Integrantes a Mesa Diretora da Câmara Municipal, Chico Filho à frente, se reuniram no final da tarde de ontem com o prefeito Rui Palmeira e alguns dos seus assessores.

Na avaliação deles, o valor de R$ 42 milhões para o duodécimo do Legislativo, em 2013, conforme o cálculo apresentado pelo Ministério Público de Contas, inviabiliza o andamento dos trabalhos na Câmara.

O que pediram?

Que o prefeito envie o Projeto de Lei Orçamentária com os valores repassados no ano passado – R$ 50 milhões.

O que pode vir a ser alterado, ressalte-se, com a mudança da lei que estabelece as receitas que devem ser consideradas no cálculo do duodécimo.

A questão ainda está em aberto.

Em momento de celebração, Collor manda Gurgel "calar a boca"
Serveal cobra 'caro demais' para reformar delegacias
  • de olho

    Ôxente, e eles é quem diz quanto qurem? bom era na decada de setenta vereador não recebia remuneração ser vereador virou negocio da china é como se acertasse um premio acumulado da megasena ou não? estou enganado?

  • Romao

    Quais “trabalhos” que esses ‘digníssimos’ dão andamento, Ricardo? Só se for o de nada fazerem pela saúde, educação, moradia, segurança e por aí vai. Deus tenha misericórdia! Há um texto em Provérbios 30:15 que bem define esses ‘digníssimos’ da Câmara: “A sanguessunga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Há três coisas que nunca se fartam, sim quatro que não dizem: Basta!”. Reflita aí se não é verdade!

  • WAL

    Sem comentário…

  • Rosita Cardoso Silva

    É os vereadores não fiscalizaram o rombo do IPREV, na gestão passada, talvez por falta de duodécimo alto.

  • igor filipe de lima vieira

    50 milhoes jogados no ralo….

  • willker

    tá bom d+ pra quem não faz nada mesmo!! ainda é muito deveria cortar mais e investir esse dinheiro na educação na saúde!

  • jobson

    Imagine se os 31 tivesse tomado posse, que briga estaria no momento. para tão pouco trabalho deveria ser reduzido o duodécimo.

  • fred

    É a nossa sociedade paga tudo, é verdade, e em especial a nossa CAMARA MUNICIPAL DE MACEIÓ, o dinheiro é pouco para esses corpinhos usar neste ano. Gente mim responda esse povo foi eleito para que?.

  • V.SANTOS

    E nós, povo alagoano, trabalhando todos os dias para ganhar um misero salário,enquanto esses da câmara acham pouco,é isso? acham pouco?chega a ser asqueroso,não tem mais jeito é fato, o circo está armado e os palhaços somos nós.

  • robson

    e ai vereadores novatos vão diminuir ou aumenta e a tal de moralização e a honestidade e a tal de diminuição de comissionados sera que 42 milhões não dar mp de contas fiscalizar que esse meninos são filhos dos donos da camara.

  • Eraldo Basílio

    De: Eraldo Basílio
    Para Ricardo Mota

    O MAIOR MEDO DE RENAN

    De:Pedro Abramovay – Avaaz.org

    Caros amigos do Brasil,

    Quando o Senado abriu suas portas na semana passada eles foram recebidos por um banner enorme com uma mensagem clara: 1,6 milhão dizem “Fora Renan!” Em seguida, surpreendemos o Senado ao entregar a nossa petição diretamente aos senadores de cinco partidos diferentes na frente de inúmeras câmeras de TV. Nós nos tornamos o pior pesadelo de Renan, e agora estamos levando este movimento para a próxima fase…

    Nas últimas três semanas, a nossa petição se tornou provavelmente a petição com maior crescimento no Brasil, e, em apenas alguns dias, enviamos 164.000 mensagens diretamente para as caixas de entrada de emails dos senadores. Quando mostramos a petição ao senador Cristovam Buarque, ele disse: “O Senado não tem o direito de virar as costas para essa questão”, e o senador Pedro Simon disse, “Nós só vamos moralizar o Congresso dessa maneira, com vocês, as pessoas, tomando uma posição. Isso vai crescer, e juntos faremos as mudanças que precisamos!”. A campanha esteve em toda a imprensa e foi destaque nas revistas semanais mais influentes fora do país.

    Nossas vozes abalaram Brasília – deixamos claro que os brasileiros não aguentam mais nem corrupção nem Renan. Agora, alguns senadores estão começando a reagir e outros estão se amendrontando, e se aumentarmos a pressão, juntos podemos levá-los a abandonar Renan, e vencer.

    Aqui está o que podemos fazer juntos:

    Pressionar cada senador a abandonar Renan, pois ele é uma ameaça à nossa democracia. Mais da metade dos nossos senadores não votaram em Renan ou estão com medo de admitir que votaram. Se todos nós escrevermos e ligarmos para nossos senadores exigindo ação, vamos dar a eles um mandato da opinião pública impossível de ser ignorado para bloquear este sujeito sob suspeitas. Se pudermos conseguir um senador, depois dois, depois 10, depois 30 senadores nos prometendo obstruir as negociações do Senado até que Renan renuncie, nós venceremos. Foi isso que aconteceu em 2007, e agora temos um movimento popular muito mais forte para pressioná-los.

