O triste espetáculo se repete todos os dias, na Avenida Fernandes Lima. O prédio do Cartório Eleitoral superlotado, gente humilde, na grande maioria, revoltada e desesperada. Ato contínuo, acontece o fechamento de uma das principais avenidas da cidade. 

O fato objetivo: a Justiça Eleitoral está travando Maceió, transformando em inferno a vida dos eleitores e dos cidadãos que têm de trabalhar e não podem. 

Não há medida alternativa possível no caso: o TRE tem de suspender, pelo menos provisoriamente, o recadastramento eleitoral em Maceió, até que disponha de uma estrutura mínima com capacidade para, pelo menos, respeitar o eleitor – o que hoje não acontece e, tudo indica, ainda vai demorar a acontecer. 

Na definição – precisa – de um juiz eleitoral, indignado com o que está vendo cotidianamente, a eleição com urnas biométricas deixou de ser uma reverência para o eleitor alagoano e passou a ser uma punição. Nós não merecemos mais humilhações.

O TSE, ressalte-se, anunciou o recadastramento preparatório para nova tecnologia, mas não ofereceu a ajudar de que o Tribunal precisa em Alagoas. Não há nem kits suficientes para o trabalho. Aqui, por sua vez, não se fez um planejamento para a “ação de guerra” (definição de outro juiz Eleitoral) e os poderes continuam fazendo o diálogo de surdos – sem o uso da língua dos sinais. 

Um experiente magistrado, por sua vez, aponta do caminho plausível: a suspensão do recadastramento na capital, intensificando o trabalho no interior, até quando Maceió possa tratar seus cidadãos com um mínimo de dignidade.

A bomba, é verdade, caiu nas mãos do desembargador Orlando Manso, que assumiu a presidência do TRE em abril e teve de tocar o barco à deriva, sem chances de fazê-lo voar em céu de brigadeiro.

Que peça socorro e assuma com coragem – de que dispõe – a verdade de que o recadastramento fracassou. Cobre de todos que podem e devem ajudar: TSE, governo do Estado, prefeituras, juízes eleitorais, enfim, quem dispuser de condições para nos fazer vencer a “guerra”.

Mas, de uma vez por todas: a Justiça Eleitoral deve ser parte da solução, jamais – como acontece hoje – ser o problema.

Eleições de 2012 terão embate entre PP e PMDB
Mais um palpite infeliz de Almeida
  • TASD

    O TRE fez um concurso em 2009, mas não chamou quase ninguém, visto que os cargos providos tiram os amigos e conhecidos dos cargos exercidos no Tribunal, mais conhecidos como “requisitados”. Se fosse um órgão mais sério e organizado certamente não haveria essa infeliz situação. Quem paga pelo comodismo é a população. Providências já!

  • Ian Guest

    A atitude do TRE-AL é um eco de tudo mais que se faz em Alagoas: falta planejamento, falta organização, falta educação, falta visão. Danem-se os humildes, já estão acostumados a sofrer! Parabens Alagoas, paraíso do descaso, e das águas, claro…

  • Roberson Junior

    Saudações Ricardo,
    É com grande decepção que vejo todos os dias aquele espetáculo deprimente e degradante a frente do cartório eleitoral , nos deparamos com pessoas das mais díspares idades e condições de locomoção se acotovelando , tendo que enfrentar as intempéries do tempo para fazer um recadastramento que deveria ter seguido o exemplo de Estados como o Paraná, mais precisamente Curitiba que faz este mesmo recadastramento, todavia a partir de Abril, ou seja, planejou-se antes e por conta disto não está tendo estas barbaridades que somos testemunhas oculares todos os dias. Cabem as autoridades dos três poderes reunirem-se e traçar metas para que todo o conjunto da sociedade não venha, no decorrer deste processo, a continuar sofrendo com aquela humilhação, entretanto uma pergunta que já nos foi formulada por um amigo: Será que os chamados “bem nascidos” estão passando por estas agruras todas?,cremos que… Deixa para lá

  • Niedson Albuquerque Vasconcelos

    Parabens pela postura. Estava faltando alguem da imprensa apoiar os eleitores. Este recadastramento não foi planejado como deveria. Imagine se acontece algo parecido na eleição? Faltar material, faltar mesários?
    O TRE é tão competente nas eleições e resolve fazer um recadastramento sem um mínimo de estrutura? Ao meu ver é no mínimo incompetência.
    Concordo que deveria parar o recadastramento para se reestruturar e aumentar o prazo para evitar tamanhas filas.

  • manoel braga neto

    ricardo, veja bem já fui duas ou tres vezes e nada de recadastramento e uma verdadeira desogarnização, tem pessoas por todos os lados, fui operado recentemente de safena, sou funcionario publico, e tenho de fazer o recadastramento.pode

  • Carlos

    Sem sombra de dúvidas Ricardo. Esse recadastramento tem que ser suspenso o quanto antes, está afetando muitas pessoas direta e indiretamente. Até que seja revisto todo o processo, como uma possível descentralização nos pontos de maior movimentação de pessoas essa humilhação tem que acabar.

