Sinto-me profundamente incomodado quando ouço uma parcela significativa da imprensa dizer que a presidenta Dilma Rousseff “precisa ter cuidado para não perder sua base aliada”. 

A motivação: a faxina que ela realiza no Ministério dos Transportes. Já foram 16 demitidos até agora, e parece que vem mais por aí.

Parlamentares do quilate moral de Eduardo Cunha (deputado federal pelo PMDB pelo Rio de Janeiro) fazem ameaças nem tão veladas assim a chefe do Governo. Logo ele que teve um dos integrantes da sua facção demitido de Furnas pelo que já tinha aprontado. Foi o primeiro “chega pra lá” da presidenta. 

Esse tipo de gente não pode nem deve emparedar Dilma Rousseff. O antecessor dela, o presidente mais popular do Brasil, dava de ombros para a roubalheira na administração pública federal – chegou a defender Sarney e caterva! -, mas ela dá sinais de intolerância com as quadrilhas instaladas em Brasília e que se esparramam pelo país.

Não tenho mais idade para acreditar em heroínas, mas espero não estar velho o suficiente para crer que o Homo politicus é um bandido por natureza.

“Falta-lhe habilidade política”, dizem uns tantos especialistas na matéria. Que significado a frase pode ter: ela não aceita comandar um bando de criminosos organizados em legendas que fariam corar o Comando Vermelho? Põe em risco o futuro do Brasil, porque nós precisamos da canalha para viabilizar o nosso futuro?

Alguns “esquerdistas” da velha guarda, com quem militei há algumas décadas, apontarão esta como uma preocupação moral “pequeno-burguesa”. Afinal, o importante é manter o projeto de poder nas mãos das “forças progressistas” (além da velha frase: “Só se faz Revolução com três coisas: dinheiro, dinheiro e dinheiro”. Ah, bobinho!) Vale, então, uma cleptocracia, desde que a governabilidade seja mantida?

Não dá para aceitar.

Dilma Rousseff vem aí, na próxima segunda-feira. Sem ser uma animadora de auditório, o seu palanque não estará tão repleto quanto o de Lula, nas visitas que ele fez a Alagoas. As ausências, no entanto, deverão ser comemoradas.

Em quem Almeida está se fiando?
Em busca do poder perdido, Albuquerque investe em 2012
  • jose da silva

    acabei de ler a apresentação do marginal menor que tirou a vida de um pai de familia brutalmente. Quer dizer, que é só se apresentar e que nao queria matar ninguém. Como fica a familia do agente federal. Tem que mudar a lei penal. O elemento é menor pra matar. Vamos parar com isso. Matou tem que ser condenado pra sentir na pele o sofrimento da familia da vítima. Ricardo, desculpe,só poder comentar no no seu site. Um forte abraço!

  • Marcos alves

    RICARDO

    ESTÁ FALTANDO A LIMPEZA NO DENIT DE ALAGOAS , É UMA VERDADEIRA FARRA DOS BOIS , TURMA DE AMIGUINHOS DE INFANCIA DO DEPUTADO FEDERAL MAURICIO QUINTELA , PINTANDO E BORDANDO NOS CONTRATOS LOCAIS . ESTÁ NA HORA DE INVESTIGAR QUEM É ESTE FERNANDO FORTES FILHO QUE ADMINISTRA O DENIT LOCAL .

