A minha sensibilidade ou sentimentalidade, ainda me dizem alguns, se deveria ao fato de que eu sou do signo de “peixes”. Uma observação similar ao ato de escrever uma cartinha para o bom velhinho. Se trago comigo, de fato, uma eventual alma sensível – ou sentimental -, terá sido consequência da minha herança genética, do meio em que vivi, das coisas que aprendi, tudo muito simples, sem precisar apelar para as forças do Universo. 

É claro que isso já me serviu – e para tantos – de ardil numa paquera, ou namorico, quando a adolescência me empurrava para os primeiros amores. Banal, tão banal! Mas espero que eu tenha crescido o suficiente para perder algumas ignorâncias – e ganhar outras. 

E lembrar que o ex-presidente americano Ronald Reagan despachava diariamente, na Casa Branca, com sua astróloga! Se bem que eu sempre desconfiei de que ele tinha sangue e cérebro de escorpião – o bicho, não o signo. 

Há, também, na História do Brasil, um certo presidente da República que era simpatizante e praticante do esoterismo e assemelhados. Cartas, búzios, tarôs e – será? – até ações mais radicais, como, por exemplo, beber o sangue quentinho, ainda, do “pai do chiqueiro”, que atende também pelo codinome de bode, lá nos porões da residência oficial. Era o natural servindo ao sobrenatural.

Não confundir, que fique claro, com o Sobrenatural de Almeida, personagem imortal de Nélson Rodrigues, que permanece provocando espanto e arrepios em torcedores e jogadores pelos campos de futebol, mundo afora.   

A astrologia termina quando começa a Astronomia, assim como a alquimia finda quando se inicia a Química. Entre a Ciência e a crença há um fosso abissal, intransponível. 

O atormentado Johannes Kepler, descobridor da “mecânica celeste” – a movimentação planetária –, que tanto inspirou Sir Isaac Newton, fez da primeira a sua devoção e da outra, o ganha-pão. Vivia de escrever mapas astrais – entre os séculos XVI e XVII – para nobres e aristocratas ignorantes, crédulos e endinheirados. Com isso, sustentava a família e os estudos. Hoje, seria um homem rico, e ainda poderia optar pela borra do café, pelos búzios e um sem-número de crendices que alimentam a imaginação de gentes as mais diversas – na formação educacional e na conta bancária.

Só mesmo a nossa megalomania de pretender ser sempre o centro do Universo para acreditar que os corpos celestiais perderiam tempo em definir a essência de cada um de nós. E que ninguém me venha com a eterna desculpa do livre-arbítrio, que tudo justifica e nada explica! Somos e seremos eternos cegos quanto ao futuro (às vezes, também, quanto ao passado e ao presente).

A verdade é simples como água: os astros não mentem jamais. Mentem, sim, os que falam em seu nome.

Mais professores, menos vereadores - a revolta da população em outdoors
Vilela e o caderninho "implacável" de Dilma Rousseff
  • Valdeck

    Desde a tenra idade, somos induzidos à crer na relação transcendental entre o céu e a terra. E aí abre-se espaço para todo tipo e forma de crença, onde pomos à prova nosso egocentrismo e nossa desconfiança ante o futuro, no afã de ser o senhor de seu destino e de todos as coisas. Vivemos até de modo por vezes inconsciente à busca eterna da onipotência e onipresença tal qual o Super-homem, ou Batman, infalíveis, perfeitos, acima do bem e do mal, vide Nietzsche.
    A astrologia foi um artifício para fugir da opressão, por vezes violenta da Igreja católica dos séculos XVI e XVII,e que perdura para quem está disposto a acreditar e obviamente pagar para ouvir. As disposições dos astros jamais acabaram com as guerras, com a fome, com a opressão dos mais fortes, no máximo, nos proporciona eclipses, e influencie sobre os oceanos, no mais é prato cheio para cordelistas, poetas, emboladores, cantadores de viola, compositores e espertalhões à espreita da 1ª vítima pronta para ouvir o que se quer ouvir. Se os astros mentem? A faculdade de mentir, ludibriar só nós animais racionais, deixem os astros e os seres irracionais de fora.

  • FERNANDO AMORIM

    UMA AULA de filosofia – sem frequentar uma faculdade, sem sair de casa e gratuitamente – OBRIGADO por ela. Seus textos aos domingos, como sempre, são IMPERDÍVEIS. Parabéns MAIS UMA VEZ. E que o grande arquiteto do universo, o Todo Poderoso, continue a ti proteger e a ti inspirar.