    E só um fato que eu tive conhecimento, o Excelentíssimo Senhor Presidente da casa dos TATURANAS, vai colocar um ponto de recadastramento lá. Porque será???????

  • sertanejo cagota

    Suspensão do recadastramento, não, a vontade de 98% da população ( só se tira os políticos e a sua família que se beneficiam com “isso”) é o fim do VOTO OBRIGATÓRIO, já.

  • Rodrigo Caires

    Sou cidadão alagoano, estou morando no Rio de Janeiro, estive em Maceió no no final de junho e procurei o TRE na Sininbu. Informei que não terei condições de retornar a Maceió ainda neste ano para efetuar o recadastro e a informação que reebi foi: se você não se recadastrar irá perder o título. Se preferir, transfira seu título para o Rio (que não participa do recadastro) e se voltar a morar em Maceió transfira novamente para cá. Não sei até que ponto isso é bom ou ruim. Não poderei contribuir para a mudança da corja de políticos discaradamente corruptos e ainda terei 2 trabalhos ao invés de 1. Como diz o Mução: é démais, é démais!!

  • edemir moraes

    acredito que o mais viavel é destacar um clube onde exista uma grande espaço,para que não seja colocado pessoas sofridamente ao sabor(sofrivel)do sol e chuva,como estamos observando hoje.
    suspende imediatamente,e divide em 2 ou mais lugares,disponibiliza pessoas suficientes para atendimento.caic ufal,clube fenix,iate clube,lugares propicios a esses eventos.que tal?

  • Ricardo

    Perfeito, Ricardo. Você disse tudo.

  • Cesar

    Issó é uma vergonha nacional!!!

  • Maria Nazaré S.Castro

    Ricardo, não seria melhor se esse tal de recadastramento fosse feito qdo a gente fosse votar, Na hora da votação, cada um faria o que tem que fazer e pronto, ou então cada bairro gdo., como Tabuleiro, B.Bentes, Vergel, etc, teria um posto para tal. 1 mes para recadastrar 2 meses de nascimento? Como sempre quem paga, somos nós. Um abuso e falta de respeito.

  • ANDRÉ PERECA

    PARABÉNS MEU CARO RICARDO MOTA.tanto tempoque houve prá se organizar um recadrastamento e depois de tanto tempo apareçe uma tristeza dessa.na realidade o que está faltando é ação por parte dos coordenadores. essas coisas tem que ser em ALAGOAS.será que o filho do dr….passaria 5 horas prazer esse tipo de coisa?não tenho de ser eleitor nesse estado.ainda dou um crédito a imprensa.um grande abraço a todos os alagoanos de BEM.

  • José Romero da Silva Ferreira

    VERGONHA!! UMA VERGONHA falta de preparo, incompetência e desorganização, se o TRE pode abrir novos posto, porque não fez isso antes de começar o recadastramento? Agora atrapalha a vida todos que já sofrem diariamente na Fernandes Lima e não dar conta do povo que eles convocaram, seria bom começar uma campanha dizendo SÓ VOU RECADASTRA QUANDO ISSO DEIXAR DE SER UMA BADERNA NA FERNANDES LIMA, PQ QUE QUEM GOSTA DE BADERNA É MALOQUEIRO E EU TENHO MAIS O QUE FAZER. Não vou recadastra em quando estiver desse jeito.

  • Nerylande Estevao

    Nossa ! é horrivel , acabei de chegar no trabalho!!!! De 7:30 sair de casa cheguei no trampo 10:18, tudo isso por falta de planejamento TRE-Al, acaba prejudicando a todos ! que infernoo, nunca que eu iria enfrentar uma fila daquela , é uma falta de repeito com o povoo alagoano .

  • Janice Santos

    O povo já sofrido,acham pouco e adotam medidas de recadastramento sem a mínima estrutura , isso é no mínimo
    absurdo. Se não há estrutura, porque implantaram um sistema que já começa errado…cai na real, tem que se planejar,oferecer condições de estrutura, NÓS ELEITORES não temos nada a ver com fraudes..
    o MP tem que tomar alguma providência, alguma coisa terá que ser feita e logo antes que ocorra uma
    barbaridade na Fernandes Lima

  • alguem

    Ricardo ,é preciso que o ministério publico e as entidades que pregam os direitos humanos, intercedam ao tratamento desumano e degradante que as pessoas vem sendo submetidas. Não há sequer um atendimento preferencial e as pessoas doentes ,pobres e desesperadas com sempre acabam sendo as cobaias… quem tem conhecimento ou padrinhos jamais enfrentará aquelas filas.Para piorar tudo a fernandes lima se tornou um tormento maior,todos os dias quem precisa circular a negócio ou trabalho tem se deparado com um transito caótico ou ainda ausencia deste ,pois fecham a avenida e ninguem passa.sinto muito mas não vou me comparecer ao TRE até que me ofereçam um tratsamento digno !

