O governador Teotônio Vilela Filho deve anunciar, amanhã, um novo nome para comandar a Secretaria de Gestão, que vai assumir o lugar de Guilherme Lima.

Antes, uma pasta problema, hoje a Segesp ganhou visibilidade e pode até ser desmembrada, a vingar o novo projeto de lei delegada.

Lima já conversou com Vilela, mas não sabe ainda quem vai substituí-lo.

Outras mudanças previstas: Trabalho e Ciência e Tecnologia, mas os atuais titulares podem ser remanejados para outros órgãos públicos estaduais, não necessariamente no primeiro escalão.

Com o bolso cheio   

Na Assembleia, a questão é outra – já houve mais um repasse de mais de R$ 7 milhões. O atual presidente, Fernando Toledo precisa encaminhar a votação de 29 matérias na sessão de amanhã, no tradicional “rolo compressor” de final de ano.

Toledo, para se credenciar como candidato do Palácio República dos Palmares ao mesmo cargo que ocupa hoje, tem de demonstrar serviço. Ao mesmo tempo em que faz o discurso – para dentro de Casa – de independência em relação ao governo. 

TC, meu amor 

No fundo, no fundo, o presidente da Assembleia Legislativa mira o futuro: ele ainda está convencido de vai ocupar uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado – que permanece aberta desde a aposentadoria do conselheiro José Alfredo de Mendonça.

É uma tarefa hercúlea: ele tem de superar os entraves que enfrenta na Justiça, desde que o nome dele foi aprovado para o cargo pelos seus pares. Depois, recordemos, da polêmica PEC pró-Toledo, que o TJ considerou – entre outros defeitos de origem – inconstitucional.

A matéria está em grau de recurso lá pras bandas de Brasília – de onde pode se esperar tudo, inclusive a revogação da Lei da Gravidade.

Eco o quê? 

Os técnicos do Ibama, que estiveram em Alagoas na semana passada, falaram ao telefone com o governador Teotônio Vilela Filho, antes de retornarem a Brasília.

Segundo o secretário Luis Otávio Gomes, do Desenvolvimento Econômico, eles disseram que, “a princípio”, não viram maiores problemas para a instalação do Estaleiro Eisa no Pontal de Coruripe. Mas a posição final do Ibama, ressalvaram, só será oficializada depois da avaliação mais detalhada em Brasília.

Detalhe importante: eles analisaram toda a área a ser ocupada pelo estaleiro, com destaque para os 70 hectares de mangue que serão atingidos pela planta industrial, em caso de o empreendimento vingar.

Pelo projeto, o Grupo Sinergy deve fazer a compensação numa área cinco vezes maior.

Detalhe: eles vieram a Alagoas depois de seis meses de tentativas frustradas por parte do governador Teotônio Vilela Filho. O presidente do Ibama, Abelardo Bayma, mostrou-se um gozador: não cumpriu um só prazo estabelecido por ele próprio, sabe-se lá a mando de quem.

Alexandre Lages será o novo secretário de Gestão Pública
Almeida diz que só volta a negociar com Câmara Municipal funcionando
  • J.L. Ataide

    Deve-se haver muito cuidado com o projeto de instalação desse estaleiro em coruripe para que se evite o que aconteceu no projeto do porto de suape em PE cuja instalação não observou a proteção do eco sistema causando um impacto irreversivel na costa Pernambucana, exemplo disso é a aparição dos tubarões na praia de piedade e boa viagem.

  • IZADORA

    GRAÇAS À DEUS..Ate q enfim o governador ouviu ao clamor do servidor publico.
    Nunca vi tanta humilhação com o servidor publico. Nao atendiam bem, processos nao andam, um secretario adjunto abanou o dedo na cara de uma servidora, qdo ela questionou pq ele demorava tanto para assinar o proc da mesma.Recorde em engavetar processos.
    PARABENS SERVIDOR, VALEU MEU VOTO!
    EU SABIA Q NAO SERIA EM VÃO.
    PARABÉNS! QUE DEUS TE ABENÇÕE. IZADORA, PROFESSORA DE ARAPIRACA AL

  • Vivo

    Mota, boa tarde!

    Sou apoiador inconteste da manutenção de flora e fauna; mas na maioria das vezes os eco chatos do Ibama se pegam com detalhes mínimos e fecham os olhos para outros mais grosseiros.

