Há uma evidente mudança nas operações da Polícia Federal contra a corrupção no Brasil.

O caso de Alagoas não é muito diferente.

Desde quando esse tipo de operação começou a acontecer no início da década passada uma marca fundamental era a prisão de gestores – prefeitos, inclusive.

Foi assim em 2005, na Operação Guabiru, a primeira de maior expressão em Alagoas, quando vários prefeitos interioranos foram presos.

Por que as prisões não ocorrem mais?

Ao que parece, pacificou-se o entendimento de que elas seriam uma medida extrema, que vem acontecendo cada vez menos.

Mesmo a Justiça Federal, como no caso da Operação Cabipe, que afastou os prefeitos Dalmo Santana Júnior, de Piaçabuçu, e Roney Valença, de Tanque d’Arca, tem sido cada vez mais econômica na medida.

O que acontece? A regra tem sido ad liberação dos presos pelos tribunais de Brasília.

Ou seja: além do fim das algemas – uma polêmica que se estendeu por todo o país -, as prisões vão ficar mesmo para os “colarinhos sujos”.

Dois vereadores de Maceió querem a Assembleia em 2014
"Rei do twitter", Luciano Barbosa é criticado por desatenção
  • flavio aecio santos da silva

    ricardo mota sou teu fan infelismente o caso de prefeitos n ser preso e dinheiro

  • JEu

    Pois parece que é pura saudade do tempo em que somente ppp era que ia para a cadeia. Veja-se a julgamento do mensalão, quase ninguém foi para a cadeia. Agora querem impedir do MP investigar crimes…. Ó paí ó!…

  • jeconias justino

    A justiça brasileira é mesmo uma piada na boca de todo mundo. Só o ladrão de galinha vai pra cadeia, só o negro, o pobre vai pra traz das grades. Nem quando condenados no supremo, os políticos corruptos vão pra cadeia. Ela dessa maneira estimula a corrupção. Pra que a Polícia Federal, o Gecoc prender se rapidamente serão soltos e o dinheiro não será devolvidos aos cofres públicos.

  • Pedro de França

    É preciso lembrar que antes de Lula os Superintendentes da Polícia Federal eram indicados por caciques locais. Antes , essas corrupções existiam, porém corriam solta. É muito importante que continuem a investigar esses larápios, não acredito que fica por isso mesmo, é claro que eles tem advogados caríssimos e competentes, mas que custam muito dinheiro, seus filhos são motivo de chacota, quem votou porque acho que fossem honestos , muda de idéia, ou seja , alguma punição eles terão!

  • Luiz Fernando

    Caro Ricardo.
    Essa sua indagação é muito pertinente, o papel da imprensa brasileira é importantíssimo na coleta e divulgação desses questionamentos, tais como: O que será que a Polícia Federal não está mais atuante no combate a corrupção? O que ocorre dentro dos bastidores da Policia Federal? Por que o Governo quer o sucateamento da Polícia Federal? E por aí vai. Ora, nobre jornalista, vejo que a sociedade brasileira desconhece os verdadeiros motivos da estagnação da Policia Federal nos últimos 10 anos.
    Pois bem, a Polícia Federal é uma instituição de maior credibilidade no país, isso foi construído ao longo do tempo com abnegação de parte de seus servidores responsáveis pelas investigações que antecederam as grandes operações desencadeados em nosso pais nos anos pretéritos.
    A crise instalada dentro da instituição Polícia Federal é uma das maiores em toda a sua história, em razão da existência de um gargalo administrativo imposto por uma parcela mínima de servidores, os quais se intitulam como os senhores mandatários e hereditários do controle total da instituição – os Delegados de Polícia Federal – que diga-se de passagem, em sua grande maioria são “Delegados calças curtas” recém formados em Direito passam em um concurso de Delegado com curso de formação de 3 meses na Academia Nacional de Polícia – ANP – para depois comandar equipes de Agentes, Escrivães e Papiloscopistas, com mais 10, 20 e 30 anos experiência.
    Ora, meu caro, para ser um bom policial, um simples curso teórico de 3 meses não lhe capacita para uma função tão importante como o de Delegado de Polícia Federal, para isso é necessário a experiência adquirida ao longo dos anos dentro de uma Carreira, este é o verdadeiro sentido da Carreira Única, ou seja, você inicia na base da Carreira e ao longo dos anos vai se capacitando e galgando a função em razão da complexidade de cada cargo.
    Por sua vez, é importante trazer ao conhecimento dos leitores que a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública – CONSEG, realizada em agosto de 2009, em sua Diretriz nº 18 assim estabeleceu:

    3.2. A – Carreira única – Criar e implantar carreira única para os profissionais de segurança pública, desmilitarizada com formação acadêmica superior e especialização com plano de cargos e salários em nível nacional, efetivando a progressão vertical e horizontal na carreira funcional.

    Observa-se que, gastaram horrores de dinheiro na 1ª CONSEG e as Diretrizes nunca saíram do papel, a sociedade brasileira tem que cobrar urgentemente do Governo o cumprimento das Diretrizes estabelecidas na 1ª CONSEG.

    Por outro lado, trago uma entrevista com William Bratton – Ex-Chefe de Polícia de New York, o criador do programa “Tolerância Zero”, e responsável pela redução da criminalidade em New York, o qual com muita sabedoria definiu o maior problema da Policia brasileira. Vejam no link a entrevista para a revista VEJA.
    http://veja.abril.com.br/multimidia/video/entrevista-william-bratton

    Para corroborar sobre os fatos que levam a falência da Polícia Federal, a Fenapef – Federação Nacional dos Policiais Federais publicou recentemente em seu site a seguinte matéria:
    “Uma matéria publicada no conceituado jornal potiguar Tribuna do Norte, sob o título “Drogas Entram com Facilidade no RN”, noticiou que o número de apreensões de drogas caiu drasticamente no Estado, em percentuais superiores a 70%. Questionado sobre os possíveis motivos desse vertiginoso declínio, o Departamento de Polícia Federal não teria apresentado nenhuma “explicação técnica”. (Link: http://tribunadonorte.com.br/noticia/drogas-entram-com-facilidade-no-rn/251842)
    Felizmente, a Federação Nacional dos Policiais Federais pode dar essa satisfação para a sociedade.
    O Brasil mudou, a população aumentou e o perfil do tipo violência e consumo de entorpecentes também. Hoje há mais variedades nos tipos de drogas, mais facilidade na comunicação para que ocorra a logística de tráfico, e equipamentos cada vez mais ousados e modernos à disposição dos criminosos.
    Enquanto o crime evoluiu, a Polícia Federal ficou estagnada. Enquanto os criminosos estão cada vez mais unidos, a Polícia Federal está cada vez mais dividida. Cada dia é mais evidente o mau gerenciamento do Órgão e, em especial, uma política de Gestão de Pessoal que segrega e impõe limites ao crescimento profissional dos cargos de formação acadêmica multidisciplinar (agentes, escrivães e papiloscopistas).
    É lamentável a omissão do órgão em momentos importantes, como no reconhecimento do nível superior de todos os cargos e nas discussões de reestruturação salarial e de carreira. Eventos que deveriam ser formalizados em grupos de trabalho democráticos, buscando um interesse comum de profissionalização, com a participação de todos, transformam-se em processos desconexos, demorados e obscuros, reflexos de uma insistente e equivocada postura adotada pelas recentes administrações.
    Com o monopólio da estrutura gerencial do Órgão, grupos que representam apenas os dois cargos historicamente privilegiados se organizam cada vez mais e avançam em pleitos corporativistas, que em nada contribuem para o resgate da estrutura de combate ao crime e, ao contrário, geram na grande base de policiais mais desânimo e vontade de abandonar a carreira policial, em busca de melhores horizontes.
    E a postura do Governo? Consciente de tudo isso, o Governo Federal permaneceu quase inerte e não ofereceu soluções para evitar que a Polícia Federal se tornasse um caos. O efetivo policial e administrativo, que já é reduzido, padece de um processo de evasão crescente, motivado exclusivamente pela falta de estrutura, de motivação, de previsão de crescimento profissional e de salários compatíveis com as peculiaridades da carreira.
    O mais verdadeiro índice de eficiência policial é a redução da taxa de criminalidade. E certamente, se “drogas entram com facilidade no RN”, esse aumento reflete uma polícia federal sucateada, onde não há crescimento profissional, nem valorização dos profissionais que ajudaram na construção de uma Polícia Federal que costumava ser atuante, famosa e bem conceituada.

