A decisão é conjunta da 7ª Vara Criminal da Capital com a 17ª Vara – a que trata dos casos envolvendo o crime organizado – o ex-deputado Francisco Tenório vai sentar no banco dos réus, no Tribunal do Júri, acusado de ser um dos mandantes do assassinato do Cabo Gonçalves, crime ocorrido em maio de 1996. 

A pronúncia foi formalmente definida hoje.

Tenório está preso na Casa de Custódia desde o dia 2 de fevereiro, exatamente por causa deste homicídio, um dos mais emblemáticos da história recente de Alagoas.

E por quê? Se confirmada a versão que levou a Justiça a pronunciá-lo pelo crime, o assassinato do ex-cabo da PM José Gonçalves é uma “aula” de como política e violência (morte, no caso), se misturam em Alagoas.

O Cabo Gonçalves, eis os autos do processo, foi assassinado por determinação de Tenório e dois colegas dele, em 1996 – João Beltrão e Antônio Albuquerque.

A trama macabra teria acontecido em uma fazenda pertencente a Albuquerque, em Limoeiro de Anadia, num encontro entre os três personagens.

Lá estaria, também, o ex-tenente-coronel Manoel Cavalcante, réu confesso, e cujo depoimento também foi considerado decisivo para a pronúncia do delegado Francisco Tenório.

A execução do Cabo Gonçalves, que foi ligado aos acusados, aconteceu em um posto de combustíveis, na Via Expressa.

Finda a obra sangrenta, os envolvidos teriam saído em carreata – em plena luz do dia -, fazendo buzinaço e comemorando o sucesso da empreitada criminosa.

Por fim, o brinde com muita bebida alcoólica.

Quanto à participação de Beltrão e Albuquerque no mesmo crime, ainda falta uma decisão da Justiça. Os dois foram denunciados pelo Ministério Público ao Tribunal de Justiça, mas ainda não há uma manifestação do TJ sobre eles.

Seja como for, eis um crime que já ficou na triste história sangrenta de Alagoas.

Procuradora da República investiga contrato da Prefeitura com a Tocqueville
Quando a Santa Mônica cria seus próprios problemas
  • gilson

    O título da matéria está incompleto

  • carlos

    Quem diria Francisco Tenório,ex-dono de um bom pedaço da Secretária de Defesa Social,onde ditava os rumos das envestigações com os seus delegados prata furadas da casa que tem alguma ligações com o (Chico),na indicações nos pontos chaves desta pasta,preso e vai a júri popular é num mínino um sonho para os Alagoanos que este dia nunca ia chegar.Acho que o próprio Francisco Tenório,está pensando que é um pesadelo que logo vai passar.

  • mcs

    só um idiota não perceber q isso é persseguiçãO politica, eu numca vi defender bandido! e todos sabem da fama do cabo gonçalves. é uma pena que vc da 17ª estão destruindo uma familia e uma pessoa!!!!!! “enxergar a criminalidade q estar acontecendo no estado vcs não querem, pessoas inocentes morrendo na mão de pessoas periculosas. e isso pq alguém da 17ª já passou por isso, mais, não aprendeu q pena………..

  • Estudante

    Que maravilha!!!!!!
    Quem diria que essa criatura um dia seria julgada por algum de seus crimes cometidos!!!!!!
    Sinal de que as coisas estão evoluindo nesta terra, a passos de tartaruga , mas estão evoluindo sim!!!!!Fico muito feliz com isso!!!!!
    E quanto a esse mcs daí de cima, deve ser um dos apadrinhados políticos desse senhor Chico Tenório, só assim para ter a coragem de vir defendê-lo publicamente assim….

  • EULÂMPYO

    AINDA BEM QUE OS ASSASSINOS MAIS COVARDES, NESTE CASO OS EXECUTORES JÁ ESTÃO CUMPRINDO PENA. QUANTO AOS MANDANTES VAI CHEGAR A HORA E SUA VEZ DE PRESTAR CONTAS A JUSTIÇA.

  • Adriano Silva

    Será que o senador renan calheiros “GADO DE OURO” vai ser o advogado dele, pois o senador “GADO DE OURO” tem a carteira de advogado como consegui eu não sei…Ricardo perguntar ao dr. OMAR como ele o senador “GADO DE OURO” consegui…perguntar não ofende..

  • Rafael Queiroz

    kkkkk,finalmente justiça!!!,o mundo da muitas voltas,quem sabe os dois amigos dele,não siga o mesmo caminho.CADEIA!!!!!!!!!!!!!!