  • M. Almeida

    Perdoe-me por não comentar o texto, mas, a revolta me faz comentar um outro assunto:”Adolescente que matou policial federal confessa crime e diz que não teve intenção”. Essa manchete é do tudo na hora. Ao lado do texto tem a foto de um miserável de mais de 1,70m, o tal adolescente. Eu sei que o senhor critica a justiça com as próprias mãos e eu concordo,mas, como pode umvagabundo matar um ser humano e simplesmente dizer que “não teve intenção de matar?”
    Ah, a vítima perturbou seu ambiente de trabalho, não se atrapalha um profissional no legitimo exercício de sua profissão… Alagoanos, como não se revoltar com tamanho absurdo? Precisamos urgentemente mudar o tal ECA, pois, esse estatuto é na verdade uma merda que serve apenas para profissionalizar bandidos perigosos travestidos de crianças! A redução da maioridade penal tem que ser implantada em nosso país urgentemente! O ideal seria pena de morte para crimes hediondos (incluindo o dessa criancinha) e para crimes de corrupção, todavia, se não temos competência para isso pelo menos não sejamos hipócritas em tratar como crianças marginais que têm a iniciativa de empunhar uma arma, matar um cidadão de bem e ter como punição um curso intensivo de banditismo em alguma instituição a eles destinada.

  • Carlos Alberto Moliterno

    Artigo maravilhoso, e pertinente pois as atitudes da nossa presidenta são como uma tênue luz no fim do túnel da bandalheira que infelicita os brasileiros que trabalham e pagam impostos a duras penas. Que bom que ela não está se submetendo a essa canalha política que tanto tem prejudicado nosso país. Parabéns pela corajosa e límpida clareza.

  • Adriano Gama

    Parabéns pela matéria Ricardo! Sua lucidez, transparência e espirito cívico, confirma a sua pessoa como o melhor jornalista das Alagoas, quisá do Brasil.

  • Valdeck

    A política para muitos, virou meio de vida, quando deveria ser um meio de viabilizar o bem comum à todos. É lamentável o nível de nossos políticos, principalmente no que se refere à moral, ética. Muitos que lá estão, mal sabem discernir o bem público e privado,e não estão interessados em desenvolver seus municípios, Estados, e seu próprio país. Pensam individualmente em amealhar fortunas com o erário público, enquanto milhares morrem nos hospitais sem atendimento, enquanto gerações vão sendo destruídas sem a devida educação, enquanto entregamos nossa vida à própria sorte, porque não há mais segurança. A presidenta infelizmente, tentará incansavelmente varrer algumas ratazanas, contudo, elas se multiplicam desvirtuando o certo e o errado, valorizando a desonestidade e impunidade com o aval do voto do pobre povo.

  • Ciro

    Discordo de vc Ricardo Nota! Só se governa com alianças, se não o congresso e a própria mídia da qual vc faz parte, com todo respeito, vai transformar uma vírgula de erro que a presidente tenha em algo escabroso!
    Já assistíamos esse filme de jogo de interesses onde os inocentes são usados de marionetes!

  • sergio

    Ricardo, acho que a grande maioria do passado era, como se chamava esquerda festiva, pelo menos era o que eu via no RJ, falava de lutas sociais e de classes, tomando whisque na av. N. S. de Copacabana, no Lido, em Ipanema, no Leblon, no Arpoador, enfim nos bares da zona Sul. Não eram de praia eram de bares. Graças a isso foi criada a música “Garota de Ipanema” e outras mais. Todo universitário era de esquerda, até se formar, depois a grande maioria tornava-se capitalista, pois a grande maioria pertencia, como os de esquerda falavam, a classe opressora, dominante. Maluf já foi de esquerda, quer mais?
    A presidente Dilma, da qual não nutro nenhuma simpatia, está certa, tem que colocar esses ladrões do povo para fora do governo, pois o seu antecessor os acoitava, já que eram “cumpanheiros” e quem tem telhado de vidro não deve jogar pedra no telhado do lado ( veja o Lulinha, hoje rico). Mas não basta expulsar dos ministérios, têm que ser investigados pela Polícia Federal, sem injunções políticas, pois caso contrário viram vítimas. Não entendi o porquê da não demissão do Sr. Pagot (não sei se é assim que se escreve), esperar que volte das férias? Para quê? Para ele se demitir, como se assim tivesse dizendo: “eu que não quero mais participar desse governo”.
    A falta de Renan e Collor na visita da presidente só vai engrandecê-la. Querem com isso pressioná-la.
    Está parecendo que a sigla PR, quer dizer partido do roubo, como se envolve em falcatruas! E o PMDB deveria ser PL – partido da língua – como é flexível! – consegue se dar bem com qualquer um que esteja no poder.