  • Janice Santos

    Ricardo Mota, adoooooro suas críticas,por favor, DIZ alguma coisa pelo amor de DEUS, para que os responsáveis tomem uma atitude decente em relação a esse caos que estamos presenciando todos os dias na Fernandes LIma, com toda segurança , se estiver desta forma no período que eu tiver que ir, NÃO IREI, MAS NEM QUE A VACA TUSSA.

  • josé

    a maioria dessas pessoas que se acotovelam na porta do forum são as mesmas que vndem seus votos em troca de cinquenta reais. estava eu em casa quando vi uma delas na tv dizendo que aquilo era uma vergonha. aí eu me pergunto: e vender o voto, a dignidade, o que é mesmo?

  • Yuri Maia

    Realmente, é uma infelicidade para todos, trabalho em Marechal Deodoro mas vivo em Maceió, sou de FEvereiro ou seja está na minha época de fazer o recadastramento, já fui lá mas fui tratado como um cachorro, como a maioria das pessoas fiquei barrado na porta sem nenhuma explicação.

  • Janice Santos

    GOSTARIA DE REGISTRAR UMA RECLAMAÇÃO SOBRE o PROFISSIONAL INABILITADO PARA DIRIGIR o ONIBUS DA EMPRESA SÃO FRANCISCO , GENTE O MOTORISTA DA SÃO FRANCISCO ONIBUS NR.7167 ROTA CLIMA BOM FAROL PONTA VERDE , ERA O “O do borogodó” na direção, até carroceiro ultrapassa o ônibus 7167 da São Francisco no horário das 08:30h

  • Lucas

    Falta de competência, preparo e organização não é, é só falta de boa vontade mesmo. Eleitoral=eleição=política=descaso com o povo, como alguém colocou aqui, em época de eleição é tudo organizado, apesar das filas, é ocorre por todo estado, como é que o TRE não iria conseguir fazer esse recadastramento, só pura falta de vontade, é mais fácil os vereadores se mexerem para adiantar o TRE do que ser cancelado, afinal eles querem votos para o ano.

  • Daniel Cerqueira

    Parabéns Ricardo. Sou de fevereiro, mas se continuar essa bagunça, não vou me recadastrar. É O MOMENTO DE DISCUTIR A EXTINÇÃO DO INÚTIL E CARO TRE (TAMBÉM O TSE), BEM COMO DO VOTO OBRIGATÓRIO. PLEBISCITO NELES.

  • Alex,

    Pois é, caro Ricardo Mota, aqui na terra dos Marechais coisas simples se tornam complexas.

    Se os responsáveis pela organização deste recadastramento tivessem se preocupado em fazer um simples cálculo aritmético, perceberiam que seria impossível atender todo o eleitorado maceioense dentro dos parâmetros deste cronograma ilógico. Vejam só:

    a) Segundo o TSE, Maceió tem atualmente 534.757 eleitores cadastrados*;

    b) Segundo o cronograma** do TRE/AL, os eleitores nascidos em jan e fev devem fazer o recadastramento no período entre 13/06/11 e 12/07/11;

    c) jan e fev ~= 1/6 do eleitorado; e

    d) de 13/06 à 12/07 são exatos 30 dias.

    Desta forma, 534.757 eleitores divididos em 6 etapas de 30 dias cada dá uma média de 89.126 eleitores por etapa. Ou seja, 89.126 / 30 dias = 2970 atendimentos p/dia.

    Será que ninguém percebeu que seria impossível atender 2970 pessoas por dia num único local e com 500 fichas?

    E olhe que fiz este cálculo considerando que o atendimento será de domingo a domingo (nem sei e não estou nem aí), que são distribuídas 500 fichas TODOS os dias e que os 500 são, de fato, atendidos. Será?

    Sinceramente, prefiro não fazer o recadastramento e depois pagar alguma multa de 10 ou 15 reais e fazer fora do período. É melhor do que ser humilhado e passar por um constrangimento desses.

