Na sua primeira visita a Alagoas, a presidenta Dilma Rousseff não será recebida pelos dois senadores com maior destaque na política nacional: Renan Calheiros e Fernando Collor (o destaque, no caso, não é um juízo de valor em relação a atuação de ambos). 

Os dois estarão no exterior, na segunda-feira, quando a presidente chegar por aqui. Collor, aliás, já está em viagem de férias no exterior (me disse Euclydes Mello) e Calheiros vai a Lisboa amanhã, à noite. 

É possível imaginar que se o presidente ainda fosse Lula, os dois de tudo fariam para recepcioná-lo. Dilma Rousseff, entretanto, tem sido uma pedra no sapato dos aliados – de forma geral – sempre muito famintos nos negócios federais. 

Já demitiu dois ministros – Pallocci e Alfredo Nascimento – e faz uma faxina moral no Ministério dos Transportes ,o que seria inimaginável no governo do seu antecessor.Lula dava de ombros com o noticiário da grande imprensa sobre os sucessivos escândalos em Brasília. ´

É questão de estilo e, também, de formação política. 

Uma equipe da Presidência da República chegou hoje de madrugada a Maceió para organizar a agenda da próxima segunda-feira. 

Arapiraca, onde será feito o lançamento do Programa Água para Todos, vai receber, também todos os governadores do Nordeste, que deverão estar presentes ao evento. 

Uma pergunta que não quer calar: será que desta feita o prefeito Luciano Barbosa, do PMDB de Calheiros, vai desconhecer a presença de Vilela na maior cidade do interior de Alagoas. Eu quero crer que não, mas não sei quais foram as recomendações que o senador deu a ele.

Aliás, Barbosa não teria ficado muito satisfeito com o encontro entre o presidente do PMDB de Alagoas e Alves Correia, em Maceió, sem que ele fosse avisado – antes, porque depois não vale.

"Se o nome do PMDB for Renan Filho, Rosinha da Adefal não será candidata em Maceió"
Dirigentes do Estaleiro Eisa têm primeiro encontro com técnicos do Ibama, em Brasília
  • Fabio

    Se u fosse luciano tambem viajariaaaaa! Pra nao Encher bola p teo vulela,o governador mais sabido e pior p ALagoas…. Dilma q perdoe a todos,mas palanque com vilela fim de carreira eu nao subia de jeito nenhum,pois a negatividade dele pegaaaaaaa!

  • Luiz Claudio Santos

    A diferença da Dilma para o lula é ética, honestidade e moral, tudo o que o ex-presidente não têm.

  • FERNANDO AMORIM

    Ainda bem que esses dois estarão bem distantes.

  • bjgbalboa

    O destaque(para muitos, não para mim) dos dois senadores da república por Alagoas na política nacional me parece mais a teoria do Midas ao contrário. Talvez seja por eles terem tanta exposição na mídia que Alagoas é detentora de todos os índices negativos possíveis(IDH, nível de escolaridade baixissimo, violência, corrupção etc…). Imaginem se os nossos senadores fossem parlamentares de pouca expressão e não “trazedô di ricursos”.

  • Maria Elena

    Diferença de sapo barbudo pra fantoche: sapo amigo de Paloci, fantoche tbm, sapo amigo de Dirceu, fantoche tbm, sapo amigo de Delubio, fantoche tbm, Erenice grande amiga que a fantoche disse que botava a mão no fogo por ela, enfim, todos os PTralhas são iguais. O cabide de emprego da fantoche tem somente 60% dos cargos nas estatais e continua aumentando.

  • João

    Só os inocentes para acreditar que a Dilma da Erenice é diferente do Lula.Quem fez a faxina foi a imprensa, que mais uma vez denunciou as falcatruas e mostrou que PT e DEM são iguais quando chegam ao poder.Só querem se perpetuar e mamar.Democracia e alternância que se lixem.

  • Luíz da Silva

    Eles correram porque a Presidenta Dilma está botando todos os corruptos pra fora do governo. Mas a hora deles está chegando!!!

  • Luíz da Silva

    Ainda bem que os dois maiores não vão estar manchando o palanque da Presidenta

  • Marcelo Amorim

    Política pública para a população é o mais importante. Quanto às questões politicas partidárias e de conduta, nós eleitores sabemos muito bem quem é quem. Pena que ainda somos poucos, em meio à multidão seguida ignorante! E se tormamos que Dilma tem seguido uma conduta ética em sua administração e certos personagens locais ficarão distantes, algo que deve estar se transformando e, certamente,esperamos ser para melhor! Seja bem-vinda a primeira presidenta do Brasil e que nos traga avanços e postura que cabe a quem se mantém com dignidade!

