Resolvida a polêmica sobre o tatu-gato encontrado no Lopana –  criação da Secretaria Municipal de Infraestrutura há dois anos –, é hora de alguns esclarecimentos da Eletrobras.

Ontem, conversei longamente com o gerente do Departamento de Medição e Fiscalização da Empresa, o engenheiro Givanildo Duarte.

Vale a pena conferir algumas das afirmações feitas por ele:

– As operações conjuntas, como a que ocorreu no último sábado, são definidas pela Secretaria de Defesa Social e têm dado ótimos resultados.

– A Eletrobras só é comunicada sobre locais em que elas acontecerão pouco antes do início das ações.

– No mesmo sábado à noite, foram encontradas quatro ligações clandestinas em outros estabelecimentos comerciais – ocorreram seis inspeções no total. Os gatos eram “propriedade da casa”.

Perdas e danos

Desde o final de 2011 que a Eletrobras tem atuado com afinco para reduzir as perdas de energia. O percentual que era de 30% baixou para 27%. Pode parecer pouco, mas é uma das maiores reduções da história do sistema.

Os furtos de energia correspondem a 17% das perdas. Ou seja: a esperteza e a criminalidade atuam para valer.

A cada mês, a Eletrobras realiza uma média de 6 mil inspeções e captura cerca de 2.500 felinos elétricos.

E para que ninguém se iluda: as áreas mais pobres da cidade, incluindo as favelas, rivalizam com as chamadas áreas nobres: o furto de energia fica dividido, “democraticamente”, meio a meio.

Como ressalta o engenheiro Givanildo Duarte, “o mais importante é que o ‘gato’ não tem sobrenome para nós. Nós vamos continuar atuando sem qualquer discriminação, para o bem ou para o mal”.

Ele tem uma resposta na ponta da língua para os que tentam justiçar o furto de energia com o argumento de que o preço cobrado é alto: “A gasolina também é cara, e ninguém sai por aí assaltando os postos para abastecer o carro”.

É verdade. Mas é bom não dar a idéia para a turma.

BPTran multa vereadores e abre crise com a Câmara
Eleição no cardápio: Renan e Vilela almoçam em Brasília
  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    OBRIGADO MAIS UMA VEZ, MATÉRIA, POR TER
    CENSURADO A MINHA OPINIÃO,APESAR DO MEU
    RELATO SER A PURA EXPRESSÃO DA VERDADE.
    NÃO SEI(SERÁ SEGRÊDO?) SE O PREZADO JOR-
    NALISTA PRESERVOU O EMPRESÁRIO “OFENDIDO” OU AS PULIÇAS QUE O OFENDERAM
    PRÁ MIM TANTO FAZ…UM PELO OUTRO EU NÃO
    QUERO TORNA, DIZ UM ANTIGO PROVÉRBIO PO-
    PULAR…ALIÁS,ELES SEMPRE FORAM ALIADOS.
    MAIORES INFORMAÇÕES AOS INTERNAUTAS,NO
    JORNAL EXTRA-PERÍODO 30 DE MARÇO A 05
    DE ABRIL DE 2007, NO ARTIGO “TRUCULÊN-
    CIA” (PÁGINA 12 ). ALIAAAAAAAAAAAASSS,
    EU JÁ HAVIA ESCRITO UMA TRÉPLICA,ACHAN
    DO QUE A SOBERBA DO “SUJEITO” OFENDIDO
    PELOS PARCEIROS, O IMPELIRIA PARA ME
    DAR UM TRÔCO . HASTA LA VISTA ,BABY !
    ÔMI ! ÔMI ! ÔMI !

  • Marcelo L.Loureiro

    Por falar em Eletrobrás, gostaria de saber se a Assembléia Legislativa já pagou o débito que tem com aquela estatal.Se não pagou, por que não cortam o fornecimento de energia?Se fosse um pobre coitado já o teriam feito.A lei, é para todos.

  • WAL

    E quem investiga a ELETROBRÁS ? minha conta, apesar de economias feitas, não teve redução na conta. E ????????????????????????????

  • WAL

    E quem investiga a ELETROBRÁS ? minha conta, apesar de economias feitas, não teve redução na conta. E ????????????????????????????

