A resposta não é difícil: rejeição.

Eis o problema enfrentado pelos três principais nomes possíveis na disputa de 2014.

Renan, que tenta apagar a má imagem, formada principalmente nos últimos anos – e ao longo da sua acidentada trajetória -, parece ter mais chances de superar um pouco essa rejeição: se conseguir transformar o limão da crise do “sistema” numa limonada.

Vilela é sempre uma incógnita eleitoral. Tem se beneficiado pela comparação com seus adversários. O que resulta em vitórias surpreendentes e até acachapantes, como a de 2006 contra JL. Agrega, agora, o desgaste de ser governador em dois mandatos, sem dar solução aos problemas cruciais do estado.

Collor é um caso diferente. Tem sido sempre um “cavalo paraguaio” nas eleições que tem disputado. Em 2010 não conseguiu chegar ao segundo turno da disputa ao governo. Parte sempre de um patamar alto de intenção de votos, mas perde para a sua rejeição, concentrada, principalmente, no eleitorado mais politizado, que não aceita seu discurso da “munhecada no espinhaço do bandidinho de m…”.

É nesse cenário de hoje, respeitando as mudanças que venham a ocorrer ao longo da disputa eleitoral, que nomes novos ou menos desgastados junto ao público possam emplacar no próximo ano.

Para os três personagens citados há pelo menos uma certeza: o que de pior pode acontecer individualmente é a junção de dois deles. A rejeição tende, nesse caso, a ser agregada.

 Seria o famoso abraço de afogados.

MP de Contas quer o CNJ fiscalizando conselheiros
João Caldas quer o Detran para apoiar Vilela
  • carlos

    Tenho lá sim,como cidadão minha culpa já votei em Renan,que um dia já teve um discurso duro contra a corrpção e agora está enrolado!!Vilela,votei na escolha do mal menor,foi um grande engano,Collor nunca mi enganou não carrego este pecado.Os três estão no mesmo barco prometendo há muito o de sempre educação,saúde,segurança e dia melhores para os Alagoanos e nada só promessas.Vamos aproveitar o momento da lição dos jovens e fazer uma faxina total.Lembre-se: o legislativo tem que ser renovado no mínimo 95%.Os Municípios também precisma fazer sua parte nas prefeituras votando em outros candidatos!!!

  • Fernandes

    imprudência insolência cinismo caradurismo descaramento desfaçatez impudor petulância atrevimento impudência protêrvia despropósito doidice indiscrição insipiência irreflexáo leviandade loucura precipitação temeridade descoco despudor audácia vileza fidúcia

  • Paulo Machado

    Concordo em partes com sua fala. Acho que o cenário tem mudado bastante. No caso de Collor, o trabalho que ele tem realizado no senado tem agradado bastante. Ele tem sido presente na vida de Alagoas e isso se comprova no número de intenções de votos que ele tem, segundo pesquisas divulgadas.

  • Romao

    Ô meu Pai! E ainda tem quem se iluda esse Collor! Acorda, meu povo, para a verdade do que está por trás do “fazer alguma”…! É somente pra chegar lá… Depois, baubau!!!

  • MARCELO

    Depois de tudo,ainda existe tipos Paulo Machado? A maneira que escreve,faze-nos entender que é desajuste mental ou lapso de memória na defesa Collor.

  • Luiz Fernando

    Caro Ricardo.

    Lamento que assuntos postados pelo nobre jornalista, os quais tratam de temas de suma importância para a sociedade – segurança, educação e saúde – para o debate com todos leitores, deixam rapidamente o topo da página para dar lugar “noticias” de convívio político entre “tigres” da política alagoana. É lamentável.

  • saulo amorim

    A recuperação financeira do Estado e os investimentos privados melhoraram muito, isso deve-se a planejamento governamental sério. O PIB aumentou, o ICMS bate recordes e o emprego também. Quando é que eu vou querer, que o passado volte? Nunca. Voto no grupo de Vilela. Quase 100% do comércio e a industria aprovam a gestão. Todos os indicadores de desenvolvimento aumentaram.

  • Senae

    O que eles têm de igual? a sede de poder.

  • Ronaldo

    Somos o pior Estado em tudo graças justamente a esses políticos. Com eles no poder nada irá mudar! São todos fichas sujas quando trata-se de Educação, saúde, segurança, transportes…..

  • Nelida

    Eu concordo com o Paulo Machado. Collor fez um bom trabalho como prefeito, como governador e foi expulso da presidência de forma arbitrária. O trabalho que ele vem fazendo no Senado mostra que o que fizeram com ele foi uma injustiça. Hoje, o pouco que a gente vê no Estado tem trabalho dele.

  • Abel

    Indubitavelmente é o SALDO BANCÁRIO diferenciado apenas nos CENTAVOS.Dou um no outro e peço o troco antes que me tomem.

  • wanderley

    Renan é um líder nato, é o politico que mais projetou Alagoas nos últimos tempo, trazendo recursos, melhorando a imagem de alagoas no cenário nacional, eu como alagoano sinto orgulho de velo representando alagoas como presidente do senado, sem sombra de dúvida é o melhor nome para ser governador na próxima eleição.

  • Flexaldecima

    Olá galera, sou mais Renan, já demostrou que gosta do que é BOM, sendo assim votaria nele.

  • Renato Torres

    Ano que vem so vai dar Almeida e Eloisa!!!!!!!!

  • jonas antonio de freitas

    Bom, meus caros…Não voto nenhum dos três…

  • Joao

    Alexandre Toledo pra governador 2014.

  • carlos

    saulo amorim,acho que ninguém entendeu nada do que você escreveu.Foi uma piada ou ilusão!!