Quem mandou matar Silvio Viana? 

Talvez o cidadão comum saiba responder à pergunta sem dificuldades. As autoridades, da mesma forma, haverão de dizer os nomes dos que mandaram assassiná-lo, há quinze anos.

Os governantes da época, entretanto, podem ser classificados como cúmplices do trucidamento do dirigente da Secretaria da Fazenda, naquele fatídico 28 de outubro de 1996.

Silvio foi executado sem qualquer chance de defesa. No seu carro, que ele mesmo dirigia de volta a Maceió (estava em uma propriedade no litoral Norte), não havia nem mesmo uma arma – ele não era do tipo que acredita na morte do outro como forma de vida.

Se os mandantes do assassinato de Silvio Vianna são ricos e poderosos, eles também tiveram o apoio, por omissão ou nefasta ação, daqueles que teriam por obrigação desvendar o “mistério”. 

Por mais que esbravejem, estes últimos são co-autores do homicídio e terão de carregar na consciência este crime, a persegui-los como cobrança do que lhes restou de consciência.

Cavalcante e sua gangue, composta de assaltantes e pistoleiros inclementes, têm sangue nas mãos; os que atuaram para ajudar os assassinos – materiais e intelectuais – também carregarão, para sempre, as manchas da morte de Vianna. Mesmo que não as vejam.

A todos, restará o lixo da História. É tudo o que eles deixarão de legado.

PF de Alagoas vai investigar caso PanAmericano
Mosart Amaral corre atrás de visibilidade e reconhecimento
  • eduardo

    Todo mundo comenta sobre esse crime, quem são os autores intelectuais, os materiais, a reunião onde foi decidida a morte, a tentativa de encobrimento, o respaldo de autoridades locais. Isso em aniversário, mesa de bar, enterro, em bate-papo. Acho difícil alguém antenado não saber os detalhes sobre o crime. O problema é que a fina flor da sociedade alagoana pode estar envolvida. E aí, não temos ainda nem polícia, nem justiça capaz de chegar a eles. Talvez, quando os personagens envolvidos estiverem mortos e o caso esquecido, alguém venha a publicar sobre o caso, esclarecendo.

  • ARRUDA

    EDUARDO,você está corretíssimo. se eles não forem julgados aqui, com certeza no inferno eles serão condenados.a ganacia do homem público, está em primeiro lugar.a ganancia p eles, tem prioridade.a onde tá o dinheiro e o ser humano, tudo pode acontecer.precisa dizer mais alguma coisa?

  • sergio costa

    Ricardo,estou aproveitando esse espaço pq ainda nao surgiu mais comentarios:Pq o Teatro Gustavo Leite é um desrespeito ao Idoso e Deficiente?Idoso tem que assistir um espetaculo na uiltima fila pq as escadas até a primeira contém degraus enormes que nem uma pessoa nova consegue descer tranquilamente(IOmagine pra subir). Pq a escada rolante ´r de uma velocidade fora do comum? Ta na hopra de cobrar!!

  • sergio

    Os governantes, os políticos a polícia, todos sabem quem são os mandantes e os executantes, mas como são bandidos, marginais é muito que você queira que eles carreguem mais esse crime em suas consciências, eles não têm isso.

  • Viana

    Todos sabem quem foram os mandantes e os sicários! Todos! Alagoas covarde! Judiciário comprometido! Agora, o Cavalcante eh protegido por um bando de facista do proprio judiciário, daqui a pouco vão devolver a patente a este bandido. Tem gente com tanto medo, por ser covarde, que esta sendo protegido por pistoleiros e bandidos com condenações judiciais, eh certo isso Ricardo? Te admiro muito, mas saiba distinguir os homens. Há Lobo em pele de cordeiro. 15 anos, os mandantes, velhos conhecidos, soltos, ricos, apesar da concordata e da inadimplencia, amigos do poder judiciário, emprestam aviões e outros mimos a essa turma desmoralizada. Rogo pela minha família, que publique este comentário, muito obrigado.

