Alguns internautas, usando codinomes – uma prática corriqueira no mundo do crime – desandaram a mandar mensagens dizendo que eu perdi – no julgamento do STF sobre a 17ª Vara Criminal da capital.

Pergunto: se eu perdi (e não fui eu, mas sim a sociedade alagoana), quem ganhou?

Há de se responder: a tese dos advogados que apontavam a sua inconstitucionalidade. Estes ganharam, sim. E quem mais? Os que, tendo grana e poder, mataram e vão continuar matando, porque se sentem menos ameaçados nas suas ações.

Não creio em super-homens, mas os integrantes da 17ª Vara Criminal da Capital conseguiram mandar para as grades, mesmo que por pouco tempo, deputados, prefeitos, gente poderosa e acusada de vários homicídios.

Foi, sim, uma demonstração da boa força de uma vara coletiva, “a mais avançada do país”, segundo os próprios ministros do Supremo.

Eis o busílis da questão, motivo de comemoração dos furinautas (furibundos internautas): a 17ª não vai mais poder julgar os crimes dolosos contra a vida. Era tudo o que a moçada, no final das contas, queria.

Seu alvo preferido: o juiz Maurício Breda, a face mais evidente da vara coletiva. Impressionante como essa gente manifesta uma ira insana contra o magistrado. Eles, os bandidões, não admitem que alguém não tenha medo deles, simplesmente os ignore na sua arrogância e os trate de acordo com os crimes que cometeram.

Alagoas não é para amador, já se disse. A mais pura verdade. E o tratamento puramente profissional que os assassinos engravatados receberam da 17ª será para eles sempre imperdoável.

Qualquer pessoa minimamente informada sabe que o STF poderia ter julgado a ADI da OAB em sentido exatamente oposto, e ninguém acharia um absurdo. Afinal, se a questão era tão cristalina, por que três sessões inteiras do Supremo foram gastas com a matéria? 

Sim, eu perdi, mas não estou sozinho. Melhor ainda, durmo consciente de que nunca ajudei ninguém a matar, a roubar, a espalhar terror e medo.

Sou apenas um jornalista calejado e antigo, que toma posições e defende causas em que acredita. Só pretendo continuar fazendo o mesmo, sem mudar de lado. E repito: não gosto de gente que mata gente e não quero convivência com criminosos. 

Na semana passada, mestre Ziraldo afirmou que a internet (também) “deu espaço aos invejosos e aos canalhas”. E eu estou convencido de que não provoco a inveja de ninguém.

Depois do alerta, polícia recebe imagens dos prédios do Vera Arruda
O tamanho da ajuda de Dilma para a segurança em Alagoas
  • JEu

    Pois é, neste país e principalmente neste estado, tudo o que é bom dura pouco… Agora, como bem disse Ricardo, “eles” estão com a bola toda… e aja gente para matar e dinheiro público para roubar. Que “estado” é este?!…

  • Bernardo

    Concordo quando o jornalista se refere às prisões de figurões que outrora não seriam presos e também “durmo consciente de que nunca ajudei ninguém a matar, a roubar, a espalhar terror e medo”. No entanto, existe todo um ordenamento jurídico baseado na Constituição, que deve ser respeitada. Resta evidente que vários dispositivos da lei que criou a Vara eram inconstitucionais. Talvez a Constituição seja o impedimento para o combate à criminalidade.

    Resposta
    Bernardo:

    Quem defende “espingarda” para bandido pobre tem dinheiro para pagar os melhores advogados – que vão tão somente cumprir sua missão profisssional. Se os novos coronéis pregam o justiçamento, ora, isso é apenas uma opinião. Não é crime previsto na Constituição – ou é?

    Saudações pacíficas,

    Ricardo

  • Coaracy Fonseca

    Parabéns pela abordagem. A luta contra o crime organizado continua. Existem leis e profissonais dispostos a cumprir o seu papel. A 17ª Vara era (e é, posto que não foi extinta) apenas mais um instrumento.

    Vc não perdeu nada, apenas defendeu o que achava certo.

    Avante!

  • Fael

    “Qualquer pessoa minimamente informada sabe que o STF poderia ter julgado a ADI da OAB em sentido exatamente oposto…”

    Exatamente o contrário! O julgamento s[o demorou pq se procurou um modo de não acabar com a vara por completo, foi o que salvou!
    Seguindo exatamente a CF era caixão e vela preta pra vara!

  • Bernardo

    Esses discursos de segurança a todo custo, legitimam cerceamento de direitos fundamentais dos cidadãos, ou mesmo os primitivos bradam que “bandido bom é bandido morto”, como se isso fosse o baluarte do que é correto e justo. A Constituição deve ser respeitada, especialmente por aqueles que querem fazer valer as leis.

