Quem assistiu a qualquer noticiário, ontem à noite, inclusive de TV fechada, viu que a violência foi destaque. E não só pelo gosto mórbido que a mídia tem, no mundo inteiro, pelo tema. 

Estavam lá: 

– Jovem é assassinado com três tiros em Recife enquanto assistia a um jogo na quadra de uma escola pública. 

– Em Brasília, três homens foram mortos após uma discussão por causa do som alto de um carro.

Poderia ir mais longe, mas volto à terrinha para falar das nossas misérias.

Escrevi um pequeno texto, aqui, ainda movido pela emoção, sobre a morte do médico Alfredo Vasco – Zé Alfredo, como era mais conhecido.

Como retorno, principalmente, muitas mensagens de internautas defendendo a eliminação de todos os bandidos que andam praticando atos de violência. Simples assim: que sejam executados, pela polícia e pelos “homens de bem”, e a sociedade vai viver em paz. Estúpidos são os que defendem esta “praga” chamada Direitos Humanos.

Buscamos um atalho para resolver um problema que foi construído em um longo caminho histórico. A violência se espalhou por todo o Brasil e encontrou morada fácilem Alagoas. Somos o estado com pior distribuição – ou maior concentração – de renda. Eis um bom começo para a tentativa de entender o que somos.

A violência é maior aqui não só por conta dos baixos investimentos nas polícias. Muito mais do que isto, não há em nosso estado escolas públicas com um mínimo de qualidade – onde existem são exceções – nem espaços para que a juventude possa se desenvolver de forma saudável.

As cidades cresceram muito, com a drástica redução da população rural. Maceió inchou e está longe de dar condições dignas de vida a seus habitantes.

E não culpo apenas a prefeitura. Têm responsabilidade, também, o governo do Estado e a União.

No caso específico da Segurança Pública, não há um único estado brasileiro, além de São Paulo e, talvez, de Minas Gerais, capaz de resolver sozinho um problema tão agudo.

O Rio de Janeiro só tem conseguido avançar graças à presença das Forças Armadas – com seus tanques e blindados -, da Força Nacional, da PF, dos órgãos de inteligência ligados a Brasília etc. (o Espírito Santo, ali ao lado, está pagando caro por isso).

O secretário de Segurança do Rio, José Maria Beltrame, tem dito, com lucidez, que falta agora o essencial: políticas públicas que atendam a uma juventude sem sonhos que não o do consumo imediato – estimulado por todos os lados.

Se aqui não temos a presença das forças federais – com exceção de alguns poucos homens -, as polícias locais estão, ainda, desaparelhadas, desmotivadas e carentes de novos quadros.

Mas não é só isso: o investimento prioritário, para que não percamos mais crianças e adolescentes para o mundo do crime, está longe do que é necessário.

As escolas públicas, estaduais e municipais, precisam funcionar em tempo integral, oferecendo algo além do ensino enciclopédico, marca da Educação brasileira; não há quadras de esportes nos bairros, ou espaços destinados ao contato com a arte e a cultura, que transformam as pessoas muito mais do que cassetetes e chutes de policiais despreparados ou “vingadores” (minoria, felizmente). E se a polícia fosse fazer o que defende o senso comum, teríamos um banho de sangue todos os dias – na periferia, principalmente.

Os estúpidos defensores dos Direitos Humanos, entre os quais eu me incluo – advirto: já conheci de perto a violência –, acreditam que transformar uma sociedade vai muito além da expansão da máquina de repressão. Se queremos ter futuro, devemos investir, principalmente, em quem há de construí-lo.

O governador Teotônio Vilela Filho e sua equipe de Segurança Pública têm culpa em relação ao quadro insustentável de hoje? É claro que tem. Como tiveram, também, aqueles que o antecederam. Repito: esta é uma construção histórica. No caso do chefe do Executivo, a culpa é maior, creio, pela Educação de péssima qualidade que o Estado mantém e pela Saúde Pública, em vias de caos absoluto. 

Se ele não consegue – o que está claro – conter a onda de violência e a sensação de insegurança da população, que monte barraca em Brasília até conseguir uma ajuda mínima necessária.

O protesto do filho do médico Alfredo Vasco é justo e merece ser acolhido por todos nós.

Entretanto, como disseram alguns, achar que o cidadão armado pode resolver a situação é desconhecer a realidade e os tempos em que vivemos.

Um dado do Ministério da Justiça: em cada dez armas apreendidas com bandidos, oito são vendidas – na origem – legalmente.

Infelizmente, não há um atalho para o longo caminho que teremos de percorrer, se pretendemos de fato mudar essa realidade perversa.

Mas não se constrói um futuro com pólvora e chumbo.

Collor x Procuradoria-Geral da República - em dois atos
Um adeus ao médico Alfredo Vasco, parceiro do Doze e Dez Notícias
  • Ivanilda Verçosa

    Ainda abalados (eu e Elcio) pela violência cada vez mais próxima de nós e dos nossos amigos, assinamos embaixo, Ricardo, emocionados, de tudo o que vc expressou, sempre com tanta competência. Você consegue sintetizar, com maestria, os nossos sentimentos.
    Paz para todos nós!!!
    Ivanilda e Elcio Verçosa.

  • Flávia

    Sentimento de REVOLTA e INDIGNAÇÃO! Maceió está entrega as baratas! Os únicos policiais que encontro nas ruas são os que estão fazendo atividades físicas nas praias de Maceió. Ando todos os dias da Jatiúca até o centro de Maceió e não encontro um policial na rua – talvez estejam trabalhando a paisana já que a assesoria da PM afirma que eles existem – é chocante outro dia estava passando pelo Vera Arruda e presenciei um fato que só a POLÍCA não vê. Dois BANDIDOS nuna mobilete vendendo drogas a adolescentes as 16hs as vistas de todos. Andei por várias quadras a procura de policial nas ruas afim de denunciar o fato e nada. Se você ligar para a PM eles dizem que estão mandando uma viatura e NADA. ESTOU CHOCANDA COM A FALTA DE INICIATIVAS DA SEGURANÇA PÚBLICA EM NOSSO ESTADO. Precisamos da PM é andado e conversando com a população. Não precisamos de PM passeando e batendo papo entre sí.

  • Rosa

    Você foi muito feliz, Ricardo, em apontar a precariedade da educação como fator agravante da macro violência que hoje se instaura em nosso estado.
    Vemos escolas inchadas com jovens ociosos e fazendo o que querem na instituição; professores e gestores com medo (pavor mesmo) de repreenderem algum aluno, por mal feito, por serem parentes do traficante x ou y; uma Secretaria de Educação inerte preocupada com o (desfazer) Programa Geração Saber (um engodo) e a reforma do prédio central da SEE; lindos projetos, no papel, com direito a lançamentos no Palácio de Cristal mas que nunca chegam às escolas e quando chegam, logo morrem.
    Há muitas falácias contra o governo, mas continuamos reelegendo sempre as mesmas famílias!
    Enquanto isso…
    Alagoas sangrando.

  • Fabrício Oliveira

    Ricardo, estamos tentando mobilizar pessoas de todos as áreas para pensar maneiras de pressionar as esferas governamentais.
    Vamos nos reunir e estamos criando uma campanha de mídia para falar de segurança pública.
    Não podemos ficar apenas fazendo caminhadas que apenas geram comoção e não trazem nenhum resultado prático.
    O grupo no Facebook é o: ALAGOAS – ESTADO DE EMERGÊNCIA.
    https://www.facebook.com/groups/105429326264976/105456856262223/?comment_id=105463782928197&notif_t=group_comment_reply

    Nos dê seu apoio!

  • Lívia Melo

    Como pode ser justo um agente de polícia ter um salário 90% menor que o de um delegado? Nas principais delegacias especializadas(DEIC;DRN e Homicídios)quem produz informação é o agente de polícia, quem tem informantes,quem faz fotos e filmagens,quem desce e sobe grotas,quem entra na área do traficante para intimar ou apenas para fazer uma vigilância, é o agente de polícia. Não tiramos a importância do delegado(não queremos ficar ricos), mas receber 10% do que ele ganha…

  • antonio maia gomes jatoba

    Ricardo;sou seu admirador, mesmo vc sendo tricolor;concondo c/tudo o q/
    vc escreveu sobre o Prof.Zé Alfredo,
    porém em casos como esse não deveria
    ter jugamento e nem prisão,deveria s/
    execução sumária,os marginais fazem o q/querem pq sabem em pouco tempo estarão soltos p/ interveção dos idiotas,inoperantes e parasitas dos direitos humanos.PENA DE MORTE JÁ

  • O OBSERVADOR

    A MUITO TEMPO O CRIME EM ALAGOAS ESTA BANALIZADO.PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS MAS POPULOSOS DE MACEIO. JACINTINHO,VERGEL,BENEDITO BENTES, CRUZ DAS ALMAS E JACARECICA.EM JATIUCA EM MENOS DE UMA SEMANA MATARAM PARA ROUBAR UM CIDADÃO EM UM SUPER-MERCADO E OUTRO EM UM POSTO DE COMBUSTIVEIS.ENQUANTO ISSO O GOVERNO GASTA UMA FORTUNA EM PROPAGANDA ENGANOSA TENTANDO CONFUNDIR A MENTE DA POPULAÇÃO.A POLICIA MAL REMUNERADA FINGE QUE TRABALHAM E A SOCIEDADE DESPROTEGIDA E DESARMADA VIRA ALVO DAS BALAS DOS MARGINAIS.

