Os secretários Hertbert Motta e Rui França estão em guerra declarada dentro do governo.

O primeiro, hoje muito próximo a Vilela, defende que a pasta de Comunicação Social seja transformada em um departamento da Secretaria Executiva do Gabinete, que ele dirige (antes já passou pela Saúde e pelo Trabalho).

É claro, Rui França não aceita. E também não há sinais de que o governador Teotonio Vilela Filho deseja fazer a alteração.

Existe uma insatisfação generalizada com a Comunicação do governo de Vilela. Mas, justiça seja feita, Rui França é tão responsável pelo fracasso do setor quanto qualquer outro assessor direto do governador.

França, como todos os seus antecessores, apostam na propaganda veiculada nos meios de comunicação – TV, principalmente – para melhorar a imagem do governo.

Entretanto, ele precisa de bem mais, a começar por Vilela, que demora a reagir quando preciso. E serve, então, de modelo para a grande maioria dos secretários.

Herbert Motta gosta de trabalhar nos bastidores, fazendo “as amizades certas”. Mas não parecer ser por aí o caminho para melhorar a comunicação do governo como um todo.

Voltamos ao ponto de partida: ao comandante cabe definir o destino do navio.

Quebra-mola cura até frieira em Maceió
SMTT renegocia contratos e economiza R$ 158 mil/mês
  • Alagoano

    Ambos estão errados. O modelo de comunicação publica da gestão Rui França e atrasada e deplorável, pautada num modelo pre-internet. O governo Teo esta produzindo resultados diários, especialmente na economia e na modernização da gestão e ninguém sabe disso. Que tal copiarem o modelo de comunicacao que a Prefeitura de Maceio esta implementando ? Simples assim.
    Quanto ao Herbert, não e colocando a Secom dentro do GabGov que vai resolver o problema. O que falta e estratégia e ferramentas modernas de comunicação.

  • Leticia

    Cultivando “amizades certas” o Dr. Herbert Motta vem atuando em diversos setores do governo, com tática e objetivo definidos, desafia outros secretários e autoridades. Pergunta-se: tem aval ou é só ousadia?

  • Manoel Siqueira

    Prezado Ricardo. Um professor da UFAL certa vez me informou, que participara de uma apresentação do ALAGOAS TEM PRESSA e saiu de lá impressionado como o estado anda. “É uma locomotiva e ressalte-se, dentro dos trilhos.”
    O problema a meu ver, é que a Comunicação do estado, ao invés de acompanhar a velocidade dessa máquina através de satélite, o faz com uma máquina Remington. O Secretário não tem twitter, Facebook, não dá entrevista, não circula. Ninguem o conhece. Fica dificil! O erro está na origem: o Rui é um excelente marqueteiro. Prova disso é que vimos ano passado Eduardo Cardoso,Força Nacional aqui, helicópteros cruzando os céus do Estado, PMs nas grutas, patrulhas nas praias, camêras sendo instaladas e Rui em Arapiraca fazendo campanha pra Rogério Teofilo. Vamos e venhamos! Pode? Te cuida Teo!
    Quanto ao Herbert Motta demonstrou, nas três oportunidades em que Teo lhe passou o bastão de comando de pastas, que não brinca no trabalho. Na SESAU, revolucionou. (Deixou saudades!) Foi pro TRABALHO, tirou-a do anonimato; não sei hoje no gabinete do Governador como está, mas certamente, se já corre nos corredores Palacianos que se Teo não está satisfeito com a forma que o Governo tem se comuicado com a população, pode ter certeza que ele (Motta) tem contribuído com a sua dinâmica ágil e revolucionária, para tentar dar um up grade na sinfonia. Se for assim, as “amizades certas” serão beneficiadas e todos ganharão.
    E a máxima de Chacrinha cai como uma luva pro momento: QUEM NÃO COMUNICA, SE TRUMBICA!
    Retomo a pergunta da Letícia no comentário “tem aval ou só ousadia?”

  • Paulo Angelo Oliveira

    Faltou falar que a propaganda oficial também é muito eficiente para as exclusivas produtoras camaradas dos secretários de plantão.

  • Essa é Letícia com certeza é da salinha ao lado…lá no palácio.

    Essa leticia com certeza é da famosa “salinha ao lado” ….lá no palácio. Um grave problema do governo é governador sem pulso e a bagunça e disputa infantil entre os secretários tomou conta. É assim, tudo intrigado um do outro e brigando por mais “trabalho” claro.

  • Dete Nóbrega

    Mas era só o que faltava. O governador Téo deveria mandar Dr. Herbert para dar plantões no HGE. É lá que se precisa de médicos.

  • Leticia

    A bem da verdade não sou da “salinha ao lado”, nem exalto o Dr. Herbert, a quem, com todo respeito, so vejo méritos na arte de cultivar amizades certas e se vender bem e nada mais. Sendo bem sincera: minha opinião sobre esse cidadão é negativa. A minha dúvida é se ele faz o que faz por ousadia ou tem aval superior para interferir na pasta dos outros e trabalhar nos bastidores para queimar quem interfere nos seus interesses, como agora quer fazer na comunicação e ja faz na saúde.

  • Ronaldo

    O Herbert é conhecido como Rolando Lero… Muita conversa e pouca ação… Deve ter deixado saudades na saúde para os seus cupichas como chicão…. Alerta: vejam direitinho os cotrqtos da saúde com o hospital de Chicão em Coruripe… Na época do Herbert nunca se faturou tanto… Porque será???