    * http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/evolucao_eleitorado.htm
    ** http://www.tre-al.gov.br/

  • MARIA LUIZA

    VAMOS PROVOCAR O MINISTERIO PÚBLICO ESTA SITUAÇÃO E UMA VERGONHA AS PESSOAS ESTÃO SENDO TRATADAS COMO ANIMAIS. E PIOR JA TEM GENTE SE BENEFICIANDO, EO NOSSA SOCIEDADE POR FALTA DE EDUCAÇAO SE SUBMENTENDO A ISTO BANDO DE INCOMPETENTES QUE NÃO SABEM PLANEJAR NEM SUAS PROPRIAS VIDAS IMAGINA UMA SITUAÇÃO DESTA ENQUANTO NÃO APARECER UM DOIDO QUE FAÇA UMA BESTEIRA NÃO SE RESOLVE

  • Rita

    Se ninguém comparecessa ao recadastramento, seria diferente, mas o
    grande povão gosta de sofrer, enfrentar uma maratona dessas e ainda votar num f.d.p. é mole…

  • Almeida

    Isso é fruto de uma cultura em Alagoas, que é fazer as coisas sem planejamento e o povo que se dane, quem vai pagar os prejuizos causados por essa desorganização, trânsito parado, gente perdendo dia de serviço pra fazer o recadastramento, etc.,etc.?
    O povo alagoano não merece mais sofrer além da falta de segurnça e educação,é um CAOS nosso bonito Estado, nem o TRE que é exemplo, não funciona mais.

  • Chico Amorim

    Caro Ricardo,
    Não é admissível que o cidadão de bem, trabalhador, que usa do suor do seu rosto para ganhar um mísero salário para o sustento de sua família ficar sendo desmoralizado, humilhado, sacrificado para atender o chamamento da Justiça Eleitoral para ajudar a colocar esses caras demagogos enganadores e usurpadores de consciência no poder que vivem Tomando cafezinho, lendo jornais, falando da vida do outros, projetando o seu futuro e de seus familiares, reunindo-se com gerente de banco para saber como usar sua grana e dando cantada nas mocinhas que vão as Câmaras, Assembléias para pedir ajuda para comprar um butijão de gás ou uma lata de leite para o filho. Plagiando Borris Casoy: Isso é uma vergonha! vamos todos boicotar esse tal de recadastramento e quero ver a Justiça ter força moral para penalizar alguém principalmente quando a culpa pela desorganização é fela própria(TRE). Agora o que a população não pode fazer é fechar uma avenida, pois assim agindo está prejudicando todos os homens de bem que hoje está no transito indo para um médico com consulta marcada ha mais de três meses no SUS, trabalhar, a procura de um emprego e que no dia dia seguinte por força de uma imposição estará também sofrendo mesma humilhação. Parabéns o povo estava precisando de um jornalismo de interesse público como esse que você está fazendo: sério e competente.

  • Marcos Parreco

    Em Palmeira, só recadastram 40 por dia, uma vergonha.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, FUI LÁ E VI. LÁ, É NA FERNANDES LIMA MESMO.MAS ANTES DE VER O POVÃO LÁ, VI O TRANSITO DESDE A BOMBA DO GONZAGA ATÉ LÁ, ESTAVA UM NEGÓCIO DE LOUCO. E OS MOTORISTAS CAÇANDO ALTERNATIVAS NAS TRANSVERSAIS. TODO MUNDO LOUCO ! DEDUZI UMA COISA, MESTRE. UMA COISA SÓ : EITA POVO MANSO !!!

  • Roberto Campus

    E NESTE ESTADO SE FALA EM SEC. DE ARTICULAÇÃO… SE NEM PLANEJAMENTO TEM QUANTO MAIS…

    POR FALAR EM FALTA DE PLANEJAMENTO… O E-LOGICA ESTAR DE VOLTA A ALAGOAS OU SEJA O FAMIGERADO TA NA SEGESP… E PIOR E NA FOLHA, E AGORA FABIO OS FUROS APONTADOS NO E-LOGICA CONTINUAM?

    .
    ALAGOAS Q EU AMO!!

  • Jose Ricardo

    Eu já tomei a decisão, não piso nem lá, vou ficar sem votar. Cadê o Ministério público?. Gente é muita humilhação e falta de respeito com o cidadão que trabalha, que tem filhos pra cuidar. Isso não pode acontecer, proncipalmente partindo de uma Instituição que tem o dever e a obrigação de tratar bem o eleitor. A melhor forma de protesto não é fechando a Fernandes Lima, é sim todos tomarem a decisão de não ir fazer o recadastramento.