  • Ítallo Cabral

    Ricardo, vou concordar e ao mesmo tempo discordar de você, jornalista de competência e coragem singular aqui em Alagoas. Realmente não se pode tentar combater a violência com mais chumbo e pólvora, o que faríamos? Um novo holocausto, tentando reunir todos os bandidos do Estado e queimar em fornos? Agir a la Charles Bronson na série de filmes Desejo de Matar? Claro que não, realmente é a vontade que dá. Temos que entender que muitos realmente parte para o crime porque o ambiente em que ele se desenvolveu foi propício a isso, tudo que esse indivíduo aprendeu foi roubar e matar, esquecendo do valor da vida humana, ele entende que nem a dele vale nada. Mas sabemos também que há criminosos na nossa sociedade que tiveram e ainda tem tudo na vida. Um bom lar, uma boa formação, uma boa educação…E ai, como se explica isso? E esses também matam sem nem pestanejar. Nunca tivemos no nosso Estado escolas dignas, nem uma política de segurança adequada mas nos tempos dos “coronéis” uma pessoa mal intencionada pensava duas ou mais vezes antes de cometer um crime. O que mudou de lá para cá? A tolerância. Infelizmente a sociedade tem que ser tolerante, o bandido tem que voltar a ter medo. Não vou comprar uma pistola e sair caçando meliantes mas mesmo sabendo que essa não é a forma correta de justiça, vou adorar quem a faça. Nossa primeira arma de justiça é o voto, temos o poder de fogo de escolher nossos governantes, reelaborar o código penal, construir escolas, gerar empregos, desenvolvimento… mas até lá, quantos cidadãos irão morrer por uma bicicleta de R$ 100?

  • Dutra

    Sua sintese é perfeita.Acredito que só com o engajamento dos podesres públicos e da sociedade poderemos minorar a crise de insegurança em que vivemos.

  • PM desmotivado

    Você foi feliz em tudo o que afirmou, Ricardo. Inclusive da falta de investimento do governo à segurança pública, que se utiliza de propaganda caríssimas na TV e demais meios para se promover, com argumento de que comprou novos equipamentos e viaturas para as Polícias, investimento este vindo quase que totalmente do governo federal, e o mesmo está arcando apenas com salários dos policiais, como sempre foi, se não fosse prefeituras e comerciantes parceiros da PM, esta faliria por falta de suprimentos e estrutura física, inclusive, pouquíssimos prédios que sediam companhias e batalhões, são próprios da PM. Desta violência, também somos vítimas e estamos de mãos atadas, por conta dessa justiça que nos persegue a cada prisão e ação que realizamos, nos convocando (geralmente nos dias de folga) para comparecermos aos fóruns e ficar cara-a-cara com o indivíduo que prendemos, e quando precisamos usar a força necessária para conter, somos hostilizados, punidos e apontados, muitas vezes por promotores e advogados, como os verdadeiros bandidos…já pomos nossas vidas em jogo a partir de quando saímos de casa, em transportes públicos que, quando há assaltos, somos os primeiros alvos dos bandidos, quando nos identifica primeiro. Trabalhamos sem motivação, pois o governador promete dar aumento salarial, com um piso que não seria justo mas seria razoável à nossa atividade, o que não cumpriu, só nos enganou. Na verdade seria apenas reposição de perdas salariais, o que não aconteceu e pra completar, o governador mandou cortar todas as promoções previstas, cerca de 300…somos desdenhados pelo comando, que nunca teve um diálogo com sua tropa, apenas se dirige a esta com tirania e escalas extras (gratuitas).
    Também somos vítimas do descaso, pois todos vêem o quão comprometido está este governo com a sociedade, que prefere dizer que está tudo bem do que tomar medidas efetivas, ilude com previsão de concurso e se cala, com tudo isso, só podemos dizer: com a palavra: o povo de Alagoas.

  • barbosa

    Ricardo, você está certo, não vamos acabar com a violência eliminando simplismente os bandidos que cometem esses tipos de crime, o problema é bem maior, e não é de facil solução. Imaginem os senhores se tivermos que utilizar dessa mesma ferramente para eliminar os criminosos que roubam o dinheiro publico, deixando milhares de Brasileiros vuneravél a todo tipo de miséria. Quais as penas que os taturanas pagaram por desviar r$ 302.000,000,00 de reais roubado do povo alagoamo, quais as penas sofreram os ladrões da operação Gaubirús, qual a pena para o mandante do crime do Tributarista Silvio Viana, do Dimas Holanda, do Fabio acyole? Enquando o população não se consientizarem e tirarem o poder de politico corruptos e desonestos o nosso pais não terá saúde, educação e muito menos segurança.

  • carlos

    No momento polícia na rua.Pensando sério políticas pública com a presença do poder público com às politicas sociais educação,saúde divisão de renda justa.Combate a corrupção a mãe criadora deste monstro filho da corrupção.Combate às grogas na sua origem.Muita polícia na rua significa que estamos perdendo por que os bandidos tomaram conta!!!

  • MONINHA

    O triste é que morrem Marias e Joao todas as horas e é preciso morrer um cidadão conhecido pela sociedade alagoana para se começar a mobilização, VAMOS APROVEITAR E CORRER ATRAS DO PREJUÍZO, APROVO A MOBILIZAÇÃO afinal todos somos iguais aos olhos de DEUS.

  • Celso Tavares

    “Você não pode ser feliz se o seu entorno também não for” disse-me,há 32 anos, na USP, uma moça bonita que já trabalhara na favela da Maré, no Alemão, no morro do “Faz Quem Quer”, lá no Rio de Janeiro. Ela conhecia a intimidade das manchetes que há algum tempo os noticiários despejam nas nossas casa. Lá, ela exerceu o Magistério e depois a Nutrição. Não haveria limites para a violência se não investíssemos nas “inutilidades” (Educação, Saúde e Segurança, Cultura etc), essa também era uma das suas certeza.
    Se conhecessemos a nossa História nada disso que nos flagela seria encarado com espanto, pois ela é marcada por fatos que embasam a miserabilidade ética, moral e política que vivemos. Qual o nosso futuro? Quantas gerações sofrerão essas mazelas? Não sei, mas as perspectivas …
    A nossa situação lembra-me uma charge do Millôr: uma criatura mergulhada no pântano, respirando somente por parte de uma narina, mas achando que tudo estava bem, pois ele iria encontrar uma solução para o SEU problema.
    Vamos trabalhar, discutir, votar, dar exemplos …
    Em tempo: a moça bonita, grande Professora e Nutricionista, casou-se comigo.

  • José Santos

    Concordo com todo o seu texto Ricardo e acrescento que os muitos escândalos envolvendo políticos e a sensação de impunidade serve para reforçar a idéia de que o crime compensa.

  • serei eu o próximo??????

    Papa das crônicas, Ricardo me permita chama-lo assim pos me sinto íntimo por acompanhar seu trabalho em prol da sociedade,mas observem o que faz esse governo somente cópiar modelos de outros estados junto comos seus secretários, o pior e que nem isso ele faz direito porque o que da certo lá quase sempre não da certo aqui, cadê os 1000 policiais por ano que ele prometeu no seu primeiro governo, ele tentou colocar uns policiais velhos desatualizados para voltar ativa fruto da idéia lunática de algum auxiliar,e não estou falando isso porque quero ser policial pos tenho minha empresa sinto pela sociedade mais uma vez enganada com falsas promessas.

  • Fernando Souto

    Caro Ricardo.
    “O estúpido conceito dos estúpidos defensores dos Direitos Humanos”.
    É importante destacar que os Direitos Humanos em sua ensência teve o momento mais importante, na história dos Direitos do Homem, é durante o período entre 1945-1948. Em 1945, os Estados tomam consciência das tragédias e atrocidades vividas durante a 2ª Guerra Mundial, o que os levou a criar a Organização das Nações Unidas (ONU) em prol de estabelecer e manter a paz no mundo. Foi através da Carta das Nações Unidas, assinada a 20 de Junho de 1945, que os povos exprimiram a sua determinação “em preservar as gerações futuras figuras do flagelo da guerra, proclamar a fé nos direitos fundamentais do Homem, na dignidade e valor da pessoa humana, na igualdade de direitos entre homens e mulheres, assim como das nações, grandes e pequenas, em promover o progresso social e instaurar melhores condições de vida numa maior liberdade e fraterna”.
    Nesta ordem, podemos observar o fino extraído desta peróla tão importante para os povos das Nações.
    Noutra banda, enxergamos hodiernamente o traçado em linhas tortas nos conceitos estabelecidos por “defensores estúpidos” de Direitos Humanos, onde se afiguram como tutores de delinquentes irrecuperáveis e executores de atos bárbaros em tempo de paz, É importante lembrar que nossa nação brasileira não está em guerra quanquer outra Nação. Faço a seguinte indagação: Qual a finalidade das entidades de Direitos Humanos – iclui-se OAB – buscar esta proteção de delinquentes se não estamos em guerra declarada com outra Nação?
    Portanto, observa-se que estas entidades defensoras de Direitos Humanos estão a margem do que preconiza os ensinamentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que assim prescreve em seu art. 1º “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”
    Por estas razões, a sociedade brasileira tem que dar um basta nesta forma conceitual transversa e “estúpida” de proteção a delinquentes irrecuperáveis sob o manto da Declaração Universal de Direitos Humanos.

