A Polícia Civil ainda não concluiu o inquérito sobre o assassinato da estudante Giovanna Tenório, ocorrido em 2 de junho. 

Alguns procedimentos na área de inteligência policial estão em andamento, com a checagem de dados que possam – ou não – corroborar o resultado da investigação, que aponta o casal Tony Bandeira e Mirela Granconato como responsável pelo crime.

O delegado Francisco Amorim Teixeira, entretanto, não tem dúvidas sobre a autoria do homicídio, apesar de ainda não ter posto um ponto final no inquérito.

O caso pode parecer óbvio, o que não permite, entretanto, qualquer açodamento. Uma falha formal e os bons advogados criminalistas poderão, exercendo a função que lhes cabe, agir para proteger os seus clientes. Até porque ainda estamos longe da decisão final da Justiça.

Mas o caso pode servir – e este parece ser o entendimento – para que as instituições policiais conquistem um pouco da confiança, ou quebre a histórica desconfiança, quanto à sua atuação.

Não é fácil, mas se os resultados apresentados até agora, que tiveram como consequência a prisão do casal, forem consistentes – o que parece ser – o delegado do caso terá dado uma contribuição importante para a imagem da corporação que ele integra.

Outro ponto a se ressaltar: o papel, mais uma vez, da 17ª Vara Criminal da Capital, que entrou no caso por causa do “seqüestro” da estudante, o primeiro crime denunciado à polícia.

A particularidade da 17ª Vara é exatamente o plantão permanente, possibilitando a ação mais ágil e eficaz dos responsáveis pela investigação.

O trabalho policial enfrentou, de pronto, o senso comum, que apostou que, de novo “não ia dar em nada”.

Está evidente que não é assim.

Um pouco mais de tempo e cautela e o inquérito policial estará concluído.

De volta

O delegado federal Washington Luiz, que foi subsecretário de Defesa Social – e esteve cotado para assumir a vaga que ficou com o coronel Dário César –, está de passagem por Maceió. Veio buscar o que ainda havia deixado aqui.

Ele agora é o superintendente adjunto da Polícia Federal no Rio Grande Sul, um posto de grande visibilidade e prestígio.

O delegado se notabilizou, em Alagoas, exatamente pelo trabalho de inteligência, facilitando as relações com a PF local, sua instituição de origem (e para onde voltou).

A cavalo

Ontem à noite, parte do policiamento na área de Jaraguá, sempre alvo dos assaltantes, estava sendo feita pela cavalaria da Polícia Militar. Cinco cavaleiros fardados andavam pelas ruas do bairro – uma presença necessária, pelo menos para inibir a ação dos criminosos.

Até mesmo o policial a pé pode ajudar – não resolve, é bem verdade. Principalmente se os militares tiveram que correr atrás da turma barra pesada.

Almeida demite Pedro Montenegro pelo Diário Oficial
Candidatura de Biu de Lira a prefeito de Maceió é para "inglês ver"
  • Fabio Esperon

    É inegável a competência do del.Amorim III e sua equipe,pessoas com nível intelectual ideal para o trabalho investigativo,avessos a holofotes e portanto,terão êxito na elucidação do caso Giovanna com a humildade que deve ser pertinente aos que servem à sociedade.PARABENS ao delegado e sua EQUIPE !

  • Fabio Esperon

    Apesar de algumas sutis insinuações do autor desse blog,nunca tivemos dúvidas da seriedade e SERENIDADE com que trabalha o del.Amorim III e sua SUPER EQUIPE.Deveras…se em outros casos, ELE estivesse a frente das investigações….merece o reconhecimento da sociedade.

    Resposta
    Caro Esperon:
    As “sutis insinuações” identificadas por você são fruto da sua supreendente imaginação.
    Que poderia ser usada, por exemplo, na literatura.

    Saudações democráticas e nada sutis,

    Ricardo Mota

  • fabiano

    E o IP da morte do estudante Fábio?
    Esse, sim, mudaria TOTALMENTE a imagem da PC.AL.

  • Antonio de Araujo

    É inegável que esta Polícia Civil não é mais aquela do passado – braço dos coronéis e políticos tradicionais. No entanto, o desfecho desse caso foi rápido também pelo nível socioeconômico da vítima. Aliás, veja a repercussão na imprensa caeté (prefiro a opinião de Mino Carta, que não repercute crimes semelhantes na Carta Capital). Outros casos, bem piores, não tiveram tanto destaque, logo não “forçaram” a rapidez da polícia.

  • Da Guia

    Ainda não consiguo entender como duas mulheres bunitas todas com um futuro cheio de espectativas pela frente jogaram tudo fora por uma pessoa tão sem escrupulos como esse tal de Tony, alias fica a minha pergunta que é Tony que nunca ouvir falar que agora estar em evidência devido essa tragédia sendo ele o pivô do mesmo. Mulheres se respeitem se tive-sem tido respeito tanto da Giovanna (vitima) e Mirela (cumpluci)talvez esse tragédia não teria acontecido por falta de respeito consigo mesmo, mulheres não aceite esse tipo de situações que deixam vcs tão sem valor para nós homens, que essa tragédia nos sirva de lição aonde pode parar a falta de respeito.