  • zé carlos

    Ricardo vc sabe a quantas anda a reuniao dos LYRAS?

  • Luiz Fernando

    Segue link mais rápido da entrevista de William Bratton: http://www.youtube.com/watch?v=Yh6v3-h_HtQ

  • José Burro

    Ricardo Mota te Admiro pela sua copetência, mais meu amigo, é tudo balera, aqui na Barra de Santo Antonio, Rogerio Farias, foi indiciado pela PF, por compra de votos, permanece no Cargo e ainda rindo de todo mundo.

  • Gois

    Ricardo, todo castigo pra …. é pouco.
    Os ratos estão espalhados pra tudo que é lado. Enquanto o povo votar por interesse próprio, é disso a pior.

  • POR QUE?

    A doença do PORQUE, é a intimidação como base fundamental de um golpe de estado, só cego que não enxerga, apenas este ano como exemplo, de uma Receita do governo DILMA VANA ROUSSEFF até 31/05 de R$ 531,32 BILHÕES (100%), foi desviando de maneira vergonhosa do lado da falta de ÉTICA, mas legalmente amparada pela LOA, foi TORRADO só R$ 424,68 BILHÕES (79,98%) por apenas um ministério do DESgoverno DILMA ROUSSEFF, de quem poderia ser, do italiano Mantega e tudo muito bem feito e bonitinho, cujos pagamentos foram pelos Códigos Orçamentários sob o nº 25.000 leia-se Ministério da Fazenda, 71.000 leia-se Encargos Financeiros da União, 74.000 leia-se Operações Oficiais de Créditos e 75.000 leia-se Refinanciamentos da Dívida Pública Mobiliária Federal, que juntos no balaio, tudo PAGAMENTOS A FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL. A tal que em 1994 era de R$ 60 bilhões, que entre 1995 a 2913 FHC + LULA + DILMA pagaram só a ninharia de mais de R$ 9 TRILHÕES e que ainda devemos míseros R$ 3 TRILHÕES(!!!), onde se deduz que tomaram mais de R$ 5 TRILHÕES em forma de EMPRÉSTIMOS e como não tem AUDITORIA, certamente estão no ninguém sabe, no ninguém viu ou no doriUU sUUmiUU? Essa turma está dando beliscão em azulejo e desatando nó em pingo de éter. E vocês BRASILEIRAS e BRASILEIROS, colocando seus impostos em uma dívida que existe(!!!), mas que JÁ FOI PAGA ou não?
    Se não acompanham os meus passos, quanto mais o raciocínio, diante só rindo do seu voto errado.
    P/Arabutan.

  • NALFABETO

    Mestre, tenho desgosto de mim mesmo, por ser prolixo demais, não consigo resumir nada.

    Daí a minha admiração ao comentário SIMPLES, OBJETIVO E SUSCINTO, do missivista Luiz Fernando. Me deliciei com o texto.

    Ah, se eu tiovesse um FILHO DESSE !

    Saudade do Grande e Injustiçado CHICO ANÍSIO.

  • Beroaldo

    É preciso admitir: a culpa é nossa, de todos nós, e por dois motivos. Primeiro porque escolhemos mal, porque nos deixamos levar por campanhas publicitárias, musiquinhas pegajosas, desenhinhos, bonequinhos; porque nos preocupamos mais com a vida pessoal e a aparência do candidato do que com sua trajetória política, do que com os ideais de seu partido, etc. Porque o povo escolhe o seu candidato na véspera da eleição, porque ele olha para o jornal para ver quem está ganhando e vota nesse qualquer um para não “perder” o voto. Também porque admitimos que o corrupto fique lá no poder, que ele, quando desmascarado, peça afastamento do cargo, candidate-se nas próximas eleições, e lá estará o povo novamente a elegê-lo. Pois é, a culpa é nossa, do povo.