  • Paulo Vinícius

    Concordo plenamente com o Sergio e com o Ricardo. Só discordo por eu ter uma simpatia pela atual presidenta e, infelizmente, não posso discordar do que ele fala sobre o Lula. Interessante a relação que ele fez do PR e do PMDB ou PL?
    Presidenta não se misture com os Renan e os Collor da vida, não é recomendável. Mande os corruptos para a cadeia, não olhe partido nem os companheiros.

  • Luiz Claudio Santos

    Está de parabéns e me surpreendendo positivamente a Presidente Dilma, graças ao bom Deus ela não é como o molusco quadrilheiro, anti ético, sem moral e mensaleiro que a antecedeu.

  • sergio

    A Dilma está lutando com as gangues dos “amigos”.
    Aqui um advogado vem a público dizer que o assassino do Policial Federal, matou sem querer, a arma que ele trazia deve ter caído do céu em suas mãos e não comprada por eles. Esse advogado, cara de pau, ainda dá a entender que o culpado foi o policial por ter reagido. Não sei para que uma pessoas estuda faz um curso de Direito, prova da OAB e vem com essas coisas. Todo mundo tem direito a defesa, mas com coerência. Por isso acho que o exame da Ordem é só para arrancar mais dinheiro, não prova a qualidade de ninguém, é só “charme”. Todo mundo sabe que nem sempre o melhor fazedor de provas vai ser um bom profissional, quem vai dizer é a sua atuação.
    Precisamos atualizar o Código Penal, uma pessoa que mata, estupra, participa de sequestros não pode ser olhada como não responsável pelos seus atos, que lhes é dado uma autorização judicial para fazerem todos os desmandos que não serão responsabilizados. Este é um dos motivos que a criminalidade cresce entre as idades de 14 e 17 anos. O processo e o julgamento deveria ser de acordo com o crime e não com a idade. Já vi mais de uma vez, quando um policial vai abordar uma dessas “crianças ou adolescentes” a primeira coisa que ele dizem é: “sou de menor!” Até quando vamos ver gente de bem ser assassinado só por ter uma vida melhor, um bem, fruto do seu trabalho?
    Se depender dos políticos estamos mal, pois é como aquele ditado: Ladrão não rouba ladrão”. Marginal não prende marginal, nem contribui para isso.

  • Antonio Carlos

    Acredito que a Presidente Dilma não vá aguentar muito tempo cassando os criminosos que tomaram conta do poder. O Lula ainda se conderá mandatário, e já está incomadado pelo afastamento dos criminosos que assaltavam os cofres públicos, todos seus protegidos e apadrinhados. O Lula e o PT estão incomodados com a reação da Presidente Dilma, até quando continuará a reação, o PT não defende a Presidente das ameaças da base aliada, ao contrário, teme o aparecimento dos nomes do seu quadro. Infelizmente, votei no PT e no Lula, pensando que teriamos uma nova forma de fazer política, no entanto, descaradamente, o Lula deu apoio a corrupção e finalizou seus oito anos de governo,quando entregou a faixa Presidencial, foi para um palanque à noite em São Bernado de Campo, ao lado do seu grande amigo José Sarnei, se despedir do povo. É o que basta.

  • manoel messias de sousa

    acho q presidenta ta no caminho certo,espero portanto q policia federal e estes bravos e jovens juizes e promotores publicos nao temam diante destas grandes quadrilha de assasinos socias.

  • Fernando Costa

    “Forças do atraso”,”resquícios da ditadura”,”forças progressistas”,”burguesia”. Tanto floreio para esconder uma só coisa:vontade de mamar!e estão mamando com disposição de fazer inveja
    aos irmãos Metralha.
    Mas eles nunca me enganaram.