  • revoltado

    Honestamente é muito vergonhoso essa situação imagine milhares de outros processos que não foram concluidos é muito revoltante mesmo só quem sente na pele mais um dia eles pagaram aqui ou la no inferno eu creio muitos ja foram.

  • Pablo Hernandez

    Ora, se todos sabem quem é o autor intelectual e os mandantes, e se essa informação já chegou ao conhecimento da SDS,do MPE e do TJE, através de provas materiais, então os verdadeiros assassinos são os que estão acobertando este crime hediondo por longos 15 anos.
    Todos foram comprados com o dinheiro lavado de sangue dos condenados à morte pela organização criminosa chamada de “Justiça”.

  • CORRUPÇÃO PURO SANGUE

    Caro Ricardo!
    Sou criador de cavalos, desconheco produtividade e lucratividade igual a que foi obtida pelo “haras Tribunal de contas de Alagoas”.
    Acho até que alagoas deveria armazenar o “SÊMEM”, não dos animais, mas destes “genios da criação de cavalos”.

  • ariel fernandes duarte

    imaginem que tudo continua do mesmo jeito nem barenco nem teo , mim pareceq deu jeito silvio viana, fabio aciole a pc não apresentou os mandantes, vamos ter coragem autoridaaaaaaades!

  • luiz Ceerqueira

    Prezado Ricardo,mais um ano sevae da morte do tributarista honrado Sílvio Viana e a nossa justiça cega para esse caso de braços cruzados e cometendo injustiças em suas sentenças,cada vez mais denigrindo a imagem da verdadeira justiça,fica omissa na pronuncia dos executores e mandantes da tamanha brutalidade.Olha ricardo enquanto juizes,desenbargadores,conselheiros do trbunal de contas forem indicados ou influenciados nas nomeações pelo executivo não espere nenhuma atitude de justiça.Veja bem,toda sociedade sabe que um grande industrial foi o mandante do assasinato do Silvio,inclusive o ex.Coronel Cavalcante,autor material do crime relata em seu depoimento o nome desse industrial e nada acontece.O mesmo teve como recompensa a absolviç~~ao recente de um crime que é réu confesso.Um dos juizes,que se diz correto,aparecendo na mídia porque que ser desembargador,tem rabo preso a esse industrial.Então a nossa justiça é a mais podre e corrupta do país.

  • janson

    um herói o silvio. o seu nome na avenida perdurará. mas, os bandidos que fizeram isso, serão lembrados como bandidos.

  • Vianna

    É só entregar a Polícia Federal que descobre bonitinho, se de fato tem mandante. Peça ajuda da PF.

  • glacia

    como servidora publica da sec de fazenda, silvio foi meu colega, o dia de hoje sera sempre um dia triste, por lembrar o assassinato torpe do nosso colega, e a justica terrestre que ainda nao solucionou o caso.

  • MÁRCIO UMBELINO DE SOUZA

    Caro Mota, chega a ser ridícula a decisão tomada pelo Júri em conceder “clemência” para o facínora Manoel Cavalcante. Se esse bandido merecesse clemência, redução de pena, teria ele afirmado quem foram os mandantes do covarde assassinato de Sílvio Viana. E o facínora sabe quem são eles, pois fora o intermediário do crime. Como absolver um bandido que durante anos aterrorizara a Sociedade Alagoana? Tem alguma coisa errada por trás do julgamento recém ocorrido. Esse marginal e seus cúmplices deveriam apodrecer na cadeira e não receber benesses oriundas do próprio judiciário e também do Ministério Público, pois segundo informações de quem esteve na sessão do júri este último tivera uma participação pífia, inerte, durante o julgamento. Espero que tenham pelo menos apelado da estapafúrdia “decisão” que absolvera um réu confesso da prática de um hediondo crime.

  • Pablo

    Os mandantes estão protegidos pela lei estadual que permite que ex-governadores tenham proteção policial particular paga pelo Estado, usando efetivo da polícia militar.

  • Robson

    Vejam esta matéria da revista ISTOÉ sobre o assassinato do nobre servidor público Silvio Viana:

    http://www.istoe.com.br/reportagens/7402_CRIME+SEM+CASTIGO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

    ou digitem no google: istoé assassinato de silvio viana.

