Parece impossível, mas não é. Alguns prédios e estabelecimentos comerciais que dispõem de câmeras de segurança têm dificultado o acesso da polícia às imagens colhidas no Corredor Vera Arruda, do dia em que foi assassinado o médicos José Alfredo Vasco.

Foi o que me disse, agora há pouco, o diretor-geral da Polícia Civil, delegado José Edson, empenhado na elucidação do crime covarde e brutal.

Ele afirmou que vai pedir ajuda à Justiça, se for necessário, para a realização de uma busca e apreensão nesses locais.

“É impressionante. Fica um jogo de empurra, mandam para um, para outro, dizem que vão consultar a assessoria jurídica, e nós estamos perdendo tempo. A sociedade, que reclama com razão, precisa contribuir com o trabalho da polícia”, afirmou o delegado-geral.

Fato importante: a PC já tem pelo menos um suspeito de ter cometido o homicídio.

A 17ª Vara entre vencidos e vencedores
Foi o crack, sim. Mas por que o crack?
  • LUANA

    E A SECRETARIA DA PAZ?

  • Joao paulo

    A polícia agora quer culpar a sociedade? Ah vá!!

  • Anderson Luis

    Por isso que aquela manifestação ontem estava tão “magra” e “mesquinha”.
    Os moradores em suas mãnsões e apartamento de alto luxo, pensam que as drogas é problema apenas de polícia e de governo.
    Se acham que o problema é só de governo, que continue procedendo assim e chorem depois.
    A verdade, grande verdade, é que muitos dos que se dizem ofendidos e indignados, sabem que seus prórpios filhos, classe média alta, alimenta o trafico.
    Quando a polícia os repreendes eles se exaltam e esperneiam, para depois chorar pelos seus familiares.
    Claro que não se trata do caso Alfredo, mas com certeza trata-se da grande maioria.
    NÃO ESQUEÇAM: O PROBLEMA É NOSSO. DE TODOS NÓS!

  • Silmara

    Não tem lógica. O povo tem que fazer sua parte tambem. Que custa dar as imagens?? Depois ficam tudo reclamando…Que coisa feia.

  • Gregório de Matos

    Caro Mota, não me surpreende a IGNORÂNCIA e a DESINFORMAÇÃO dos comentários dos defensores dos policiais militares de Alagoas, quando dizem que o “policial militar deveria ganhar igual a um médico, e por que não?”. Essa narrativa chega a ser risível mediante o fato de a minha sobrinha ser médica do Estado e CONCURSADA já faz dezesseis longos anos e receber por vinte horas de serviço a importância VERGONHOSA de R$ 1.356,00 e principalmente, quando é sabido, que o piso do militar já ultrapassou os dois mil reais/mês. É bom que esses SUBACULTURADOS saibam que médico que ganha “bem” como eles rotulam, e que por sinal trabalha pra … é aquele que vive quase que exclusivamente da iciativa privada e não da atividade pública, que muito a propósito, hoje quando se abre um concurso para médico no serviço público o que tem acontecido é que o número de vagas ofertadas tem quase sempre sido maior que o número de candidatos postulantes.

  • ARTUR

    É SEMPRE ASSIM A SOCIEDADE RECLAMA, CRITICA A POLICIA E NÃO QUER FAZER A SUA PARTE E SABE POR QUE? ACREDITO QUE É MEDO DOS BANDIDOS, VEJA A QUE PONTO CHEGAMOS.

  • Armação?

    Ômiseuminu, quem já viu tamanha armação como essa? Sou síndico e não cínico de um edifício, que não é fácil, ou prédio de apartamentos, que tem sistema de filmagem e nega a Polícia o direito de verificar a filmagem para possivelmente esclarecer o crime bárbaro de um usuário como o caso do médico José Alfredo, morador nas proximidades. Pelo a amor de DEUS, isto no míniimo é covardia e/ou envolvimento no assassinato do Dr. José Alfredo.

