A presidente Dilma Rousseff, entre outras coisas, pôs a bomba no colo do senador Renan Calheiros, com o artefato chiando.

A estratégia do Palácio do Planalto foi inteligente e ardilosa. Depois de anunciar a pauta política da reunião com os governadores e prefeitos, literalmente disse: agora, é com o Congresso Nacional.

Independentemente do debate sobre a viabilidade jurídica da constituinte exclusiva – ou específica ou vai que fica ou sabe-se lá -, a medida tem impacto e mobiliza setores mais dispostos ao embate político.

Há quem aponte a proposta palaciana como medida puramente populista. Pode até ser, mas está claro que o Congresso Nacional é, entre todas as instituições com sede em Brasília, a que tem pior imagem.

Calheiros, em particular, virou um nome que simboliza uma parte daquilo que a meninada mais repudia.

Ele sabe, como um mestre, jogar nos bastidores. Está na hora de provar que não esqueceu definitivamente o caminho da rua, que já percorreu um dia.

Grupo JL: negociação com Bob Lyra volta à estaca zero
Dilma e o plebiscito sobre a pena de morte
  • eleitor atento

    ELE CORRE,NAO AGUENTA MUITA PRESSAO AI PODE SER QUE APAREÇA FATOS SOBRE ELE,E ELLE AI E MELHOR FICA CALADINHO VENDO O TREM PASSAR.

  • Maria José

    Quem conhece, sabe. Esse Senador tem forte espírito democrático, lutou como líder estudantil contra ditadura e defende um parlamento transparente voltado para a sociedade.

  • repudio

    se murici o curral eleitoral nao se faz nada, e o pais?
    se o alagoano que se diz alagoano der um, apenas um voto para os congressista do nosso estado, estará ele levando o estado ao inferno, nao so a eles e sim, aos politicos alagoanos em geral.
    aproveitando peço aos alagoanos que participam de protestos, tanto da capital como o interior que fechem as rodovias, para que os vandalos comandados pela policia e politicos, invadindo o protesto de quem quer mudanças, nao promovam saques, ja que os saques afetam os proprietarios dos estabelecimentos, na maioria deles vivem no sufoco para dar melhor condiçao de vida aos seus filhos, pagando seus impostos, ou que façam onde tem comercio, mas que formem em frente aos estabelecimentos para nao acontecer o ataque dos comandados por eles(politicos e policias)para amendrontar e que o povo desista do protesto.
    força e conciencia a todos os alagoanos, fora, principalmente essas raposas velhas, que so usa o poder para desgraça de todos, rua ou grade neles.

  • CLara Lessa

    O presidente do Senado tem atitude: enxugou gastos de quase R$ 300 milhões, aprovou estatuto da Juventude, Domésticas, Cirurgia de Reparação da Mama pelo Sus e tantas outras matérias de interesse popular.

  • Humberto de Lima Freire

    Está mais do que na hora de o Congresso fazer a sua função, aprovar políticas públicas de efeito concreto e fiscalizar a sua execução, ao invés de praticar atos em beneficio próprio. Sou do sertão e lá estamos hávidos por investimentos e políticas de incentivo a agricultura familiar, o canal do sertão já chegou, é uma realidade, falta distribuir a água de forma correta, e que projetos com financiamento sejam elaborados, não de graça, pois o sertanejo é trabalhador e gosta de pagar o que deve.

  • bel

    O RENAN É O MÁXIMO, VAI RESOLVER TUDO. VIVA RENAN!!!!

  • antonio

    O exmº,continua batalhador e humilde,como nos anos 70,quando vendia alpercatas de borracha de pneu reciclada,de borracharia da família em Murici.Um SOCIALISTA exitoso!!!

  • carlos

    O povo está na rua como um leão.Espero que nas próximas eleições vote com consciência e não como um burro!!Não adianta só protestar e votar nos mesmos!!A mudança estar na limpeza geral dos políticos!!

  • luiz carlos

    Reforma tributária que realmente seria bom para o país nada né, Dilma?

  • Fabiano Dantas

    Renan é um Politico inteligente,pode jogar pra ele , ele sabe resolver por isso é Presidente do senado , Responsabilidade e compromisso com o povo ele tem.

  • PEDRO PAULO

    O PRESIDENTE DO SENADO JÁ FOI MINISTRO DA JUSTIÇA E MOSTROU COMPETÊNCIA E ATITUDE (RENAN CALHEIROS)

  • sergio

    Ricardo,
    O que Dilma e Lula não perceberam é que esta massa (massa não é pouca gente) está aí por que finalmente descobriram o “Arsenal Dilma e Lula” das jogadas aos ventos. Lembra de “nunca na história desse país?”. O estoque de lorotas está acabando e as propostas de ontem não chegarão ao meio da semana. São 11 anos!
    Veja o que diz as ruas hoje?
    Fora PEC, Fora Renan, Fora COPA, Fora privilégios, etc.
    Lula agora parece um sapo sem barba, gordo e rico. A fisionomia e o que ele tem por trás e dentro dele, começa a dar nojo, nestes brasileiros, aos quais me incluo.

  • O Tempo é o Senhor da Razão…

    Em nome da “governabilidade”, aceita-se de tudo, aí a “coisa” desgovernou.