    A hidroelétrica do madeira é um desses projetos …

    Em algumas ocasiões, mais vale gerar 10 mil novos postos de trabalho em Alagoas, que manter alguns hectares de mangue que passa a ser poluído, cedo ou tarde, com os esgotos clandestinos da própria cidade, pela falta de infra-estrutura de saneamento básico.

    Tenho dito …

  • Estaleiro já

    Movimento 3 contra 3 milhões, estaleiro já.

    Solicite seu adesivo: [email protected]

  • A SOCIEDADE PRECISA SABER

    PARABÉNS GOVERNADOR EM TIRAR ESSE FALASTRÃO DA SEGESP, AGORA OS PROCESSOS DEVEM SAIR DAS GAVETAS, MEU DEUS VALEU MEU VOTO NO TÉO.

  • A SOCIEDADE PRECISA SABER

    AGORA EU SEI QUE OS PROCESSOS DA FOLHA DE PAGAMENTO VÃO SAÍREM DAS GAVETAS. TENHO UM PROCESSO LÁ ESPERANDO QUE UMA DIRETORA ASSINE HÁ MAIS DE DOIS ANOS.GRAÇAS A DEUS OBRIGADA TÉO.

  • A SOCIEDADE PRECISA SABER

    Levem também o superintendente da modernização junto.

  • saulo mendes

    Guilherme Souza Lima, será o novo diretor do DETRAN.

  • marta lima

    Eco chatos não senhor VIVO, pessoas que se preocupam com o futuro da nossa Terra, se formos abrir mãos das nossas riquezas em prol de uma falsa ideia de progresso é puro engano. A natureza é tudo que temos e não adianta ficar pensando no impoderavel, nem nos maus exemplos. o que Alagoas precisa é de uma economia sustentavel preocupada com o eco sistema tão fragil que é o mangue, o nosso litoral é lindo exuberante propicio para o turismo, que feito de maneira correta pode ser asalvação da nossa terra e não um estaleiro que além de poluir tudo, ainda vai nos custar os olhos da cara, issdo porque serão custeados com nossos impostos, é emntira dizer que a iniciativa privada é quem construira o mesmo. Não o dinheiro vira do BNDES, que para quem não sabe ele apenas repassa os nossos impostos em forma de emprestimos e incentivos.O alagoano deveria isso sim, ficar muito preocupado, além da destruição dos mangues haverá a destruição social, pois onde tem estaleiro a prostituição impera, as drogas e malandragem é claro agradece muito aos “Ditos” homens de visão do nosso Estado.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, DIZEMOS LÁ NAS MONTANHAS : “DO SACO A EMBIRA E DA EMBIRA, A TIRA”. ÊSSE TIRO DE FERNANDÃO NA DIREÇÃO DO AMADO TC, PODE SER UMA BRUTA EMBROMAÇÃO, NO SENTIDO DE DESVIAR A ATENÇÃO DO SEU VERDADEIRO PROPÓSITO, QUE SERIA CONTINUAR, JUNTO AOS SEUS FIÉIS ESCUDEIROS, A DIRIGIR A CASA DO VELHO TAVARES BASTOS.DE ÔLHO NO HORIZONTE POLÍTICO DAQUI, JÁ ACERTEI ALGUMAS. QUEM SABE MAIS ESSA …

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, UM AMIGO MOSTROU-ME UM JORNAL LÁ DO RECIFE. ESTOU MORTO DE INVEJA. MEU DEUS !!! UM BAITA ESTALEIRO JÁ ENTREGANDO NAVIO, A FIAT JÁ TÁ POR LÁ E MAIS UM FEIXE E UM PUNHADO DE EMPRESAS, GERANDO EMPREGO ADOIDADO. QUE DIABO NÓS TEMOS QUE AQUI TUDO É MAIS DIFICIL ? NOS CAFUNDÓS DO NOSSO SERTÃO, A VELHA SABEDORIA DO SERTANEJO DIZ : ” SEU MÔÇO, QUANDO A COISA NUM ANDA É PRU MODE SE ANDOU PISANDO EM RASTRO DE CÔRNO”. SERÁ ???

  • FERNANDO AMORIM

    ESTALEIRO JÁ – 3 contra 3 milhões, ou como queiram – 3 SAFADOS contra 3 milhões de habitantes.