  • LUIZ CARLOS LINS

    JÁ PASSOU DA HORA DE A PREFEITURA DE MACEIÓ INSTALAR CÂMERAS EM TODA A CAPITAL PARA TENTAR INIBIR E MINIMIZAR OS CRIMES EM VIAS PÚBLICAS. NO CTO, COM TANTAS LOJAS, Ñ HÁ NENHUMA CÂMERA. JÁ FALARAM QUE A PREFEITURA Ñ TEM RECURSOS P/ ISTO, PQ TERIA Q CONSTRUIR UMA CENTRAL DE MONITORAMENTO. PQ Ñ USAM O QUARTEL DA PM Q FICA TB NO CTO? NA PÇA VERA ARRUDA, BASTARIA ILUMINÁ-LA E POR CÂMERAS E POLICIAIS 24h FAZENDO RONDAS P/ DAR SEGURANÇA À SOCIEDADE. É SIMPLES. SÓ PRECISA DE COMPETÊNCIA E VONTADE DE FAZER.

  • Cristiano marques

    Acho que a prefeitura deveria ligar aquelas ruas do stela maris, colocaria lombada e passagem para pedestre no nivel da calçada.

  • Mário Souto

    Enquanto a “sociedade” achar que a violência é problema apenas do Governo/Polícia e não fizer a sua parte (além de passeata organizada via Facebook), não saíremos dessa situação. No lugar de protestos no Stella Maris, era bom a “sociedade” procurar fazer trabalho voluntário nos grotões e periferia.

  • rodrigo

    Exatamente Silmara! Isso sim eh exercer a cidadania! Eh justo a manifestação que foi feita, mas as pessoas e a sociedade como um todo precisa colaborar com a policia civil e com a justiça.

  • abelão

    Não sei dos meandros jurídicos ,mas ,a polícia não poderia ir aos prédios já munidos de mandados de busca e apreenção?Isso seria possível?Não sei qual o temor dos sindicos em entregar as fitas de vídeo,não consigo visualizar nenhum empecílio.

  • Leitora

    Constituição Federal Art. 144 – A segurança pública, dever do Estado, direito e RESPONSABILIDADE de todos…

  • edi

    isso é conivência com o crime

  • Luiz

    Salve-se quem puder, esses moradores da Jatiúca estão preocupados é com a grana que chega no fim do mes na conta, pois a maioria vive do Estado e quem morreu já era.

  • NÃO FOI O CRACK FOI A FALTA DE COMPROMISSO

    A violência já bateu à Casa Grande. A violência vai invadir a praia. Infelizmente, Alagoas está falida nesse setor. O limite do suportável já está ultrapassando o suportável, não é? Não adianta aqui defender mais policiais nas ruas ou melhores salários. Que adianta um Delegado ou Coronel ganhar até 17 mil se não há compromisso, se não trabalham. O que deve mudar é todo a estrutura da segurança pública. Pra que, numa instituição policial militar tamanho escalonamento: soldado, cabo, sargento, tenente, capitão, tenente-coronel, coronel, chega cansa. Bastaria soldado e sargento,e melhoria salarial. Pra que delegado, escrivão e agente de polícia, bastaria investigador de polícia, com um escalonamento neste caso semelhente à Polícia ROdoviária FEderal. A segurança pública no Brasil precisa ser repensada. O formato, os salários, a estrutura, a relação com a sociedade.Ricardo pra que coronel, major, capitão, que maluquice inútil. Uma tradição dessas precisa ser superada para o bem da sociedade. Nas delegacias, mão-de-obra qualificada tem, falta mudança na estrutura policial. A solução não é hirarquizar, é dar isonomia, o Estado não é empresa privada, precisa de disciplina, mas a polícia no sua atual formação atrapalha a polícia.

