A melhor notícia para o ex-governador Ronaldo Lessa, ontem foi a de que ele poderá ser candidato em 2012.

A informação está embutida na decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, que anulou a sentença de prisão contra ele, já transitada em julgado pela 1ªVara da Justiça Federal em Alagoas.

Como a condenação – de um ano e quatro meses de prisão – era na área penal, por crime de calúnia contra o juiz Celyrio Adamastor – Lessa estava proibido de ser candidato no próximo ano.

Não é caso para a Lei da Ficha Limpa, conforme explicação de dois advogados especialistas em Direito Eleitoral. A própria Constituição Federal proíbe o registro de candidatura de qualquer pessoa que esteja cumprindo condenação na área penal – seria o caso do ex-governador.

Agora, frisa o novo advogado de Lessa, José Fragoso, sem condenação transitada em julgado, seu cliente pode ser candidato.

Ainda há os casos previstos na Lei da Ficha Limpa – mas essa é outra novela.

Se a Justiça Federal – se for o caso – estabelecer uma nova sentença condenatória no processo envolvendo o juiz Celyrio Aadasmastor, aí caberão todos os recursos possíveis e imagináveis.

Conselheiros tutelares se defendem e denunciam caos e calote
Posse de Rogério Teófilo é marcada pela ausência de Célia Rocha
  • Benigno Masterson Santos

    É triste saber que o atual destino do Sr. Lessa foi traçado por ele mesmo, ao deixar de lado sua origem e seu discurso. Ele sucumbiu ao seu próprio Eu! Nossa história é feita de oportunidade que podem ser perdidas e não mais encontrada.
    Sinto muito por ele, sinto mais ainda por minha querida Alagoas.

  • Marcos alves

    O PROBLEMA É QUE LESSA TEM UMS 100 PROCESSOS NA JUSTIÇA , RESTA SABER SE VALE APENA SER CANDIDATO A PREFEITO E DEPOIS DEIXAR O CARGO POR UMA CONDENAÇAO POSTERIOR A POSSE DE PREFEITO , COM ESTE MONTE DE PROCESSOS NA JUSTIÇA SE EU FOSSE LESSA NAO ARRISACARIA . ELE VAI SER FICHA SUJA , É QUESTAO DE TEMPO . ESTE PROCESSO QUE O TRF LIBEROU FOI APENAS UM JULGAMENTO DE UM PROCESSO DE CALUNIA FEITO POR UM JUIZ , ATÉ AGORA NAO FOI JULGADO OS PROCESSOS DE IMPROBIDADE QUE CORRE NA JUSTIÇA CONTRA ELE .

  • Lúcia

    Ronaldo Lessa será o futuro prefeito de Maceió.Muitos torciam pela sua condenação porque sabem da sua densidade eleitoral.Na última eleição, o Governador mesmo sendo apoiado pelo Prefeito Cícero Almeida perdeu em Maceió para Ronaldo Lessa.É a prova de que seu trabalho quando foi prefeito foi reconhecido e aplaudido.Ninguém tenha dúvida que será fortíssimo candidato em 2012 Quem apostar no contrário vai se surpreender.Este tema trará muita polêmica aqui.Mas com certeza o jornalista Ricardo Mota continuará preservando o alto nível e o respeito às opiniões diversas no seu blog.

  • PelaVerdade

    A mim pouco importa se o Sr. Ronaldo Lessa será ou não candidato. Depois que ele ressusitou o Collor quero mais é que fique sem mandato. Agora, que esse juiz Adamastor é uma grande lata de lixo, disso, ninguém duvide! Venal, falso, puxa-saco, medíocre e mais grave ainda, corno!

  • Dany cavalcante

    gente ronaldo vai ser o nosso prefeito com certeza voto nele por que ele foi muito bom pra a lagoas………..

  • ANDRADE

    Êi Lúcia! Tá se achando né? Você precisa saber de uma “coisinha” o seu Ronaldo LESA PÁTRIA ainda tem 56 processos pra responder, todos eles com provas documentais robustas, a exemplo da venda por preço pífio do prédio do DETRAN e ainda parcelado a longo prazo, são 56 casos escabrosos, será que ele vai LESAR mesmo todos? Sei não heim?

  • Maria Elena

    Eita povo sem memória…o cara assume uma prefeitura e começa a fazer o pé de meia, uma casa de praia, uma cobertura….depois assume o governo…ai o bicho pegou mesmo, não só ele mas os secretários, todos construiram um patrimonio com o dinheiro público, milhões sumiram dos cofres públicos, empréstimo consignado dos funcionários era descontado em folha mas não era repassado aos bancos por ordem do próprio Lessa, isso foi dito pelo próprio secretário em depoimento a polícia. Ainda tem uns e outros que vem aqui dizer que ele fez mto por AL….dios mio!!!!

  • sempre voto em ronaldo lessa

    RONALDO LESSA SERÁ O FUTURO PREFEITO DE MACEIÓ, MESMO COM CÍCERO ALMEIDA O TEO PERDEU PARA RONALDO EM MACEIÓ, TÔ COM VOCÊ RONALDO, EU NÃO ESQUEÇO ELE FEZ TANTA COISA BOA, EM MACEIÓ E RONALDO LESSA E EM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS É GEORGE CLEMENTE, EU QUERIA RONALDO LESSA JUNTO COM O JEFERSOM MORAIS SERIAM IMBATIVEIS EM MACEIO.

  • Maria Elena

    Chega de larápio no poder, Aladroas precisa mudar. É Rui Palmeira pra prefeito sem dúvida nenhuma, chega de viciadoss no poder, profissionais que vivem da política pra enriquecer.XO LESSA!!!!

  • Economista

    Caro Ricardo,
    Parabéns aos Tribunais Eleitorais Superiores, que em sua sabedoria sempre fazem JUSTIÇA.Nossos Magistrados deviam se voltar para o bem estar da comunidade alagoana, e não, ser revanchistas com os politicos que os criticam- muitas vezes com razão.Essas filas quilometricas, para o cadastramento biometrico é um desrespeito aos eleitores, que acima de tudo são cidadãos, e merecem ser tratados como tal.Vocês que recebem altas gratificações para exercerem apenas o cargo de Juiz Eleitoral- adicional injustificavel- têm obrigação de facilitar esse cadastramento.Isso cheira ao irracional, um cidadão passar em media 06 horas em uma fila para conseguir se cadastrar nesse famigerado cadastramento biometrico. Isso é inaceitavel e injusto.

  • Valéria Uchôa

    Agora Maceió vai ter um prefeito de vergonha,o nosso Ronaldo Lessa, estarei contando as hora para que isso aconteça.