  • Roberto Campus

    FRANCISCO TENÓRIO;
    .
    HORA DE “COBRAR”, DE FAZER ALGUMAS PESSOAS LEMBRAR…FAVORES
    .
    TÚ VAI SEGURAR ESSA CALADO? ELES NÃO LIGAM PRA VOCÊ…
    .
    HOJE ANOITE! PENSE NISSO!

    QUANDO SE MORRE, SE VIRA SANTO… TDOS SABEM “EXATAMENTE” QUEM ELE FOI(CAB. GONÇALVES), FAMÍLIAS EM LUTADAS E FILHOS SEM PAI…

    CHICO, VAMOS BRINCAR DE ABRIR “SEUS ARQUIVOS!”, SE VOCÊ NÃO PODE FALAR, ENTREGUE A “INFORMAÇÃO” A QUEM PODE DIVULGAR….

    OU IRAS PADECER COM TEU SILÊNCIO, ISSO É BURRICE NÃO É?

  • ARTUR

    AGORA ESTA NA CONSCIENCIA E NA INDEPENDÊNCIA DOS SENHORES JURADOS PARA JULGAREM LIVRES E JUSTAMENTE SEM INTERFERENCIA NEM PEDIDO DE NINGUEM PARA LIVRA O RÉU. MAS, AINDA TEM TANTO
    RECURSO E VAI E VEM QUE DUVIDO MANTER PRESO POR MUITO TEMPO. PARA QUE SEJA VERDADEIRO O CASTIGO, JA DEVERIA SER EXCLUIDO DA PC A MUITO TEMPO.

  • fabricio Mendes

    Quantas familias dde caminhoneiro orfãs, quantos filhos de trab de posto sem pai, quantos trabalh. e clientes de banco saem parentes, pra q tu arrecadasse dinheiro pra campanhia ô Chico. A justiça de Deus é um martelo de 1000 kg. O diabo encapa e desencapa, ou seria o diabo tbm se revolta!!

  • Cabano Quilombola Caeté

    Eles podem optar pela delação premiada. Cícero Ferro e Cabo Luiz Pedro não faziam parte da quadrilha? Por que a polícia ainda não prendeu o ex-deputado João Beltrão? E aquele outro, Cícero Ferro, ainda está foragido? Até hoje!?

  • margarida

    porque ajustiça alagoana nao procura o que fazer tanto crime acoteçendo evoçes indo na onda desse governo perseguidor isso e pura inveja do chico deveria ganhar um trofeu fez uma limpeza no estado cabo gonçalves era um bandido.

  • FABINHO

    E OS OUTROS DOIS FICARAM INPUNES AA,JB.

  • ricardo

    parabens aos juizes que decidiram em levar esso homem a juri popular, muitas familias que perderam seus entes queridos estam de alma lavada.cabe agora a sociedade decidir pelo bem ou o mau.Esperamos JUSTIÇA.

  • marizete neves

    KKKKKKKK,Que injustiça tão fazendo com o Tenório, cadê os outros que participaram da reuniãozinha na fazenda de quem mermo ? testemunhas viram outras pessoas encomendando a morte, ou justiça injusta, direitos iguais para todos, porque os outros tão soltos ? alguém sabe comentar, pois a minha leitura é pouca para entender isso aí. Olha gente sinceramente eu espero que isso não seja mais uma palhaçada da D. justa.

  • marizete neves

    È, Adriano Silva tem algumas figuras aqui no nosso Estado que tem carteira de advogado e não concluiram os exames, realmente não sei como conseguiu, isso é um trabalho para o nosso brioso ministéro púbico. Há meu caro blogueiro se vc souber onde consegue UMA CARTEIRA, me avise OK.

  • SANDRO GAMA

    ESTUDANTE, VC PRECISA MESMO É ESTUDAR.
    A QUESTÃO NÃO É SER DEFENSOR DO CHICO TENÓRIO, O PROBLEMA É COMO A COISA ESTÁ SENDO FEITA, PEGANDO “ELE” PRA BODE EXPIATÓRIO. TODO MUNDO SABE QUE É RESQUÍCIO DESTE “DESGOVERNADOR” TITANIC-VILELA, POIS CHICO FOI UM DOS ÚNICOS QUE TEVE CORAGEM DE PEITÁ-LO NOS PALANQUES, HJ ELE FAZ O QUE QUER TRAZENDO O CAOS A AL E NINGUÉM DIZ NADA, ACHA É BOM. PERSEGUIÇÃO SIM… COISAS DE ALAGOAS, NUNCA SE DESGOVERNOU TANTO. SEM FALAR NO CONCHAVO DO TJ COM O GOVERNO.