  • Policial Militar

    O comentário do “Gregório” não condiz c a realidade. Um PM chega a trabalhar 240 horas por mês para receber 2 mil reais. Isso representa 20 vezes a carga horária de um médico, sem falar que o risco que corre um médico é de se cortar com o bisturi ou de não gostar da comida que servem no hospital. Fala sério, Gregório!

  • Roberto

    Eu moro no jacintinho (bem perto do Vera Arruda). Aqui morrem sempre 2 ou 3 por semana e não vi nenhuma mobilização da “sociedade organizada”. Agora, só porque morreu um medico de classe media alta querem fazer uma revolução!!! Isso é ridículo! Se essas pessoas pudessem morar dentro de uma redoma e excluíssem assim os pobres e menos favorecidos, não tenham duvida que fariam!!hipocrisia pura.

  • sergio 43

    Moro na P. Verde e digo, alguns moradores parecem frango de supermercado – saem de casa, toda climatizada(nada contra), utilizam o elevador com ar condicionado, entram no carro, com vidro fumê bem escuro e com ar, vão para o “trabalho, igual em suas casa -acham-se de outro mundo- ou têm medo de estragar), que nada vai lhes alcança, nem a seus familiares, por isso não querem contribuir com a investigação – gente rica em dinheiro e tão pobres de espírito – basta ver que o bairro onde tem mais focos de mosquito da dengue, já que os seres do “outro mundo” não permitem a entrada de agentes de saúde é na Ponta Verde (muitos moradores são “doutores”). Dificultar a ação da justiça é crime e omissão também, além de ser pecado. Vamos ser cidadãos e cristãos, cumprir com nossa obrigação, pois caso contrário, o crime, a violência, o banditismo estará crescendo cada vez mais. Ninguém está imune, nossos filhos e netos, enfim todos os nossos familiares, vão à escola ou faculdade, vão ao shopping e etc. não adianta chegar nas varandas e olhar para baixo achando que estão a salvo de tudo. O mal tem que ser combatido com a ajuda de todos dentro do que determina a lei. Se não querem se envolver por medo, saibam que estão estimulando que outros fatos como esse assassinato continuarão a ocorrer em nosso município, em nosso estado, em nosso país.

  • Onde estamos

    A que ponto chegamos. Pelo amor de Deus porque estas pessoas se negam a ajudar, uma vez que morando próximas a este corredor pode acontecer com elas ou seus parentes o que ocorreu com este senhor. Onde estamos. Em que mundo estamos vivendo. Será que sou de outro planeta.

  • carlos henrique

    A omissão também mata! Esse Estado onde existem centenas de policias corruptos, agentes públicos corruptos, vendedores de votos e políticos desonestos, vai precisar de mais polícia nas ruas?

  • Júlio

    Ricardo. De acordo com o título da matéria, eu entendi que era o prédio (barreira física) que estava dificultando o acesso às imagens.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, VOCÊ DISSE ESTABELECIMENTOS ? DISSE ?. ENTÃO TRATEM DE PAGAR PELAS IMAGENS, ORA ESSA !ONDE JÁ SE VIU ? OS OUTROS NÃO. OS OUTROS NÃO PERDERAM ENTES QUERIDOS. ENTÃO PRÁ QUÊ SE MEXEREM ? O DELES ESTÁ ASSANDO. PODEM ESPERAR.

  • Patricia Costa

    Moro em um dos predios perto do Vera Arruda e quando li a matéria nao acreditei. Ai fui ver se o meu predio tinha fornecido a filmagem e nao e que negaram!! Fiquei tao revoltada que falei com a sindica e ela disse que vai liberar. E que todo mundo tem que fazer sua parte. Nao e armação nao porque aconteceu aqui onde eu moro.

  • junior

    aí, fica dificil, todos querem segurança mas tambem a sociedade tem que ajudar.vamos lá minha gente vamos botar esses bandidos na cadeia.é só a policia dizer os mones dos estabelecimentos e dos condominios que não querem ajudar.que nós iremos boicotalos.

