Qualquer pessoas que conheça um motorista de ônibus urbano em Maceió sabe que essa é uma das profissões mais estressantes que existem.

Sabe mais: que esses trabalhadores – e demais na atividade – sofrem humilhações e abusos todos os dias.

A greve anunciada para a próxima semana, dos ônibus urbanos, vem exatamente um dia após a séria discussão entre o prefeito Rui Palmeira e os empresários do setor.

É fácil – e cômodo – para as empresas afirmarem que não atendem as reivindicações da categoria porque não têm reajuste da passagem de ônibus. Elas sempre fizeram assim, apostando no caos como solução.

Os trabalhadores, está claro, querem aquilo a que acham ter direito e vão à luta.

Resta saber quem ganha mais com a greve: empregados ou empresários?

Quem perde, a gente já sabe: a população usuária do péssimo serviço de transporte coletivo urbano.

Que venha com urgência a licitação dos ônibus, separando o joio do que hoje também é joio.

O cerco a JHC na Assembleia e em Arapiraca
Deputado do PT pode assumir Assembleia para conter crise
  • WELLINGTON

    Perfeita analogia Ricardo os empresários sempre usaram os trabalhadores como bodes espiatórios e sempre é quem leva a maior vantagem prestando um serviço de péssima qualidade e sempre churumingando pra levar mais um… e o povo e os trabalhadores que se ferrem… foi assim que sempre funcionou. Só espero que tudo isso mude e logo. Os alagoasnos já não aguentam mais…

  • Rosita Cardoso Silva

    Dos empresários.
    Licitação neles.

  • FLÁVIO

    TIVE A MESMA IMPRESSÃO, SEMPRE E PRINCIPALMENTE QUE UMA “MOBILIZAÇÃO” DESSAS PARTE DOS TRABALHADORES, NÃO HÁ “AVISO” DELA PARA QUE NÃO HAJA MEIOS PARA COIBIREM. AGORA ANUNCIADA…. E A SAÍDA SERÁ A BENDITA LICITAÇÃO.

  • ALAGOANO

    Muito estranho mesmo essa greve que foi anunciada para a semana que vem, logo depois que o prefeito abandonou a reunião com os empresários do setor. LICITAÇÃO é um bicho de sete cabeças e está mais do que claro que esses empresários não querem concorrência para “melhorar” o péssimo serviço oferecido para a população. Vai passar muita água embaixo da ponte para termos uma solução para o problema!

  • moises

    ESTE FILME E ANTIGO,USANDO OS MOTORISTAS EM SUPOSTAS GREVES SO QUE AS COISAS MUDARAM:TEMOS UM PREFEITO SERIO,DESCOMPROMETIDO COM A CORRUPÇAO,E UMA GAROTADA NA RUA EXIGINDO QUE BAIXE O PREÇO DA PASSAGEM COMO NAS OUTRAS CAPITAIS,E MACEIO NAO VAI SER DIFERENTE; A PASSAGEM VAI CUSTAR R$ 1.45 E SÓ ISSO PARA ONIBUS NOVOS CASO CONTRARIO VAI BAIXAR MAIS AINDA!.

  • DARIO DOS SANTOS

    RICARDO ACHO QUE NOSSOS LÍDERES MUNICIPAIS TEM NO MINIMO CULPA NO CARTÓRIO POR ESSA SITUAÇÃO. SE NÃO VEJAMOS, FOI AMPLAMENTE NOTICIADO DE QUE IRIAM COLOCAR TRES LIGEIRINHOS PARA O CONJUNTO GRACILIANO RAMOS, IRIAM COLOCAR ONIBUS QUE SAEM DESSE CONJUNTO PARA PONTA VERDE E TRAPICHE PASSANDO PELO SHOPING PATIO E ATÉ AGORA PASSADO O MES DE JUNHO E QUASE TERMINANDO O MES DE JULHO A SMTT NÃO TEVE FORÇAS SUFICIENTES PRA FAZER VALER O QUE PROMETEU.

  • MARIA JOSE

    prefeito fale com RONALDO BEZERRA que ele moralizou o transporte de Maceió uma vez, quem sabe,ele conhece tantos empresários de onibus que querem invistir aqui na nossa cidade com onibus novos,de repente e uma saida.

  • Henrique Melo

    Só para conhecimento, essa paralisação vinha sendo anunciada desde a semana passada.
    Toda imprensa divulgou, inclusive este site.
    Os rodiviarios fizeram assembléia durante esta semana e sempre reforçando o que já haviam anunciado, ou seja, caso não houvesse acordo iriam paralisar as atividades a partir o dia 29/07.
    Então não vejo nada de estranho, a não ser o vosso comentário.