  • Alexandre Fernandes

    Pois é cara Ricardo! Nas operações que se realizavam, pediam a prisão, e os jovens Juízes, sedentos de justiça, na maioria das vezes decretavam. Só que como prisão é exceção e não regra, e como o inquérito ainda não havia sido concluso para o MP, e a denuncia ainda não tinha sido aceita pelo Juiz, não se justificava a prisão, não havia legalidade, porem, para o povo indignado com a safadeza, era um espetáculo, e na minha humilde opinião, a prisão era MORAL. E acabava sendo a unica punição para muitos crimes, pois a gente sabe que julgar e condenar esse povo, é muito improvável, que o diga o mensalão!Porem, o afastamento dos corruptos, se mantidos como é o caso de Rio Largo, Delmiro e outros que perderam o mandato, e melhor ainda, se transformados em ficha suja em tempo de impedi-los de serem candidatos, talvez seja mais lucrativo ao Estado do que a opera bufa da prisão espetaculosa que no final acaba em pizza como nos casos das megas operações que prenderam Gabirus, Taturanas e outros bichos que continuam mandando nas finanças dos seus municípios ou casas legislativas.
    Como diz a musica do Vandré: SE ALGUÉM TEM QUE MORRER, QUE SEJA PRA MELHORAR…

  • Donifonseca

    Funciona assim:

    1 – Não depende da Polícia Federal, que, com certeza, mesmo com todas as limitações, tenta cumprir com suas atribuições;
    2 – Depende pouco da Justiça;
    3 – Em parte depende de nossos políticos que fazem de tudo para legislar em causas próprias;
    4 – O principal culpado disso é o povo que coloca essa corja de políticos no poder.

    Enquanto não tomarmos consciência de nossas responsabilidades como cidadãos permaneceremos “falando ao vento”.

    ATITUDE é o que precisamos.

  • NÃO PRENDEM, VAMOS FARREAR.

    A farra do gastar desenfreado da sangria desatada é grossa, de 2003 a 2013 os DESgovernos LULA/DILMA no devagar devagarinho, TORRARAM com o MINISTÉRIO DA FAZENDA só a merreca de R$ 7,115.18 TRILHÕES, R$ 7,115.18 TRILHÕES, R$ 7,115.18 TRILHÕES, ninharia, quase nada, míseras esmolas para saciar a fome canina da FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL, sendo que LULA pagou apenas R$ 5,045.5 TRILHÕES e DILMA só R$ 2,069.69 TRILHÕES. Todo esse R$ 7,115 TRILHÕES (100%) para uma MINORIA de cerca de 20.000 famílias pobres de RICAS ou uns 180.000 brasileiros.
    E com a maioria dos 200.000.000 de brasileiras e brasileiros, gastaram apenas a gozação de:
    1-R$ 6,32 bilhões (0,09%)(0,09%)(0,09%) com o Ministério da CULTURA. É gozação³, MAS TORROU R$ 7,115 TRILHÕES de maneira absurda e inadmissível com a FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA, QUE EXISTE, MAS JÁ FOI PAGA! O QUE?
    2-R$ 67,78 bilhões (0,95%)(0,95%)(0,95%) com o Ministério da Justiça, só se for para estimular a VIOLÊNCIA, porque combater NÃO, mas torrou R$ 7,115 TRILHÕES de maneira absurda e inadmissível com a FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA, QUE EXISTE, MAS JÁ FOI PAGA! O QUE?
    3-R$ 285,53 bilhões (4,01%)(4,01%)(4,01%) com o Ministério do Combate a Fome e o Brasil com mais de 40.000.000 de MISERÁVEIS sendo enganados com as Bolsas Esmolas e que permanecem MISERÁVEIS! Só em um Brasil SEM CULTURA E SEM EDUCAÇÃO, mas torrou R$ 7,115 TRILHÕES de maneira absurda e inadmissível com a FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA, QUE EXISTE, MAS JÁ FOI PAGA! O QUE?
    4-R$ 366,11 bilhões (5,15%)(5,15%)(5,15%) com o Ministério da Educação, que sem educação nos últimos 28 anos o Brasil só cresceu no PIB menos de 2,7% de MÉDIA/REAL/ANUAL de crescimento econômico. INCOMPETÊNCIA PURA, mas torrou R$ 7,115 TRILHÕES de maneira absurda e inadmissível com a FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA, QUE EXISTE, MAS JÁ FOI PAGA! O QUE?
    5-R$ 522,81 bilhões (7,35%)(7,35%)(7,35%) com o Ministério da Saúde, na UTI da INCOMPETÊNCIA PURA, mas torrou R$ 7,115 TRILHÕES de maneira absurda e inadmissível com a FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA, QUE EXISTE, MAS JÁ FOI PAGA! O QUE?
    Sempre lembro, prenúncio de golpe, este é o passo do enfraquecimento das instituições do combate aos erros. Atenção FFAA a farra tá pior que JJ.
    Se não acompanham os nossos passos, quanto +++ o raciocínio.
    P/Arabutan.