  • bel

    A CULPA EH DA PROPRIA BURGUESIA QUE ESTAVA NA PASSEATA, NUNCA ACHAM QUE JA TEM O BASTANTE E VIVEM ACUMULANDO RIQUEZAS. DAI A MISERIA, VIOLENCIA, CRIMES COMO O DA PRAÇA , ETC.

  • carlos

    Sentimento fingido de alguns moradores de Vera Arruda.A polícia nem precisava solicitar e sim um iniciativa dos moradores de fornecerem estas imagem que pode levar a identificação dos covardes que devem terem cometidos outros crimes.Moradores é uma questão de segurança para todos!!!

  • CJS

    Pode ficar certo que estes mesmos que estão negando as imagens foram participar do movimento contra a violência.

  • D’antanho

    Como essas “DIFICULDADES” que criam as “FACILIDADES”!!!!1!!

  • D’antanho

    Corrijo: São essas “DIFICULDADES” que criam as “FACILIDADES”!!!!!!!

  • claudio

    A Culpa de toda a violência não é apenas da polícia, que tem o papel apenas de coibir, a culpa é da sociedade.

    A culpa principalmente são dos legisladores DEPUTADOS E VEREADORES,não duvido que a forma de fazer política da maioria,- pasmem- leve a torcer pela violência,do tipo; quanto pior melhor.Esses senhores que deveriam, legislar a favor da sociedade,estão preocupados apenas com suas reeleiçãões,com o objetivo de se perpetuar no poder.
    Uma coisa simples que poderia ser aprovada, era exatamente uma lei no sentido da obrigatoriedade de confisco das imagens para averiguação dos crimes, algo automático, houve um crime as imagens pertecem à polícia. e o propreitário ser obrigado a entregar, muito simples.

  • aldo soares

    Todo dia acontece barbaridades.(novidade alguma) crimes pra lá de hediondos com requintes de perversidade.jovens com tiro na nuca pessoas com cabeças decepadas as mais horripilantes e reais histórias de terror; em alagoas. Quem tem poder de elucidar crimes: o povo ? não, o aparato estatal;responsabilidade maior do governo do estado, ele é o gerente -geral, quem decide; quem ordena despesas.O efetivo policial está conforme a tabela? não! então vamos começando por aí; tem escola em tempo integral? não! então, quando não se “fabrica” cidadãos de boa qualidade em boas escolas as ruas se encarregam de produzir em larga escala, bandidos e assassinos. O jardim Ângela,em SP.era uma das áreas mais violentas do país 50 homicídios/mês hoje: +- 2. iniciativa de quem? do estado,com o apoio da sociedade local, claro. Até que o governo atual vem fazendo sua parte, não se pode responsabilizá-lo isso vem de longe.

  • João Neto

    Pois é!!
    A parte hipócrita da Sociedade (minoria) critica mas se nega a ajudar, o mínimo que seja.
    Sinto pela perda da família do médico (conheço os filhos dele) mas estava vendo as fotos da manifestação e vi algumas pessoas (poucas) posando para as fotos, sorrindo como se estivessem num evento de moda!
    Nem aí para a dor da família.
    Só estavam lá porque tá na mídia, tá em voga!
    Tenha santa paciência.

  • JEu

    Pois é, quando se trata de fazer a sua parte no combate à violência e à criminalidade, que começa por se fazer justiça social, no combate às misérias moral e material, as pessoas logo desaparecem ou tratam de sair de fininho….

  • D’antanho

    Um PITACO pro ciço e pro Téo: por que não cumprem seus papéis contitucionais e colocam as instituições pra funcionar como deve, ocupando os espaços públicos efetivamente? As praças todas vivem abandonadas. vamos ocupalas com atividades lúdicas,educativas,cívicas,religiosas, artisticas,etc,etc. e a guarda municipal? ENFIM,faça-se um MUTIRÃO ( governo e sociedade) para que voltemos à prática dos bons valores!!!

