Anunciada como a “salvação” do Grupo JL, a negociação com o empresário Bob Lyra deu em nada.

Já não há esperança, no entorno de JL, de que Bob Lyra assuma o comando das empresas do deputado federal pelo PSD.

Lembrando que o próprio João Lyra esteve no Tribunal de Justiça anunciado o que parecia ser “a boa nova”, que poderia salvar os empregos de cerca de 30 mil pessoas – diretos e indiretos.

Agora pela manhã, JL reuniu os dirigentes das suas empresas. O encontro acontece a portas fechadas, mas vazou a informação de que as negociações agora podem acontecer com a Usina Coruripe.

Mas, se isso vingar, resolveria apenas em parte o problema: um buraco que supera R$ 1,2 bilhão.

O grupo Coruripe, um dos mais equilibrados de Alagoas, assumiria a Usina Guaxuma.

Pelos cálculos dos aliados do próprio JL, só a venda de pelo menos duas empresas – usinas – poderia salvar o grupo da iminente falência.

O problema, que todos ressaltam, é a posição decidida do deputado-empresário: ele diz que não vende, não troca e nem dá as suas empresas.

O TJ, ao que parece, ainda alimenta esperança de uma solução negociada.

Os desembargadores temem que, decretada a falência, a crise seja ainda maior.

Será?

João Caldas será secretário do governo Vilela
Fernando Toledo leva a sério posse no Palácio
  • Alencar

    Meu receio se concretizou;
    Bob Lyra é um empresario com uma mentalidade diferente desses usineiros alagoanos, é um homem que tem sangue americano na veia, e não iria comprometer seu nome nem a saúde de seu grupo pra salvar um grupo que somente tem dois caminhos:
    Venda de duas unidades ou falência. Ou vai por bem ou vai por mal.

  • lula luiz

    Parece até que o estado de Alagoas ficará mais rico,se acontecer o pior ao grupo JL .Enquanto trabalhamos em busca de soluções , inverdades são ditas de forma inconsequente atendendo a objetivo difusos da “aristocracia e dos políticos” Alagoanos. Acreditamos
    que o bom senso e a verdade prevalece-
    ram.

  • Francisco da silva

    Isso já virou circo, só não sabemos quem são os palhaços (ou sim). Será que depois de tanto tempo ainda não pararam de alimentar esperança em um povo que precisa do salário mensal?! Esse grupo não tem mais jeito, fecha e paga a restituição dos trabalhadores pra quem sabe abrir uma barraquinha que caldo de cana, assim vão ter algum trocado.

  • Torres

    Ricardo,
    Essas usinas do Sr. João Lyra, é mesmo igual à famosa égua do Rei do Baião, não vende, não troca, não dá, não divide com ninguém, como também não empresta e nem aluga, melhor seria, cada credor lembrar-se de um outro grande sucesso na voz do Gonzagão, SÚPLICA CEARENSE, ou seria, ALAGOANA

  • Feu de P

    Ah! Coitado.. Eu já vi esse filme…

  • ubirajarafvieira

    Um dia tudo se resolverá…

  • Hermes

    Ricardo, voce falou: “ele diz que não vende, não troca e nem dá as suas empresas.” Faltou falar: E TAMBÉM NÃO PAGA A NINGUÉM.

  • messi pereira

    Se o débito fosse de um cidadão comum a justiça já tinha bloqueado a conta bancária, leiloado a geladeira e a tv etc.

  • Átila Pacífico

    Eu disse. Essa negociação era apenas engodo. Ouro de tolo.

  • Patrícia

    Esse ubirajarafvieira só pode ser mesmo O CARA.