  • Paulo Bispo

    melhor para o procurador, que agora vai ter mais tempo pra cuidar dos seus postos de combustíveis, organizar o cartel…

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, REPISANDO O ASSUNTO ESTALEIRO/IBAMA. EU DISSE AQUI DA SACANAGEM DO PAU MANDADO LÁ DE BRASÍLIA E ATÉ AVENTUREI PARA TÉO PERGUNTAR AO LULA QUEM É QUE MANDAVA NESSE PAÍS. AGORA, OS VALENTES E HERÓICOS RAPAZES, VIERAM, VIRAM, ESTUDARAM E NÃO CONCLUIRAM P…NENHUMA. SEI NÃO, MAS PENSO QUE ESTÃO PREPARANDO UMA BAITA SACANAGEM COM A GENTE.DEUS QUE ME PERDÔE, SE EU ESTIVER ERRADO, MAS NÃO DÁ PRÁ CONFIAR NESSE BAYMA.NÃO DÁ MESMO!

  • Carla Almeida

    Tudo indica, que o novo secretario de Gestão, será um ex-parlamentar, que lançou o aumento dos secretários de Estado. Quem sera???

  • buzutao

    Eita governador porreta. E por falar nisso cadê o Cisso?

  • Eduardo Rocha

    SÃO 3 CONTRA 3 MILHÕES!!!!!!!!

  • Zé Contribuinte

    Guilherme Lima, o “ENGAVETADOR DIGITAL” ( A SEGESP usao SOFT – INTEGRA de GESTÃO, Adquirido a PESO de OURO), mas os processos no computador dele NÃO ANDA.
    _
    Ele volta pro TJ-AL, pra ENGAVETAR PROCESSOS e PROCESSOS,deu Visibilidade a SEGESP, mas não DESLANCHOU com o INTEGRA.

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Atenção, Internautas! Nesta matéria consta que, ” pelo projeto, o Grupo Sinergy deve fazer a compensação numa área cinco vezes maior”. Então, por que se falar de prejuízo ecológico ou dano à fauna?

    Pelo contrário, desta forma ganharemos o estaleiro, para gerar os 10 mil empregos que tanto precisamos, e ainda ganhando benefício a mais para a natureza. Portanto, não conceder a licença de implantação desse empreendiemto seria práticar o verdadeiro apartaide contra nosso estado, o que seria uma exagerada discriminação e humilhação aos alagoanos

  • Jurisconsulto entristecido

    Muito boa notícia. Espero que com a mudança o sr. Linaldo Freitas caia fora do AL PREVIDÊNCIA, pois, mais incompetente e desidioso é impossível. Ficou conhecido como o CAÇADOR DE VELHINHAS, dada a sua aptidão em criar problemas e dificuldades para conceder aposentadorias e pensões.

  • carlos

    Parabéns,pela mundança na Gestão Pública,onde os processos não andam principalmente quando se trata de benenficiar o servidor ou fica parado mesmo.Quando se trata de retirar algum beneficio do servidor aí,a coisa anda na velocidade da luz.Na gestão Guilherme Lima,tem caso absurdo de uma servidora aposentada da Educação,que perdeu o prazo de recadastramento e teve sua aposentadoria suspensa até aí tudo certo.Mas apartir do momento que esta se apresentou o restabelecimento de sua aposentadoria tinha que ser de imediato.Porém este virou um processo que se tornou um tormento na vida desta aposentada,não sei se já foi resolvido,póis a última vez,que o marido desta comentou fazia cerca de 8 meses,que este famigerado processo estava parado na gestão Guilherme Lima.Pensen caros,internautas 8 meses de sufoco e este cra dando uma de bacano.

  • Wal.

    Bem,
    .
    1)Secretaria; que não seja um ficha suja.
    .
    2)Esta grana, é pra quê mesmo ?? para eles não fazer nada?…
    .
    3)TC amor deles; pra que serve cuncurso, mesmo??? lá em Brasília,ká em al.e assim vai…e TJ vai na mesma barca.
    .
    4)Estaleiro: oxi, o pessoal não resolveu nada,o que os tec.diceram, nós já sabíamos, vai depender de Brasília. e só;;;;;;;;;;;;
    .
    5)ALGUÉM, SABE INFORMAR, SE O 45,JÁ PAGOU AOS PROFESSORES,LÁ DOS SEM-TETO, SEM-TERRA, SEM-GRANA ???? OU ELE; TÉO VAI DEIXAR COMPLATAR 1 ANINHO DE ATRAZO ??? UM FELIZ NATAL, PELO MENOS ELE JÁ DEU…

  • carlos

    O que faz,um homem ser a assim incompetência ou subserviência.Professora Izadora,em relação o coportamento deste cidadão que está para ser exonerado da Gestão Pública,quis mostrar serviço promovendo a miséria do servidor público.Tenho certeza que o governador pediu que este fizesse a um gestão de economia dentro da lei,pórem este para mostar serviço só mirava cortar sem observar a lei,na ansiedade de se manter no cargo,alimentado pela vaidade do poder.