  • Rubem Barros

    Eita, e os crimes lá do Biu, do Jassa, da Levada, de Bom Parto, do Clima Bom, do Tabuleiro, da Chã de Bebedouro, Jaqueira… Essa turma bonitinha não está nem aí. Pobres coitados das periferias, indigentes, estudantes de escolas públicas, condenados ao fracasso e a morte prematura. Nas escolas que eles frequentam aprendem também a matar.
    E assim será. Será?

  • mordido

    Não tem cabimento certas coisas q acontece por aki,esconder as imagens q pode constar a figura suspeita,os PM BOX sabiamos onde encontrar ajuda qdo precisavamos,indo lá ou por telefone,uma ronda q passa agora e demora pra voltar é brincar com segurança,e no estela mares funcionava com eficiência trabalhei perto e vi,ACORDA TECNICOS EM SEGURANÇA,Q DEUS NOS ACUDA.

  • Zeudman

    Para que serve a Guarda Municipal em Maceió?
    Só sei para que serve na Constituição, mas na prática em Maceió não sei.
    É só mais uma despesa para o município, pois não servem pra nada, nem parece que existem!
    Pq não estão nas praças? Nos monumentos públicos? Pq? Pq?

  • Morador do local

    Caros comentaristas, os sindicos dos prédios não querem ceder as filmagens por conta de nelas aparecerem os filhos dos respectivos moradores fumando maconha e crack. O corredor Vera Arruda é conhecido como o maconhodrómo de luxo de Maceió. Se fuma e se trafica no mínimo 2kg de drogas diariamente na região.

  • Fernando

    Vou colocar uma imensa faixa com os dizeres: “Senhores bandidos, não se preocupem, pois estas câmaras não funcionam, é só faz de conta”.

  • EUDÓFYO

    Ricardo! Covardia – Esse é o sentimento que tenho diante de uma sociedade preconceituosa e discriminadora como a de Alagoas. Infelizmente a única coisa que separa a violência da população são os escassos orgãos de segurança, entre eles a polícia que bem ou mal desempenha seu papel. Presenciei o mau caratismo aqui em Arapiraca quando do assassinato de um excelente pai de família “Luciano da Besta”, de alguns empresários que se negaram a entregar cópias das imagens do crime, até mesmo um juiz aposentado se negou a entregar as imagens que depois de muita peleja colaborou. Se depender da boa vontade de nossa sociedade os crimes diminuirão a níveis da segunda guerra mundial. COVARDIA.

  • Maria

    Nos bairros mais carentes tem representantes de comunidade, não sei se todos tem. Por que esses representes não convoca os moradores para uma passeata de protesto qdo acontece um assassinato??? Por que não procuram tomar medidas necessárias, procurar orientação de pessoas mais esclarecidas? Ficam só reclamando pq fizeram uma passeata de protesto pela morte de um médico, pq era de classe alta, etc..Parem de reclamar e tomem alguma atitude. Vale salientar que não sou classe alta e nem fui a passeata.

  • J. Monteiro

    Como cidadão, pai e avô, lamento profundamente o fim trágico que teve o Drº José Alfredo Vasco, mas, e os outros sem título de doutor? Os que não residem nas tão decantadas áreas nobres? Perceberam que a violência alcança a todos? Para os céticos, ateus e similares, talvez essa afirmação seja risível: Aos olhos de Deus, todo ser humano é exatamente igual, e a vida, dom maior de Deus, é o nosso maior bem. E se o(s) assassino(s) do médico forem de menor idade, o que vai acontecer? Acordem, estamos em Alagoas, e Alagoas é Brasil, o país da empulhação, da safadeza, do roubo e da impunidade.