  • joatas

    Isso tem nome e sobrenome: legislar em causa própria … é isso que os políticos fazem.

    A fábrica de salvo-condutos põe eles na rua rapidinho … o mais irônico: se vc roubar mais de 800 mil reais terá direito a salvo conduto.

    Moral da história: roubalheira pouca é bobagem.

  • Aneerson Anselmo

    A polícia federal está amordaçada e algemada. Impedida de agir.

  • Luis Cavalcante

    Amigo Ricardo, definitivamente nós brasileiros andamos é cantando as músicas de Cazuza!! Tranformam o pais inteiro num puteiro pois assim se ganha mais dinheiro………..Socorroooooo amigo!! IDEOLOGIA? TÔ PRECISANDO DE UMA PARA RESPIRAR E VIVER,POIS NOSSO PAIS TA PÔBRE DEMAIS!! Pais ta entregue aos ratos de esgôtos Ricardo!! INFELIZMENTE!!!!!!! Abração amigo.

  • beto de gonzaga

    E Ricardo, como escrito no texto de Luiz Fernando, vemos q a instituição Policia Federal, esta carecendo de lider nato da corporação, recursos e liberdade, para mais operações sem ingerência política. Q as operações resultem em devolução dos recursos desviados e prisão dos culpados e que não fique só na mídia.

  • Honorato Silva

    Pura sacanagem! Pena que não protestamos naquilo que realmente é merecedor de protesto! As Leis já são criadas com desvios e brechas para aqueles que com o dinheiro do povo contrata bons advogados para usar as Leis que eles mesmos criaram a seu favor! E o POVO? Ah o Povo que se …

  • Cecília

    A “rainha” impunidade está aqui, linda, leve e solta, para “aqueles” que são acobertados pela corja dos “colarinhos brancos”.
    Infelizmente é a crua realidade. Mas, mesmo assim: PF, continue, pois ainda há muitos prefeitos aguardando sua visita.

  • bel

    PRA QUE? NAO DEVOLVE O DINHEIRO MESMO!!!!!

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    Matéria, com tantas opiniões pertinentes
    e felizes,fica difícil acrescentar ou
    contestar mais algum detalhe do somató-
    rio dessas manifestações sôbre este tema
    crucial para a nossa afirmação como so-
    ciedade. Da maneira como foi exposta,a
    opinião do internauta Luiz Fernando,que
    com certeza,não é o LERO,do Sindicato dos Médicos, é a mais reveladora e pro-
    lixa,alçando-a para o nível seleto de
    quem é do ramo . Quanto à minha opini-
    ão, eu fico com um MIX de todas as ou-
    tras opiniões deste tema . ÔMI !

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    PARA SER MAIS DIRETO,RESPONDO A ESSA
    QUESTÃO, ARGUMENTANDO : QUE ESTADO CON-
    SEGUIRIA FUNCIONAR SEM 99,999% DOS SEUS
    PREFEITOS ? ÔMI !

  • Fábio

    Beleza isto Ricardo , o ex prefeito de igreja nova da operação gabiru passou 40 dias preso , acusado de desviar 20 mil reais de merenda , e agora a CGU e PF diz que o prefeito Dalmo Júnior desviou 5 milhões e nem preso foi , além do que , ate os nomes das operações nao sao mais pejorativas . Pobre cobaia Neiwton silva