  • Palmeirense Indignado

    Perdemos todos, infelizmente.

  • Alex Santana

    Caro Ricardo, vc não provoca inveja apenas, vc provoca ira aos matadores engravatados. Vc sabe colocar as palavras exatas, nos textos que escreve. É mesmo que uma facada no orgão sexual de cada bandido desses. Ah, a OAB está de parabéns, estou ancioso em ouvir ou assistir o Presidente falar sobre a questão.

  • MARCIA

    Parabens Ricardo!Concordo com você plenamente.

  • indiguinado

    CARO JORNALISTA,NOS DA SOCIEDADE E HOMENS E MULHERES E SIM RODA SOCIEDADE ESTAMOS COM VOCE,Q É UMA PESSOA DE BEM,RESPEITADO,E HONESTA DO JORNALISMO ALAGOANO.PARABENS CONTINUI ASSIM.ESTAMOS COM VOCE,AS PESSOAS DE PERSONALIDADE,NÃO ESSES VAGABUNDOS E MATAM E ROUBAM TODOS OS INSTANTE ESSE ESTADO DE GENTE DE BEM.OBRIGADO.

  • Ruslan Queiroz

    Mota!
    .
    A ORCRIM tem um batalhão de internautas recrutados aos seus objetivos mesquinhos e conhecidos, estes seres ON Line vivem em Blog´s sempre postando sob o ANONIMATO da REDE [ Acreditam ELES] pra detonar Post´s.

    Mas sempre se deixa um rastro digital… deixa sim!

  • Sofia

    Certissimo, nada vai nos abalar, pq a luta continua.

  • Horácio Aguiar

    A questão que suscitei foi de legalidade,,não adentrei para a discussão se a lei era boa ou não.Primo por normas legais, que ajudem na transformação social e no cumprimento da justiça.

  • D’antanho

    É a eterna luta do BEM contra o mal.A peleja continua! Em frente Ricardo!!! Tens muitos Sanchos,podes acreditar. Alagoas do BEM agradece!

  • Gustavo Dacal

    Caro Ricardo Mota, você para mim é a maior referência do jornalismo Alagoano, com posições independentes e sempre brilhante nas suas colocações. Em relação ao julgamento envolvendo a 17a Vara Criminal, a questão é meramente técnica, ou deveria ser assim. Como cidadão acho a atuação desta vara de suma importância no combate ao crime em Alagoas, principalmente crimes envolvendo “poderosos” antes intocáveis, porém, a lei que a criou realmente nasceu em seu teor, inconstitucional, isto é um fato. Sim, sou Advogado! DETESTO bandidos, como qualquer cidadão de bem, apenas defendo a justiça, a legalidade, esse é o meu papel como Advogado. Espero que a 17a Vara continue atuando dentro da legalidade e provendo a justiça criminal Alagoana respeitando os princípios constitucionais.

  • Anônimo
  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, DIZ UM DITADO BEM MINEIRO: “DO SACO A EMBIRA E DA EMBIRA A TIRA” NÃO TIRARAM TUDO. UM CORTE AQUI, OUTRO ALI. MAS SEMPRE RESTOU ALGUMA COISA. DE REPENTE ALGUEM FAZ UMA BESTEIRA E OS HOMENS VÃO LÁ E CONSEGUEM METER ALGUEM EM CANA. VAMOS ESPERAR…

  • Gaubi de Oliveira Junior

    Ricardo, voce está coberto de razão. Os que dizem que vc perdeu com certeza tem débitos perante a justiça. A 17ª Vara foi a melhor coisa feita pelo judiciário Alagoano em toda a sua existência.Parabéns pela lizura e responsabilidade que sempre tratou com as suas matérias

  • Demétrio Almeida

    Prezado Ricardo Motta, certa vez, numa discussão entre os ministros do STF Marco Aurélio Melo e o então ministro Sepulveda Pertence, os quais divergiam sobre determinado tema, um deles falou: “De uma coisa nós temos certeza excelência, somos os últimos que tem o direito de errar”, pois é verdade, eles também erram…, nesse julgamento da 17 vara, erraram mais uma vez.

  • Márcio

    A decisão fez a alegria de muitos advogados, que em suas palestras pregam ética e valores morais…….Quem perde como sempre, a sociedade e os homens de bem.

  • Gaubi de Oliveira Junior

    Só um detalhe a mais: A OAB não trabalha com tanto afinco quando a ASSEMBLEIA LEGISLATIVA (que Só legisla para bem dos deputados)infringe determinações da Justiça e da própria OAB. Muito engraçado!!!!