  • gel

    COMO VC RICARDO TAMBÉM ACREDITEI NA DESPOLUIÇÃO DO RIACHO SALGADINHO,AGORA TAMBÉM ESTOU ACRETITANDO NA DILMA, SERÁ QUE DESTA VEZ ACERTO?

  • manoel messias de sousa

    nao muda nada por que vai ter biu tranbique,paulao etc .

  • Silencioso – viva Arapiraca

    Indempendente das ¨raposas” presentes e ausentes é uma vitória para o agrste de Alagoas, para a terrinha de Manoel André, pois apesar dos entraves são passos importantes e históricos para o nosso Estado, que os estudantes, os agricultores, os funcuonários públicos, os empresários, o povo sinta-se motivado e que os mcs possam de fato aproveitar o momento e gritar bem alto obrigado presidenta, que a sua visita desperte as sombras obscuras que rondam o povo alagoano, e que nós sintamos que somos brasileiros e que a senhora saiba que aqui se trabalha, se acolhe e se respeita, que as bençãos do Senhor a conduza e proteja esse Estado e o nosso País…

  • Rafael Kennedy Oliveira

    Dizer que Dilma fez uma “faxina moral” no ministério dos transportes é, sem dúvidas, um exagero. Ela fez uma limpezinha jogando a sujeira para baixo do milionário tapete daquele ministério.

  • salatiel

    Para o primeiro comentarista, o Fábio:
    Dor de cotovelo mata!
    O governador é um homem honrado, e parece que a “velha” Alagoas toma jeito.
    Aliás, hoje foi apresentado o 3º shoping da era Vilela (dois em Maceió e um em Arapiraca), o MULTIPLAN – 200 lojas, 14 prédios e seis torres comerciais. Vixe, nunca vi isso no nordeste.
    Por outro lado, a AL-101 Sul, inicia a retirada de moradores indenizados ou para aluguel social.
    Hoje também foi pago, os 7%.
    Nos próximos três anos, os aumentos já estão acertados. Será pela correção, e não haverá demanda trabalhista.
    Vem estaleiro, vem Brasken, vem fabrica de ônibus, vem mineradora…
    ÊITA GOVERNADOR AZARADO…
    Dilma escolheu Alagoas. Os dois senadores, não!
    KKKKKKKK…

  • ARRUDA(ALIVIO DA DOR E SOFRIMENTO)

    APROVEITO UM ESPAÇO NESTE BLOG PARA DESEJAR UMA BOA RECUPERAÇÃO AO GOVERNADOR THEO VILELA.VOLTE LOGO MEU GOVERNADOR,BREVE RECUPERAÇÃO,APESAR DA QUIZUMBA,MACUMBA FEITA PELOS SERVIDORES DO ESTADO PARA LHE DERROTAR EM CIMA DE UMA DOENÇA DE EXTREMA GRAVIDADE.

  • NOEMIA

    PARA QUE TAMTO CORRUPTO JUNTOS SO BASTA UNS DOIS OU TRES PARA ACOMPANHA DILMA EM SUA ESTADIA EM ALAGOASCITY TERRA SEM LEI

  • Rodrigo de Oliveira Barbosa

    Deixa vir e que venha o desenvolvimento a nossa cidade.

  • Arapiraca

    Precisamos de continuar crescendo e junto com Luciano vamos seguindo, é isso aí vamos lá.

  • Edinaldo Marques

    Em relação ao caso do Dnit, postei em meu blog: Como resolver o caso Dnit?

    O que ocorre dentro do Dnit e do Ministério dos Transportes, que são alvos de sucessivas notícias por parte da imprensa do país em virtude dos fortes indícios de corrupção, é algo quase endêmico. É preciso coragem e vontade política para acabar o problema. Até o presente, já ocorreram 15 demissões nos últimos dias.

    Na verdade, sempre foi assim ao longo da história dos governos. E não é apenas no governo federal. Os governos estaduais e municipais, também são semelhantes (principalmente na área de infraestrutura).

    Como o País atualmente está com mais capacidade de investimento, ficam mais evidentes os casos de desvios de recursos públicos. O Dnit trabalha com obras, o que significa um alto volume de recursos orçamentários envolvidos.

    Todos sabem, que é exatamente com obras, onde as pessoas e/ou governos têm mais facilidade de promover o enriquecimento ilícito ou fazer caixa dois para campanhas.

    Isto somente estancaria, se fosse implantado um sistema de controle de elevada eficácia com auditorias técnicas permanentes e comandadas por um gestor realmente idôneo e que, de preferência, percebesse um salário elevado, para não cair na tentação de se envolver no sistema. Caso contrário, podem anotar, a imprensa esquece um pouco o Dnit, e logo, as propinas continuam.