  • luiz santos

    nesse caos o prefeito subsidiar os alternativos e clandestinos – deixaria a bola deles lá embaixo

  • silva

    Ta na hora de fazer Licitação, o povo não aguenta ser humilhados por estes empresários mercenários, que apenas visam lucro, e prestam um dos piores serviços de transporte coletivo do Brasil.

  • Frederico Farias

    Coluna 2, alguma dúvida?

  • Frederico Farias

    Qualquer pessoa (sem p pl)

  • sergio 44

    Os motoristas e cobradores não podem faltar, porque se isso acontecer eles não trabalharão mais em Alagoas em suas profissões, porém é patente que a greve é dos empresários. Querem forçar um acordo com os governos para poderem, por debaixo dos panos, incluírem a “licitação” nos acordos e a tal “licitação” será feita como sempre. ENTENDERAM?

  • joao

    em um sistema onde os ônibus é que são os ( ilegais ) fica fácil falar mau
    1º – táxi lotação
    2º – lotação particular
    3º – moto táxi
    4º – complementar intermunicipal
    5º – complementar interurbano
    6º – táxi lotação do interior
    7º – lotação particular do interior
    todos estes infestam a cidade tirando de quem deveria realmente transportar (e sem pagar nada por isto) as pessoas que pagam deixando para os ônibus as quase 60 patologias ( gratuidades ) e as meias passagens.
    AGORA ATÉ HOJE EU NÃO VI NINGUÉM ADMINISTRAR PREJUISO.

  • claudia cerize da silva

    realmente a greve é dos empresários que querem o aumento das passagens, eles convocam a diretória do sindicato da categoria e combinam uma greve, com a promessa de um reajuste p/os Rodoviários, está é a forma deles pressionarem o prefeito a ceder o aumento da passagem, o prefeito tem mais é que abrir ( Licitação. )só assim acaba com a mamata deles e quem sabe eles procuram melhorar o serviço.

  • Há Lagoas

    Empresários cujo compromisso maior é o lucro, em detrimento dos seus péssimos serviços, adquerido como concessão pública! Maceió não precisa de gente assim, por isso vamos lutar pela licitação!

  • paulo Targent

    CADê a licitação?

    NAO TEM CONDIÇÕES DE ATENDER SAIAM, TIRE M ESSAS LATAS VELHAS QUE POLUEM DE FORMA VISUAL A CIDADE.

    VÃO VER COMO FUNCIONA EM RECIFE

  • Juanito

    Ricardo, seria interessante uma matéria sobre o movimento estudantil de 1968 e as manifestações deste ano. Os objetivos, as diferenças e os resultados de ambas.

  • José silva

    Gostari de saber o dia da greve pra semana.boa sorte a todos.

  • Edla Jéssica

    Pois é eu tenho muitos amigos que são rodoviarios e ele sempre me falam que nunca estão satisfeito com a empresa pela qual trabalham todos os dias,é muito estressante, não pagam as horas extras que fazem, enfim uma revolta.Torço por eles e que consigam conquistar o que estão lutando.

  • Ednaldo Candido

    PORQUE ATE HOJE NAO SAIU ESSA TAL LICITAÇAO?

  • Licitação.

    Empresários não são donos das linhas de transportes coletivos, estão há mais de 40 anos usufruindo de forma indevida com a complacência dos prefeitos anteriores e com prestação de péssimo serviço a população. Solução só com licitação e implantação de VLT, transporte de massa da modernidade, aí temos solução para a mobilidade urbana. Rui Palmeira, licitação imediata, uma das soluções.
    P/Arabutan.

  • Ruslan Queiroz

    Ricardo,
    .
    Anos sempre CITO o “LOBBY” dos empresários de ônibus é ANTIGO e estar em várias CAMADAS da sociedade LOCAL.
    .
    EM TEMPO:
    A GREVE?
    É VELADAMENTE é dos EMPRESÁRIOS que após os MANIFESTOS de JUNHO estão ORDEIROS e até abrir Mão no MP-Al de um reajuste… ESTRANHO não?
    .
    Eu e povão SABEM de onde PARTE esta GRE…..VE!, será um EFEITO DOMINÓ numa categoria que estar na frente de um negociatas de BASTIDORES… PRESSIONAR ate OBTER o AUMENTO de R$ 2,85 { Será ?}

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, o jovem Prefeito Rui Palmeira tem duas vertentes a seguir: a primeira é por as “cartas na mesa”, abrindo imediatamente a licitação da prestação de serviço de transporte coletivo urbano da capital, sem a qual o cartel dos empresários desse setor, montado durantes décadas, jamais será desfeito; a segunda é “se fazer de morto”, mantendo o esquema como está, não comprando briga com alguns vereadores-lobistas e os empresários do setor de transporte público, penalizando a população, assim como fez todos os outros gestores que o antecederam.
    É meu valente jornalista, a guerra ainda nem começou, e tudo indica que não iremos presenciá-la por mais alguns anos!