  • Menino Besta

    Caro Ricardo, costumo brincar com um irmão quando o tema é a bela 17ª Vara. Pelo amor as ciências criminais desde antes da faculdade, como também pelo Direito Constitucional,sempre me debrucei com mais afinco ao estudo do crime organizado aqui em Alagoas. A nível de Brasil, por conta da nossa grande dimensão territorial(e por outros motivos também), temo que esta jovem nação se torne um misto de Rússia e Itália. Será que nosso País tem características de ambos os países acima? Sempre sofri, ainda nos bancos de faculdade, por combater “correntes doutrinárias” criminosas que nos eram passadas como “do bem” no curso de Direito aqui em Alagoas. Será que ter a coragem de fazer alguém cumprir a lei(seja como delegado, MP ou magistrado),como manda o figurino,significa ser o otário da vez? Como sempre vejo nas famigeradas rodas por aqui? Será que a OAB não tinha outro caminho para tentar sanar os vícios da lei que regulamenta a 17ª Vara? Quando defendo que Alagoas há tempos deveria estar sob intervenção federal, sou taxado de pessimista. Será?! Quanta inocência daqueles(rs). Se você der uma olhada nas manchetes policiais dos últimos tempos, verá quantos crimes escabrosos ainda estão sem mandantes. E se entender um pouco mais sobre as artimanhas da política local, verá que parte dos crimes solucionados tem como culpado um testa de ferro. Pois bem. Fica aqui, meu inteiro repúdio àqueles que fazem do crime(de colarinho branco tão somente) em Alagoas seu estilo de vida. Um abraço e até a próxima matéria.

  • Hagá

    Se o STF decidiu, está decidido. Mas daí a ficar contente com as consequências da decisão é muito diferente. A impunidade muitas vezes ganha, porque quem faz as leis não tem cuidado técnico e constitucional. Talvez por falta de estudo. Talvez por excesso de “esperteza”. Ricardo, diga como Darcy Ribeiro: “perdi, mas francamente, eu não me sentiria confortável se estivesse do lado dos vencedores”. Na verdade, Alagoas é o que é como resultado dos Alagoanos, principalmente da sua classe média e alta: um pedacinho da África subsaariana no Brasil.

  • Anônimo
  • marcus vinicius lopes

    Recorro ao grande educador brasileiro Darcy Ribeiro:”Perdí a maior parte das batalhas que lutei.Mas detestaria estar no lugar de quem venceu.”

  • robson

    parabens oab consegui o que queria bandidos nas ruas sinal da oab agindo direitos humanos para bandidos parabens oab.

  • José Francelino neto

    Ricardo, este assunto foi objeto de meu trabalho de conclusão da Pós-Graduação em Direito Processual no Cesmac e nele já apontava todas as incongruências dos artigos com nossa magna carta, o que o STF fez foi modular os efeitos dos julgamentos preservando a segurança jurídica e com os acertos que serão promovidos, mitigará o risco maior que estes julgados carregavam que é o da IMPUNIDADE que só corrobora com a criminalidade organizada. Você não perdeu nada e a sua voz é sempre ouvida pelo bom senso que sempre carrega mesmo não sendo um especialista em todos os assuntos abordados.

  • merece crédito?

    ALAGOANOS, SERÁ QUE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL MERECE CRÉDITO? BASTA SE LIGAR NAS OCORRENCIAS QUE LIGARAM O LULA MOLUSCO AO GILMAR, AQUELE?

  • manoel messias

    parabéns RICARDO.Alagoas precisa de voz inteligente como a sua.

  • Josafá Soares

    Caro Ricardo, este seu trabalho é precioso para todos nós, não se deixe abater por latidos anônimos. Mas,imagine se o povo alagoano pudesse contar com todo este formidável empenho que a OAB empregou contra a 17°Vara, no enfrentamento de mazelas que realmente nos afligem, sugam e envergonham. A Assembléia Legislativa, por exemplo…

  • Tiago Ferreira

    Ricardo, o seu “mestre Ziraldo” é aquele que recebe, desavergonhadamente, pensão pelos anos de ditadura? Como diaria Millôr, a “bolsa-ditadura”. Lula e mais alguns (alguns que inclusive NÃO combateram “pn” de ditadura) recebem o benefício, né? Ziraldo deveria ser menos hipócrita e não ter dois pesos e duas medidas, pois há bandidos fora da internet e recebendo din-din do governo… Seus séquitos também. Cordialmente, Tiago