  • wal

    Prefiro não opinar. Mais eu gostaria de ouvir do CEL. Cavalcante este; sim sabe e muito.E oque diz os eleitores destas figuras ?

  • manoel messias de sousa

    este é o preço que este servidor publico exemplar pagou por não se corromper;tenho uma ligeira impresão q as coisas mesmo lentas estão mudando.q Deus continue a abençoar sua familia.

  • NANI

    EU TBM GOSTARIA DE OUVIR O CAVALCANTE VCS VAO TER UMA SURPRESSA E TANTO!!!!!!!!!!!

  • Ricardo

    É a dívida de gratidão, Ricardo. No momento, eu quero externar meu repúdio às autoridades do MP e do Judiciário que utilizaram do cargo para pagar suas dividas de gratidão ou para conquistar espaço institucional. É correto você ter gratidão por uma pessoa que lhe ajudou, mas não se pode a pretexto de pagar esta dívida utilizar da função publica (MP e Judiciário) para proteger assassinos e prevaricar no cargo que o povo paga caro para ser exercido em prol do bem comum. Tais autoridades deveriam ter vergonha na cara, e são tão culpadas e covardes quanto o mandante. O mandante do crime? Até as pedras sabem quem é.

  • Viana

    Não sei pq vc não publicou meu comentário, vc sabe quem eh o juiz que esta protegendo o Facínora do Cavalcante? Sabe ne, tudo bem, aqui eh Alagoas e vc me parece que foi contaminado. Ricardo, perdi um ente querido, Alagoas, perdeu há muito sua dignidade, não perca a sua, o juiz que esta protegendo o Cavalcante, protege o Mandante do crime do Silvio, e vai cometer mais barbaridade, vc não conhece bem esse psicopata, ele eh um servo desse protegido por desembargadores, jornalistas e juízes, mas um dia a justiça sera feita. Publique se quize, pq já estou distribuindo todo esses comentários para amigos, parentes e outros e dizendo que estranhamente vc não quer publicar, agora se vc tiver dignidade,publique, pq não publicar? Pq? Medo? Comprometimento?

  • Philipe

    Sinceramente será que Alagoas merece ter uma justiça que inocenta por clemência um personagem como cavalcante, será uma piada?, mas acredito que ele é um arquivo vivo dos crimes de pistolagem em Alagoas, e acho que esta disposto a falar tudo sobre a banda podre da politica alagoana!!! será que nosso estado algum dia vai ser um estado decente?!!

  • Indiignado

    Caro Ricardo, infelizmente voce está chovendo no molhado, pois este tipo de gente, os co-autores, nao tem nenhum remorso na consciência pois para eles o que basta é se apropriar do poder e dele tirar proveito.O resto sao detalhes.
    Veja os casos dos grandes ditadores, mesmo após longo anos no poder e perto de perdê-los não conseguem se dessaigar do poder, indo até o fim.
    Para este tipo de gente não existe consciência.Acham que o que fazem é direito, é normal, por isso que roubam tanto do povo e depois fomentam o extermínio das vítimas.

  • ESSE É UM SEGREDO GUARDADO À SETE CHAVES

    SÓ EM OUTRA GERAÇÃO ,QUE NÃO ESTA,SABEREMOS QUEM MATOU SILVIO VIANA,QUANDO TODOS JÁ ESTIVEREM MORTOS ,OS NOSSOS NETOS OU BISNETOS SABERÃO,E PODEM ATÉ DIZER ,BEM QUE MEUS AVÓS DIZIAM……………..

  • Luiz José

    O Sílvio tem toda razão, O judiciário alagoano é pior que os taturanas e bandidos que povoam nossa terra; espero que á polícia federal comece a agir. Com o dono do haras( será dele mesmo? Ou ele é apenas laranja ? ) A pf´tem a chance de desvendar o mistério.