  • Ricardo

    A pantomima do governo em relação à segurança, educação e saúde são inócuos, pouco investimento, políticas públicas ineficientes e o mais gritante é ter um legislativo cheio de taturanas, vigaristas envolvidos com crimes até o pescoço, mas pensando bem reflete a caricatura de um povo despreparado que vende seu voto e instrumento mais democrático para conter os abusos e arbitrariedades do governo; e o que dizer dos direitos humanos: que são ótimos, protetores das liberdades e opiniões civis e públicas. certo! Errado, o que se vê hoje em dia é ele ser utilizado de forma distorcida. Muitos defensores dos mesmos, revestido em fundo mórbido, por terem sidos violados nos tempos de ditadura, usam só e só para perseguir forças policiais do Estado. Quando assassinam uma pessoa de bem como o médico ou um policial as comissões de direitos Humanos nem na porta do cidadão chega, agora se for um bandido, meliante ou petralha, sim, a coisa é diferente; procuram logo saber se o violado foi agredido ou morto por um policial ou homem de bem para processa-lo. Absurdo, absurdo!!!!

  • Fernando Souto

    Caro Ricardo.

    “O estúpido conceito dos estúpidos defensores dos Direitos Humanos”.

    É importante destacar que os Direitos Humanos em sua ensência teve o momento mais importante, na história dos Direitos do Homem, é durante o período entre 1945-1948. Em 1945, os Estados tomam consciência das tragédias e atrocidades vividas durante a 2ª Guerra Mundial, o que os levou a criar a Organização das Nações Unidas (ONU) em prol de estabelecer e manter a paz no mundo. Foi através da Carta das Nações Unidas, assinada a 20 de Junho de 1945, que os povos exprimiram a sua determinação “em preservar as gerações futuras figuras do flagelo da guerra, proclamar a fé nos direitos fundamentais do Homem, na dignidade e valor da pessoa humana, na igualdade de direitos entre homens e mulheres, assim como das nações, grandes e pequenas, em promover o progresso social e instaurar melhores condições de vida numa maior liberdade e fraterna”.
    Nesta ordem, podemos observar o fino extraído desta peróla tão importante para os povos das Nações.
    Noutra banda, enxergamos hodiernamente o traçado em linhas tortas nos conceitos estabelecidos por “defensores estúpidos” de Direitos Humanos, onde se afiguram como tutores de delinquentes irrecuperáveis e executores de atos bárbaros em tempo de paz.
    É importante lembrar que nossa nação brasileira não está em guerra com qualquer outra Nação. Faço a seguinte indagação:
    Qual a finalidade das entidades de Direitos Humanos – inclui-se OAB – buscar esta proteção de delinquentes se não estamos em guerra declarada com outra Nação?
    Portanto, observa-se que estas entidades defensoras de Direitos Humanos estão a margem do que preconiza os ensinamentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que assim prescreve em seu artigo 1º:.
    “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”
    Por estas razões, a sociedade brasileira tem que dar um basta nesta forma conceitual transversa e “estúpida” de proteção a delinquentes irrecuperáveis sob o manto da Declaração Universal de Direitos Humanos.

  • Fernando A M Costa

    Bem tudo que foi dito pelo nobre jornalista é a mais pura verdade, mas enquanto os investimentos sociais não são feitos, lembrando que os resultados positivos serão de longo prazo, investe hoje para colher na proxima geração, o que faremos? colocaremos nossos pescoços na guilhotina? ou colocaremos facas nos dentes? Não quero virar estatística, não tenho vocação para martir!!!

  • Luiz Ribeiro

    Caro jornalista, sei que quando a violencia chega na classe mais abastada o alerta é dado, mais a violencia neste pais que mata na média 50 mil pessoas/ano, mata mais que qualquer guerra no mundo, perdeu o controle,onde é a culpa? Na propria sociedade: na maioria compra produtos furtados de meliantes,fecha os olhos quando o filho chega em casa com algo de valor que o mesmo não tem condições de compra-lo, quando entra no transporte coletivo e faz o filho passar por cima da catraca para não pagar a passagem do onibus e por ai vai, uma sociedade elitista, corrupta,quem só pensa em levar vantagens, dai a violencia, cobrar do estado a segurança estar na Constituição Federal, porem nós brasileiros precisamo-nos mudar nossas atitudes, entender que o ilicito nasce dentro de casa,o brasil é um dos paises mais corruptos do mundo e mais violento,o que temos que fazer é valorizar as pessoas e fazer com que todos são humanos e tem que ter direitos e ser respeitados, resido em Maceio desde 2004, nunca vi tantos golpes no erário público, sempre falam que Alagoas é um Estado pobre da federação, mais temos umas das frotas de veiculos de carro de luxo do pais mais forte, ninguem tem o direito de tirar a vida de alguem, mais vamos exigir da força pública apurar o crime, e o judiciario punir os culpados.

  • Luiz Gustavo Carvalho

    Para mim, o crack é um dos grandes responsáveis por isto. O desespero do vício retira a racionalidade do viciado-criminoso e nos deixa sujeitos a este estado de insegurança. É um problema de saúde pública. A culpa é, sem dúvida, do Estado, que é omisso no combate do crack.

  • Augusto França

    Concordo plenamente com vc em quase tudo. Realmente os nossos políticos são irresponsáveis com a população, vez que os deixa a própria sorte e se protege e a sua família com um verdadeiro exército de seguranças muito bem armados e a população quando está com um canivete para montar cavalo é capaz de ser preso por porte de arma. A violência somente vai acabar quando tivermos várias políticas: uma de curtíssimo prazo, uma a médio prazo e outra a longo prazo. A primeira tem que ser com a presença ostensiva do Estado e muitos bandidos vão morrer e que realmente sejam muitos. A segunda trata da recuperação dos presos. E a terceira seria a de inclusão social verdadeira, não esta mentira do bolsa família. Porém a quem isto interessa? Com certeza não aos políticos que vivem da miséria e ignorância do povo. O interesse maior é da sociedade e somente ela é quem vai fazer a verdadeira mudança. Volto a afirmar “urna não é latrina” o poder é dado pelo povo e por ele é tirado. Podemos nos indignar, reclamar, protestar, etc, mas se não agirmos para mudar está situação ela será eterna. Pois somente interessa a quem já está aí e quer se perpetuar no poder.

  • Rsdiopatrulheiro

    Realmente não se constrói com polvora e chumbo um futuro digno, mais ajuda a conseguir tais ideais, lembrar da revolução francesa?, tal movimento teve pólvora e chumbo, canudos,guerra do Paraguai entre outros, mesmo que alguns não tenham aquele sentido esperado por todos, somos um país que teve sua independência comprada por motivos de manutenção de um poder, as cores da bandeira representam casas de nobres portugueses, nosso hino pensado no construtivismo exibe tal destino que nós leva a ser um povo “pacifico” e besta ao menos tempo, se o nosso povo não lutar, brigar, exigir, que sejam bem tratados eles não faram por nós, ontem foi um médico, amanhã quem sabe quem será, e assim vamos vivendo como num sonho onde partes boas são curtas e as ruins ainda não nós fizeram desperta. Meus pêsames a família do médico.

  • Evágrio

    Suas palavras representam tudo aquilo que nós, alagoanos indgnados, sentimos diante deste fato lamentável e da escalada sempre crescente da violência em nosso estado. A falta de políticas públicas de qualidade, especialmente para a segurança, saúde e educação contribuem, enormemente, para este estado de calamidade em que nos encontramos. Apenas uma ação organizada de toda sociedade alagoana poderá dar um basta nesta situação.

  • Cidadã

    Vamos amanhã usar Preto em forma de protesto, contra a falta de segurança e e descaso geral com a nossa Sociedade.È uma forma de mostrar que a isso atingiu a todos nós alagoanos.

  • Thiago

    Sem problemas, A SECOM, com seu enorme orçamento (um dos maiores diga-se de passagem), divulgará ações visando o combate à violência. É MUITA PROPAGANDA E NINGUÉM FALA NADA!

  • Eduardo Jorge

    Em parte concorso com vc Ricardo, Porem, a alternativa de pólvora e chumbo é cnsequência do que nós estamos vivenciando e perdendo a confiança Estado. Quando se fala em ter sua arma em casa é para defesa pessoal que deveria ser prestada pelo Estado e na minha casa,não posso deixa o meliante entrar, tenho esposa e filhas e não suportaria passar pela trauma de ter uma desla molestada por MARGINAIS, BANDIDOS, ESTUPRADORES,e por ai vai… se entrar em minha casa ou agredir minha familia vai levar chumbo até o policia chegar e parece que vai demorar. Melhor é ser julgado por sete que carregado por seis, como foi o caso do doutor.

  • Leonardo

    Enquanto a polícia prender e nossas leis maravilhosas soltarem os bandidos estamos fritos. Deve ser muito desmotivante para quem faz parte da polícia prender 10, 15 vezes um bandido e o mesmo ser solto. Prender e os defensores dos bandidos, eita, dos direitos humanos protegê-los. O valores estão invertidos e é melhor que isto mude logo, antes que a sociedade queira fazer a justiça com as próprias mãos, o uqe será muito pior. O Governo tem que agir
    e rápido.