    Mostrar aos senadores que a maioria dos brasileiros quer Renan fora. 1,6 milhão de nós – o dobro do número de pessoas que o elegeram – já pediram que Renan deixe o poder. Mas se fizermos uma pesquisa de opinião e pudermos mostrar que a esmagadora maioria dos brasileiros quer Renan fora, os senadores, que concorrerão às eleições do ano que vem, vão se sentir ainda mais pressionados para responder a demanda popular.

    Apelar ao Supremo Tribunal Federal para acelerar o caso Renan. Já existe um processo contra Renan no STF e a Ordem dos Advogados do Brasil está prestes a apresentar um caso desafiando o voto secreto que o elegeu presidente como inconstitucional, e pedindo a anulação dessa eleição. Nós não podemos interferir nas suas deliberações, mas podemos exigir que sendo estes casos de importância nacional eles devem ser analisados rapidamente e não podem ser esquecidos em um lamaçal de desculpas e atrasos.
    Estas são as três táticas para levar nossa campanha para a próxima fase, mas agora somos uma sólida comunidade de 3 milhões de pessoas no Brasil e se todos nós compartilharmos nossas melhores idéias, poderemos construir uma estratégia política bombástica para vencer. Clique para postar suas melhores sugestões e ver as ideias dos outros para nos livrarmos de Renan e limpar o Congresso:

    http://www.avaaz.org/po/renan_report_back_and_survey/?bXSyeeb&v=22372

    Renan representa tudo de pior do antigo estilo brasileiro de política suja e ele vai lutar para se agarrar ao poder. Os desafios poderão vir intensamente, e nossa comunidade já tem respondido retumbantemente contra os ataques a este movimento, comentário por comentário. Mas para vencer nós vamos ter que continuar a mostrar mais e mais/marcando presença até que os nossos políticos percebam que esse novo movimento popular não vai recuar até que Renan esteja fora.

    Há apenas três semanas o Senado pensava que poderia escapar com o voto secreto, apesar das acusações de corrupção devastadoras contra o Renan. Eles quiseram nos fazer de palhaços. Agora, este é um confronto para defender nossa democracia. O sentimento anti-Renan está galvanizando todo o páis e se ficarmos juntos podemos nos livrar de Renan e transformar o país. Clique para participar do grande bate-papo de sugestões de ideias do “Fora Renan” e junte-se a este movimento por mudança.

    http://www.avaaz.org/po/renan_report_back_and_survey/?bXSyeeb&v=22372

    Eles vão nos dizer que é impossível, mas podemos vencer. O poder popular venceu no passado com a Ficha Limpa, apesar de por muito tempo as pessoas terem dito que a lei não seria aprovada. Agora vamos limpar de fato a política de cima pra baixo e tirar a mácula do Renan da nossa democracia.

    Com esperança,

    Pedro, Alex, Carol, Diego, Paul, Alice e toda a equipe da Avaaz

    PS. Nossa incrível petição de 1.6 milhao de pessoas começada pelo Emiliano, um jovem de 26 anos de Ribeirão Preto. Com apenas alguns cliques, qualquer pessoa pode criar uma campanha para aproveitar o poder da nossa comunidade — clique abaixo para ver o quão fácil é começar sua própria petição na comunidade da Avaaz: http://avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?22372

    PPS: Emiliano, que começou essa enorme petição no Petições da Comunidade, convida você a se juntar ao grupo do Facebook EuQueroORenanFora para aumentar a pressão da opinião pública e lutar contra a corrupção.

  • João

    A proposta correta é a seguinte: pague-se o que a lei mandar. Todos não são iguais perante a lei, segundo a Constituição ? Então não é o desejo do Rui, do Chico, do procurador do TC, dos comentaristas, da imprensa etc. Há um percentual e há uma arrecadação. São dados objetivos, não há espaço pra “eu acho”.Agora: se a Assembléia, o Judiciário, o Ministério Público e os demais aceitarem redução em suas cotas, creio que a Câmara deve fazer o mesmo. Do contrário farão papel de trouxas, pois a inflação está comendo no centro, e há despesas crescentes e salários pra pagar, do mesmo jeito que numa empresa privada. Vamos deixar de baboseira.

  • carlos

    Engraçado estes jovéns,que se colocam como o novo pensamento e de contumaz vícios dos seus pais.Quando achavam,que o duodécimo era acima de 55 milhões anual.Diziam,quero o que manda a lei.Quando descobre que o valor é menor,baixam a crista e dizem que é inviável!!!Não é a toa,que o Chico é chamado de velho Chico!!!!

  • Gustavo

    Deve-se levar em consideração que a minoria (composta por raposas velhas) que compõe a mesa diretora rejeitou o valor calculado pelo MP de contas. Ou seja, a insatisfação pelos 42 milhões é gerada pela ganância de alguns vereadores que compõe a mesa diretora, olhem bem quem são os “antigos” que lá estão. Abram o olho e você, Ricardo, deveria ser mais específico quando você cita a mesa diretora, pois nem todos condordam com o aumento do duodécimo.