  • Antônio Carlos de Almeida Barbosa

    Prezado Mota, durante toda a crise que atormenta os trabalhadores do Grupo Jl e suas famílias (já se demandam para mais de 04 anos), observamos ações de vários setores. Assombra a falta de posição do setor que deveria partir na defesa dos trabalhadores, ou seja os Sindicatos dos Trabalhadores, pela ordem, com a palavra em defesa dos trabalhadores, os companheiros e membros dos respectivos sindicatos:
    1. Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar e do Álcool (abrange todos os empregados da indústria a da parte administrativa das usinas do Grupo JL).
    2. Sindicatos dos trabalhadores Rurais das seguintes cidades: União dos Palmares; Branquinha; Capela; Cajueiro; Atalaia; Coruripe; Teotônio Vilela e outros.
    Qual o motivo do silêncio dos Presidentes destes Sincicatos e seus Diretores, em não se pronunciarem até agora em favor dos trabalhadores.
    Causa espanto os líderes sindicais que perderão a voz e a pauta dos textos.
    Será que os empregados não sabem os endereços dos sindicatos? eis a questão!!!
    No resumo, os empregados estão fedidos e maus pagos.

  • juarez da rocha acioli junior

    É lamentavel o que vêm acontecendo com os funcionários e credores do grupo JL, principalmente os fornecedores de cana-de-açucar, que entregaram sua produção ou parte dela e não receberam nada. E o mais agravante é que isso vêm acontecendo com a conivência da justiça do nosso Estado.

  • Ana Carla

    É uma pena! Mas acho q a falência é único caminho. Outras empresas comprarão o grupo JL e salvarão os empregos. Pior é o jeito que estar. Empregados com salários atrasados. ACORDA JUDICIÁRIO!

  • Patricia Roberta

    Kd o Ministerio Publico do trabalho? Kd o judiciario?Se fosse um empresário pequeno já havia falido há muito tempo.

  • Do contra

    esse ubirajarafvieira sempre deixa comentários nas reportagens sobre o Grupo JL do “Deputado-Empresário”. Ele deve estar bem por dentro dos fatos, sempre fala coisas sábias, mas, sou contra a falência do Grupo, não sou colaborador e nem tenho nenhuma ligação com alguém que recebe proventos dessa empresa, mas sou contra a falência, se os funcionários estão sem receber existe a Justiça do Trabalho para acolhê-los, se a empresa fecha serão muitos desempregados em todo o Estado e em Minas Gerais, essa talvez seja a pior medida a ser tomada pelo Judiciário alagoano. Se os funcionários estão ruins assim, imagine desempregados. É verdade que o sr. João Lyra é meio cabeça dura, mas ele já alimentou muita gente, que inclusive obtiveram diploma de ensino superior através dessa renda. Poderiam os políticos parar de desviar tanto e tomar alguma medida para evitar o fechamento destes postos de trabalho, mesmo que essa medida diminua “o lucro” dos famosos auxílios recebidos pelo Legislativo. Os magistrados também poderiam ser mais eficazes nas decisões, mesmo que implicasse na interdição do deputado-empresário. Só não podemos ser hipócritas de achar que o melhor caminho é a falência, as pessoas que pensam assim são pessoas que não têm ligação com o Grupo ou têm algo contra a pessoa do saudoso Dr. João Lyra (OAB 1036), que é tão doutor quanto os outros, essas pessoas deveriam usar antolhos…

  • Sandro

    Ricardo, como deve ser de seu conhecimento uma negociação desta magnitude não se resolve do dia para a noite. São vários os problemas que tem de ser levantados, os fiscais e tributários, trabalhistas, fornecedores e etc e etc. Isto demanda tempo e profundos levantamentos para então se começar a discutir as condições de negociações. Acredito ser leviano de sua parte, sem ter conhecimento de causa, colocar uma nota destas, afinal de contas há uma declaração pública de JL informando que está em negociação. Especular sobre este assunto de forma negativa é fazer mal ao Estado, a nossa economia. Sugiro que para publicar algo neste teor, que você consulte as partes antes de falar o que não sabe.

  • Crys

    Como ex-fornecedora de cana para grupo JL, observei que tem um lembrete em algumas salas das usinas do Sr. João Lyra, “Quem sair por último, apague a luz”.

