Nas duas reuniões que realizou com os representes dos demais poderes, desde a última segunda-feira, o governador Teotônio Vilela fez o mesmo apelo: que todos reduzam os contingentes dos respectivos gabinetes militares, para ajudar no reforço da Segurança Pública nas ruas. 

Aliás, como sempre deveria ser. 

Até hoje pela manhã, apenas o Ministério Público Estadual, através do procurador-geral de Justiça Eduardo Tavares Mendes, se manifestou positivamente ao apelo.

Mas antes de chegarmos aos números gerais, eis que um se destaca. Mais do isso: provoca mal-estar entre os palacianos.

A Procuradoria-Geral do Estado, a PGE, tem 24 militares trabalhando por lá – tudo dentro da legalidade, é verdade, mas sem qualquer explicação lógica.

Há um oficial, e o governador já tomou conhecimento disso, que simplesmente recebe os processos para encaminhá-los aos procuradores.

Trabalho de polícia? Com certeza, nem na China.

Em 2008, o governador chegou a mandar um projeto para a Assembleia Legislativa – elaborado pelo Conselho Estadual de Segurança Pública – reduzindo drasticamente os contingentes dos gabinetes militares.

A matéria nem mesmo chegou ao plenário – foi morta e enterrada nas comissões da Casa de Tavares Bastos.

O Gabinete Militar da Asssmbleia é o maior de todos – depois do Palácio, é claro. Legalmente, são 72 integrantes da Polícia Militar que paparicam os deputados (basta lembrar o recente episódio envolvendo a deputada Tayse Guedes). Só que este número, atualmente, subiu para 82.

Para se ter uma ideia da distorção e absurdo que isso representa, basta dizer que uma Base Comunitária da Polícia Militar, um modelo que já tem apresentado resultados positivos em alguns bairros, é montada com 17 militares.

Aos números:

                   O que a Lei prevê  –  O que existe hoje

Palácio            206                      –         159 (vai para 89)

Vice-gov.        28                      –            28

Assembleia     72                      –            82

TJ                        39                      –            39

TC                        39                      –            39

MP                       30                      –            44

PGE                      24                     –             25

Defensoria        00                      –           07

Prefeitura     

de Maceió         16                      –             08

Jeferson diz que "acordo com Galba está bem adiantado"
A 17ª Vara entre vencidos e vencedores
  • pmal

    prever a lei existe hoje

    450 hoemens 280 homens
    só em aladroas mesmo esse ppmm em gabinete de deputado é pra fazer o que não presta.

  • José

    Lembrando que a do TJ é muito maior, pois todos os Batalhões são obrigados a ceder vários militares aos foruns ou juizados especiais… Então eles ficam lotados em batalhões operacionais, mas a serviço de juizes.

  • pmal

    esqueci esses numeros é aqui no 7º BPM

  • junior

    então tá explicado a falta de policiamento na capital, se com 17 homens monta uma base comunitaria da policia. se colocar esses militares para trabalhar na função que é deles mesmo da montar mais de 20 bases. seria um grande refoço. será que o ministro da justiça sabe disso?. depois da choradeira do theo lento villela.

  • Márcio

    Policiais pagos com o dinheiro público para fazer segurança privada de deputados e familiares. No MP e Judiciário não é muito diferente. Em resumo, todo mundo reclama da desordem, mas ninguém quer abrir mão da mordomia. Vergonhoso!

  • Felipe Gabriel

    Com a diminuição do efetivo dos policiais a diposição do palácio ainda restarão 361 policiais a disposição das demais assessorias, a carência é de aproximadamente 10 mil homens, basta verificar o efetivo previsto e o efetivo existente. Contudo, se escondendo em uma alegação pifia e deixando de levar em consideração a supremacia do interesse e da necessidade publica que é a SEGURANÇA. ESSE GOVERNO, PREGUIÇOSO E QUE SOMENTE SE MANIFESTA QUANDO O CAOS JÁ ESTA INSTAURADO, É SIM UM DOS GRANDES RESPONSSAVEIS POR TODA ESSA ONDA DE VIOLÊNCIA. EM QUASE 6 ANOS DE MANDATO NÃO FOI REALIZADO NENHUM CONCURSO PARA A ÁREA DE SEGURANÇA E UMA TROPA QUE JÁ ERA VELHA E CANSADA FICOU AINDA MAIS VELHA E AGORA TOTALMENTE DESMOTIVADA.