  • José Renaldo Correa de Abreu

    Caro Jornalista Ricardo Mota, em duas oportunidades tive uma conversando com um vereador bem relacionado na Camara Municipal de nossa Capital e na gestão anterior e fiz a seguinte pergunta vereador a licitação sai ou não sai, resposta peça muito mesmo a DEÚS e a outra foi em uma reunião na SMTT com os donos dos onibus e fiz a mesma perqunta ao Superintendente e o mesmo disse que estava trabalhado sobre a mesma. resposta de um dos donos se um empresa debite um trabalhador qual é sua obrigação e eu respondi ao mesmo quitar ou pagar os seus direitos trabalhista, com esta perqunta do dono quer dizer que só irão abri mão mediante uma GORDA INDENIZAÇÃO “pagamento” pelo malvado serviço prestado ao longo dos anos a nossa sociedade, este sistema é perverso.

  • MARIA JOSE

    cadê meu e-mail que nao foi publicado meu caro Ricardo.

  • Consigliere Alagoano

    MOTA,
    .
    A greve é o VIÉS dos Empresários que estar USANDO a categoria como MASSA de MANOBRA.
    .
    Em público, eles estão aberto e ouvintes dos “Aclamos das Ruas” em privado negociando sua sobrevivência a todo custo!
    .
    Não é Surpresa esta GREVE, que pode não ser mais na SEGUNDA… mas ele ACONTECERÁ, como MOEDA de TROCA das FAMOSAS ” PLANILHAS” pra mima BLACK BOX do setor.

  • rodriguinho

    prefeito quando e que vai baixar a passagem com a desoneraçao como nas outras cidades? estou aguardando.Quanto mais demorar, mas os baroes do transporte ficam mais rico!.

  • Romao

    Ricardo, perfeito seu artigo, e o final ” separando o joio do que hoje também é joio”, sem comentários. É isso mesmo.

  • Ivonete Moura

    Empresario de ônibus, vão embora de Maceió pelo amor de Deus! Que eu tenho certeza que depois do caos tudo vai melhorar, se estar ruim para vcs vão embora porque para o povo estar muito pior.

  • moises

    O SINICATO FOI RAPIDO PRA CANCELAR A GREVE, PORQUE EM? OS COMENTARIOS ACIMA SAO OS PIORES POSSIVEIS DAS CLASSES!.

  • jose darci dos santos

    Quem disse que a profissão de motorista de ônibus e ruim,tem varias namoradas,deixam os passageiros nos pontos,derrubam velhinhos,quando e uma cocotinha que senta na tampa do motor tá tudo bem quando e um velhinho leva esporro,e ainda tem uma viagem chamada de boa que traduzindo e sair deixando os passageiros nos pontos para esperar mais uma hora,digitam mensagem de texto para as namoradas,atemdem telefone no volante,os motoristas não fiquem chateados mais com exceções uma boa parte e assim.ia colocar alguns números de carros que já me deixaram nos pontos mais decidi deixar pra proxima vez.

  • Ezequias Correia

    Ruim não é a profissao de motorista, ruim é o salário que não dar para o cidadão comprar o básico. O custo de vida aqui em Maceió estar alto e quem tem seus compromissos sabe que o salário estar defasado. Na realidade, considero a culpa por todo esta situaçao ao governo federal que não controla as contas públicas e não reajusta o salário nacional, o mínimo,como deveria ser. É uma vergonha com a carga tributaria que pagamos termos um mínimo abaixo dos R$700,00.Eis a lógica do governo: salário mínimo baixo= concentração de renda nas mãos dos poderosos do Brasil(os empresários).

  • adriana barros pereira

    e uma vergonha pq vou todos os dias d onibus pra o trabalho e terrivel.nunca tem onde sentar.tanto faz indo guando voltando.chegamos em casa mais cansado d onibus d q do trabalho.e muito disconfortante sem falar dos palavroes q eles escultam,e principalmente a mae.mais tambem tem deles q deixa a deseja.comversa demais com as passageiras,muitas vezes,faz cada curva q parece q vai virar,sem atençao neuma ao volante.