  • six am

    parabens a policia

  • ari

    Quando a gente ver algemado e devidamente julgado, o mandante do assassinato do Fabio Acioli, assim vai dar pra acreditar um pouco a justiça Alagoana, mas é um pouquinho só .

  • Roberto Silva

    Enquanto isso, os caso das jovens assassinadas em Coruripe e das irmãs encontradas mortas no campus da ufal ninguem resolve . Ah tinha esquecido! elas eram pobres.

  • ARTUR

    RICARDO, A PC COMEÇOU A MUDAR QUANDO O GOVERNADOR NOMEOU UM DELEGADO DA PF PARA COMANDAR. O SECRETÁRIO SABIAMENTE ESCOLHEU PARA SEUS AUXILIARES, PESSOAS NOVAS E SEM AMIZADES COM POLITICOS CRIMINOSOS. PARA COMPLETAR A MUDANÇA E VOLTAR A TOTAL CONFIANÇA DOS ALAGOANOS E TAMBEM RENOVAR O DESGASTADO SINDIPOL QUE PERDEU A SIMPATIA E A CONFIANÇA DE NÓS ALAGOANOS.
    O 7 DE SETEMBRO QUE OS DIGA, ESTÃO LEMBRADOS?

  • Alessandre Argolo

    Tenho minhas dúvidas se a demora em decretar a prisão temporária do casal realmente pode ser considerada um sinal da qualidade da investigação, que teria se cercado de todos os cuidados para que erros não acontecessem. A não ser que, de fato, a demora se justifique pela apuração das evidências probatórias que apontaram o casal como o real responsável por esse triste e bárbaro homicídio. Entretanto, até onde me consta, não houve substancial modificação nas evidências deste caso desde poucos dias após o corpo da vítima ter sido encontrado. Por essa linha de raciocínio, talvez a prisão temporária pudesse ter sido requerida há um certo tempo já.

  • Hagá

    Também acho que polícia e MP devem atuar com discrição e profissionalismo, evitando holofotes. Quem trabalha em silêncio trabalha melhor. Mas para melhorar a imagem da polícia, tem que afastar delegados que entraram na carreira sem concurso. E o caso Marcléia, em Atalaia? E o caso Juliana, em Murici? E o caso Fabio Aciolly, em Maceió? A IMPUNIDADE é a RAIZ DE TODOS OS MALES EM ALAGOAS.

  • Marcos

    Excelente seu comentário Ricardo. Demonstra a característica de um formador de opinião equilibrado. Continuo seu admirador e ouvinte do 12:10 notícias.

  • mariorocha

    RICARDO porque a pc nao prende os criminosos que matam todos os dias os viciados em drogas, só esclarexeram esse crime porque A vitima pertence a familia tenorio, e as vitimas com os nomes, de jose e maria não tem os mesmos direitos, é mais facil receber dinheiro de bandido do que os colocar na cadeia, a pc só esclarece os crimes que repercute e que pessoas ricas são vitimas, mas parabes , marcilio barenco.

  • carlos

    Infelizmente a vida é uma história repitida só muda os personagens-este tipo de crimes passional onde os donos das pessoas resolve tirar a vida de seu concorrente como medida de se manter como único sempre existiu mostrando o racional premeditando o seu lado irracional,que é tirar a vida.Eles podem ser inocentes porém, no pode se sentirem injustiçado porque fizeram ameaças a vítima.

  • PARABENS “HAGA”

    Concordo com vc “HAGA”. E os agentes de polícia e escreventes de polícia que da noite para o dia viraram ‘peritos criminais” por pistolão???

  • “REFORÇO CORRETO”

    CARO RICARDO IMAGINE SE A PC COLOCAR-SE TODOS OS POLICIAIS QUE FAZ O SERVIÇO BUROCRATICO(FICAM DIGITANDO,EMPILHANDO,CONVERÇANDO,DE 02 Á 05PCs NAS SALAS DA DELEGACIA GERAL) PARA AS DELEGACIAS, IAM AUMENTAR O EFETIVO E NÃO PRECISAVA FAZER CONCURSO, POIS COM ESSES PCs IAM LOTAR AS DELEGACIAS E DAR MELHOR QUALIDADE E ASSUMIR SUA FUNÇÃO CONSTITUCIONAL DE INVESTIGAR,E COLOCAR AGENTE ADMINISTRATIVO OSCIOSO DE OUTROS ORGÃO DO ESTADO PARA SUPRIR A PC.

  • Horácio

    Mais fácil mudar a imagem do PC, o Farias, do que da PC, Polícia Civil.

  • aldo soares

    Entendo “lhufas” de investigação policial e nem o sou. Mas, convenhamos há crimes de fáceis elucidação até quem não é da área entende. Contudo não se pode culpar os policiais eles remam de acordo com a maré,Explico: é dado a eles antes de tudo uma boa formação técnica;tem aparelhamento laboratorial,(o IML serve pra quê e pra quem? funciona! ajuda a polícia?) o ambiente de trabalho lhe dar suporte (físico),com delegacias lotadas e ele tem de servir de carcereiro? o efetivo está dentro padrão normal? por fim o salário. E, a sociedade não cobra do governador que é o chefe; é ele quem administra o estado,o ordenador de despesas.