  • bjgbalboa

    A presidente Dilma deveria fazer uma faxina geral em qualquer ministério que apresentasse foco de corrupção. Se tiver mão de ferro e não tolerar irregularidade seja lá de que partido for, certamente, ganhará a admiração de todo o povo brasileiro. Se não tiver nenhuma preocupação com reeleição e fizer a coisa certa, não precisará fazer campanha, o povo a levará novamente ao poder. Fora os corruptos de todas as espécies. Fora essa praga do Brasil. Espero que a presidente a reduza(corrupção) aos níveis mundialmente toleráveis. Não somos ingênuos, os ministérios devem ser mesclados de técnicos e políticos, desde que estes sejam honestos. Existem bons políticos, o difícil é descobri-los.

  • JOVENS DO MCCE

    O grande jornal espanhol ” el pais “, em artigo de Juan Árias, seu correspodente no Brasil, faz a seguinte pergunta, porque os brasileiros não reagem a corrupção ? E analisa a nossa inércia perante a grande tragédia de nossa sociedade, que eh a corrupção, Ricardo, os alibis dos corruptos que estão travestidos de esquerdistas, foram checados e rechaçados, mentira pura, sao ladroes mesmo, vigaristas sem talentos para o trabalho, oportunistas perigosos, sua luta política eh um disfarce para o golpe que sempre planejou, desde a mais terna infância, não há no mundo uma esquerda mais atrasada e corrupta do que a brasileira. Dilma tem uma formação diferente dos caras que dominam o PT, vem dos anos 60, vc dirá o Zé Dirceu tb, ora, o Zé já era mala desde aqueles anos, o Travassos já dizia, o Vladimir idem, sua conduta no governo já era esperada por aqueles que conhecem o Brasil e que tem memória, portanto, Ricardo, o lance eh o seguinte, essa turma eh barra pesada, estão dispostos a tudo, Dilma corre risco sim!!! Inclusive de ter um destino ” Santo Andre “, claro que será menos agressivo, um mal súbito, uma recaída de sua recem doença, essa turma de corruptos travestidos de esquerdista, eh sem escrúpulo, não tem remorso, vc ta brincando com a mistura de Aldo com Renan, Joaquim Brito, Paulao e outros menos famosos com Collor, Lessa, Almeida e a patota que vai de JB a Cicero Ferro, passando por JL. Dilma corre risco! O PT esta totalmente corrompidos em todas as suas tendências, o PMDB não eh um partido, eh uma quadrilha que assalta o poder publico a décadas. A sociedade brasileira ou reage a corrupção ou não terá futuro, por isso temos certeza que ira reagir, nos estamos fazendo a nossa parte!!! Façam a sua.

  • Gilvan

    Que Lula, tenha nos feito tanto mal, admito. Poderia ter sido melhor, sim, não fosse o excesso de populismo e a falta de maior firmeza com seus pares bajuladores e mal intencionados. Ainda assim, para os brasileiros menos favorecidos, foi bem melhor que seus antecessores corruptos e travestidos de cordeiros (exceto Itamar, claro), a exemplo do apologista da “cannabis sativa”, à procura de um palanque e sujando sua biografia. Que Dilma, como uma das boas heranças do seu teimoso padrinho, seja realmente essa heroína que o país necessita para pelo menos reduzir a enorme população de ratos do dinheiro público, já que exterminá-los é quase impossível. E que nós não a deixemos desamparada, sozinha nessa luta desigual com o crime organizado. As ruas são o palanque do povo em sua defesa. Boa sorte, Presidenta!

  • Creusa Regina

    Não votei na Dilma, mas estou muito satisfeita em ver ela agindo com rigor contra os corruptos. Hoje seria eleitora dela de carteirinha. Lula foi bom, mas ela está sendo melhor.

  • Vidente

    A Dilma Rousseff,está correta,ela é corajosa,e não acoberta a safadeza de ninguém…espero que ela venha p/Alagoas e acabe c/esses coronéis que destroem esse estado pouco a pouco.Precisamos de uma limpeza na política,e na justiça principalmente.