  • Marcos Ávila

    Sra. Ivanilda, Flávia, Rosa, Sr. Fabricio, Sra. Livia, Sr. Antonio Maia, Sr. Italo Dutra, Sr. Barbosa, Sr. Carlos, Sra. Moninha, Sr. Celso, Sr. José Fernando, Sr. Ricardo, Sr. Luiz, Sr. Augusto e demais blogueiros , que aqui coloram seus comentários, não culpem o Governador, o Prefeito, Os Deputados ou qualquer outro tipo de político. Até quando a sociedade vai agüentar ou ser conivente com os desmando de nosso estado ? Será necessário a morte de inocentes, homens de bem, como este médico, para que a sociedade reaja. O que mais vemos na periferia é a morte de jovens envolvidos com drogas e ninguém faz nada. A passeata contra a corrupção só apareceu alguns gatos pingados. Não há interesse da sociedade em cobrar dos políticos a aplicação correta do dinheiro publico. Dinheiro este que poderia ter salvo a vida de mais um homem de bem de nosso Estado. E nossos políticos ai se utilizando de notas fiscais frias, diretores desviando recursos das escolas, compras por dispensa sendo forjadas, secretários desviando recursos, Prefeitos coniventes com desvios. Toda essa dinherama poderia sim ser utilizado para construção de escolas, contratação de policiais, médicos e assim vai. É lamentável que um pai de família seja vítima de bandidos covardes. Porém toda a sociedade alagoana tem que repensar seu valores. Não vamos deixar que mais pais de famílias e homens de bens deste estado morram. Cabe a sociedade cívil organizar-se e cobrar seja na redução do duodécimo de uma casa que não faz nada, seja através do TC que é inoperante, enfim cabe a sociedade criar uma fórmula, um meio para que nossos impostos sejam aplicados em nossos benéficos. Lámentavel……..

  • JEFF SILVA

    Caro Ricardo,
    Não sou favorável a nenhum tipo de extermínio, muito menos os de origem social. Mais fica evidente que o discurso do modelo ideal de prática de direitos humanos, esbarra na precariedade das instituições e do histórico cultural alagoano. É necessário mais que indignação ou “chumbo” é preciso ter a coragem para combater a criminalidade urbana ou política. O estado tem que se fazer presente, pela lei, pela valorização de suas forças policiais, pelo investimento em uma educação pacifista que apenas surtirá efeito daqui a alguns anos. Nunca haverá respeito ou paz em uma sociedade, onde as forças do estado, e o próprio estado, está desmoralizado, desacreditado e corrompido. Direitos humanos sim, inclusive, para os que sempre estão do lado da legalidade, nós também somos vítimas. Abraços.

  • Roberto Nobre

    Ricardo, você acertou em cheio; EDUCAÇÃO. Nosso estado é mais uma vez classificado em último lugar em matrículas nos cursos proficionais: – 70,1% Ricardo é ” MENOS” enquanto nosso vizinho Sergipe tem + 66,3% ” MAIS” dados do MEC.
    A Escola de Paripueira está fechada, e nossos alunos estudam no Clube, enfrente a escola há uma placa informando o montante financeiro ( MUITO DINHEIRO) e o tempo previsto para a conclusão das obras ( claro que o tempo já se foi) Vou todos os dias lá e só existe um (01) predreiro fazendo alguma coisa, ele já acha que sou fiscal. É só desvio. ACORDA ALAGOAS, sinão a proxima vitima será você.

  • Max Ramires

    Ricardo: Gostaria de ouvir do Governador e de todos, inclusive na sua coluna, que estamos com problemas sérios de violência. Digo isso porque é inconcebível continuarmos a falar em herança de outros governos ou que o problema é nacional, pois parece cada vez mais que ninguém moverá uma palha. Sinceramente, estou cansado deste discurso tão repetido e que soa como termos “jogado a toalha”. Sou seu admirador, mas esse discurso me deixa indignado. E, ao graduado PM Batinga, que mesmo com os civis fornecendo combustível, alimentação, tecnologia, enfim… Ouvir que não muda em nada o PM Box ali, é algo que prova que estamos entregues a psicopatas ou cegos, pois não se tem sentimentos ou não leem os BOs, quando são registrados e ainda sim não extraviados, pois, após o fechamento do mesmo, os delitos explodiram. Pena que não literalmente falando.

  • Carlos

    Concordo com Antonio Maia, se cadeia ñ da jeito só PENA DE MORTE para diminuir crimes como esse, eles matam poque sabem que logo estarão nas ruas para fazer com outro cidadão de bem o mesmo.

  • wal

    O governo da mentira, e sua gang; digo; seus assessores, inxiste em dizer que alagoas, está no caminho certo. O que eles entende por: caminho certo ????????????????????
    Este é o preço da venda de votos…
    DEUS SEJA LOUVADO.

  • Maksu

    Caro Ricardo Mota: seus comentários refletem perfeitamente o sentimento de todos nós, cidadãos, mas, como diz o ditado “uma andorinha só não faz verão”. Movimentos pela paz serão sempre bem vindos, mas precisamos mais do que isto.LEIS! O problema é de leis. Do JUDICIÁRIO. Passa pela valorização das policías seja ela ESTADUAL ou FEDERAL, e culmina com uma atuação eficiente do Poder Judiciário, de Leisque acabem com o sistema de relaxamento de prisões. Leis que digam pura e simplesmente que qualquer pessoa detida e condenada seja realmente condenada a cumprir a condenação.

  • Hildo W. da S. Lima

    Sobre a violência, eu valido tudo que você coloca exceto a parte em que vc expôe a relação das armas utilizadas e o desarmamento. os dados ao meu ver não são fidedgnos, pois nemguem mata nem assalta mais com o famozo 38 e sim com a psitola, algumas até de prote das forças armadas. será realmente que são os cidadãos de bem que alimentam o submundo. Não acredito.

  • sara

    Enquanto o Brasil não investir num ensino de qualidade para as nossas crianças e adolescentes,vamos continuar com essa violência terrível!A maioria dos jovens não tem nenhum sonho ou ideal.Brasil,tire as crianças e os adolescentes das ruas´e coloque na escola por tempo integral,com educação de qualidade,esportes,cultura etc,para incentivar-los.O nosso país tem condições para fazer isso,siga o ex.da Coreia do Sul,que investiu na educação,e hoje a sua população é um exemplo.Temos condições de investir na educação,saúde,segurança,habitação etc,o que falta é vontade política, porque para esses políticos corruptos, quanto menos escolaridade e mais pobreza,para eles é o paraíso,raça de víboras!Nossas leis também devem ser mais rígidas, porque a polícia prende e a justiça solta,o criminoso deve ser punido ,conforme o crime que cometeu seja ele quem for.

  • Tem culpa eu?

    Você do voto errado, sabe quais as consequências, pois vai ficar sabendo, só de 2003 a 2010 o governo do LULA gastou com SEGURANÇA (MINISTÉRIO DA JUSTIÇA) apenas R$ 46,9 bilhões, mas com o MINISTÉRIO DA FAZENDA pagou, torrou o absurdo de R$ 5,041 TRILHÕES, repetindo R$ 5,041 TRILHÕES, R$ 5,041 TRILHÕES!
    Existe alguma diferença entre R$ 46 bilhões para R$ 5 TRILHÕES? Claro, é o que torna o Brasil campeão de mortes por violência, que torna o Brasil um país que se mata mais do que em quaisquer guerras no mundo! Só o exemplo da diferença de R$ 46 bilhões para R$ 5 TRILHÕES, nada mais é, do que o governar SEM DIVISÃO EQUÂNIME DAS RIQUEZAS PRODUZIDAS.
    O que precisa para mudar essa sangria desatada de R$ 5 TRILHÕES pagos no DESgoverno LULA a uma minoria de ricos, os tais coitadinhos pobres donos da famigerada DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL? Simples, em 1º lugar que você do voto errado tenha vergonha e cobre Cidadania através de AUDITORIA, porque o DESgoverno LULA recebeu uma Dívida absurda do FHC de R$ 645 bilhões, pagou absurda ninharia de R$ 5,041 TRILHÕES e passou outra absurda Dívida para o governo DILMA de cerca de R$ 2,5 TRILHÕES, se duvidas acesse o “Portal do Orçamento do Senado – LOA 2012 – Execuções Orçamentarias por Órgãos”, tem tudo isso que venho dizendo há mais de 3 anos. Em 2º lugar, defenda sua FAMÍLIA e cobre AUDITORIA URGENTE NA FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL e no NIÓBIO, quanto a Dívida com certeza vamos encontrar o paradeiro de uns R$ 3 TRILHÕES que Palocci e Mantega tomaram emprestados e torraram no ninguém sabe, muito menos no ninguém viu e talvez no doril sumiu, dinheiro mais do que suficiente para resolver os problemas de EDUCAÇÃO, SAÚDE e SEGURANÇA.
    Só falta você do voto errado fazer sua parte, tem culpa eu?
    P/Arabutan.

  • Ricardo

    Pinto de Luna para o comando da seguranca já!!!

  • Dirge Fausto

    Meu comentário é pequeno, porém queria que você refletisse sobre tentar amenizar a culpa do estado. Quantos policiais tinha AL, quando sua população não passava de 1 milhão de habitantes, e quantos há hoje? Armar a população, sou contra, mas armar policiais até os dentes, é premissa. E tem mais, as falácias do governador hoje deprimem, envengonha e mostra o quanto um homem pode ser covarde para não dar nome aos adversários políticos, isso porque o Gov federal não é PSDB. O Rio de Janeiro é claro que é exemplo, mas para ser exemplo foi buscar exército, marinha e Aeronaltica, Polícia Federal e Força Nacional enquanto Alagoas, que não precisaria de grande contigente hoje amarga o sono profundo de seu governador, que prefere a morte de cidadaõs de bem, que bater a porta do adversário político pedindo para intervir em sua célula policial. É o orgulho do Governador a causa maior da criminalidade Alagoana porque ele pode sim, dar um basta nisso tudo.

  • Roberto (Serraria)

    A solução para diminuir drásticamente a volência e o número de bandidos não é fazer justiça com as próprias mãos,ou usar grupo de extermínio.Basta cada defensor dos direitos dos bandidos adotar cinco marginais destes e levar para casa,para que eles convivam com seus filhos e parentes.

  • Joao Gomes

    Convenhamos que, quando o homem de bem podia andar armado, se matava muito menos.

    Seus argumentos são, na teoria, brilhantes. Na prática, são inócuos.