  • Evaldo santos

    Há muito anos,mas aindo lembro muito bem, Zé vaqueiro, ex-cortador de cana,ex-vigilante da ceasa, então “bem sucedido” carpinteiro que alguns anos mais tarde viria a ser “cunhado” o dono de um boteco nos arredores do conj. josé tenório em seus muitos momentos de aperreio teve uma brilhante idéia, influenciado pelos “astros” mas desta, da TV, FUTEBOL,CINEMA…etc, dar “consultoria” ás sofridas e desamparadas afetivamente, junto com seu “ajudante” neguinho de oimina, eu, no alto da minha experiência de uns 8 anos espiava pela brecha da cortina: “D. Zefinha vejo aqui nessa tijela dàgua que a sra. é uma pessoa sofrida… blá, blá, blá. mas tudo vai mudar; vai encontrar seu grande amor blá,blá,blá. Não preciso de dinheiro se quiser deixe uma contribuição com meu assessor aí fora…” Pronto, graças aos “astros” estava garantido o meu almoço de amanhã. Portanto se alguma não encontrou seu sonhado amor não me venha o senhor Ricardo Mota dizer que a culpa foi do meu pai. Astros mentem sim.

  • Mácleim

    Pois saiba que depois que disseram que todo o zodíaco já não é mais o mesmo, depois que eu soube que não sou mais virgem (ou de virgem), minha vida não é mais a mesma, Gardel
    Grande abraço!!!
    Já está no QUIPROCÓ, http://alagoasdiario.com.br/blog/blog7.php, o novo post BAÚ DO CAMARIM VII (Entrevista com Luiz Carlos da Vila) >>> “Na história da música brasileira o compositor que não cantou a sua própria obra ficou realmente atrás do pano.”
    Ao longo dessa entrevista fica bem claro que o samba não vai morrer; o samba não vai acabar. Veja o porquê desta assertiva.
    No +, MÚSICAEMSUAVIDA!!!

  • Celso Tavares

    Corrida de Propriá por Lampião, dizia minha mãe sem rebuscamento, lá em Penedo: “ai dos sabidos se não fossem os bestas”

  • Ricardo Oliveira

    A astrologia é uma ciência fantástica que como tantas outras, foi corrompida com o decorrer do tempo. Hoje só aqueles que trabalham com seriedade, dedicação e vocação, entendem do assunto. Dá-lhe Ricardão.

  • Antonio Carlos

    O homem sempre procurou se enganar, acreditando no sobrenatural, nos astros, nos deuses (eram vários, chegou um sabidão e determinou que seria somente um), nos espíritos etc. sempre para aplacar suas angústias e medo do desconhecido. E tome os picaretas (pastores, padres, pai-de-santo atc.) a tirarem proveito do desespero humano, vendendo a peso de ouro, o conforto do deus pai todo poderoso, que a tudo ver a nada faz, pois se existe a tudo permite, deve ser um grande gozador das dores humanas. Torço para que o homem busque no conhecimento a sua liberdade e enfrente a vida de cabeça erguida, sem medos do que não existe. A nossa arrogância e orgulho é tão grande, que a maioria, vive o medo do todo poderos e seu julgamento, que esquece de viver esta vida, que garantidamente é a única que temos. Sejamos livres e mais humanos, e morremos com dignidade. Na verdade OS ASTROS nunca falaram ou falarão, a não ser para os picaretas explorarem e viverem as custas do desespero das pessoas temerosas a deus (eternamente oculto).
    É uma bricadeira como as pessoas em seu desespero são enganadas pelos picaretas enviados de Deus.

  • ANTUNES

    Antonio Carlos; em parte voce tem razão , tudo que foge do conhecimento humano,chamam de sobrenatural, assim como os milagres, mas o sobrenatural como os milagres são todos explicados, pelo natural, ou seja, tudo está no cosmos,tudo é possível,mas nem todos têm acesso a isso,não porque Deus(O único e verdadeiro)não queira, mas porque boa parte de nós que habitamos esse Orbi, dentre milhões de outros orbus,no universo-uns mais adiantados e outros menos-não tem condição, e porque não tem? não evoluiram.A vida é uma só, tem razão, mas não se encerra no túmulo.Somos um ser único, imortal,e tambem não somos e nunca fomos o centro do universo,outros seres existem,espalhados pelo universo, e isso,alguns cientistas ja afirmam só engrandece mais a sabedoria de Deus.Não estamos aqui, prisioneiros neste planeta por acaso, é só raciocinar.As leis do Universo criadas por Deus são sábias justas e eternas. Gostaria se permitem , pedir não confundam astrologia,religiões espiritualistas diversas com o espiritismo.Até porque existem espiritos tão ignorantes e perversos, quanto muitos homens, a diferença do chamado “espirito” para o homem é que ele não tem o corpo material.