  • Pedro

    Ricardo sempre te respeitei pelas suas inteligente opiniões, entretanto reflita novamente sobre essa monstruosa vara penal, não deixemos que argumentos evasivos de combate a violência suprima garantias fundamentais sanguentamente conquistada, como combater o crime, as autoridades sabem, sim, como fazer. Não esqueça que nossa polícia e consequentemente nosso código criminal foi criado para reprimenda aos negros e marginais, a tutela maior é o patrimônio e não a vida, contudo isso não legitima ações arbitrárias e autoritárias, ou estamos regredindo. Será que o monstro a ser combatido agora é o crime organizado, assim como outrora sempre foi criado um monstro a ser combatido: as bruxas, os judeus e etc. Pare e pense mais um pouco caro amigo, também sou cidadão e fico indignado com toda impunidade, mas jamais serei conluio com o brutal leviatã estatal.

  • ASERJUS

    PENA! A SOCIEDADE PERDE COM A REDUÇÃO DE COMPETÊNCIA E JURISDIÇÃO DA 17ª VARA CRIMINAL DA CAPITAL, PRIVATIVA DE COMBATER ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS. ESSAS ORGS CRIME EXISTEM E EXISTIRÃO. MAS, COM A 17ª VARA SE COMBATIA. SE VIA UM POUCO DE JUSTIÇA EM UMA TERRA QUE NÃO TEM JUSTIÇA DE FORMA EFETIVADA HÁ DISPARATE DE 100%. AINDA NÃO PERDEMOS! BASTA DE CRIMES E DE PESSOAS QUE LUTAM PARA MANTER CRIMES EM EXISTÊNCIA! SEREMOS SEMPRE DO LADOS DOS QUE COMBATEM CRIMES. SERVIDORES DA JSUTIÇA, TODOS, QUER SEJAM JUIZES QUER SEJAM FUNCIONÁRIOS, TODOS NÓS PERDEMOS COM A DECISÃO DO STF QUE É UM ÓRGÃO MÁXIMO DA GUARDA DA “CARTA POLÍTICA FEDERAL” SEJAMOS VIGILANTES AO MENOS! DENUNCIAR CRIME APRESENTANDO PROVAS PARA O MPF E MPE PARA COMBATER QUEM É CRIMINOSO E POSSUI “PODER” NA TERRA.

  • Ághata

    É Ricardo Mota, como é difícil lutar contra o poder e os ricos;nós alagoanos realmente perdemos e viva a impunidade;queremos construir uma sociedade melhor,mas sem o apoio das autoridades fica difícil,como é que o Supremo sabendo que Alagoas é um estado violento chega a essa conclusão.Tenha santa paciência…

  • Crente

    Realmente: Caro Ricardo Mota, o melhor jornalista desta terra,que eu acho e sem demagogia,até porque não o conheço pessoalmente, porém tenho coragem, sem me identificar, eis que existem retaliações mafiosíssimas, ao tempo em que peço que coloque no site meu simples comentário: seja o que você é: estamos diante de um fato consumado, qual seja, a referida lei é inconstitucional, ao menos em sua maioria de artigos.O que sobrou foram apenas alguns dispositivos que deixam ela sobreviver, pelo esforço máximo do Ministro Relator(FUX) e da vasta cobertura que foi dada aos argumentos, pelo Governo, pelo TJ/AL e pelos Juizes(Almagis e etc.), eis que, em parte,apenas foram constitucionais os dispositivos que se referem à segurança dos Juízes, procedimentos de protocolo e algumas pequenas e mínimas futilidades. Não que eu seja a favor do crime organizado, aliás, organização criminosa,pois crime organizado não é tipo criminal e não existe cominação legal.Realmente nós passamos um vexame no STF,estava lá, eis que a referida Vara foi tachada de famigerada e de super poderes, um verdadeiro Tribunal de Exceção. Realmente: todos os advogados que eu conheço falam que tudo ali é difícil para obter, de uma simples vista dos autos,algumas xerox, entre outros empecilhos. Certeza, até os serventuários desta Vara se acham os baluartes do Direito. Brilhante a sustentação do eminente Dr. Nabor Bulhões e pífia a do Procurador do Estado de AL, Dr. Gentil, com todo o respeito. Pelo Ministro Marco Aurélio era para extinguir pelo tronco, isto é, ex-tunc, desde a sua implantação, tornando nulos todos os seus atos. Faz de conta que nunca existiu. Aqui os meus elogios ao eminente Jurista Dr. Nabor Bulhões, que de uma forma sábia e altamente técnica, demonstrou as irregulariades que a lei apresentava.Parabéns à OAB, na pessoa do Dr.Omar,ao Dr. Welton, Dr. Brabo, entre outros. COMBATAM OS CRIMES DE UMA FORMA LEGAL, SEM LIGAÇÕES UMBILICAIS, PARENTERAIS E TALVEZ ESPÚRIAS, QUIÇÁ TAMBÉM POLÍTICAS. Com referência ao MM. Juiz Dr. Maurício, só tenho elogios, porém ele tem que entender que não está acima da Lei e , simplesmente, tem que submeter-se, também, ao ordenamento jurídico.Obrigado

    Resposta

    Não sei se agradeço pelos elogios. O seu email é “[email protected].