  • Dirge Fausto

    Prezado Fernando Souto, você foi perfeito ao criticar a OAB com relação a essa ênfase no respeito aos Direitos do “Bandido”. Mas olhe, isso não é estranho nal, afinal, eles são por profissão defensores e quase que normalmente de quem luta contra o estado de direito. O estranho ao meu ver, é a imprensa defendendo Direitos Humanos para bandido, mesmo que hoje, 90 % da população pense o contrário.

  • Vanessa Alencar

    Querido Ricardo, parabéns pelo texto lúcido e bem escrito (como sempre). Seria muita inocência nossa acreditar que séculos de desmandos, desvios e descaso não fosse apresentar a “conta” no futuro. Alagoas não poderia ser tão maltratada, por tantos e por tanto tempo, impunemente. Agora, mais que buscar culpados, é preciso recuperar o tempo perdido e investir em soluções.

  • JEu

    Creio que somente com justiça social seremos capazes de fazer frente à violência. Educação (de verdade), saúde e emprego (inclusive para os adolencentes), para mim constituem os verdadeiros fundamentos de uma sociedade mais justa e, portanto, que conduzirá à uma sociedade mais pacífica. Creio também que somente uma sociedade mais fraterna e com cidadãos mais ativos no querer fazer o bem, é que poderemos iniciar a “revolução” social que tanto esperamos…

  • marta

    Vamos achar os culpados, O governador THEO não contrata policiais, e gasta milhoes com publicidades, por ser uma praça (local do crime), Onde estava os guardas municipais?, (com a palavra o prefeito cicero almeida)., e quem vende seu voto?, tem culpa também ,COLOCAR NA ALE E NA CAMARA DE VER. UM GRUPO DE VAGABUNDOS, 90% DOS DEP. E VER. QUE SÓ ESTÃO ALI DEFENDENDO OS SEUS INTERESSES,. E o que dizem os candidatos que apoiam do chapão?. (RENAN, COLLOR, LESSA, CICERO ALMEIDA), um já foi ate presidente, o outro tem uns dez mandato de senador(RENAN), O outro já foi prefeito por 8 anos e governador por 8 anos(LESSA), O atual prefeito (cicero almeida), Oque fez para coibir a violencia? nada?, VÃO PARA TELEVISÃO MOSTRAR O QUE FIZERAM!. quem elege esses politicos são os pobres esfomeados, MAS, NOS HORARIOS POLITICOS E NAS CARREATAS, SÃO OS RICOS QUE APARECEM NAS SACADAS DOS SEUS APTOS LUXUOSOS A BEIRA MAR, todos os dias morrem peesoas em nossa cidade e nada acontece.

  • PAULO FREITAS.

    É O GOVERNO TÉO VILELA, DO PSDB, DO 45 TRABALHANDO POR ALAGOAS.

  • THIAGO GOMES.

    ISSO ACONTECEU EM UM BAIRRO DE CLASSE “RICA”, IMAGINEM NA PERIFERIA COMO ESTÁ A SITUAÇÃO?.

  • Danúbio

    A ÚNICA FRASE SENSATA DE SEU TEXTO: “…que sejam executados, pela polícia e pelos “homens de bem”, e a sociedade vai viver em paz. Estúpidos são os que defendem esta “praga” chamada Direitos Humanos.”
    SINTO DEVERAS QUE VOCÊ SE INCLUA ENTRE OS ESTÚPIDOS. SAIBA QUE, AO DEFENDER O CRIME (SIM, É O QUE FAZES AQUI) TAMBÉM TENS UMA PARCELA DE CULPA NELES.

  • Hector Lopez

    Prezado Ricardo, concordo com quase tudo o que você colocou na sua coluna, porém, há um fato que passa desapercebido aos críticos dos defensores dos Direitos Humanos. A realidade é que já se matam bandidos constantemente, sumariamente, e em imensas quantidade. E resolve? Ajuda? Enquanto uma parcela enorme da população continuar pensando que isso é solução, evitaremos tomar as medidas necessárias para controlar a violência. Principalmente a de votar por pessoas melhores, isso afinal é nossa culpa, não é?

  • Naelson

    Ricardo, irretocável seu comentário. Vou guardá-lo para refletir com os amigos e familiares. Sem a menor dúvida falta GESTÃO: Saúde, segurança e EDUCAÇÃO em frangalhos como estão, infelizmente, é disso pra pior. O Corredor Vera Arruda que foi concebido para ser um espaço elegante como o próprio nome sugere, passagem turística, pois liga os principais pontos da gastronomia e lazer de Maceió, hoje funciona como um balcão de drogas sob a guarda de malandros e marginais. Isso qualquer hora do dia ou da noite. Infelizmente, Ricardo, regredimos 80 anos em 8. Cadê os colégios estaduais referências em educação que formavam os melhores profissionais do mercado? A polícia nas praças, onde você comprava uma pizza na Sorriso e ia comer num banco da praça Sinimbu. Eu morava na Praia da Avenida e conhecia a maioria dos policiais que circulavam e guardavam aquela região (isso é presença ostensiva). Outro dia vi uma propaganda do Governo tentando reeditar a presença da polícia na comunidade. Uma esperançosa senhora que dizia: “AQUI NO CARMINHA AGORA AS CRIANÇAS PODEM BRINCAR COM SEGURANÇA”. Ô coitada, quanta ilusão!
    O descaminho e a estupidez desses dois que tiraram a vida do Zé Alfredo jamais vão permitir que compreendam a falta que o médico e cidadão de bem fará e, especialmente para pessoas como eles.

  • jovi

    Será que alguém pensa que essa massa humana formada por pessoas sem oportunidades, de estudar, de trabalhar, de esperar algo melhor, sem auto estima, às vezes viciados na “cervejinha”, na balada, no sexo, no futebol, em tudo que muitos podem satisfazer dentro da lei (às vezes),como dizia, será que eles terão o devido controle de sofrer a pressão de ver as ofertas do consumismo na tv, na novela no cinema, nos noticiários que dizem: o prefeito roubou, o deputado desviou a verba, o desembargador vendeu a sentença, o senador moralista roubou três milhões, o delegado federal contrabandeou. Pois bem, outros dizem: o governado tal é corrupto.Quem é que por ser analfabeto, pobre, não sabe o que é mensalinho, mensalão, rombo, roubo, desvio, impunidade, injustiça. Então por tudo isto e muito mais, o que esperamos dessa massa humana, pobre ou rica, culta ou inculta, eleita corrupta ou corruptora. Na casa onde não há pão todos gritam mas ninguém tem razão, dizia um antigo didático.E o mundo é uma casa sem “pão”.

  • Carlos Alberto Moliterno

    Lúcido e realista, o artigo põe o dedo em várias feridas abertas de uma sociedade de consumo digna de primeiro mundo mas ilhada pela vasta miséria dos deserdados de um modelo distorcido de desenvolvimento. A saída, todos sabem, é a educação. Porém, mesmo parcelas ditas esclarecidas da população pregam o olho por olho, dente por dente. Talvez por não ter coragem de admitir a responsabilidade delas mesmas nesse processo todo, a partir do voto, esmagadoramente dado ou por amizade ou por interesses particulares. E são esses mesmos, não nos enganemos, que depois vem pregar a matança pura e simples dos marginais de pés-rapados, “esquecidos”, convenientemente, de que as verdadeiras causas da violência se encontram instaladas muito mais no andar de cima da sociedade.

  • Jorge Barboza

    O depoimento do PM desmotivado é muito bom, se ele puder me passar o contato, podemos bolar uma pauta pro site que estou colocando no ar em breve… Meu e-mail:
    Valeu, Ricardo, abs!

  • Marlene de Souza Lima

    Ricardo, agradeço a contribuição que você vem dando a população em expressar com tamanha sabedoria e coerência o problema da violência que atingi o nosso país e em especial a nossa pequena Alagoas.O governo precisa assumir o seu papel no DIREITO A VIDA e nós precisamos sair da inércia, pois só nos mobilizamos quando dói o nosso umbigo.A raiz da violência está no descaso a educação, ao avanço das DROGAS e do CONSUMISMO, da IMPUNIDADE.”E o que EU tenho com isso???, é o filho do vizinho que está se acabando nas drogas”. Quantos jovens que hoje choram a morte de uma amigo, no final de semana vai a uma casa de show consumir uma droga, alimentando este MALDITO CICLO.

  • Antonio Carlos Barbosa

    Prezado Mota, parabéns pela lucidez em defesa da sociedade alagoana. Seu texto é o que basta.

  • Fernando Souto

    Prezado Dirge Fausto.
    Concordo com você nas suas palavras, por este motivo ressalto que o papel da OAB é fundamental para o equilibrio do processo democratico instituido no nosso país, porém, reafirmo que não só a OAB como todas as entidades defensoras de Direitos Humanos, estão usurpando prerrogativas de defesa de direitos humanos em tempo de paz.
    Estas células de Direitos Humanos só se manifestam quando um bandido é tombado no cumprimento do dever, ou seja, quando o delinquente está no seu labor de matar, traficar, roubar, estuprar, furtar etc.
    Agora, veja se quando um cidadão de bem é tombado covardemente se essas entidades de Direitos Humanos vem se manifestar e cobrar do Estado a sua responsabilidade.

  • iraldo nunes da silva

    Todos ficam falando, se indignando, mas acoes concreta nao existe. Eh que na hora de levantar a bunda da cadeira e ir lutar por todos, ninguem vai.brasileiro cuida da sua familia e de seus interesses. Ricardo so voce eh que fala por nos, tambem mendonca neto.
    O resto eh somente conversa e indignacao de momento.