  • paulotargent

    é bom mesmo, não dá a idéia para a turma , porque eletricidade com gasolina, é uma mistura explosiva.

    já temos “elétricos” demais aqui no estado…

  • carlos

    Vai,uma dica para a defesa social.Gato é sim roubo de energia e deve fazer uma esquema especial de segurança para evitar os assalto neste final de maio os ladrões estão de olhos bem graúdos no reajuste dos servidores públicos que será pago integralmente no mês de maio em 5,83% é muita grana que vai entrar em circulção.Para se ter uma idéia tem servidor que vai receber 35,00(reais de reajuste)è o menor valor.Avalie os demais,40,41,45,41,50 é muita grana todo cuidado é pouco Força Nacional de prontidão já!!

  • Marcus Vinicius

    A Propósito a minha conta ao invés de diminur aumentou. E a de vocês leitores .foi Mentira ou se vier a ter já deram um jeitinho de não baixarem o faturamento ??????????

  • Pedro de França

    Em todos os Estados brasileiros tem corrupção, tráfico de influência, roubo de energia, polícia e justiça corrupta, desvio de verbas públicas, oligarquias mandando na política!
    No entanto , o que ocorre em Alagoas é um volume grande de safadeza, é como se fosse normal! Como haver depuração nas instituições? No resto do Brasil procura-se extinguir a idéia do ” manda quem pode, obedece que tem juízo “, aqui ensina-se a cultuá-la!

  • Frederico Farias

    “A gasolina também é cara, e ninguém sai por aí assaltando os postos para abastecer o carro”.

    POR ENQUANTO!

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, tem algo que, no meu entender, precisa ser devidamente esclarecido do ponto de vista técnico:qual é o problema encontrado na barraca Lopana que levou a SEMINFRA a instalar indevidamente, segundo a imprensa, o tal do tatu-gato? – pois se o problema é na rede de esgoto, então a responsabilidade passa a ser da CASAL, junto com a SEINFRA(Estado) que, aliás, contratou empresas para a obra da rede de saneamento da cidade não tendo o devido cuidado técnico de fiscalizar, e o pior, sem o acompanhamento da CASAL.
    Agora, se o problema é na rede de drenagem, aí sim, o problema passa a ser do município(SEMINFRA).
    SERÁ QUE ALGUÉM PODE ESCLARECER O MISTÉRIO?
    Querem vivenciar uma situação de descaso e de alto risco para os pedestres “regulamentada” pela Eletrobrás/AL, então, caminhem pela calçada do Bradesco e Banco do Brasil, em Jaraguá, nos dias chuva, quando os cabos energizados dos carrinhos dos ambulantes estão tocando os últimos sucessos de São João e São Pedro…haja santo para aguentar tanta incompetência dos agentes públicos desse Estado.

  • GANDAIA GERAL

    VIVA A “EFICIENCIA” DA ELETROBRAS.
    APROVEITANDO UM DICA, PARA OS CEGOS DE PLANTÃO :
    NA ENTRADA DA PRAIA DE TATUBA (AL-101 norte), O TODO PODEROSO MST, ARMOU UM ACAMPAMENTO E ESTÁ TODO ILUMINADO ATRAVÉS DE “PEIXE GATO”, JÁ Q ESTÁ NAS MARGENS DOS MANGUES DO RIO.
    PUXARAM UMAS 200 LIGAÇÕES DE UM POSTE DA ELETROBRÁS E ESTÁ LÁ O ROUBO E O PERIGO à disposição DE TODOS OS FISCAIS.
    VÃO ME CHAMAR DE IMBECIL,POIS TODO PESSOAL SABE, VÊ E FICA POR ISSO MESMO.
    POR QUE ESSE PESSOAL TEM TANTO DIREITO ?
    AO IBAMA/IMA : TAMBÉM ESTÃO DESMATANDO E ACABANDO COM O MANGUEZAL E AS MARGENS DO RIO.

    DÁ VONTADE DE NÃO PAGAR MAIS IMPOSTO !

  • Josenilson Lima

    É só arrumar uma forma de canalizar a gasolina até as residências, medir
    o consumo através de um relógio medidor e enviar um boleto para pagamento mensal do consumo que com certeza haverá furto. Assim como a gasolina se a energia elétrica fosse pré-paga “ninguém sairia por aí roubando”.
    E Ninguém sai por aí roubando energia elétrica a ação é feita no conforto do lar. A resposta do engenheiro não me parece adequada para essa situação.
    E que fique claro: não sou favorável ao famigerado gato, apenas estou expondo meu ponto de vista para a resposta do engenheiro.

    Ninguém gosta de falcatruas, mas quando elas podem nos trazer algum benefícioindividual “aí o coco muda”. Esse é o grande problemas não só de Alagoas, mas
    do Brasil.