos não teriam deixado chegar onde chegou etc etc etc SE FOSSE UMA PESSOA HUMILDE SEM SOBRENOME DE PESO NO MEIO DESTA ‘ SOCIEDADE” TERIA SAIDO DE LÁ PRESO E TINHA TOMADO UNS TAPAS , É MEU AMIGOS AINDA É A REPUBLICA DAS ALAGOAS ONDE OS QUE TEM APRONTAM E NADA ACONTECE .

  • MARCELO VICENTE

    E o que mais entristece que é esses da platéia serão os nossos advogados, políticos e juízes do futuro! E que futuro!!!!

  • marcelo

    E o que mais entristece é que esses serão os advogados, políticos e juízes do futuro….e que futuro!!!

  • Eduardo Henrique Silva

    Genial, Tio Ricardo!!!

  • SONIDEIA ALVES

    Parabéns Ricardo, como sempre seus comentários são muito pertinente. A leitura de tudo que vi até agora me parece que o mesmo não estava apenas embriagado, mas tb com outro tipo de droga. Não consigo imaginar que alguém em sã consciência tenha tal atitude. Quanto aos “amigos” pode ter sido uma aposta mesmo, so isso explicaria o ocorrido e as atitudes dos mesmos. Penso que a atitude independente dos motivos precisa mesmo ser averiguada e medidas cabíveis tomadas.

  • João Uchôa

    Prezado Ricardo Mota, concordo com você em gênero, grau e número.

  • Neto

    Moro em Cuiabá e vi essa notícia na internet. Incrível que me fiz a seguinte pergunta: esse rapaz não tem amigo? Dificilmente alguém conciente faria aquilo e possivelmente ele estava sob efeito de alguma droga, nem que fosse o álcool, pq alguns são fracos para a bebida. Então numa festa de formatura, frequentam os convidados de algum formando. Então ele não tem nenhum amigo, pq eu impediria até um desconhecido de chegar aquele ponto.

  • Luis

    Sabias palavras Ricardo, sem comentarios

  • Carla Pereira

    AMIGOS… é uma palavra oportuna para o caso mas não é imprescindível. Qualquer um daqueles desconhecidos poderia ter figurado mais amigavelmente, abordando o rapaz, perguntando por que ele estaria fazendo aquilo, tentando impedir que ele fizesse o que fez. Talvez, COM OUTRO DESFECHO, PUDESSEM SE TORNAR AMIGOS.

  • Raquel Lins

    Concordo com vc Ricardo, nomeu ponto vista independente do estada que o rapaz estava alguem tinha que tomar uma atitude para não chegar a esse ponto dele ficar totalmente nú. Pq se tivesse entrado algum penetra na festa e ficasse sem camisa logo e aparecer alguem pra pega pelo braço e colocar pra fora como marginal.

  • PAULO HENRIQUE

    INFELIZMENTE HOJE A VIDA É O QUE MENOS IMPORTA. O IMPORTANTE É APENAS A IMAGEM QUE GERA UM NOVO POST, NÃO IMPORTANTO A SITUAÇÃO VIVIDA PELO HUMANO “TRÁGICO-PERSONAGEM”. SE FOSSE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO, O IMPORTANTE SERIA A IMAGEM?

  • CARLOS ENOCH BARROS

    CARO RICARDO,TENHO UM AMIGO QUE ESTEVE PRESENTE A FESTA E VIU TUDO. O RAPAZ FOI PROVAVELMENTE DROGADO, COM BOA NOITE CINDERELA OU RUFINOL, POR EXEMPLO. NINGUEM AJUDOU, PELO CONTRARIO INCENTIVAVAM, POR ISSO SURGIU O PAPO DE APOSTA. É UMA VITIMA, UM COITADO. NO NOSSO TEMPO TINHAMOS AMIGOS. UM ABRAÇO, SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS.

  • Gutenberg Belo e Silva

    Lamentável ocorrido, não sei o que motivou tal atitude, porém mais triste que o episódio em si, é a banda tirar proveito de infeliz gesto e promover sua próxima apresentação. Mesmo que ele tenha sido traído por substâncias “estranhas”, deverá rever seus limites e, no mínimo ter sido impedido, mesmo que a força, por seus pares ou qualquer um presente à formatura. O Estado é o pior no IDH,
    líder em violência e um fato como esse só prejudica, ainda mais, a sua imagem. Parabenizo o seu tio, independentemente de sua posição social, mas como cidadão, agiu corretamente.

  • Cleide

    O que não existe mais de verdade são amigos. Bem colocada sua reflexão.

  • sonia vieira

    Excelente texto. Coitada da sociedade que não consegue enxergar a perda dos valores morais. O rapaz não ficou nu, a sociedade está nua!!! Os amigos( que amigos????) aonde estavam e a família, pior ainda!!!! Ninguém impediu!!! Seu texto replete a sociedade que se apresenta para o momento. Tomara que mude para melhor!! Vergonha maior para a família dele, que lá estava e compactuou com o escândalo e agora querem posar de melhores que o espetáculo!!!

  • Guilherme Lopes

    Assim que esse vídeo foi ao ar, a maioria que tá dando liçãozinha de moral viu, riu e compartilhou. Aí em seguida o cara escreve uma carta enorme tentando se explicar e todo mundo começa a repudiar quem tava lá, quem viu, quem riu e afins. Ah, façam-me o favor! Doente quem filmou? Pode ser. Doente quem não impediu? Pode ser. Doente o cara Pode ser. Doente os moralistas de plantão? Com certeza. Só acho que a nudez do cara virar assunto de TNH tá ajudando a espalhar ainda mais o fato, contribuindo, portanto, com que iniciou a história ao publicar o vídeo.

