O desembargador José Carlos Malta vai colocar em votação no pleno do Tribunal de Justiça, amanhã, o chamado Caso JL.

Além de presidente do TJ, ele é o relator dos recursos apresentados pelos advogados do deputado-empresário João Lyra contra o decreto de falência das empresas do grupo, decidido em setembro do ano passado, pela 2ª Câmara Cível.

O relator da matéria foi o juiz Marcelo Tadeu Lemos, então convocado pelo Tribunal de Justiça.

O que fizeram os advogados de JL?

Impetraram três ‘exceções de suspeição’ contra o magistrado que, segundo eles, não poderia atuar em questões envolvendo as empresas do deputado-empresário.

O decreto de falência foi suspenso liminarmente, mas dependendo da decisão do pleno do Tribunal de Justiça, nessa terça-feira, ele pode retomar a validade.

A situação do Grupo JL é das mais difíceis.

Além das dívidas com bancos e fornecedores, os trabalhadores das empresas estão sem receber seus salários regulamente – há casos de atraso de até cinco meses, segundo eles próprios informam a este blog.

Havia uma forte expectativa de que um entendimento com o empresário Bob Lyra, que passaria a gerir as principais empresas do grupo, viesse a ser confirmada nos últimos dias.

Não foi o que aconteceu.

A decisão do TJ é aguardada com grande expectativa – e não por acaso.

É claro que sempre haverá a possibilidade de um novo recurso, entretanto, mantida a falência, algumas questões terão consequência imediata.

Almeida disputará vaga de federal por recomendação de advogados
Associação Nacional do MP de Contas diz que TCs "não deram certo"
  • Marcio Ribeiro Araujo Feijó

    Tenho pena das pessoas que se vendem por qualquer tostão. A gente pensava que o cara era bom de briga mas se mostrou um traíra. A vida vai mostrar isso.

  • ubirajarafvieira

    Que tudo se resolva da melhor maneira possível.

  • Flexaldecima

    Espero que seja resolvido da melhor forma possível para todos,Um grupo que já foi referência e orgulho para os Alagoanos,hoje é o contrário,mas é assim mesmo,a Bíblia diz em um versículo que a RIQUEZA nunca acaba, apenas muda de mãos, Glória a Deus.

  • viajante

    o JL ta em brasilia preocupadissimo com isso tudo. se reacapitalizando no CN. ta la preocupado com nada, so num vai ter como justificar de onde vem o $$$

  • Marcos

    Jornalista Ricardo Mota, Estive na Usina Guaxuma hoje e oque vi la e”de dar DESESPERO! Varios trabalhadores sendo DEMITIDO inclusive EU!! A penas deram baixa em nossas CTPS ou seja Carteira Profissional e nao RECEBEMOS NADA!! Falta nos pagar 5 MESES de SALARIOS ATRAZADOS, FERIAS, FGTS e nossa RECISAO!! E AGORA COMO VAMOS REBER???Eles ja deram baixa em nossas CARTEIRAS!! Nos AJUDE RICARDO MOTA…

  • JULIANO

    Caro, Jornalista Ricardo Mota! A Usina Guaxuma DEMITIU hoje 01/07 varios trabalhadores do Campo e ate EU FUI NO EMBALO TAMBEM, So que eles deram baixa em nossas CTPS ou seja Carteira Profissional e nao pagaram as nossas RECISOES!! FALTA NOS PAGAR 5 MESES DE SALARIO ATRAZADOS, FGTS, RECISAO, AVISO PREVIO, FERIAS!! E AGORA QUEM VAI NOS PAGAR??

  • colaborador

    Ricardo boa noite,

    Será que agora vai?

  • a favorcontra

    ta ruim vai ficar pior. Agora eu nao vi falar em concordadata. Nao poderia facilitar a vida do grupo.ficaria em stand by ate poder melhorar a situacao ou sera que nao pode mais pedir uma concordata. Aguem pode explicar?

  • Flexaldecima

    Será que essa novela termina amanhã, os trabalhadores não aguentam mais.

  • Marcelo

    Ricardo Mota, Oque fazer-mos? fomos DEMITIDOS hoje 01/07, A diretoria da USINA GUAXUMA nao nos PAGOU nem um CENTAVO apenas deu BAIXA em nossa CARTEIRA PROFISIONAL e NADA MAIS, Falta 5 meses de SALARIOS, FGTS, RECISAO e FERIAS! Ricardo Mota e agora quem vai nos PAGAR?? A Diretoria da Usina Guaxuma falou que era para nois se VIRAR..

  • Fornecedor

    Caro Ricardo Mota como já se sabe, a situação do grupo João Lyra e a pior possível, por que a justiça e tão morosa, como vi ai nos comentários são milhares de famílias em desespero, além de perderem seus empregos, ainda nao recebem seus direitos trabalhistas, como nos fornecedores de cana também estamos sem receber a mais de um ano e nao temos nenhuma satisfação. Que justiça e essa ? Se possível publique esses comentários.

  • bebeto

    Quanto mais rapido o TJ resolver essa situaçao, o sofrimento dessas familias vai diminuir.Decreta-se a falencia,vende o patrimonio e paga a todos.

  • Paulo Barbosa

    Vejam como é acvida. O homem exemplo de trabalho, alimentou e permitiu a vida a milhares de criaturas. ENVELHECEU E AGORA NÃO VALE NADA. tODOS CONTRA ELE, QUE INJUSTIA!!! mas o feitiço virará contra o feiticeiro. A família desse homem (filhos e filhas) que tanto se usufruiram dele no passado deveriam perder o rancor e chegar junto do velho

  • acosta

    Tem um internauta que escreve varias vezes utilizando apenas outro nome. Que ridículo.

  • Maria do Carmo

    Não importa os nomes que as pessoas usam para fazer comentários. O que vale é o comentário. Prestem atenção no que as pessoas estão dizendo.

  • Marcondes

    LURDINHA LYRA e TERESA LYRA pelo Amor de DEUS facam alguma coisa por nois trabalhadores do Grupo JL empresa do seu pai, Estamos passando FOME! Deixem de tanto RANCOR e va ate”seu pai pedir para que ele nos PAGUE.

  • JONAS

    Caro Ricardo Mota a justica falou que nao pode decretar a falencia do Grupo JL porque o patrimonio dele (Joao Lyra) e”superior ao que ele (Joao Lyra) deve, Entao porque a Justica nao forca ele (Joao Lyra) a vender um Patrimonio para nos pagar?? Eu nao entendo essa JUSTICA, Voce entende Ricardo???