  • Jose Ricardo

    Incompetencia,incompetencia, incompetencia,incompetencia, incompetencia,incompetencia,
    incompetencia,incompetencia, incompetencia,Incompetencia, incompetencia,incompetencia,
    Incompetencia,incompetencia, incompetencia,incompetencia, incompetencia,incompetencia,
    incompetencia,incompetencia, incompetencia,Incompetencia, incompetencia,incompetencia,

  • Lógica Matemática

    Prezado Ricardo,

    Se os ilustres organizadores do recadastramento refletirem sobre a simples lógica da matemática poderiam observar que para recadastar os 550.000 eleitores (aproximadamente) no atual rítimo (500 pessoas por dia útil) seriam necessários 50 meses, ou seja, 4 anos e 2 meses para efetuar a conclusão do recadastramento, portanto, considerando que a divisão dos eleitores hipoteticamente fosse igual, seriam necessários mais de 8 meses para efetuar o recadastramento dos eleitores nascidos em janeiro e fevereiro(Note que o prazo deste eleitores por si só já seria superior ao estabelecido para o recadastramento de toda população). Acredito que com a sabedoria imensamente maior que a deste humilde cidadão que vos fala, eles tenham conseguido resolver esta equação matemática, de forma diferente, acreditando ate então (quem sabe ainda não acreditam) que as leis matemáticas podem ser revogadas por ordem judicial…kkk. Enquanto isso quem “paga o pato” é o cidadão.

  • Nadja

    Parabéns Ricardo, único a ter coragem de falar abertamente p/todos. Agora, a OAB tb se pronunciou,e os outros orgãos.
    Cancelamento já e lutar p/o voto deixar de ser obrigatório.
    Desrespeito c/o povo.Os bem nascidos, juizes,etc e tal tão enfrentando filas??nãooo
    Despreparo do TRE, TSE….

  • julio

    E por que o TRE/AL não nomeia logo os aprovados no concurso de 2009?

  • Daniela

    Se somos obrigados a votar e recadastrar, que se dê condições mínimas, dignas de fazermos como cidadãos. Votar e exercer cidadania ,mas aqui em Alagoas votar é ser humolhado, tratado como cachorros vagabundos pelo próprio TRE que não se programa p um simples recadastramento. E os políticos e candidatos só vão se manifestar a partir de janeiro quando quiserem os eleitores para votar e daR DINHEIRO A ELES. VAMOS PROTESTAR E NÃO FAZER RECADASTRAMNETO ATÉ QUE SEJAMOS TRATADOS COMO GENTE, CIDADÃO.

  • Marcos Correia

    Fazendo umas continhas por baixo.
    eleitorado 550.000 (aproximadamente),
    na capital 1/3 disso ou seja 183 mil eleitores,se dividirmos esse contingente pelo numero de meses até dezembro (6 meses)= 30.500 eleitores a ser atendido por mês.. se dividirmos isso por dias úteis (22 dias) = 1.380 eleitores a ser atendidos por dia (no minimo). E AINDA DECIDEM DISTRIBUIR 400 FICHAS POR DIA.. TEM GENTE QUE PENSA QUE PENSA.

  • Alberto Queiroz

    Em entrevista ao “Fique Alerta” de hoje, o Juiz Eleitoral, Dr. Maurílio, cujo sobrenome agora me foge à memória, informou que o desafio é concluir o recadastramento até dezembro.
    Para tanto serão tomadas algumas providências como descentralização, aumento de plantonistas com Servidores do Estado e da Prefeitura, agendamento prévio e mudança do calendário.
    Com todo o respeito ao Magistrado e à Justiça Eleitoral, isso tudo é zombar da nossa pequena inteligência de eleitor. Ora vejamos:
    1. Somos 550.000 (quinhentos e cinquenta mil) eleitores em Maceió (arredondando para MENOS);
    2. Segundo o próprio Magistrado o ritmo atual é de 400 (quatrocentos) atendimentos/dia, já a capacidade máxima, no Cartório é de 600 (seiscentos) atendimentos/dia;
    3. De hoje até 16/12/2011, prazo estabelecido pelo TSE restam 162 (cento e sessenta e dois) dias, sem contar finais de semana e feriados;
    4. Considerando que já foi realizado o recadastramento de 10% dos eleitores, o que não se sabe ao certo, faltam 500.000 recadastramentos, o que significa dizer que o TRE/AL precisa recadastrar 3.086 (três mil e oitenta e seis) eleitores por dia, isso sem parar aos sábados, domingos e feriados, para cumprir o prazo.
    Isso significa 771 (setecentos e setenta e um) atendimentos/dia por posto, considerando um posto por Zona Eleitoral.
    Além disso, o pessoal a ser cedido por Estado e Prefeitura necessita de treinamento, o que demanda tempo.
    Quetão: Não seria melhor o TRE/AL assumir logo a incapacidade de cumprir o prazo e estabelecer novos parâmetros e estruturar-se para atender decentemente o cidadão alagoano?

  • Fatima Barros

    Não vi até agora nenhum politico se manifestar quanto a este tratamento desumano que os eleitores maceioenses estão sendo submetidos. Queria saber se os politicos (grandes beneficiados pelos nossos votos) e os dignissimos magistrados e promotores de justiça também vão passar por este tormento.