  • Meirisvaldo Pantaleão Silva

    Isto só mostra o nível de educação que nós temos. O Estado é o pior no IDH,
    líder em violência e um fato como esse só prejudica, ainda mais, a sua imagem. Parabéns Alagoas !!!!

  • Lacanderson

    “Somos todos policiais do sistema. Todos vigiam todos para que ninguém faça o que todos gostariam de fazer. Somos todos carcereiros e prisioneiros”(JOSÉ ÂNGELO GAIARSA/psiquiatra).

  • admirador

    Vc é o cara Ricardo, boa colocação.

  • Fernando

    Alguma coisa tem, pois nós homens não gostamos de ficar nu com outros, nem mesmo em banheiros. Já vi gente apanhar só porque olhou as “partes” do outro. O exame toxicológico se ele fez, revelará. Quem dormindo sonhou que estava nu, não acordou apavorado ? Pois é, um pesadelo! Nenhum homem em sã consciência ficaria nu em uma formatura.

  • GEOVANE SILVA

    Sr. Ricardo Mota

    O meu comentário ao seu belíssimo texto, será curto e grosso.
    Faltou aos que ficaram olhando ou filmando, EDUCAÇÃO, RESPEITO,AMOR AO PRÓXIMO E RESPONSABILIDADE.
    Tudo isso é reflexo da educação vagabunda,irresponsável e sem cumplicidade, dos PAIS de hoje em dia.
    Educação dos pais nos dias atuais, fica focado apenas, em dar dinheiro para ir ao shoping, comprar o melhor celular, ter a melhor internet em casa e esquecem dos valores de família e de sociedade.

  • Marta Omena

    Esta faltando solidariedade!!!!!!!!!!!
    Jovens, adultos e os demais que estavam la. SOLIDARIEDADE
    !!!!!!!!!!!!!!!

  • C M

    Nossa!! Quanto altruísmo e gente para criticar, AGORA, os “amigos”! Ninguém aqui sabe o que se passou… se foi bebida, droga, “veneno” (rs) ou aposta! As pessoas sempre arrumando um culpado! Agora a culpa foi dos amigos! Concordo que, sendo ato de falta de lucidez, esse rapaz amigos não teve! Mas será que agora ele não passa de uma vítima?
    Precipitarmo-nos para julgar é errado, mas precipitarmo-nos para defender e vitimizar tbm!

  • cal torres

    JÁ ESTARIA NA CADEIA, SE FOSSE UM POBRE, E ONDE ESTAVAM OS SEGURANÇAS DO EVENTO?

  • josé carlos santos

    concordo plenamente, tal atitude só revela que esse rapaz não tem amigo.
    pelo menos,os que ali se encontravam.

  • Bainha PromoArt

    Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.
    (Confúcio) Na desgraça desse ele ñ conseguiu um só Amigo verdadeiro esse jovem deve repensa ao seu redor e começar a construir uma nova vida. Talvez ele esteja longe ate de Jesus por também ñ tentar em sua mente ter impedido.

  • Felipe Fernando de Almeida Sá Cardoso

    O que você faria se etivesse lá?

  • Felipe Fernando de Almeida Sá Cardoso

    O que você faria se estivesse lá?*

  • Fernanda

    Essa frase: “esse cara não tem amigo?” está presente no próprio vídeo, não é nenhuma grande novidade. E quanto a resposta da pergunta, corrobora com a hipótese da aposta.

  • Valquiria Pedrosa

    Ricardo, parabéns pelo seu equilíbrio, a maioria das pessoas que mora em alagoas conhecer a família desse rapaz, uma família de pessoas boas, humildes e educadas, os praxedes são pessoas que sabem fazer amizades, amizades boas, com respeito sempre aos amigos. Que Jesus proteja esta família desse sofrimento, principalmente Dona Nilda. (conheço todos os irmãos praxedes de União dos Palmares).

  • Gerson Souza

    Claro que não podemos julga-lo, mas com certeza não o convidaria para minha festa ou uma festa qualquer.

  • WELLINGTON

    PARABÉNS RICARDO PELO COMENTÁRIO. INFELIZMENTE POUCOS DESSA GERAÇÃO NÃO ENXERGA UM PALMO A FRENTE DO NARIZ. CADÊ OS “AMIGOS?” ACREDITO QUE ESSE CIDADÃO AO SE DESLOCAR PARA A FESTA IMAGINAVA ESTÁ ENTRE ELES NO MÍNIMO. APRENDIZADO PRA ELE, APRENDIZADO PRA NÓS.

  • Luiz Marques da Silva

    Mais uma EXCELENTE reportagem. Parabéns. Tenho 62 anos, e já fui jovem e tive minha turma, mas realmente, os “amigos”, e o pior, a “sociedade” que estava ali errou tanto ou mais que ele, pelo sadismo. Tirar fotos,rir “da desgraça alheia”, dispensa comentários. Esses jovens de hoje, infelizmente, se acham muito espertos,sabidos, mas são individualistas e egoístas. E os seguranças, os organizadores desse Evento, onde estavam?

  • Eliza Magna de Souza Barbosa

    A nossa tão diversa sociedade está sem rumo, ou está chegando ao caos, para finalmente se organizar? essas coisas que estão acontecendo são semelhantes aquela da sociedade Romana: ao povo, pão e circo.

  • claudia de lacerda lins

    São esses os reflexos dos valores da sociedade atual. Completamente desequilibrado o rapaz e pior as pessoas que filmaram e fotografaram uma cena como essa…