Já na próxima quarta-feira, quando da sabatina a ser feita pelos deputados, a promotora Karla Padilha estará lá, bravamente.

Pergunta:

– O que a senhora já fez de destaque na sua atividade pública?

 Resposta da ex-integrante do Gecoc:

– Denunciei vários deputados indiciados pela Polícia Federal Operação Taturana, que apontou o desvio de R$ 302 milhões dos cofres públicos.

É importante destacar que os candidatos da OAB e do Ministério Público – para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas – assumiram uma posição  política consequente: eles não querem ir para o palácio de vidro da Fernandes Lima, em busca de boa vida, casa comida e roupa lavada. Como é o caso de alguns notórios pretendentes à cadeira que foi de Isnaldo Bulhões pai.

Todos os nomes já anunciados e conhecidos das instituições que resolveram comprar a briga defendem que a vaga no TC é do Ministério Público de Contas. Entraram no embate como forma de protesto – corajoso -, representando o sentimento de vários setores da sociedade alagoana. Tentar desqualificá-los é, também, um ato político: de defesa do indefensável. 

Mas eis que surge algo mais na iniciativa de advogados, procuradores e promotores que anunciaram inscrição no processo da Assembleia: como candidatos, eles poderão recorrer à Justiça em qualquer momento da escolha, porque serão parte legalmente interessada. Ou seja: se a turma da Casa de Tavares Bastos queria uma boa encrenca, encontrou. E com gente grande.

STF abre Ação Penal contra JL por trabalho escravo
Sete desembargadores não podem julgar recurso de Albuquerque
  • Ewerton Santos

    A ASSEMBLÉIA APESAR DE TÃO CRITICADA É SEM DÚVIDA A INSTITUIÇÃO MAIS DEMOCRÁTICA QUE EXISTE. SENÃO VEJAMOS, O MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS REINVIDICOU A VAGA DO TC PARA SI E TRATOU LOGO DE INDICAR UM DE SEUS REPRESENTANTES PARA OCUPÁ-LA, SEM QUE NINGUÉM PUDESSE SE INSCREVER PARA DISPUTAR ESSA VAGA E NINGUÉM RECLAMOU. JÁ A ASSEMBLÉIA REINVIDICOU A VAGA PARA SI MAS ABRIU INSCRISÇÃO PARA QUEM QUISER CONCORRER.COM TODOS OS DEFEITOS É NA ASSEMBLÉIA QUE ESTÃO OS VERDADEIROS REPRESENTATES DO POVO, QUE FORAM POR ELE ESCOLHIDOS.

  • marta lima

    Já faz tempo que vivemos no Estado de faz de conta, não é mais importante faze ,mas sim ter!! um parente um cunhado um tio etc e tal dentro dos meadros do Poder. O resto é conversa pra boi dormir.
    Quero ver até quando alagoas vai aguentar essa situação vexatória e vergonhosa!!

  • ricardo

    Só tenho a agradecer esse que se escreveram,mas ressalto que a sociedade organizada deve, no sentido de obrigação, defender que a vaga, se não ficar com o MPC, fique com um dos áte agora escritos. Mobilização já.

  • gilvania sampaio

    eita que turma arretada !

  • josé Carlos Fernandes Neto

    Caro Ricardo, por favor, responda-me três perguntas: Se a Lei garante legitimidade ao dono da vaga, o que leva essas pessoas a somente marcar posição?
    Acaso o MP, Tj, ALE desacreditam o Judiciário?

    Então sugiro: Pratiquemos todos os mais absurdos ílicitos e depois pratiquemos mais ílicitos, só assim fica mais difícil alcançar os verdadeiros culpados. Então para que serve o MP e o Juciário?

  • Emerson Rodrigues

    É uma honra tê-la como professora, e estou certo de que ela, mais que ninguém, poderá exercer esta função com honras!

  • jobson

    Todo o político mecenário, e em fim de carreira, pleiteia ir para o Tribunal de Contas, apenas para usufruir das benesses do cargo que é vitalício e, proteger seus coleguinhas. Essa prática deve acabar, colocando pessos íntegras e competentes.

  • Alagoano arretado

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    -E a senhora tem certeza de esse dinheiro sumiu, será que ele não foi utilizado na compra de papel higiênico, por exemplo?

    -Sim, senhor deputado , inclusive poderemos facilmente verificar isso,com a enriquecimento de alguns dos senhores sem comprovação da origem legal do dinheiro.

  • ARTUR

    RICARDO, O REVOLTANTE DISSO TUDO É AGUENTAR UM MONTE DE FICHA SUJA TER O DIREITO DE ARGUIR UMA AUTORIDADE SÉRIA
    QUE APLICOU A LEI NESSES INDICIADOS AINDA TEREM O DIREITO DE JULGAR SUA CAPACIDADE PROFISSIONAL etc. PODE?

  • Força !