    Lalau? É assim mesmo?

    Saudações,

    Ricardo

  • João Batista

    Ô Bernardo ai de cima, e vocês advogados de grande saber jurídico, me digam: onde
    a constituição é respeitada? Vocês leem jornais? Acompanham os noticiários? Vão se catar!

  • Paulo Fonseca

    Lamentável seu descontrole Ricardo! Lamentável…

  • Sérgio Murilo

    PARABÉNS RICARDO!!! A MAIOR PROVA DA DIGNIDADE DE UM HOMEM, É SE SEGURAR EM SUAS CONVICÇÕES SEM ARREDAR O PÉ E NEM BAIXAR A GUARDA.

  • ricardo

    Podre terras dos bravos caetes! Parabens ricardo pela sua opniao…

  • Sérgio Carvalho

    Parabéns Ricardo pelo seu recado a esses covardes anônimos,você não perdeu e nem estar só pois ao teu lado estará milhares de ALAGOANOS DO BEM que defendem a mesma bandeira a PAZ.

  • Justiça

    A sociedade não perdeu nada. Sairá de foco desta vara os crimes dolosos contra vida. E entrará como repercussão da 17 vara os crimes contra administração pública e econômico. Vai ser um festival de medida cautelar contra agentes públicos e empresários desonestos. O poder judiciário alagoano vai agir com dureza e celeridade. Quem for ímprobo feche a bodega, porque, vai ser preso.

  • Jerônimo Veras

    Ricardo,
    apesar da minha ignorância no aspecto legal da decisão, vejo que também é “legal” lembrarmos que, como não somos filhos de chocadeira, ou seja, nascemos todos (predadores, carniceiros e presas) numa família, com pais, filhos, sobrinhos, avós, tios, primos, netos, a nossa esperteza de hoje poderá ser o sofrimento deles amanhã, na falta de médicos no serviço de emergência, acidente numa via mal sinalizada, assédio dos traficantes nas proximidades das escolas, assaltos nas esquinas…

  • williams

    Ricardo, faz um comentário sobre o tiro no próprio pé q a OAB de contra o povo de Alagoas quando foi contrário a 17 vara. Será que isso vai influir negativamente na reeleição do Omar Coelho.

  • carlos lima

    Ricardo, você fez justiça ao enaltecer a bravura deste grande Juiz que é o Mauricio Breda

  • Niviane Rodrigues

    De fato houve uma perda significativa, Ricardo. Nao so para voce nem para mim, cidadaos que somos, conhecedores da impotancia da 17 Vara. Aperda foi para o alagoano em geral. Ou melhor, o alagoano que nao mata, nao rouba e vive do suor de seu trabalho. Esses que zombam, mas nao tem coragem de mostrar a cara sao os capangas dos coreneis da politica que infelizmente ainda sobrevivem e tem a cara de pau de usar a tribuna de uma Casa que deveria representar o povo, a ALE, para fazerem discursos contra a violencia. Esses, sim, deveriam ser banidos da sociedade e do que ainda rests de pessoas do bem.

  • Desconfiado

    Mais tenho certeza o maior culpado nesta materia da 17ª vara o supremo foi quem deu esta carta branca aos bandidos e politicos Ricardo Mota do mesmo jeito que vç perdeu como dizem eu e os Alagoanos de vergonha perdemos juntos mais espero que os juizes e promotores tenham uma maneira de continua botando na cadeia estes criminosos ricos e politicos rezo em DEUS pra que a 17ª continui forte.