  • ROBSON CARDOSO

    Lamentável o tratamento que é dado ao povo. Sofremos para recadastrar, sofremos para votar e após a eleição sofremos com os governantes que elegemos. Sr. Dr. Juiz de Direito do bumbum de veludo experimenta chegar às 5 horas da matina correndo risco de ser assaltado, sofrer logo cedo com o frio e depois com o insuportável calor e quando chegar perto receber a informação que não HÁ mais senha. Aliás nobre repórter, o Sr. teve notícia se algum vereador, deputado, senador, juiz, prefeito, secretário de estado, governador, promotor…filho do ….. enfretou fila?? Caso tenha esta informação nos repasse por favor. VIVA ALAGOAS muito mal tratada porém por mim AMADA!

  • arruda

    MAS É REALMENTE UMA SITUAÇÃO LINDA;O FORUM DA FERNANDES LIMA JÁ ESTÁ TOMADO PELO BOPE,ARMADOS ATÉ OS DENTES COM METRALHADORA,COLETE A PROVAS DE BALAS,E BOMBAS DE GÁS LACRIMOGENICO´, ATÉ CERTO PONTO É MUITO POUCO O EFETIVO PARA UM ELEITORADO QUE SEMPRE ESTÃO MAL PREPARADOS EM EDUCAÇÃO.PORÉM PARA ESTE POVÃO QUE SÓ MERECEM ESSES CONSTRANGIMENTOS,UMA VEZ QUE SÓ ELEGEM POLITICOS LADRÕES.PARA FINALIZAR,PAU NOS BURROS.

  • Marcelo de Almeida

    Planejar algo é muito fácil.Mas os senhores juízes eleitorais não sabem o significado da palavra PLANEJAMENTO.Vou daruma simples sugestão. O CEPA tem vários ginásios.Que tal utilizá-lospara recadastar os eleitores.Cada ginásio uma secção funcionando sábado e domingo o dia todo.Os servidores do TRE ganham extra para esse serviço.Simples, não acha?

  • Frederico Farias

    Nasci aos 23 de fevereiro, portanto teria (futuro do pretério) até o próximo dia 12 para regularizar meu recadastramento; todavia, enquanto perdurar essa zona, não irei.
    A quem interessar possa, me identifico:
    Frederico Joaquim Teles de Farias
    RG 218.958-AL
    Nº do Título de Eleitor: 002121611716
    Zona: 1ª
    Seção: 185ª.

  • PêCê

    Ô RICARDO,
    A SOLUÇÃO PRA ACABAR COM ESSA “ZONA” SERIA DISTRIBUIR ESSE RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO NOS PRÓPRIOS LOCAIS DE VOTAÇÃO, OU SEJA, PELO MENOS EM ALGUMAS ESCOLAS, NO PRÓPRIO LOCAL DE VOTAÇÃO DE CADA ELEITOR, SÓ ASSIM NÃO IRIA TUMULTUAR O SERVIÇO E ACABARIA COM ESSA “ZONA” QUE NÃO É ELEITORAL E MUITO MENOS DIGNA DE NÓS.
    COM A PALAVRA O TRE…

  • PêCê

    OU ENTÃO, AGUARDAR AS PRÓXIMAS E OBRIGATÓRIAS ELEIÇÕES, PRA QUE CADA ELEITOR, AO VOTAR, AUTOMATICAMENTE JÁ ESTARIA SENDO RECADASTRADO BIOMETRICAMENTE.

  • Edinaldo Marques

    A incompetência administrativa que campeia em quase a totalidade dos órgãos públicos provoca situações como essa. As gestões são feitas, como se estivéssemos no século XIX. O pior é que os “pseudogestores” nem sabem ou percebem. Afinal, aprendem num modelo vencido: ERRAM, ERRAM, ERRAM, para quem sabe um dia acertar. Faltam profissionalismo e compromisso…
    http://www.twitter.com/edinaldomarques

  • marizete neves

    Quanta falta de competência, afinal de contas os funcionários púlblicos federais estão deixando muito a desejar aqui em Alagoas.kkkkkkkkkk

  • marizete neves

    Deveria ser por ordem alfabética, e quando for as letras M e J expandir os locais de atendimento.

  • ANA CRISTINA

    O MELHOR DE TUDO É QUE O TRE CRIOU UMA COMISSÃO SÓ PARA ORGANIZAR ESSE RECADASTRAMENTO!!!! Ô POVO COMPETENTE!!!

  • Eleitora

    Eu nasci em janeiro e já tentei fazer o recadastramento e desisti. Já enviei e-mail reclamando para o Cartório Eleitoral do TRE/AL e também ao Tribunal Superior Eleitoral. O TSE me respondeu que é preciso fazer o novo título e que entrasse em contato com o TRE/AL por telefone, isto é uma piada, só com mágica ou pistolão conseguirei isto. Já estou aposentada e caso não consiga, pagarei multa e depois tentarei fazer outro título, porque sou obrigada a votar (até quando?).