    Graças a Deus, a Sociedade Civil parece que acordou para enfrentar essas pessoas que pensam que são “Representantes do Povo Alagoano”.

  • carlos

    Se,alguém deste time de ouro,chegar a ser nomeado conselheiro,espero que não se encante com o ouro!!!

  • EWERTON

    CONCORDO COM VOCÊ JOSÉ CARLOS FERNADES; ESSAS ILUSTRES FIGURAS DO JUDICIÁRIO, DO MP E DO DIREITO NÃO DEVERIAM SE PREOCULPAR SE A ASSEMBLÉIA VAI ESCOLHER UM DEPUTADO, POR QUE SE A VAGA NÃO FOR DELA A JUSTIÇA À QUAL MUITOS DELES FAZEM PARTE, IRÁ ANULAR O ATO. ELES ESTÃO APENAS TUMULTUANDO O PROCESSO E LEVANDO O POVO A DESACREDITAR DA JUSTIÇA.

  • Dermeval Araújo de Lacerda

    Ainda vemos a esperança de JUSTIÇA E HONRADEZ prosperar em Alagoas.
    Essa atitude da sociedade civil de participar de um evento de tamanha grandeza, e que parecia exclusivo dos políticos da famigerada A.L., nos dá a certeza que em próximas eleições, desde que sejam moralizadas pela justiça eleitoral, veremos nomes conhecidos e de moral ilibada,incorrupta,como antigamente,(Freitas Cavalcanti,Rui Palmeira,Dilton Simões,…)dando-nos o prazer de dormir serenamente sem nos preocupar em ser roubados também, na calada da noite.Tem um trabalho que diz:Os políticos roubam durante o dia e o Brasil cresce à noite, enquanto eles dormem, e que durmam o sono eterno.Amém

  • NOEMIA

    amigo Ricardo neste estado todos precessos comtra politicos não da em nada sem mais

  • Maria José Alves da Silva

    Encerram-se amanhã(03/04) as inscrições para os interessados em disputar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O edital de convocação dos candidatos foi aberto na semana passada pela Assembléia Legislativa. Todo cidadão, que preencha os requisitos objetivos e subjetivos pode disputar o cargo.
    A vaga para conselheiro do Tribunal de Contas é disputada pelo Ministério Público de Contas, mas para o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Ricardo Schneider Rodrigues, mesmo que o Judiciário venha a definir que a vaga não é do MP de Contas, o que para ele é muito improvável, eventual definição da vaga em favor da Assembleia não significa que o cargo deva ser preenchido necessariamente por um parlamentar, parente ou partidário politico.
    A vaga da Assembleia, caso seja assim definido pelo Judiciário, deve ser composta por pessoa escolhida na sociedade e que melhor preencha os requisitos constitucionais estabelecidos. Qualquer cidadão que preencha os requisitos poderá se increver. Estes são os únicos requisitos:
    * contar com mais de 35 anos e menos que 65 anos de idade;
    * ter idoneidade moral e reputação ilibada;
    *ostentar notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública;
    * bem assim comprove mais de 10 (dez) anos de exercício de função pública ou efetiva atividade que exija os conhecimentos nas áreas acima mencionadas.

    A inscrição deve ocorrer até amanhã, na Assembleia Legislativa, desta forma:
    * os interessados deverão requerer a inscrição em petição apresentada no protocolo desta Assembleia Legislativa (Palácio Tavares Bastos, Praça Don Pedro II, Centro, Maceió, Alagoas), dirigida perante ao 1º Secretário deste Poder, nos períodos compreendidos entre 8 e 12 horas e 14:00 e 18:00 horas;
    *a petição do interessado deverá ser instruída com seu currículo, o qual deverá estar municiado com todos os documentos comprobatórios das afirmações que o currículo fizer, ficando estabelecido, inclusive, que estes documentos comprobatórios somente serão considerados se forem apresentados em vias originais ou cópias autenticadas
    A sessão extraordinária para escolher os indicado da Assembleia para o cargo de Conselheiro ocorrerá no dia seguinte, na quarta-feira, dia 04.04.2012, às 10h00.

    Para Ricardo Schneider , a mobilização da sociedade, que almeja o fortalecimento do controle externo exercido por meio do Tribunal de Contas, implica na possibilidade de se escolher pessoas com alto nível para virem ocupar o referido cargo. ” É fundamental que se candidate o maior número possível de pessoas que preencham tais requisitos, como forma de ampliar o debate sobre a forma de composição das Corte de Contas. Temos em nossa sociedade diversos profissionais altamente capacitados que poderiam desempenhar tais funções com brilho, como promotores, advogados, magistrados, professores, procuradores, contadores, auditores, mestres, doutores, servidores públicos, etc.. Não basta criticar, é preciso, agora, atuar ativamente”, argumentou Schneider ressaltando que a Assembleia poderá apenas efetuar a escolha,os demais atos, como nomeação pelo Governador e posse pelo TCE, estão vedados por força de decisão judicial.