  • Sergio

    Uma pena, mas os Homens de bem concordam com Vc Ricardo. todos perdemos com isso…

  • FÁBIO GOMES

    Jornalista Ricardo Mota,
    É louvável a defesa que patrocina da 17ª Vara Criminal, contudo, acredito eu, que defende mesmo, como cidadão constituído de relevante senso de cultura e formação política, é a adoção de mecanismos aptos a regular o convívio social do nosso Estado, por vezes abalado sim, ao longo de sua história, por episódios que não orgulham nenhum alagoano.
    Não há clamor social, à luz da Constituição Federal, que justifique o ativismo do Poder Judiciário, ainda mais porque sua representação material seja exercida por homens, passíveis, portanto, de falibilidade, decorrente de que no dia a dia são cidadãos, entretanto, a atuação do Poder Judiciário deve guardar obediência, ao regramento normativo nacional, sob a luz da Carta da República, desde seus Princípios, inclusive.
    Ocorre que, o exercício da judicatura, não autoriza ao Poder Judiciário, e muito menos a seus agentes, agirem por justiciamento, jamais, sob pena de corrosão irremediável das instituições democráticas, duramente abaladas no nosso País em tantas oportunidades.
    Penso que a discussão não pode ser apequenada, limitando-se ao debate de quem é a favor ou contra o funcionamento da Vara ou da postura deste ou daquele Magistrado, o que de fato importa, é a preservação da Carta de 1988, não apenas no que tange a existência da 17ª Vara Criminal, como também, principalmente, na garantia dos direitos que justificaram sua criação, ou seja, a inconstitucionalidade está presente nos dois lados da moeda, na existência da Vara na forma concebida, e mais relevante ainda, na incompetência ou desídia do Poder Público do Estado em não garantir aos alagoanos o acesso aos conceitos mais basilares de cidadania, porém, o fim não justifica os meios.
    É necessário, portanto, promover uma discussão madura, juridicamente consistente, irretocável na sua forma, que, utilizando-se da capacidade de trabalho e da obstinação, não só dos Juízes que compõe o Tribunal de Justiça de Alagoas, e sim de toda a sociedade, para que possam construir um futuro melhor, pois parece evidente que o presente já está perdido, cabendo ao Poder Judiciário um papel, uma atuação, que não pode ser ativista, e sim formal, pois, “os canhões da ditadura não podem ser substituídos pelas canetas do Poder Judiciário”, que deve ser preservado, como a Instituição que, quando o bom senso político-social faltar à sociedade, ao ponto de por em risco o caríssimo Estado democrático, possa, com seu braço forte, manter equilibrada a balança, calcado única e exclusivamente na Lei, e aplicando-a, sem favores e sem rigores, apenas aplicando-a.
    A própria existência da 17ª Vara Criminal, a meu sentir, é uma demonstração de incapacidade, incompetência e falência das instituições do Estado de Alagoas, comparável, por exemplo, existência da Lei do Ficha Limpa, ou seja, é necessário no nosso País existir uma Lei para evitar a candidatura de cidadão que já tenham sido condenados, pois o povo não é capaz de proceder com correção na escolha de seus representantes, concluindo-se, portanto, que a Lei Complementar nº 135/2009 é o atestado oficial da ausência de políticas públicas voltadas para a educação e a melhor formação do cidadão no Brasil, único País do mundo quês traz uma legislação específica de inelegibilidade.
    Pois, bem, com a 17ª Vara o sentido não é diferente, pois a existência dela como gerada, é a demonstração de falência, repise-se, das Instituições do Estado de Alagoas no combate à violência, a criminalidade, e porque não dizer também, no descaso com que sempre foi conduzida a política educacional, pois a violência também é conseqüência do analfabetismo.
    A proposta do momento não deve ser encontrar quem ganhou e quem perdeu, pois não há vencedores ou perdedores especificamente neste episódio, contudo, no que se refere a Alagoas, todos nós já perdemos há muito tempo.

  • Carlos Monteiro

    Parabens Ricardo, continue com sua coerencia em defesa dos menos assistidos, pois quem perde são eles, ninguem ganhas as guerras da injustiça.

  • Crente

    Ricardo: eu disse que iria ficar anônimo, porém você foi irônico: digo sou Ladislau, daí o pseudônimo de lalau, a não ser que você queira insinuar que sou lalau de ladrão. Agradeço a resposta. Não precisa agradecer meus elogios, pois foram sinceros e não bem recebidos.Você daria para ser Juiz ou Promotor.

  • Perdedores

    Como vc já havia dito na semana que passou, e muitos criticaram, a 17ª vara é constitucional. Esse é o ponto.
    Quanto a competência para julgamento de crimes contra vida, deixemos para os demais excelentes juízes que integram o quadro do judiciário alagoano.
    O julgamento foi técnico e limitou a atuação da 17ª vara, mas não a fulminou. Portanto a 17 vara continua, e vamos em frente.
    Alguns advogadozinhos é que gostam de se equiparar a criminosos e tentam desqualificar aqueles que prestam um bom serviço a sociedade.
    Para esses, os “furinautas”, fica o jargão dos seus pares: perdeu playboy!