  • Mônica

    Acaba a obrigatoriedade dos votos HOJE… por conseguinte acaba a obrigatoriedade do recadastramento. AMANHÃ haverá mil postos prontos para o atendimento. Certeza.

  • Antonio

    Ricardo, o que estarrece é o silêncio da classe politica, que somente procura o eleitor no periodo de eleição.

  • Maria

    Numa população de 550 mil pessoas só ser distribuida 400 senhas, sabe quando isso vai terminar daqui aos 5 anos, isso em dias corridos.Isso é uma falta de respeito com o ser humano. É uma palhaçada.

  • CARLOS BELO

    “a verdade de que o recadastramento fracassou. ” em Tempo: os Orgãos Públicos Fracassaram.
    A Verdade é que VIVEMOS em um Pais DITO “DEMOCRÁTICO” Pura hipocrisia, quando somos FORÇADOS a se CADASTRAR e Votar para ANULAR O VOTO

  • GUILHERME PEIXOTO BRAGA

    O TRE /AL informa ter distribuído 400 senhas/dia. Ao final da semana serão 2.000, que consequentemente atingirão 8.000/mês. Se o recadastramento durará até dezembro (06 – seis – meses) portanto até lá serão distribuídas ao total 48.000 fichas de um total de 550.000 eleitores. Uma defasagem de 502.000 eleitores. E aí ? ? ?

  • bebeto

    VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, Ê VIDA DE GADO, POVO MARCADO, POVO FELIZ,QUANTA HUMILHAÇÃO PARA VOTAR EM POLITICOS INCOMPETENTES.

  • Aldo Eustáquio

    Sou a favor do NÃO RECADASTRAMENTO e a NÃO OBRIGATORIEDADE DE VOTAR. Pensemos nisso e vamos nos unir para um plebiscito, já. Diante de tantas opiniões acima, dá pra sentir que um plebiscito derrubaria esta obrigatoriedade. DEMOCRACIA é isso.

  • Ismar Nascimento da Silva Filho

    Vergonha nacional!
    Ismar Nascimento

  • marizete neves

    A Presidenta tem que saber como está trabalhando seus func, tem novatos que passaram em concurso púlblico federal que não está sabendo conduzir seu cargo prejudicando a vida das pessoas, lhes faltam o principal EXPERIÊNCIA. Estão empurrando com a barriga, só pelo salário.

  • cid carlos leite da silva

    Estava mais claro do que água cristalina que um só local para se recadastrar todos os eleitores de Maceió seria um caos. É inadmissível que isso não tenha sido previsto. Graças á DEUS, não houve algo grave. Concordo que o referido recadastramento seja suspenso e que : 1º) O mesmo só reinicie quando além do posto instalado no Farol, forem instalados mais 05 (cinco) postos nos seguintes locais : Tabuleiro, Serraria, Centro, Trapiche e Cruz das Almas; 2º) O horário de atendimento seja ininterrupto das 08:00h ás 18:00h. Com isso, além de cada posto atender mais ou menos 1/5 (um quinto) do total dos eleitores de Maceió, ainda há o fato de que o mesmo estará atendendo por mês de nascimento o que proporciona um quantitativo de atendimento diário bem menor. evitando o tumulto e o alvoroço que vem ocorrendo atualmente.

  • marcos antonio dos santos

    BOM DIA RICARDO MOTA, SEU PROGAMA E DE GRANDE IMPORTANCIA PARA O POVO ALAGOANO, MAS ACHO QUE AS CRÍTICAS DEVEM TAMBEM SEREM CONSTRUTIVA, VAMOS FAZER UMA PEQUENA CONTA, SE O TRE DISTRIBUIR OS POUCOS OPERADORES QUE DISPÕE PARA O RECADASTRAMENTO EM UMA ESCALA DE PLANEJAMENTO ONDE ATENDERIA COM 50% DO SEU COLABORADORES SEREM DISPONIBILIZADOS COM POSTOS NAS EMPRESAS COM UM NUMERO DE ELEITORES ACIMA DE 80 PESSOAS, NÃO SERIA UMA SOLUÇÃO, POR EXEMPLO OS TRABALHADORES DO COMERCIO SERIAM ATENDIDOS EM UM BOX COM DOIS ATENDENTES MONTADO NO CENTRO, ISSO DEVERIA LEVAR EM MEDIA UMA SEMANA, DEPOIS MUDARIA ESSE BOX PARA OS SHOPINS, E OS RETARDATARIOS SEGUIRIAM PARA UMA ULTIMA CHANCE NO SESC POÇO. OS RODOVIARIOS TERIAM POSTO COM DOIS ATENDENTES NA SEDE DO SINDICATO OU NAS EMPRESAS, SOU RÓDOVIARIO E TENHO CERTEZA QUE CONSEGUIRIAM FECHAR O RECADASTRAMENTO DOS RODOVIARIOS EM UMA SEMANA, DEPOIS ESSE BOX SEGUIRIA PARA O DISTRITO INDUSTRIAL, PARA O SESI, PARA O POLO, PARA BRASKEM, ENQUANTO ISSO O RECADASTRAMENTO CONTINUAVA A TODO VAPOR NA SEDE DO TRE NA AV. F. LIMA. GOSTARIA QUE VC ESCULTASSE OS ELEITORES O QUE ELES ACHAM, COMO A OAB E O TRE VER ESSA SUSGESTÃO. OBRIGADO UM BOM DIA P/ VC E TODA SUA EQUIPE QUE SUA AUDIENCIA MULTIPLIQUE A CADA DIA, E DEUS CONTINUE AJUDANDO A QUEM OUVI O POVO, PARABENS MAIS UMA VEZ, SEU PROGAMA É SUSESSO. ASS. MARCOS