  • GILBERTO DA SILVA JUNIOR

    JÁ ME DISSERAM MUITAS VEZES QUE ALAGOAS PARECE COM O VELHO OESTE AMERICANO,OU SEJA É UMA TERRA SEM LEI. QUE PORA NENHUMA FUNCIONA,ESSE CRIME TODOS SABEMOS QUEM ENCOMENDOU,MAS DIGO AOS FAMILIARES DO HONRADO SILVIO VIANA. O MANDANTE VAI PAGAR MUITO CARO POIS QUEM FAZ AQUI PAGA AQUI MESMO COM UMA MORTE MISERAVEL QUE NEM TODO DINHEIRO QUE ELE TENHA POSSA DÁR JEITO.ESSE AINDA É MEU CONSOLO,A CVS TODOS OS VIANAS AINDA NÃO TIVE O PRAZER DE CONHECER NENHUM DE VCS MAS SOU FÃ INCONDICIONAL DA CORAGEM E OMBRIDADE DE TODOS VCS,QUE DEUS ABENÇOE TODOS VCS.

  • janson

    Pois é, há gente que ganha bem para ter coragem de decidir. mas, se o autor de malfeitos é poderoso o medo ou a corrupção prevalece à obrigação de punir. ISSO É ALAGOAS.

  • Anderson Cavalcante

    Não concordo que a culpa pela elucidação deste crime seja do Judiciário exclusivamente, pois o Judiciário não investiga,e sim a nossa saudosa Policia Civil que realiza suas investigações com uma vontade? Vá fazer um BO para perceber como os policiais nos tratam, não olham nem para nosso rosto, parece que nós que somos os bandidos. Só se condena com provas no processo e não com disse e me disse, se a Policia não apresenta as provas não tem como o Judiciário condenar. Mas que o Judiciário é moroso é uma grande verdade, até porque a Corregedoria deste não cobra celeridade no andamento dos processos.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, RELIGIOSAMENTE LI TODOS OS COMENTÁRIOS QUE ANTECEDERAM MINHA MODESTA OPINIÃO.TODOS, ABSOLUTAMENTE TODOS, INCLUSIVE O BLOGUISTA, DIZEM QUE TODOS SABEM QUEM
    MANDOU EXECUTAR O RAPAZ. MAS MESTRE, TEM ALGUÉM AÍ QUE POSSA ME DIZER QUEM FOI ? QUE DIABO MESTRE !!! ESTÃO ESPERANDO O QUÊ ? EU NÃO SEI. SE SOUBESSE , DIRIA. PORQUÊ NÃO ? PROCUREI MÊDO NO MEU DICIONÁRIO, NÃO ENCONTREI.

  • antonio v. marinho

    Minha gente, não é preciso ser um sherlok, para chegar aos cabeças da trama, os maiores sonegadores de impostos, principalmente usineiros, que acumulam fortunas,citar só um, de dez caminhões que saiam da usina, carregados de açucar só um veículo era legalizado,isso em açucar, imaginem os outros sobprodutos, moraram como o Silvio era inconvinente pra eles, quer motivo maior?

  • HENRIQUE SANTOS BARBOSA NETO

    RICARDO, QUASE TUDO EM ALAGOAS É UM ABSURDO, O CASO SILVIO VIANA É O MAXIMO. MÁS SE SUA EQUIPE FIZER UMA MATÉRIA NAS DELEGACIAS SEJA CAPITAL OU INTERIOR, VAI SE DEPARAR COM CENTENAS DE INQUERITOS DE HOMICIDIOS SEM AUTORIA E NÃO CONCLUIDOS, MANDE UMA EQUIPE VISITAR POR EX. CENTRAL DE INQUERITOS CENTRO DE MACEIÓ/DELEGACIA DE CAPELA/DELEGACIA DE ATALAIA etc.AABSURDO É POUCO.

  • jorge soares junior

    Ainda não entendi o por que de o senhor não ter comentado a decisão da justiçama que empossa servidores sem concurso público no município de Maceió enquanto centenas deconcursados esperam por uma nomeação. A própria justiça afronta a constituição fedral, que diz: Para engressar no seviço público só através de concurso.