  • Indignado

    Pq? Pq? Pq eu fui nascer em Alagoas???

  • ARTUR

    RICARDO, VOCÊ É MUITO MAIOR QUE TODOS AQUELES QUE LUTAM PELO MAL FEITO E SEMAIAM A IMORALIDADE.

  • Brabo

    Vc falou tudo! e o que dizer do site Briosa em foco que macula a imagem de oficiais de bem e deixa que postem comentarios invejosos e canalhas? Sabemos agora que é do coronel bugarin acusado de peculato, apropiação indébita e formação d quadrilha e do coronel ivon.

  • ARTUR

    RICARDO, VOCÊ É MUITO MAIOR QUE TODOS AQUELES QUE LUTAM PELO MAU FEITO E SEMEIAM A IMORALIDADE.
    HOJE EM ALAGOAS, O Dr. MAURÍCIO BREDA SERVE DE REFERENCIA COMO JUIZ INDEPENDENTE E CORAJOSO.

  • wandeck veloso

    Não, meu caro Ricardo, você nada perdeu! Tu é um brilhante jornalista, a merecer nosso respeito.
    Mas acontece rapaz, que não podemos querer fazer justiça a “qualquer custo”, simplesmente detonando direitos e garantias constitucionais do cidadão, dando uma “falsa impressão” a sociedade, do fim do crime organizado.
    Sou a favor sim Ricardo, de uma Sociedade justa, igual, fraterna e livre de violência de toda ordem, mas desde que os meios percorridos sejam os legais e legítimos, ou seja, a fabrica para fazer as leis, deve ser a competente e o jeito de conduzir as coisas já prontas, deve ser a mais igual e imparcial possível.
    Os operadores do direito, que prezam por esse modelo de sociedade acima evidenciado (a meu ver, não utópica), que atuam ou atuaram ante a 17ª Vara, certamente acharam justo o pronunciamento da Suprema Corte.

  • OAB/AL

    PARABÉNS A OAB QUE SEMPRE DEFENDEU A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

  • LUIZ FLÁVIO GOMES.

    O TJAL inovou, criou até um novo tipo penal, “O CRIME DE MANDO”. Nunca vi este crime no Código Penal ou em qualquer outra lei.

    Grandes jurisconfusos estes do TJAL.

  • Henrique Moura

    É uma pena! A Alagoas que queremos é a da 17 Vara, é a da Paz, e a de profissionais como você Ricardo Mota, no entanto, a cada passo que damos avante, retroagimos dois ou três, é impressionante. Todo e qualquer cidadão de bem do Estado, tenho certeza, apoia a 17 Vara, o faz porque viu resultado no seu trabalho, um resultado, aliás, muito pequeno pra demanda que existe. Hoje nas fazendas e gabinetes de alguns políticos deve ter festa pra comemorar o fato. Esta OAB/AL que envergonha a história da entidade, também deve tá em festa pelo belo cumprimento da tarefa da qual foi incumbida pra dar ao fato um “ar de legalidade”! Esse é o sistema e é com fatos como esse que podemos explicar tudo de ruim que existe em Alagoas. Enquanto essa terra tiver donos não avançará em absolutamente nada. Cabe a nós, simples mortais continuar tentando!

  • ennio oliveira lyra

    Oi Ricardo fomos colegas de classe no “Moreira e Silva”. Hoje resido em Jão Pessoa (PB), e cotidianamente leio seu blog. É uma pena perceber que Alagoas continua a velha república de sempre. A diferença é que as personagens de hoje são filhos e/ou netos daqueles de tempos atrás. Forte abraço.

  • Juanito

    Dr. Mauricio, um homem justo, que honra Alagoas com suas ações moralizadoras.

  • Carlos Alberto Moliterno

    Penso que é isso mesmo o que disse o João Batista: Parece que a constituição só é respeitada naquilo que pode proteger os bandidos de alto coturno. No mais, é prerrogativa de advogado para aqui, prerrogativa de advogado para lá. Afinal, quando será que a Constituição deixará de ser prerrogativa apenas de advogados? A sociedade tem que viver submissa apenas aos seus interesses corporativos? Porque um advogado deve ganhar 10, 20 vezes mais que um médico na administração pública? Ou um engenheiro? Por que essa distorção, que chega a levar um ex-ministro da justiça receber dinheiro sujo de um meliante cascateiro, dinheiro roubado de todos nós e todos sabem disso, e a OAB – grande OAB! – achar tudo muito certo, tudo muito bonitinho, tudo muito ético, tudo muito de acordo com a Constituição? Sei não. Eu devo ser muito burro. Tapado, mesmo. Ou, no mínimo, um incorrigível ingênuo e sonhador! Parabéns, Ricardo Mota, pois sua voz é voz de milhares de tapados iguais a mim, que passam a vida à mercê e ao bel prazer desses brilhantes e sapientes ADVOGADOS! Pobre República… podre república.