  • Tonho Guerreiro

    Irretocável. Poucas vezes em minha vida, senhor Mota, li um texto jornalistico tão lúcido, elegante e devastadoramente fiel à nossa realidade quanto este. Alagoano de coração e tão nordestino quanto o senhor, orgulho-me de ter entre os meus hábitos sagrados, a leitura diária de sua coluna, aqui no TNH. Continue assim e o jornalismo alagoano fará História.

  • FERNANDO AMORIM

    O PR – Partido do Roubo, ROUBOU porque tinha a chancela do PT (Partido dos TRAMBIQUEIROS) para ROUBAR. NUNCA se roubou tanto no país, como se roubou com o PT no poder. Ou o Brasil ACABA com o PT ou o PT ACABA com o Brasil. Já estou com saudades da DITADURA. A propósito, ganha um doce quem apontar algum militar das FORÇAS ARMADAS, eu disse das FORÇAS ARMADAS, da época da ditadura, que tenha ficado rico com dinheiro proviniente de ROUBO do erário. E essa “parcela significativa da imprensa”, a que você se refere, meu caro, respeitado e SÉRIO JORNALISTA Ricardo Mota, é a tal IMPRENSA CHAPA BRANCA herança do ex-globo, ESCÓRIA do jornalismo, hoje, sem emprego na mídia, mas sobrevivendo de “mesada”, o Sr. FRANKLIN MARTINS. A imprensa TODA ao inves de estar dizendo: “precisa ter cuidado para não perder sua base aliada”, o que é o mesmo que fazer APOLOGIA ao ROUBO, deveria estar dizendo: Sra. presidenta, LIVRE-SE dos CANALHAS e dos LADRÕES da pátria, o BRASIL NÃO PRECISA DELLES. Ela, deveria aproveitar a oportunidade para se DESVINCULAR de vez de toda a HERANÇA de SAFADEZAS deixada por seu padrinho político, o APEUDEUTA da Silva. O povo e os poucos homens de BEM do congresso, independentemente de sigla partidária, ficariam ao seu lado, inclusive eu.

  • Ricardo

    Falou muito bem, Ricardo. Excelente visão.

  • Saulo Mendes

    EU ME PERGUNTO TODA HORA:
    CADÊ OS MOVIMENTOS POPULARES QUE NÃ ESTÃO NAS RUAS PARA PEDIR “CADEIA PARA ESSES BANDIDOS” DO PT, PMDB E PR?
    CADÊ A UNE E O MST?
    A JUVENTUDE PERDEU A ESPERANÇA?
    CADÊ OS PADRES REVOLUCIONÁRIOS?
    CADÊ A OAB, ABI?
    CADÊ OS INTELECTUAIS E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS?
    A PRESIDENTA NÃO DEVE TER MEDO DE PERDER 100 DEPUTADOS. ALIÁS, O PSDB JÁ DISSE QUE COBRE O VOTO DELES, SE ELES DEBANDAREM.
    FALTA O QUÊ?
    VAMOS APEDREJAR ESSES LADRÕES!!!

  • Indignado

    Por incrivel que pareça, ela que não era do PT original está fazendo aquilo que o PT original prometia: combater a roubalheira, a desiguldade, criar condições para todos, vida digna, etc.
    O que faz o destino. Espero que ela não morra de cancer para assumir o mordomo.

  • Indignado

    Concordo plenamente com o leitor Antonio Carlos: É o que basta!

  • Celso Tavares

    A criatura se diz uma pessoa de bem e aceita que o governante pague “pedágio” para governar!!!
    Não votei nela, mas sou obrigado a reconhecer que as suas medidas estão me deixando pasmo (no bom sentido). Torço para que ela persevere, apesar do seu entorno.