  • Jean

    Ricardo,

    O Artigo escrito pelo nobre jornalista reforça o problema da Segurança Pública no Estado de Alagoas : Gestão Incompetente e despreparada.

  • ANISIO SILVA

    FALTOU BOTAR OS MAIS DE 200 PM’S QUE TOMAM CONTA DOS FÓRUNS DA JUSTIÇA, E NÃO ESTÃO NA CONTA DA ASSESSORIA MILITAR DO TJ. PODE..? ALÉM DOS MAIS DE 70 QUE FAZEM A SEGURANÇA (JUSTA) DOS JUÍZES E PROMOTORES AMEAÇADOS. ASSIM É FÁCIL. E EU COMO FICO NAS RUAS. ACABA COM ISSO TÉO. BOTA ORDEM NESSES MILICOS.

  • Rossana Amaral

    GENTE TEM MILITAR EM TODO CANTO NA SEDS (80), NO DETRAN (45), NOS PRESÍDIOS E EM MUITOS ÓRGÃOS POR AÍ, ATÉ NA PREFEITURA COMUNITÁRIA DO BENEDITO BENTES E NA SEGURANÇA DE ALGUNS POLÍTICOS.QUER DESCOBRIR GOVERNADOR. BAIXA UM DECRETO PRA TODO MILITAR SÓ TRABALHAR FARDADO, SEJA EM QUE SETOR DA ADMINISTRAÇÃO ESTIVER. AÍ EU QUERO VER QUANTOS QUARTEIS TEM EM ALAGOAS.

  • Neno Preto

    Ontem Ricardo, estava eu procurando um lugar para estacionar próximo a praça DomPedroII, mais precisamente em frente a biblioteca publica quando ouvi um apito… Quando procurei quem tinha apitado me surpreendi, era um OFICIAL DA PM disciplinando a entrada do estacionamento da Assembléia Legislativa. É pra isso que pagamos altos salar iOS a oficiais da PM???

  • MAGNO DOS SANTOS SILVA

    Ricardo um grande abraço sou telespectador da sua coluna “Ponto Crítico” e leitor diário do seu blog pois é, lugar de policial militar é nos quartéis (serviços internos) ou nas ruas (serviços “P O” Patrulhamento Ostensivo)a presença da polícia nas rua não significa dizer que não haverá mais crimes, mais inibi os meliantes, dá uma impressão muito boa de uma cidade que oferece segurança à população, essa combinação de polícia com políitca nunca foi boa é perigosa, não vejo necessidade de Assembléia Legislativa ter um Gabinte Militar com 82 homens, primeiro estão fora da atividade-fim da PM, segundo trabalhando em ambientes climatizados tomando água e cafezinho sentados boa parte do dia ficando obesos, boa parte da tropa é público e notório estão acima do peso, acima dos 40 anos de idade, fora os que descanbam nos caminhos da pistolagem, lugar de policiais militares é no patrulhamento da cidade prestando segurança a população não servindo de office-boy, motoristas e porteiros de tribunais, Assembléia Legislativa e outros Órgãos do Governo do Estado, cidadãos reflitam muito mas muito mesmo antes de votar assistam os telejornais e vejam a situação desse país corrupção em todos os poderes.

  • carlos eduardo

    Essas assessorias só servem para “amoitar” ou seja…em busca de macete, interesse pessoal, gratificações, e etc..esses militares são inúteis para a segurança pública e principalmente a população alagoana! coloquem esses acomodados e puxadores de sacos nas ruas, esse sim é a atividade fim da polícia militar.