  • Servidor

    Caro Ricardo,… Uso este pseudônimo, não por me encontrar aliado ao crime como citado. Mas, ao contrário, por fazer parte de uma instituição que pune exemplarmente o servidor que usa do direito constitucional da livre exposição do pensamento. Gostaria apenas de lembrar que o Digno Majistrado Maurício Brêda continua sendo presidente de um dos três Tribunais do Juri da capital. Assim com o Dr. Rodolfo, outro ex-integrante da 17ª vara criminal da capital. Ou seja,… aos que por costume, prática ou herança praticam o crime contra vida, que se cuidem. Pois esses homens corajosos continuaram cumprindo seu papel atuante nas varas competentes. Aos advogados e populares que lhe criticam, praticamente em regime diário, estes ao comparecerem ao Forum para falar com esses majistrados, nunca demosntram essa fúria toda na presença, por exemplo do Dr. Maurício Breda.

  • Prof. Eduardo Sampaio

    Ricardo, diria o professor Astromar (aquele velho personagem de Dias Gomes): “Apedeutas, apedeutas!”. Só sendo, repito, apedeuta, para entender como negativa a 17ª vara. O bom é que, às vezes, o mundo dá mesmo muitas voltas. Quem sabe não teremos novas investidas nessa pauta! Consciência tranquila, irmão! Parabéns pelo texto!

  • não dar pra ficar em alagoas,vou caii fora!!!

    FORA DE ALAGOAS,CHEGAAAAA!!!!!!!!!!

  • joao cicero da silva

    Os justos não precisam de leis eles já cumprem,porém as leis foi feitas para os infratores essem se benefeciam,das brejas para praticarem sua maldade .

  • BBarbosa

    Por que os tribunais superiores, baseados na Constituição “cidadã”, só beneficiam àqueles que mais causam danos ao País? Os maus políticos, os facínoras, os sonegadores de impostos, os que encomendam a eliminação de seus adversários, agradecem penhoradamente. A educação integral da população carente, com três refeições diárias de qualidade, talvez, resolva parte do problema da violência no país. Obs.: A alimentação não deve ser fornecida por aqueles prefeitos da Operação GABIRU e seus seguidores, nem tampouco que as refeições sejam vendidas por comerciantes desonestos.

  • Raimundo Palmeira

    Amigo Ricardo Mota, tenho o maior respeito e consideração pelo Magistrado Maurício Breda.Um homem corajoso capaz e honesto. às vezes temos teses divergentes, mas o respeito reciproco não diminui. Os elogios são aplicáveis aos outros Magistrados componentes da 17a Vara. Penso como vc, se havia inconstitucionalidade era na Lei, mas o bom é que a vara foi mantida para os crimes de organização criminosa.A 17a Vara supre a lacuna da segurança publica alagoana entregue a um Conselho GestorInconstitucional e Amador.A restrição à atuação da 17a Vara Fará falta sim à sociedade.Um grande abraço, amigo.

  • Antonio

    Ricardo VoÇê não Perdeu, quem perdeu foi o povo Alagoano, nossos filhos, nossos pais, nossos avos, que vivem nessa terra de maneira ordeira e trabalhadora esses perderam, quem ganhou ? aqueles de sempre, que vive nas manchetes de dos Jornais, mais pouco se importam pois nosso afã de uma Constituição perfeita, deixamos a brecha para o crescimento da malandragem de todo tipo, Eles alegam seguir a Lei mais na Realidade seguem as brechas da Lei e assim as brechas do sistema Alimenta a Malandragem, a corrupção, o assassinato e tem muita gente ficando Milionária com isso. Um dia as brechas vão se fechar por pressão popular ai veremos os vagabundos de palito temerem alguma coisa.

  • Carlos Eduardo

    Ainda bem que o senhor nao acredita em “super homens”,pois os juizes que compoe a 17° vara estao muito longe disso,diferente do que se acredita e do que a midia tenta fazer com que a populacao acredite.So quem tem um familiar dependendo do julgamento dos juizes dessa vara sabe do que estou falanddo.Pois eles se acham superiores a tudo e a todos,verdadeiros “semi deuses”,que mesmo reconhecendo o proprio erro,sao incapazes de tentar conserta-lo em tempo habil,privando o reu do direito de responder o processo em liberdade.