  • jose fausto rocha

    Meu comentário será simples e direto este POST, cadê os concursos, cadê as delegacias especializadas. Estas reuniões são nada mais que remédios para crises e tragédias como estas como foi o caso da menina esquartejada no benedito bentes. Dias depois de qualquer acontecido há uma reunião e senta a poeira, blits para prender cnhs atrasadas e carros atrasados. É muito simples quem têm uma 46 não compra ela no camelô.É uma arma DIFÍCIL DE SER ADQUIRIDA. MEUS SENTIMENTOS PELA FAMÍLIA DESTE SENHOR E DEMAIS QUE MORRERAM. UM ABRAÇO

  • marioinacio

    Não há mais tempo de prevenir, com a “doença” que já está instalada em uma parte determinada do corpo. Agora, a ação é CURATIVA; teremos que extirpar esse mal instalado, de forma cirúrgica, e, consequentemente, cuidar do restante do corpo. Talvez, quando o governador”acordar”, já não haja mais tempo de se resgatar algum “sobrevivente dessa “nau”, chamada Alagoas! Ele está mais preocupado com a politicagem, com as negociatas, pois, para ele e seus companheiros, existe toda uma segurança, mantida por nós, comtibuintes. Fala-se muito quando ocorre um crime dessa natureza; depois,acontecem outros; a comoção passa e, fica tudo como dantes, no quartel de Abrantes.Já chega de falácia, gente! Vamos à luta! Seremos bem mais fortes que esses dirigentes, se estivermos unidos.
    Outra questão muito séria é em relação ao tratamento benevolente que é dispensado a esses menores, travestidos de BANDIDOS:ora, usados por maiores, ora, praticando seus próprios crimes, repetidas vezes, pois, menor, pode. Até quando, nossos políticos,resolverão mudar essa lei de proteção à bandidos? Precisamos nos manifestar sobre isso, pois, em quase todo assalto tem um delinquente, cheio de direitos, em nome da “menor idade”, que, nos dias atuais já não corresponde à realidade. O código penal está absoleto, há muito tempo! Enfim, as leis estão à “REBOQUE DA SOCIEDADE”.

  • Janete

    Sua posição em defesa dos direitos humanos de bandidos é simplesmente incoerente, quando leio o texto que escreveu sobre o médico assassinado. Vc pensa como o dr. Irineu, pra voces o médico que tanto estudou, é culpado pela vida nada fácil dos dois bandidos que o mataram.
    Quanta bravata.

  • Givaldo Kléber

    Ricardo Mota fala por nós… Era tudo que queríamos dizer… APLAUSOS!!!

  • jolavo

    Isto e o resultado de uma sociedade egoista e hipocrita. Porque nao chama-la de sepulcro caiado. O egoismo leva a isto. Em sintese falta de Deus.

  • Philipe Spier

    Ricardo é a mais pura verdade o que você disse, nosso estado é o resultado de vários anos de descaso e de absoluto abandono das classes menos favorecidas, e tambem de nós que fazemos nosso estado, somos muito complacentes com tudo isso, nossa caracteristica passiva, as vezes por medo e outras pelo simples comodismo, nos torna inoperantes em relação a cobrança, acredito que a falta de conciência política é fruto da simples ignorância de nosso povo tão acostumado a servir e ser capacho de algum coronel. Acredito que uma posição mais rígida contra a violência em nosso estado não é a solução a longo prazo, mas agora estamos diante de um verdadeiro estado de sitio, onde cidadãos de bem estão com medo de viver, Nova Iorque viveu um periodo de violência absurdo e é uma cidade que é considerada a capital do mundo, a violência só diminuiu com um programa criado pelo Prefeito Rudolf Giuliane chamado “tolerância zero”, acredito que houve excessos, mas agora não é o que precisamos e sim o que podemos fazer!!!!

  • Felipe Duarte

    Prezado Ricardo,
    Sou fiel defensor de que a educação é a base para a reestruturação da sociedade e que a distribuição adequada de rende seria a melhor forma reduzir a desigualdade de culmina com a violência. No entanto uma pergunta me vem a mente, em quanto tempo essas medidas se fossem implementadas hoje teriam efeito na sociedade? Partindo do princípio que as personalidades (ruins) formadas possam ser modificadas. Ao meu ver, num mesmo contexto histórico, isso levaria décadas, senão gerações. Deste feita, salvo por uma medida repressiva intensa mais imediata, logicamente junto com a implantação de medidas educativas e socias, que alternativa o homem de bem tem para poder viver em paz nos próximos anos? Outro ponto que gostaria de citar, e não me ponho em nenhum lado das respostas, quando o estado não tem condição de proteger o cidadão, este tem ou não tem o direito de se defender por si só?

  • Monica

    GOVERNADOR!!! A ÚNICA PESSOA QUE DEVE SER ENTERRADA É A NOSSA SEGURANÇA PÚBLICA.
    TRABALHE GOVERNADOR!!!!!
    E A FORÇA NACIONAL VEIO SÓ PRA PRENDER OS COLARINHOS BRANCOS, ENQUANTO ISTO VIDAS DEVASTADAS, FAMILIAS AMEDONTRADAS, POPULAÇÃO EM PÂNICO.

  • san math

    Da parte da segurança publica posso comentar! enquanto o governo não investi no policial! nada adiantará ter helicopteros e armas novas!
    com certeza haveria mais motivação se os policiais tivessem pespectiva de uma carreira,justa e digna,um salario digno da vida que leva durante as madrugadas e nas epocas festivas,uma escala de serviço mais justa,90% dos policiais do Estado não tem tempo para cuidar do seu fisico e da sua saúde,a unica exeção é do BOPE e dos policiais do administrativo da policia! que diga-se de passagem ganham gratificação coisa que não acontece com os que trabalham nas ruas! há coisas,que seria simples mudar para melhorar significativamente para as vidas dos responsaveis efetivamente pela segurança! abolir codigo de etica da policia militar de Alagoas que oprime os praças,curso de formação para oficiais exclusivamente para os praças! quem quiser ser oficial de policia,obrigatoriamente deveria ingressar como soldado antes! aproveitar todos cursos operacionais voltado para policiais de rua! aproveitar e pontuar para promoção! sem contar com direitso que o policia deveria ter como,direito a hora extra,salubridade e periculosidade, é um trabalho penoso e deferente de todos! o povo deve confiar e careditar na sua policia,respeita-la e admira-la e isso ta longe de acontecer porque os governos não pensam numa policia forte ,educada,dedicada exclusivamene para a sociedade, e um salario justo! mais de 50% dos policiais que entram já estão querendo sair,galgam um lugar melhor ! pois na policia o caminho é curto e se morre praça! pelo menos é o que penso isso seia uma imensa contribuiãopara com a soiedade alagoana,pois terriamos uma policia de qualidade nas ruas!

  • Vivo

    Mota, bom dia!

    Não há muito o que comentar, tendo em vista que em muitas oportunidades todos o fizemos, por crimes semelhantes.

    O assassinado era uma pessoa conhecida; profissional da área de saúde, conceituado e com um círculo de amizades por demais interessantes.

    Mas saiamos da orla e nos desloquemos à parte alta da cidade; à periferia da tão declarada Maceió de belas praias. Lá se mata e morre diariamente em número maior, sem que indignação da população seja manifesta de forma veemente. – Todo santo dia alguém é morto por dívida com traficantes ou assaltos e NADA é feito.

    Polícia insatisfeita, desmotivada mas, principalmente, DEIXADA DE LADO pelo governo atual que tanto criticou a inércia de Lessa e antecessores. Sem investimentos, capacitação e um aumento do efetivo, não será possível tomar o controle de volta.

    Concordo com a questão da educação, MAS … a bandidagem começou a chegar há termpos e NADA foi feito. Daqui há pouco começam os assaltos aos bancos federais no interior, para caixa de campanha, orquestrados PELOS MESMOS … conhecidos pela autoridade policial, mas sem nenhuma iniciativa para combate eftivo, pois os mandantes tem em sua posse – dado pelo povão – o mandato que lhes torna ‘impuníveis’.

    Nosso problema com a violência tem suas raízes no coronelato do interior, com a conivência de autoridades que lhes davam condições outras de, até mesmo, participar em diligências (vide caso Calheiros x Cabo Henrique), armados e portando credenciais da PC.

    E chegamos ao nosso tempo … mais perdidos que cego em filme pornô … mais debilitados que cachoro chutado … clamando por paz sem, no entanto, sequer conseguir sermos ouvidos …

    Meus sentimentos à família do médico; do taxista assassinado por ter apenas R$ 20,00 no bolso, semana passada e às vítimas anônimas da periferia das grandes, médias, pequenas e diminutas cidades do interior de nossa Alagoas; a estrela que não é radiosa; não refulge ao sorrir das manhãs e que, há muito, não é filha donosa da República …

    Fui

  • antonio xavier da silva filho

    Como não se constrói um futuro com pólvora e chumbo? acho que é exatamente o que está acontecendo!Plantamos e agora estamos “adubando” a CORRUPÇÂO, mãe de tantos males.E o ESTATUto do desarmamento?por que a segurança não desarma a população? A CORRUPÇÃO, que se alastra do STF as pequenas delegacias do interior é que fomenta a violencia entre tantos outros males.Estamos sim,construindo um futuro sombrio,violento,perverso, para nossos descendentes.Basta de HIPOCRISIAS!!!
    “DEPOIS DA TEMPESTADE, VEM A ENCHENTE”

  • antonio xavier da silva filho

    Vivemos uma DESORDEM e FALENCIA das instituições.A crise é institucional.a corrupção vadeia e salve-se quem puder!Pode-se por ORDEM NO CAOS com discursos, democracia?A esquerda aprimorou demais a corrupção.Daqui pra frente é:NÓS NA TUIA E ELES NO PODER!Enquanto isso, a COMISSÃO DA VERDADE apura!!!!!!!!!!