  • Domingos savio souza

    nao vamos esquercer de divulgar os quer estao na smtt – tem oficiais e policiais civil. fiscalizando e fotografando os veiculos ( menos os dos vereadores nos dias de seçao ) quer os nomes ;

  • Manoel Araújo Tavares

    Existe quatro policiais militares a disposição da Rosa Albuquerque,para quê?

  • alagoano

    o governo ta querendo dividir a responsabilidade com assembleia,mp,tj,tc…etc, o problema nao é em quantidade de homens nas ruas e sim a falta de atitude,coronel amaral com 200 homens resolvia os problemas, ta faltando qualidade e nao quantidade!!!!

  • alan dos santos

    Engraçado esse governador e alguns comunicadores, onde é que esses policiais vão suprir a carência que existe em nosso Estado, todo estado existe gabinete militar. Tem que fazer é concurso, pois todo ano sai mais de 400 pociais para a reserva. O governador quer tirar o foco da coisa.

  • Alexandre Timoteo Gomes de Barros

    Prezado Ricardo, pelo pouco que conheço, todos os policiais que estão a disposição dos Órgaos, são disponibilizados pelo Governador do Estado, ou seja, estão lá com autorização. Se quiser tomar uma atitude correta, o Sr Governador do mesmo modo que disponibilizou pelo Diario Oficial, determina o retorno de todos os Policiais cedidos a seu Orgão de origem. Ai sim, determina ao Conselho de segurança que analise caso a caso, e, libera de acordo com as necessidades. Isso é o correto. Agora cader CORAGEM!!!!!

  • rodrigo

    neste locais todo tem policiais ,
    na minha casa 0
    na casa do contribuinte 0
    nas ruas 0
    nos bairros 0
    e onde estão os policiais?

  • pedro

    Vale ressaltar que também temos policiais no Conselho de Segurança e com prefeito gabiru da regiao norte,inclusive oficiais.

  • CARLOS HENRIQUE

    Meu caro Ricardo Mota, você é um brilhante jornalista, considero você um dos melhores, não só de Alagoas, mas a nível Nacional. Agora responda a seus fiéis seguidores. Você acha mesmo que o câncer da falta de segurança são alguns homens a mais nas ruas?
    observação: leve em consideração que seus leitores são formados de diferentes classes sociais e culturais, pessoas que não acreditam em Papai Noel.

  • Cristiano marques

    Ricardo, publica meu comentario…inclusive os PRFs que trabalham estao revoltados com a situacao do Tacio (PRF à disposição do Rui Palmeira). Efetivo ta super baixo e a galera ta chateada.
    Ele é presidente do sindicato e usou isso pra conseguir ficar recebendo sem dar um dia de serviço.

  • D’antanho

    UMA IMORALIDADE!!! Téo, Ciço, e aí?

  • Não existe ética!

    Eles servem de motoristas,leva/feira,vigia,gari de madame,toma conta dos filhos(babá)e……..

  • José Raposo Neto

    Esse Alan dos Santos deve ser um mamador ou puxa saco da Assembleia.
    Fim das Assessorias Militares já e botem esses militares para defender a população que paga os seus salários.

  • André Maciel

    Os militares lotados na Assembléia deveriam cumprir com a obrigação e prender a maioria desses taturanas e outros malfeitores do colarinho branco.

  • critico

    Caro Ricardo quer ver policiais de montão vai demanhã e a tarde em frente ao Colégio Coc na ponta verde os poliça trabalhando de babá….kkkkk.

  • Revoltado

    No palácio tem mais oficial do que nas ruas tem é tanta estrela e gemada,mais é tão bonitinho um mote de estrelas.

  • joao marcelo

    DIGA UMA NOVIDADE ! VINDO DE QUEM MANDA EM ALAGOAS TUDO QUE FOR DE RUIM NÃO SURPREENDE NINGUÉM……ASSEMBLEIA , TC , PREFEITURAS,E POR AI VAI

  • jacilene sousa

    Bom, se somarmos esses aos outros pms que fazem serviços internos nos quarteis (guarda, burocracia, cozinha, oficina,tratador de animais, OS “PEIXES” que não aparecem ou trabalham meio expediente, etc.)teremos a quantidade que falta ao policiamento da rua, olha que isso sem fazer concurso, basta apenas moralizar!