  • Roberto Silveira

    a segurança e um dever do estado,mais tambem responsabilidade de todo cidadão.nesse caso deveria haver a sensibilidade de todos que detem cameras no local,ajudando assim a tirar das ruas quem cometeu esse grave crime,pois acreditando na impunidade e na omissao do povo,esse marginal podera cometer outros homicidios.existe tambem o 181 que deve ser usado por todos para ajudar nao so nesse caso,mais tambem de uso de brogas etc,vamos ajudar a aliviar a dor da familia.

  • Maria do Carmo

    O que esta faltando é CIVILIDADE,RESPEITO,HONESTIDADE,DIGNIDADE E AMOR AO PROXIMO.Posso dizer que sou filho da DITADURA, e sei hoje da realidade que foi aquele período,e não concordo com as atrocidades que aconteceram, mas posso dizer com honestidade que a educação que recebi me fez uma cidadã com todos aqueles pricipios ditos no começo deste relato,as familias como a celula mater da sociedade, pobres ou ricos tinham os mesmos valores moraes, os professores eram verdadeiros educadores e nas comunidades onde moravamos todos se conheciam e sabiamos que eram as pessoas de mal comportamento que eram chamadas e repreendidas e ate castigadas, mas se corrigiram quase todas que conhecia.Com tanta modernidade,tecnologia,projetos e planos mirabolantes, não seria melhor e mais facil copiar o que deu certo a vida toda,USAR A METODOLOGIA QUE ERA USADA NO PASSADO.De outra maneira eu não vejo jeito,bandidos e corruptos elaborando nossas LEIS FRACAS, para beneficio deles e de seus familiares(estes alimentam o tráfico e o contrabando no país) O direitos deshumanos, protegendo latrocinistas,sequeatadores,estrupadores, politicos corruptos e outros crimes absurdos, ou vamos para uma guerra civil,em um enfrentamento direto entre cidadãos de bem contra toda esta escorea.

  • D’antanho

    É maria do carmo, precisamos cobrar dos líderes sérios, decentes, honestos que ainda resta no país, o retorno da ordem e do cumprimento dos deveres dos cidadão s.Basta de corrupção e hipocrisia!!!

  • Gilson Carvalho

    È bom divulgar o nome dos predios e estabelecimentos comerciais que está dificultando as investigações.

  • Michael

    Essas imagens são de própriedade privada e o proprietario entrega se quizer, cabe ao estado e municipio colocar cameras de videos monitoramento que até hoje é promessas em Maceió, isso é uma vergonha, Maceió tão rica não ter cameras de video monitoramento.

  • Maria Celeste

    A desigualdade social é gritante e isso vem desde o começo do mundo. Não moro na Ponta Verde e muitos q lá moram não tem culpa do q acontece nas periferias de Maceió. No geral somos todos culpados, até os mais humildes porque mesmo alguns bem informados vendem o voto para políticos corruptos. É muito fácil num momento como esse culpar alguém. Alguns seres humanos tem sempre uma desculpa para seus atos falhos. Reconheço que tem alguns riquinhos que arrotam caviar e moram em condomínios fechados. Morando em apartamentos ou condomínios de luxo a maioria das pessoas trabalham honestamente e são dignos de terem o q tem. A vida é assim, e nada é para sempre. Então, culpar os ricos do que está acontecendo em Alagoas é querer tapar o sol com a peneira.Falando a verdade, somos todos culpados. O rico e o pobre votam sempre interessados em alguma coisa. E não é por falta de informaçaõ, é cada um pensando em se dar bem. Nas periferias moram pessoas esclarecidas q sabem o q estão fazendo. Conheço várias. Também nas periferias moram pessoas honestas q trabalham e não julgam ninguém. Bandido mata pobre, mata rico, mata policiais, mata idosos e matam também crianças.Hj não escolhem as vítimas. É só termos o azar de ficar frente a frente com um. Pobre ou Rico quando tem uma índole péssima roubam até os pais. Existem muitos dos dois lados. Caracterizar é fugir da realidade.