  • João Ribeiro

    Solução para resolver esse tipo de problema existe, mas o que observamos é a falta de interesse dos poderes público em atender seu maior cliente e único fomentador “POVO”.
    Esquecem que é o povo que paga exatamente tudo com a carga tributária tão injusta.
    Certa vez escreveu o brilhante senador Cristóvão Buarque ” para que o povo tenha serviços públicos dignos, bastaria que todos, inclui-se “POLÍTICOS,MINISTROS,DESEMBARGADORES, JUÍZES, PROCURADORES, ou seja, todos os brasileiros fossem obrigados a usar os mesmos hospitais, escolas, filas”.

    Quer acabar a fila, que todos para serem atendidos tenham que usar a fila, ou seja, quando o governador, o deputado, o prefeito, os juízes, as autoridades, tiverem que usar a fila para serem atendido ela tem que acabar.

    Concordam ??????

  • PEDRO ALMEIDA

    ENQUANTO DURAR ESSA DESORGANIZAÇÃO, NÃO IREI MESMO. PREFIRO PAGAR UM MULTA DE SOMA ARREBATADORA QUE CUSTA MENOS QUE R$ 5,00… DEPOIS DE TODA ESSA CONFUSÃO EM ÁGUAS CALMAS.

  • Jesualdo Ramos

    Eu tenho acompanhado as notícias na mídia sore o recadastramento eleitoral. Assistimos a falta de organização e planejamento do TRE. É inadmissível o cidadão ser tratado como “coisa”, objeto elitoral. Exigimos tratamento dignos conforme o estabelecido na Constituição Federal. Se falta equipamentos e recursos humanos que provideniciem. Enqunto persistir tal situação não farei o recadastramento.

  • Indignado

    Mais uma prova de que as instituições públicas não funcionam em Alagoas. O povo só serve para pagar imposto para alimentar e sustentar uma elite predadora, que só pensa em si, não tendo o mínimo respeito com o povo, aliás, que nem gente é, na concepção deles.

  • Giselda Correia

    Gostaria de saber por que o tre não cumpre o calendário que divulgou, pois que temos visto são pessoas que não nasceram em janeiro e fevereiro sendo atendidos. Que tipo de organização é essa? se não tem estrutura física e nem humana que suspenda os trabalhos até organizarem a casa. Se é que tem jeito isso!

  • Francisco

    Prezado Ricardo. é com muita revolta e tristeza que Alagoas terra dos marechais mostra a desorganização e a incompetência para fazer o recadastramento, pq o TRE não começou desde o início do ano?, pq nao convoca os concursados de 2009? pq nao descentraliza o atendimento ao cidadâo? uma coisa tão simples mas fizeram o inferno ao eleitor que já é obrigado a votar. A sociedade deve mostrar sua indignação e protestar pela humilhação que os cidadãos alagoanos estão passando todos os dias em nossa capital. terra de quem mesmo….?

  • Como eles são burros

    Esses cidadãos, desembargadores e juizes que se escondem no TRE só saberm mesmo é ganhar um bom dinheiro, pois, além do que recebem do Judiciário Estadual, ainda levam um respeitável pacote do governo federal. Bons de bolso e fracos de inteligencias, pois só sabem mesmo é constranger o pobre eleitor, aquele que sai de casa pela madrugada para concorrer a uma senha. Uma vergonha, que as autoridades eleitorais acham que não é nada. Joguem esse recadastramento para as seccões eleitorais aos sábados e domingos.

  • Jailson Silva

    O que devemos fazer é simplesmente boicotar esse recadastramento, enquanto não houver estrutura suficiente para atender a população. Esse recadastramento não beneficia o povo em nada, o voto deveria ser facultativo já que vivemos em um país democrático, o político deveria conquistar o voto do eleitor. Nunca deixei de votar, mas do jeito que está vou faltar pela primeira vez.