    Doutor João, Ricardo o homi é advogado,acho que dessa vez infelizmente é Vossa Excelência quem vai apagar a luz.

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    E ERA PRÁ DAR EM ALGO QUE PRESTASSE?
    QUEM ANUNCIOU ISSO ? QUAL O CAPÍTULO ?
    QUAL O PARÁGRAFO ? QUAL A ALÍNEA ?
    SACO !

  • Justiça já!

    INTERVENÇÃO SIM! FALÊNCIA NÃO!

  • Sandro

    Vejam a nota que foi divulgada na pagina oficial do facebook da Usina do Bob Lyra (Delta Sucroenergia). As negociações estão sim em andamento. Segue abaixo:

    Nota:

    DELTA SUCROENERGIA CONTINUA DISCUTINDO POTENCIAL PARCERIA COM O GRUPO JL

    Desde o dia 19 abril, conforme nota assinada pelo Presidente do Grupo JL, estamos discutindo a formatação de potencial parceria entre nossas empresas.
    As negociações nunca foram suspensas e seguem no ritmo esperado em negócios com essa complexidade.

    Reafirmamos o nosso integral compromisso com a ética, respeito às Instituições, à sociedade, ao mercado e, especialmente, a todos os que fazem o Grupo JL.

    Robert Lyra
    Presidente Delta Sucroenergia.

  • Marco Carvalho

    Sr. Ricardo Mota.

    Encontrei essa nota oficial extraída do facebook da Delta Sucroenergia, portanto, o Sr. está enganado quanto a negociação entre o Grupo João Lyra e a Delta Sucroenergia, a nota está assinada pelo Sr. Robert Lyra.

    https://pt-br.facebook.com/DeltaSucroenergiaSA

    Nota:

    DELTA SUCROENERGIA CONTINUA DISCUTINDO POTENCIAL PARCERIA COM O GRUPO JL

    Desde o dia 19 abril, conforme nota assinada pelo Presidente do Grupo JL, estamos discutindo a formatação de potencial parceria entre nossas empresas.
    As negociações nunca foram suspensas e seguem no ritmo esperado em negócios com essa complexidade.

    Reafirmamos o nosso integral compromisso com a ética, respeito às Instituições, à sociedade, ao mercado e, especialmente, a todos os que fazem o Grupo JL.

    Robert Lyra
    Presidente Delta Sucroenergia.

  • sandro santos

    que site é esse, de única via é,só se posta o q é do interesse de vcs.postem também meus comentários.obrigado

  • ubirajarafvieira

    Muita gente esquece do conteúdo da matéria postada pelo brilhante Jornalista Ricardo Mota e se preocupa em fazer comentários sobre os comentários que outras pessoas fazem. Isso está acontecendo com os comentários que eu faço. Vamos nos preocupar com a crise do Grupo João Lyra e buscar, quem sabe, a solução para que tudo se resolva da melhor maneira possível. E, por favor, prestem atenção no que diz o Ricardo Mota.

  • Juarez da Silva

    Ricardo Mota ontem dia 02/05 Quinta Feira esteve aqui no Grupo JL ( Usina Guaxuma) a Equipe da Diretoria do Senhor bob Lyra visitando o campo da Usina Guaxuma e Prometeu que aparti do dia 10/05 Sexta Feira Vai Comecar envestir na ( USINA GUAXUMA) Isso Indica que Bob Lyra nao desistiu da NEGOCICAO!

  • Jacksom Xavier

    Boa Noite Ricardo Mota, Acho que Agora a Coisa Vai! Ontem a Equipe do Empresario Bob Lyra esteve Visitando a Usina Guaxuma Empresa do Grupo JL e Garantiu que no dia 10/05 ele ira envestir no Campo e tambem no SALARIO atrasado dos TRABALHADORES, Sera que dar para CONFIAR??????