  • Paulo Rostner de Olivença

    CARO RICARDO MOTA, NO MEU ENTENDIMENTO APENAS PARTE DO BRASIL ACORDOU DO SONO LETÁRGICO.
    MUITOS AINDA AGEM COMO HIPÓCRITAS,POIS FAZEM PROTESTOS E DEPOIS VESTEM A CAMISA VERDE E AMARELA E PAGAM ~U$200 PARA VER A SELEÇÃO JOGAR.
    É importante não desviar o foco das manifestações por um Brasil melhor. A proposta de convocação de um plebiscito para instalar uma Assembleia Constituinte exclusiva para discutir a reforma política é fundamental, mas A REFORMA TRIBUTÁRIA, DEVE FAZER PARTE DA PAUTA DE REINVINDICAÇÕES COMO PRIORIDADE ZERO, POIS A ALTA CARGA TRIBUTÁRIA IMPOSTA A TODOS OS TRABALHADORES BRASILEIROS ALIMENTA A CORRUPÇÃO NESSE PAÍS.
    “PLANO BRASIL MAIS SEGURO”
    Gostaria que você comentasse sobre a divergência das estatísticas apresentadas pelo Governo do Estado e pela OAB, que afirma que de jan/2013 a maio/2013 foram mortos em todo Estado, em média, 100 jovens por mês, na faixa etária de 18 a 24 anos.
    É UMA PENA QUE O PLANO BRASIL MAIS SEGURO NÃO CONTEMPLE A PRISÃO DE CORRUPTOS DE COLARINHO BRANCO.

  • ARTUR

    O que noto é que o Brasil não é mais aquele pais morto que todos políticos faziam o que queriam e continuavam ganhando eleições. Com esse movimento dos jovens acredito que saberão escolher novos políticos.

  • Marcio Belarmino

    Aqui só tem chumbeta do Rena, já que ele enxugou os gastos,porque ele não devolve o dinheiro que sobrou para o Governo Federal investir na Saúde, ele enxugou para que sobre e ele o coloque no bolso, Ricardo Mota sabe muito bem o mal que Renan faz para Alagoas e o Brasil.

  • Juanito

    Ele não resolve o problema de Murici, uma das cidades mais pobres do Brasil, quanto mais do País!

  • viajante

    20 anos de senado e murici 20 anos de atraso. de quem sera a culpa???

  • Luciana Silva

    REALMENTE CONCORDO COM OS COMENTÁRIOS ACIMA, ELOGIANDO O RENAN, ELE É UM SUPER POLÍTICO, PELO TEMPO QUE ELE MAMA NA POLÍTICA, É SÓ VER A SITUAÇÃO DE ALAGOAS E PRINCIPALMENTE MURICI QUE É O SEU REDUTO. UMA MISÉRIA!!! ACORDA POVO PUXA-SACO. COMO ESTÁ NO FACE: NÃO ADIANTA LUTAR COMO UM LEÃO E VOTAR COMO UM JUMENTO!!!

  • Eva e Adão

    Renan vem mostrando que é um grande político, e quem mais trabalha por Alagoas. Inteligente, articulado, um orgulho para os alagoanos. Parabens Clara Lessa pelo seu comentario inteligente.

  • Antonio Moreira

    Ontem, assisti ao discurso do Senador Cristovam Buarque na TV Senado.
    Ele usou essa frase por diversas vezes: A Ficha caiu.
    Ele disse que já havia sugerido para os estudantes irem as ruas quando era membro do PT.
    Na época, o LULa O repreendeu pela idéia. E agora lULa?

  • REGINALDO

    COMO RENAN VAI RESOLVER ALGUMA COISA, SE EM MAIS DE 20 ANOS NÃO FEZ NADA POR MURICI, SUA TERRA NATAL ? LÁ SO EXISTE POBREZA E MISÉRIA. FOME E DESORDEM. A CIDADE NÃO TEM NADA.MUITO LIXO, FALTA MÉDICO, NÃO TEM REMÉDIO PARA A POPULAÇÃO, NÃO TEM TRABALHO, ENFIM, NÃO TEM NADA NA CIDADE. RIQUEZAS SÓ COM OS CALHEIROS. PODEM IR A MURICÍ E CONSTATAR.

  • Araujo

    Renan Calheiros sempre foi democrático, entende as necessidades do povo, especialmente dos trabalhadores e com certeza vai aprovar em regime de urgência cada tópico dessa pauta.

  • Pietro Lins

    Não me surpreende nada essa resposta a sociedade e agenda positiva para o Brasil de Renan Calheiros. Ele vem mostrando trabalho e coragem na presidência do Senado.E quando promete, cumpre.

  • Clara Lessa

    Renan Calheiros foi autor do voto aos 16 anos. Recentemente aprovou o Estatuto da Juventude. E agora vai lutar pelo Passe Livre para nós, estudantes. Eu o desejo boa sorte.

  • Valter Lins

    Senador Renan aprove o projeto que traduz corrupção como crime hediondo e faça a reforma política, que o povo brasileiro será sempre grato.

  • Catherina Trindade

    Ele anuncia essa agenda positiva às pressas, para dar uma “satisfação” ao povo brasileiro, mas não corta as mordomias do senado. É de fazer rir alguns comentários elogiosos a ele!

  • Fernando Castro

    Agora o Brasil desperta de vez. 10% do PIB na Educação e mais 10% na Saúde é o investimento que o país precisa. Renan Calheiros acerta mais uma vez.

  • wanderley

    O Congresso Nacional já vinha com a pauta positiva e com volume de trabalho. Quanto mais conquista para população melhor. Esse Renan Calheiros surpreende.

  • Roosevelt

    Pelos os vários elogios dirigidos ao senador Renan Calheiros nessa coluna, percebo que ele conta com um grande número de assessores pago com o nosso sacrificado dinheirinho.

  • Luciana Luna

    O presidente do Senado tem atitude: enxugou gastos de quase R$ 300 milhões, aprovou estatuto da Juventude, Domésticas, Cirurgia de Reparação da Mama pelo Sus e tantas outras matérias de interesse popular. Agora assumiu a batata quente de trabalhar pelas conquistas que o povo deseja nas ruas. Coragem ele tem.