  • JCdalage

    Sempre estamos indignados mas não mudamos os governantes.Em época de eleição são sempre os mesmos a decidirem os destinos de nossas cidades. Precisamos de boa educação, cultura e lazer para nossa juventude mudar de opinião. Direitos humanos deve ser para os homens decentes e cadeia para bandidos.

  • Daniel Damasceno

    Maceió mudou.Saudades da minha infância segura que minhas filhas não poderão conhecer e sentir nunca. Cadeiras nas calçadas para conversas animadas, brincar de garrafão, esconde esconde,futebol, rouba bandeira a noite após a volta da escola, na CALMA avenida Vital Barbosa na Ponta Verde,meus pais tranquilos certos que a Paz reinava bem como a segurança. Eu e meus irmãos íamos a praia de 7 coqueiros sozinhos tomar banho de mar, ou naquela época catar carrapateiras para abastecer nossas petecas. Essa cidade não voltará mais, cidade tranquila e de Paz, e que minhas filhas jamais irão conhecê-la.

  • silvana gomes

    MUITO BOM SEU COMENTÁRIO. CONCORDO !

  • RICARDO JORGE DE OLIVEIRA NUNES

    SE EM ALAGOAS TIVESSE UM GOVERNADOR JÁ TERIA TROCADO O SECRETARIO DE SEGURANÇA QUE NUNCA TEVE PROJETO EFICIENTE E QUE JÁ MOSTROU QUE É IMCOMPETENTE ALIAS NUNCA TRABALHOU NA AREA EFETIVAMENTE, NÃO CONHECE OS PONTOS FRACA DA SEGURANÇA NUNCA PRESSIONOU O GOVERNADOR PARA UM CONCURSO DESDE O PRIMEIRO MANDADO.
    NÃO EXISTE UM POLICIAMENTO NAS CIDADES QUE FEZEM FRONTEIRA COM OUTROS ESTADO E SAIDA E ENTRADA DA CAPITAL, NÃO EXISTE UM POLIAMENTO HOSTENSIVO POIS NÃO EXISTGE POLICIAL SUFICIENTE PARA EXECUTAR ESSA FUNÇÃO E A POPULAÇÃO CULPA OS POLICIAS QUE É A PARTE MAIS FRACAS NESTA HISTORIA.

  • PATRULHEIRO(GUARDA MUNICIPAL)

    É FATO E VERDADE.MACEIÓ CIDADE MAIS VIOLENTA DO BRASIL E TERCEIRA NO MUNDO(FONTE WIKIPEDIA)PORÉM, O PREFEITO AFIRMOU NO PROGRAMA CIDADE AFLITA QUE ESSES DADOS NÃO TEM PROCEDENCIA VERIDICA.O MEDICO ALFREDO VASCO ERA UM CIDADÃO CONHECIDO E SEU ASSASSINATO ESTÁ TENDO REPERCURSÃO NA SOCIEDADE.IMAGINEM OS CIDADÃOS COMUM QUE VIRAM APENAS ESTATISTICAS.É FACIL AFIRMAR QUE NÃO HÁ TANTA VIOLENCIA QUANDO SOMOS POLITICOS RODEADOS DE SEGURANÇAS ARMADOS ATE OS DENTES.É PRECISO MEDIDAS DURA E EFICAZ.SOCIAL,SAUDE,EDUCAÇÃO,PODER JUDICIARIO E EXECUTIVO.AS FORÇAS DE SEGURANÇA PUBLICA PRECISAM DE MAIS UNIÃO E MAIS AUTONOMIA NA ATUAÇÃO.O INFRATOR TEM QUE PERDER A CERTEZA DA IMPUNIDADE.TALVEZ ESSA NOTICIA SOBRE O MEDICO ALFREDO VASCO NÃO SEJA MAIS UMA PARA VENDER JORNAL E ELEVAR AUDIENCIA DE TELE JORNAL.”SI VIS PACEM,PARA BELLUM” “SE QUERES A PAZ,PREPÁRA-TE PARA A GUERRA”.

  • J.J.

    Conheço a periferia, ontem acabaram de assassinar um sobrinho de um amigo meu no Benedito Bentes às 20:00 hs, precisamente, foi-se embora mais um para as estatísticas dessa “Cúpula” de incompetentes da Insegurança Pública do nosso Estado; vocês vão investigar e dar satisfações a família? claro que não, ele era pobre.

  • J.J.

    Chega também de forasteiros na área de Segurança, que não entendem nada de como funciona aqui em nosso Estado; aqui só se resolve na bala, é o dente por dente olho por olho e outra coisa, ficar falando também que se vai resolver com investimentos em educação é baboseira, desde 1973 que o Estado parou em investir em educação, saúde, segurança, etc; tudo o que está acontecendo é comoção e em seguida esses que se LOCUPLETAM não vão fazer nada para minorar esse nosso sofrimento.

  • Aldo Porfirio Silva

    Tenho 32 anos nos serviço público de Alagoas e desde que iniciei (trabalhando com pessoas na área social, sempre defendi políticas públicas de caráter preventivo, principalmente na área de Educação (escola integral) e saude preventiva. e hoje eu como muitos sofremos as c0nseguências de gestores públicos sem compromisso com o bem-estar social e suas únicas preocupação é se perpetuarem no poder. Resultado: Temos uma geração a morte e a todo tipo de miséria. e mais graves não vemos ações concretas para estancarmos esta “hemorragia” e ouvimos transferência de responsabilidade e lamento. principalmente nos gestores públicos atuais em todas as pastas, notadamente nos três “pilares” básicos: Educação, saúde e seguranças. meus sinceros lamento, pra não dizer PROTESTO.

  • Nádia Dias

    As políticas públicas necessitam de recursos para que funcionem, mas quanto mais o governo federal mandar – e sabemos que para o contexto não é nunca “muito” – metade, pelo menos será desviado para outros fins. Não, eu não posso provar o que eu digo, nem apontar culpados…porém, o que vemos é que os “recursos” não são bem aproveitados e que, ao menos no passado (hahaha) haviam ladrões do dinheiro público neste país. Não faremos um futuro de chumbo e pólvora, por que não há dinheiro para um nem outro e os tais “direitos humanos” só aparecem quando a “injustiça” pode fazer com que, politicamente, isso renda alguma coisa.
    Eu não tenho mais esperança alguma, a não ser na vontade de Deus, que um dia se imporá, coloco a minha vida e a dos meus nas mãos Dele e só, vivemos pela Graça, como no Oeste Americano há trezentos anos atrás e rezamos para que os “apaches” não venham.

  • J.J.

    Ricardo, grande parte dos policiais que fazem rondas esporádicas nos bairros, vão lá pra tomar a droga dos marginais e usarem; eles precisam se tratarem também e se afastarem de suas funções. Eu estava fazendo caminhada agora há pouco e uma viatura passou na boca de fumo e nem se quer pararam pra investigar e mais na frente os ditos cujos estavam lanchando e supostamente fazendo a segurança do mercadinho, como com frequência em postos de combustíveis daqui da região e a população à mingua; ponha meus comentários meu amigo, eu vejo isso no dia-a-dia.

  • JUSTIÇA

    Bom Dia Ricardo,
    Estou cada dia mais estarrecido com a violência que assola o Estado de Alagoas. O que causa perplexidade é o comportamento do Governador Téo Vilela, quando foge do bom combate, culpa o Governo Federal e outras bobagens. Neste Governo não tem responsabilidade nenhuma com nós, cidadãos, que enfrentamos diariamente a violência alagoana. Se fizesse concurso público sério, nomeasse e exonerasse milhares de cargos comissionados e acabasse com a farra do terceiro setor (OSCIP e Organização Social) Téo Vilela estava moralmente blindado. Mas, hoje Geraldo Bulhões ganha de 10 (dez) a zero nesta administração pífia.

  • TOTONHO

    O problema é NACIONAL.Não se faz omelete sem quebrar os ovos!felizmente ou infelizmente ,PRECISAMOS,já pssamos muito dos limites , repor a ORDEM .Como?
    O Òbvio ululante de Stanislau e que as F.A.fizeram em 1964: ladrões na cadeia, bandidos idem,corruptos deportados ou forçados a tal, etc,etc e tal.Saudades eternas dos militares de então!Hoje?essa ESCOMLHAMBAÇÂO!!!!!!