  • Ciro

    Como é FERNANDO AMORIM?
    O Sr jâ ouviu falar das ligações do General Geisel com a antiga PETROQUISA?
    Das comissões recebidas por Shigyaki Weki, antigo presidente da PETROBRÁS e testa de ferro dos generais?
    Dos tráficos de influência e comissões do Sr. Mário Andreazza o Galã de Farda?

    Antes é que era bom roubar!
    E ninguém podia publicar!!

    Vai lê outros livros “professor”!!

  • J.Monteiro

    Meu caro Ricardo, seu texto é meio ingênuo. E vou explicar o porque: A Dilma, está apenas fazendo um jogo de cena, um faz de contas, até porque ela fez parte do governo Lula, é cria dele, foi apadrinhada e empurrada de goela abaixo dos brasileiros, pelo maior comprador de votos da história desse país, um contraventor, um deslumbrado, que pasmem os senhores, ainda está no poder, influenciando esse desgoverno, porque o Lula é o dono do PT. E se a impressa nacional fosse realmente imparcial e corajosa, (assim como você o é), desmascararia todas as maracutais e roubos praticados em Brasília, bastando para isso, investigar os ministros escolhidos pela Dilma, e, se tal faxina se confirmasse, acreditem, teríamos grandes surpresas. Não votei no Lula, não votei na Dilma, e não espero grandes mudanças feitas por ela, até porque, os ladrões do PT, estenderam seus tentáculos, e já estão tão enraizados no poder, que se a Dilma num devaneio se lançar contra seus amigos, eles a tirarão do poder. Quem viver, verá.

  • Maria Elena

    Não votei na fantoche, não confio…essas atitudes que ela tem tomado são paliativas e quero ver ela conseguir continuar com a faxina. Pq ela colocou Palocci na casa civil? Ela sabia das maracutaias que ele já tinha se metido mas mesmo assim o grande amigo assumiu um cargo super importante no governo. O lider do PR já ameaçou “ela está brincando com fogo”.

  • edson

    Ao Sr. Ciro,
    Um politico fazer aliança politica é muito diferente de ser coninvente com safadeza.
    Ela está muito certa em eliminar as bestas sedentarias do DNIT.
    Ela tambem sabe o quanto foi bom para seu mandato a saida do Palocci.
    E com certeza tambem não precisará dos “ilustres” que estarão ausente durante sua estadia aqui no estado.

  • Ciro Bento dos Santos

    Sr. Fernando Fortes Filho por que em Alagoas os usineiros, latifundiarios e fazendeiros nao obedecem a distancia exigida nas margens da estrada alagoana. E poder de mais de uma parte ou poder de menos da outra?

  • Luiz Claudio Santos

    Recado para a Presidente Dilma, quer acabar com a corrupção no governo? Afasta o PMDB e o PT que diminui em pelo menos 90%, o resto vai de lavada.

  • eduardo

    Esta a caminho uma operação para proteger a imagem de Dilma e satanizar Lula. Seria a herança maldita de Dilma. Porém, Dilma era de copa e cozinha de Lula. Não pode dizer que não sabia de nada. Se chutar o PR e o PMDB, próximo da lista ( leia-se Ministério das Minas e Energia ), ela perde a base de sustenção e aí, vai chegar em 2014 aos frangalhos. Se chutar o PT, perde o norte. Enfim, ela vai perder os anéis, mas não perde os dedos. Isso ela aprendeu de Lula, que aprendeu de FHC, que aprendeu de Sarney, que aprendeu dos militares.

  • Ciro

    Ao SR. EDSON!
    Me aponta qual foi o governo desse país que, com exceção do PT, não teve como aliados os Renans, Sarneys e PMDBs!
    Foi o de quem?
    FHC, com suas estatais vendidas a troco de banana?

    A maioria do congresso é podre, mas sem ela näo se governa.

    Ademais o PMDB fortaleceu-se muito nas regiões, a ponto de ninguém conseguir governar sem ele!

    Vá estudar um pouquinho meu rapaz!