    É propina na elaboração do projeto, na licitação para execução da obra, durante a execução, na aprovação de aditivos…

    Se as medidas necessárias não forem tomadas, com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, aonde vamos parar?

  • ari

    Eita que o palanque iria esta bonito falta só o Lessa pra chora e o ciço pra canta e EU lá pra vaia “brincadeirinha prefeito!”

  • ricardo severo

    sanguinette se manca, só vota em tu quem é da tua laia.

  • Aloisio Vilela de Vasconcelos

    VENHA, PRESIDENTE

    A presidente Dilma Rousseff vem a Alagoas para lançar, no próximo dia 25 de julho, na cidade de Arapiraca, o Programa “Água para Todos”. Mais uma viagem. Um Programa do projeto “Brasil sem Miséria”. Mais uma tentativa de tirar da miséria um povo que vive e morre na miséria.
    Venha, Presidente, não para passear em nossas praias, andar em nossos bosques e beber da Fonte da Juventude, mas para admirar as “CRISTALINAS” águas do Salgadinho, ficar atônita com a devastação das matas, a poluição dos rios e nascentes e, por isso, chorar com a morte da fé em melhores dias vindouros.
    Venha, Presidente, não para ficar impressionada com o verde dos extensos canaviais e com as gigantescas colméias que produzem o financeiramente doce ouro branco dos donos da economia do Estado, mas para pisar no solo que outrora foi ensopado com o sangue daqueles que lutaram pela liberdade e pelo direito a vida e assim, sentir diante da sofrida história de nossa terra, a obrigação de se redimir fornecendo os meios necessários para que se aumente o poder dos fracos.
    Venha, Presidente, não para se hospedar e proteger nos castelos fortificados que pertencem à Realeza do Açúcar, mas para ver o tamanho das casas construídas com verba pública para as famílias brasileiras vítimas do sistema ou desabrigadas pelas intempéries, ouvir o clamor daqueles que perderam seus entes queridos devido a violência que campeia sem controle pelo Estado e o canto triste dos ébrios indigentes que nas madrugadas frias se desfazem em pranto porque a cheia levou sua residência e apesar das promessas ele e sua família ainda moram num desprezível abrigo ou barraco de lona.
    Venha, Presidente, não para se alimentar com iguarias afrodisíacas, se contentar com o comum falatório dessas ocasiões ou coroar o rei ou a rainha da Realeza do Açúcar, mas para externar sua perplexidade por saber que a terra da “Tróia Negra” continua sendo manobrada pela classe contra a qual milhares de palmarinos morreram lutando, se nutrir, como a grande maioria dos alagoanos, de um punhado de farinha azeda e um taco de “pior-sem-ela” e, se joio houver em meio ao trigo, instalar a guilhotina em praça pública para ceifá-lo.
    Venha, Presidente, mas não traga seu Conselho Médico para lhe atender em caso de necessidade. Deixe para ser atendida pela Saúde Pública onde é mais fácil ir de joelhos ao Juazeiro de meu “Padinho Ciço” pagar uma promessa porque se curou, do que pegar uma ficha de atendimento com rapidez e ser atendido sem que se tenha a paciência do profeta Jó.
    Venha, Presidente, conhecer o único Estado da Federação que parou no tempo, pois permanece no Ciclo do Açúcar, ou seja, ainda mantém milhares e milhares de trabalhadores e grande parte de sua economia sob o tacão das botas de mais ou menos vinte e três privilegiadas famílias, e constatar que onde existe o culto ao latifúndio e a vassalagem à monocultura da cana de açúcar, os ricos ficam mais ricos, os pobres, miseráveis e os miseráveis, vivos ou moribundos, esquecidos, por mais úteis e nobres que um dia tenham sido.

    ALOISIO VILELA DE VASCONCELOS
    Professor da UFAL

  • Igor Santana Ribeiro-Olivença-Alagoas

    OLÀ Ricardo Mota e todos Blogueiros que te seguem foi uma grande iniciativa partida da presidente Dilma em vir á Arapiraca realizar seu plano de governo:BRASIL SEM MISÈRIA junto a muitos representantes de nosso estado e estados da região nordeste Circunvizinhos.È admirável a ausencia dos Senadores aliados do Governo Dilma:COLLOR e RENAN como também a do prefeito por Maceió e aliado do governo de téo em Alagoas e Admirador assíduo do governo de LULA(Governo passado)e da Base de Dilma:Cicero Almeida.Estavam Presentes parlamentares Alagoanos,Prefeito de Arapiraca,Governador de Alagoas e entre outros.