  • Danielle Vieira

    DESABAFO DE UMA ESTÚPIDA DEFENSORA DOS DIREITOS HUMANOS
    Todos nós precisamos parar pra pensar se queremos mesmo a paz. Queremos a paz pra quem? Porque se quisermos mesmo a paz temos que pretendê-la para TODOS. Como queremos a paz, nos indignamos com o assassinato de uma pessoa e queremos a morte de outra? Isso não é paz, isso é segregação, é tentativa de limpeza de uma classe aos moldes nazistas: hoje o padrão é o seguinte: devem ficar vivos os que têm emprego, os que estudaram, os que têm acesso a educação, a saúde, ao trabalho, porque esses, em tese, não causarão problemas à sociedade. Os demais que estão à margem do processo, diga-se de passagem, não por escolha própria, mas por causa de um sistema que tem como essência a desigualdade, e por isso são expropriados de condições mínimas de sobrevivência, devem ser eliminados, sem dó nem piedade. Se pensarmos que esses “assassinos” também veem seus ente queridos assassinados, não por armas de fogo, mas por mecanismos tão ou mais cruéis, porque não têm seus assassinos revelados e punidos, veem seus ente queridos morrerem nas filas dos pronto socorros por falta de atendimento médico, veem seus filhos morrerem por desnutrição, diarreia, obstrução intestinal por vermes, em pleno século XXI num país a caminho do desenvolvimento, como cantam em verso e prosa nossos vergonhosos políticos. Porque só enxergamos a violência praticada pelos miseráveis e queremos exterminá-los? Porque também ao invés de só falarmos não agimos e fazemos passeatas pela paz para acabar com a violência do não acesso a saúde, a educação, a alimentação de grande parte desse nosso povo? Porque ao invés de ficarmos comodamente criticando nossos políticos continuamos agindo como eles? Porque vendemos nosso voto? E não estou falando de vender por necessidade de ganhar R$30,00 pra comprar uma cama pra um filho não, to falando de vender nosso voto por um emprego comissionado, por uma influência política, por um contrato comercial… somos ou não somos tão corruptos quanto os políticos? Porque usamos influência política quando os guardas de trânsito multam nossos carros, ou os compramos mesmo estando errados? Somos ou não somos tão assassinos quanto os que atiram e matam pra roubar? Se sabemos que elegendo esses políticos continuaremos nessa miséria, porque então fazemos isso? Adianta caminhar pela paz e continuar agindo dessa forma? Adianta matar os assassinos e continuarmos produzindo mais assassinos? Ou pensamos coletivamente ou estamos todos exterminado. Em 1904 Rosa de Luxemburgo já previa: “Socialismo ou Barbárie” em 2001 Mèzsaros completou: “Socialismo ou Barbárie se tivermos sorte” e hoje eu digo: Não tivemos sorte passamos da barbárie e estamos no caminho do extermínio da raça humana. Vamos caminhar pela paz sim, mas vamos caminhar conscientes na nossa humanidade, resguardando nossas principais características éticas de preservação da nossa espécie como um todo, escolher quem deve ter direito ou não à vida é irracional e covarde.

  • alagoano envergonhado

    Medidas de longo prazo são inúteis, podemos não viver para ver os resultados, precisamos de políticas de repressão de curtíssimo prazo, e isso esse governo já demonstrou que não tem o mínimo interesse em sair da retórica e da conveniente “indignação”.

  • Jarbas Agostinho

    Tenho admiração profunda por vc e o conheço a muito tempo quando o chamava de peninha no bate bola na casa de Valdemar Correia,sua palavras mostra bem o que acontece quando não se investe em educação e é o que esta acontecendo neste Brasil, mais precisamente em nosso Estado. Parabéns.

  • Rafael Ferrari

    É mister salientar que muitos cidadãos tem sua parcela de culpa, pois na hora que tem o poder nas mãos de acabar com essa balbúrdia, só olham para o próprio umbigo e votam nesses governantes, por mesquinharia, por um cargo comissionado que um filho seu é investido, ou por migalhas que são distribuídas nas camadas mais pobres da sociedade, enquanto muitos estão sentados horas à fio, estudando, sem fim de semana nem feriado, lutando, almejando passar num concurso público para tentar melhorar essa situação deplorável que nosso Estado se encontra, única e exclusivamente por amor a sua cidade natal que outrora era uma cidade pacata, onde podíamos brincar nas ruas sem deixar nossos pais em pânico, aterrorizados com toda essa violência que nos assola. Quero um Estado melhor para meus filhos, quero a infância que eu pude ter soltando pipa, jogando bola, andando de bicicleta. Se isso não for possível, se nossos governantes continuarem na inércia, se não melhorarem as condições dos nossos funcionários públicos, em especial os de segurança pública, se não abrirem o tão prometido concurso da PM e PC aumentando o efetivo, dando-lhes condições de trabalho e uma remuneração condizente com perigo inerente ao cargo, o Estado está fadado a perder muitos filhos da terra que poderiam contribuir pra reverter esse quadro instalado. Pessoas de bem que pensam no coletivo, combatentes da corrupção, contra os malfeitores, a favor da paz e de uma vida digna, cidadãos que deixarão sua tão estimada terrinha para poder viver com dignidade em outro lugar que possa lhes dar o mínimo de condições para sobreviver com tranquilidade.

  • Rossana Araújo Silvestre

    BRAVÍSSIMO, RICARDO! É ISSO, O RACCIOCÍNIO É ESSE! VAMOS ENCARAR AS COISAS COMO ELAS SÃO. E NÃO DE FORMA IMEDIATISTA, EGOÍSTA E OBTUSA; ENFIM, ATRAVÉS DE UMA ÓPTICA MÍOPE. SOMOS OS RESPONSÁVEIS POR COBRAR, TENTAR PROMOVER (COM OS MEIOS QUE SÃO POSSÍVEIS A CADA UM)E PARTICIPAR DAS MUDANÇAS DA SOCIEDADE E NÃO PO USAR A REVOLTA COMO DESCULPA PARA PROPOR SOLUÇÕES BÁRBARAS (TÃO BÁRBARAS QUANTO O QUE MOTIVOU A REVOLTA ) E ILUSÓRIAS. MANIFESTAÇÃO PÚBLICA, SIM; PROTESTO, SIM, POIS NÃO PODEMOS E NEM DEVEMOS CALAR. PORÉM, MANTENHAMO-NOS SÓBRIOS EM NOSSO RACIOCÍNIO E EM NOSSA VISÃO DO QUE CHAMAMOS DE “UM MUNDO MELHOR”. PARABÉNS PELA PERFEITA ANÁLISE DA SITUAÇÃO!

  • Rose Bulhões

    Sempre acompanhei o seu trabalho e sou uma grande adimiradora.
    Parabéns pela matéria, que como sempre se expressa com tanta convicção.

  • Dirge Fausto

    Só um advogado estúpido que defende Direitos humanos para bandido.

  • Rossana Araújo Silvestre

    Cara Danielle Vieira, parabéns por tudo o que expôs no seu desabafo! Concordo com vc em GÊNERO, NÚMERO E GRAU! Perfeito! Prazer em conhecer mais uma ESTÚPIDA DEFENSORA DOS DIREITOS HUMANOS, grupo no qual eu me incluo, com orgulho de ser “estúpida”.

  • Beto

    Concordo: não se constrói um futuro com pólvora e chumbo! mas, enquanto isso, morreremos todos? sem defesa, sem qualquer ato de reação como o médico Alfredo Vasco? Não sou a favor de andarmos armados, mas nesse caso, teriam os deliquentes oportunidades de tamanha covardia? ou morreriam primeiro? Desarmar a população é justa, mas com qual garantia do Estado, em nos proteger? é justo sermos alvos de bandidos correndo a solta? O Estado tem urgente que implantar tolerância zero com esses mal feitores: sejam quaisquer delinquentes, de colarinho ou não…

  • TOTONHO

    A máquina arrecadadora estatal é perfeita(FEDERAL,ESTADOS e MUNcíPIOS),vide o impostometro.PERVERSA é a distribuição e aplicação do dinheiro arrecadado.como se não bastasse,temos os vícios que só aumentam: desvios nas meias,cuecas;lavagens e ‘lavanderias”para tal ;nepotismo, peculato ,etc, etc.Esqueci os LARANJAIS!
    Resta ao cidadão pagar por educação,planos de saúde,segurança privada e improvisada,etc.As instituições QUEBRADAS, as quadrilhas desfilando.A juventude só vê maus exmplos,IDEOLOGIAS?A impunidade campeando.Enfim vamos rezar pelos que estão PARTIDOS antes do tempo? mas principalmente por nós do BEM que ca ainda estamos!!!aurevoir!

  • Bertine Mota

    E o que fazer? Enquanto não se educa uma nova geração? Se não há policiais, justiça e segurança, aceitar ter a casa invadida, as filhas estupradas e nada fazer? O cidadão de bem foi desarmado, e os criminosos sabem disso! Mas para eles não faltam armas, eu não posso me mudar pra Londres, devia?

  • Flavia Pires de Melo

    Irretocável, querido!!! Acompanho diariamente tudo o que vc publica aqui, ou fala no TV Record, e sempre me alegro por ter um alagoano como você, lutando incansavelmente pela melhoria de nossa população! Mas agora você se superou!! Vivemos, há séculos, em estado de desgoverno, e achamos que a solução é matar bandido… quanta ignorância!!!

  • marcos dimitrios silva

    DE POUCO ADIANTA AGRADAR A SI PRÓPRIO SE VC NÃO AGRADA AOS OUTROS. ALGUNS TEM O VICIO DE ENCHER NOSSOS OUVIDOS COM REFRÕESDO TIPO ESTOU CERTO,OU VOCE SABE.TAMBEM OS FÚTEIS GOSTAM DE FALAR COMO ECO. CALÇAM SUA CONVERSA COM SALTOS ALTOS DE ARROGÃNCIA,E A CADA PALAVRA SOLICITANDO O ENFADONHO SOCORRO DOS TOLOS.DIREITOS HUMANOS ISSO MATA MUITOS PAis de familia . UM MENOR PODE MATAR,ROUBAR,ESTUPRAR,E NO MAXIMO PEGAR 1 ANOS DE HOTEL DE LUXO RSRSRRS POIS NÃO PODEMOS NEM MOSTRAR O ROSTO DELE. QUE PAIS DESMORALIZADO TENHO NOJO DESSE PAIS ONDE POLITICO EN TROCA DE VOTO PERMITE UMA DESGRAÇA,COMO SEM TERRA, MENORES MATANDO… TIRANDO VIDAS.OAB COM TEOTIAS ACADEMICASRSRSR E LASCA!