  • Narciso de Portela Matos

    Será que não nãovai dar em nada? Pois aquí é a terra dos delegados assasinos, que pemanacem no cargo! KKKKKKKKKKK…

  • Adauto Cardoso

    Chico Tenório era presidente da Associação dos Delegados quando os mesmos decidiram vingar o assassinato do delegado Márcio Alexio. A partir daí não parou mais com essa vida…
    É um exemplo de que o justiciamento com as próprias mãos cria eternos algozes.

    Antes de condená-lo devemos aprender isso para votar…
    e até para a nossa própria existência!

  • OBSERVADOR

    E O CRIME DO POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL?

  • arqueleu

    Não entro no mérito se o ex deputado Chico é ou não culpado,até porque seria idiotice minha opinar sobre algo sem subsído algum mas, o que irrita é a lentidão na apuração e muito mais ainda na lentidão da justiça.

  • A.Silva

    Chico Tenorio foi e é DELEGADO de Moral…nunca alizou bandido…hoje é perseguido pelos fracos que só atuam para garantir seus salarios no final do mês…se Chico fosse um delegadozinho fanfarrão e fraco derrepente estaria bem visto na sociedade…pensem.

  • Tonio

    Agora os jurados que se cuidem…

  • paulo santos

    Estudnate não a passo de tertaruga e sim a passo Taturana. A caixa preta dos politicos de alagoas principalmente dos irmão metralhas esta pio de achar do que o que foi rescatada no oceano. O buraco feita na fazenda em nadia foi tão fundo que chegou no japão kkkk

  • César

    Não Entendo!!!
    Não venho aqui para defender ninguem, nem tampouco acusar. Mas a Justiça não era para ser Cega!!! Imaginem-se; serem acusados por seu inimigo íntimo e por isto esta preso e a Júri popular. Isto sem nenhuma prova material, nem tampouco consubstancial. O retrocesso da “Justiça” Alagoana deveria estar estampada nos olofortes do Brasil e do mundo. Julgam porque causa polêmica, imaginem se fosse com vocês. Não estou defendendo Chico, estou defendedo a imparcialidade da Justiça que deveria ser princípio norteador da Justiça como bem ordena a CF/88. Sinceramente, não entendo como podem achar correto e até aplaudirem tamanha desonestidade e desrespeito, ocasionado por este Poder Judiciário tão avulso as questões formais impostas pelo DIREEITO. No mais vejo que o querem e pretendem(apesar de que acho e torço para não conseguirem) é prender Chico Tenório o “DEPUTADO” e não Francisco Cerqueira o cidadão, querem mostrar que em “Alagoas a Justiça é para todos”, mas esquecem de olhar os proprios “umbigos” e ver que o que estão fazendo é inconstitucional. Mas o que esperar de um Judiciário que exerce “PODER” pessoal sobre os cidadãos alagoanos, esquecendo que seu dever é fazer justiça, é buscar a Justiça a cada segundo não importando quem seja o praticante do ato ilícito.

    Chico, Torço por você, espero que logo estajamos partilhando da sua liberdade, do seu carisma e da sua leldade para com os seus. um abraço

    César TENÓRIO

  • EUDÓFYO

    No período em que aconteceu o assassinato do referido militar me encontrava bem próximo ao posto de combustíveis onde ocorreu o fato. Deu muito bem para ouvir os estampidos das balas de vários calibres, entretanto muita gente que estava próxima viu os rostos dos augozes da vítima em questão que com certeza esse crime já está prescrevendo. Aquela altura da situação, principalmente em época das eleições aumentava o número de assaltos a bancos e cargas nas estradas alagoanas. O resultado desse butim era para financiar certas campanhas eleitorais para o executivo e legislativo. Isto não é segredo porque o ex-coronel Cavalcante já comprovou em declarações a justiça. Nada, mas nada mesmo foi feito. Apenas executores, entre eles o próprio Cavalcante e sua corja estão cumprindo pena pelos crimes a eles atribuídos, inclusive o do referido militar acima mencionado. A matéria está perfeita faltando mencionar que a maioria dos crimes famosos de Alagoas é de conhecimento de todas as autoridades nos bastidores sombrios da negligência e do casuísmo, dentre os envolvidos estão; Legislativo – Executivo e Judiciário.

  • antonio jose ferreira

    ricardo eu gostaria de saber se um cidadão sendo aprovado em concurso público estando o mesmo foragido da justiça pode assumir o cargo ? se pode ,um deputado também é um servidor público estando este também foragido pode assumir?…

  • Paulo Barbosa

    O AA tem impunidade, é deputado? Mas o o JB ? todos sabem que está em Coruripe, porque não prendem? Cadê o tal de Dário César o prepotente. Cdê o Barenco? Respondam porque não procuram o indiciado?