  • Luiz Carlos Godoy

    Convenhamos, é muito militar em órgãos públicos. Com a criminalidade imperando, não vejo razão para tantos PMs em gabinetes. Lugar de PM é na rua, dando segurança para a população. Inclusive na periferia. Afinal, “A segurança só para alguns é, de fato, a insegurança para todos.”
    (N. Mandela)

  • daniel

    Caro Ricardo:
    Um trabalhinho para voce ou sua equipe.
    Total de homens na segurança pública (x)
    Como trabalham 12 hr. por 36 de folga sobram (?)
    Destes tire- Afastados p/doença
    – Afastados p/licença
    – Férias
    – A disposição
    – Trabalho interno
    – No interior do estado
    – Detidos
    – Outros
    Sobram (y) para o efetivo policiamento da capital.

  • Antonio Carlos Barbosa

    Vale ressaltar, a postura dos Desembargadores Federais do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. Nos prédios das Varas do Trabalho de todo e Estado de Alagoas, do Tribunal Regional do Trabalho e da Procuradoria do Trabalho em Alagoas, não existe um único policial militar. A necessidade seria a mesma dos que usam a segurança dos militares. Todo o serviço é feito através de empresa de vigilância privada. Belo exemplo a ser seguido.

  • aldo soares

    Tal como chefe supremo das F.As.é o (a) presidente ; o Governador do estado é quem determina, quem empossa, quem assina nomeações de comandos na polícia e quem tem poder para alterar algo dentro da O.M, sem seu aval nada é feito. Portanto, se o judiciário e o legislativo tem militares sob seus tetos , há consentimento. Lembrando que militares e políticos são imiscíveis:assim diz o estatuto. “Cada macaco no seu galho”: 3 poderes harmônicos e independente; só no papel.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, TIRAR ESSES MENINOS DA “BOA VIDA” E BOTÁ-LOS NAS RUAS É COVARDIA. TODOS GORDINHOS E BEM TRATADOS, ACHO QUE VÃO É ATRAPALHAR QUEM TRABALHA. TEM DE DAR UMA BOA RECICLADA ANTES. TEM UNS QUE VÃO ADOECER, APOSTO !

  • josé a d chaves

    Ricardo Mota. Ainda bem que existe pessoas como você. Essa de colocar militares para trabalhar em gabinetes é uma forma que os parlamentares e os órgãos do governo descobriram para terem segurança particular, diga-se de passagem, paga com o dinheiro público. E esses militares, após estas designações ficam a mercê dessas pessoas. E o que é mais revoltante é o caso de que estes “POLICIAIS” porque trabalham com as “EXCELÊNCIAS” são muitas vezes promovidos na frente daqueles verdadeiros policiais que no dia a dia trabalham protegendo a população. É só pequizar.

  • lecy bomfim

    Concordo com vc josé Chaves, hoje a promoção na PM depende de quem indica, é uma verdadeira briga de poderes e os que realmente merecem ser promovidos ficam a ver navios, desmotivados, revoltados e envergonhados. Meu caro Ricardo, faça uma matéria sobre essas promoções vergonhosas que ocorrem na PM.

  • Anti-Corrupto

    O problema não é de POLICIA É A FALTA DE POLITICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA (GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL,GOVERNO MUNICIPAL,MINISTÉRIO PUBLICO,OAB).

  • Maria C.

    Na Idade Média (período das trevas), os senhores feudais para manter o poder e o medo na vassalagem, usavam pequenos exércitos. Hoje, o grande risco da existência de assessorias militares é esse: alguns políticos que se acham verdadeiros senhores feudais utilizarem sua assessoria militar como um exército particular.

    Daqui a pouco até igrejas e associações de moradores de bairros vai ter assessoria militar.