  • arruda

    CARO RICARDO MOTA,EXISTE MAIS COMISSIONADOS NO ESTADO DO QUE EFETIVO.É LÓGICO QUE A DEPENDÊNCIA COM OS POLITICOS E OS COMPROMISSOS DE CAMPANHA SÃO VÁRIOS.

    TANTO É QUE UMA SECRETÁRIA PEQUENA COMO A DA AGRICULTURA,HOJE COMPORTA QUATRO SUPERINTENDENTES E COM OS SALÁRIOS PRATICAMENTE IGUAL AO DE UM SECRETÁRIO.ANTES EXISTIA APENAS UM SUPER SUPER.

  • renato amorim

    CAROS ALAGOANOS E ALAGOANAS, MEUS AMIGOS.
    TEMOS VISTO EM POUCOS CANAIS DE TELECOMUNICAÇÃO O QUE, POR HORA, ACONTECE EM NOSSSO ESTADO. AOS MOLDES DO ANTIGO ENTRAVE DAS IMPLANTAÇÕES DA FABRICA BRAHMA, QUE FOI PARA A CIDADE DO CABO-PE; FIAT AUTOMÓVEL, BETIN-MG; TRINTA INDUSTRIAS DE PONTA QUE SERIAM INSTALADAS NO POLO CLOROALCOOLQUIMICO DE MARECHAL, QUE FORAM RELOCADAS PAR SEPETIBA-RJ E POLO DO RIO GRANDE DO SUL, HOJE, VIVENCIAMOS ESTE MENSMO PROCESSO ACOITADO POR INESCRUPULOSOS “politicozinhos” que se dizem alagoanos, ALGUNS DERROTADOS E OUTROS ELEITOS PELO VOTO POPULAR, NAS ULTIMAS ELEIÇÕES E, COM O AVAL DE UM CERTO PERNANBUCANO, ATRAVÉS DE SEUS ORGÃOS “ibaminosos”, QUE, TEIMAM EM SER O DONO DA NOSSO QUERIDA ALAGOAS.
    MEUS AMIGOS, ENCARECIDAMENTE PEÇO-VOS QUE NÃO DEIXEM, MAIS UMA VEZ, NOSSO ESTADO PERMANECER NA MISÉRIA DO PROGRESSO. VAMOS ADERIR EM MASSA A ESTE MOVIMENTO, NO QUAL O NOME JÁ DIZ QUEM SÃO OS 3 CONTRA OS 3 MILHÕES DE ALAGOANOS. NÃO VAMOS FICAR ALHEIO A ESSAS PESSOAS QUE SÓ QUEREM VER ALAGOAS NAS MANCHETES E INDICES RUINS (MAL EDUCAÇÃO, VIOLENCIA, MORTANDADE INFANTIL, ETC.
    ENTRE NO SITE DA CAMPANHA E SOLICITA O SEU ADESIVO
    NOSOS FILHOS, NOSSO POVO PRECISAM DE BONS EMPREGOS, BOAS ESCOLAS, BONS HOSPITAIS E BONS PROFISSIONAIS DA SAÚDE…aos contras que continuem mamando nas tetas da viuva…

  • renato amorim

    sobre a transferencia do polo de marechal Deodoro para Sepitiba-RJ, aindo hoje, é decretado feriado municipal naquela cidade de lama medicinal…

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, EU ESCREVI ONTEM E NÃO QUERO DEIXAR DÚVIDAS.EM MINHAS MÃOS O DIÁRIO DE PERNAMBUCO, EDIÇÃO DE DOMINGO, 26 DE DEZEMBRO, QUE REPRODUZO . ASPAS COMPANHIA SIDERÚRGICA SUAPE, NA CONSTRUÇÃO, MAIS DE 3 MIL EMPREGOS. NA OPERAÇÃO, 800 DIRETOS E 2.300 INDIRETOS; ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL, 5 MIL DIRETOS E 25 MIL INDIRETOS;ESTALEIRO PROMAR, 2.700 DIRETOS E 7.300 INDIRETOS; ESTALEIROS SCHAHIN 1.700 DIRETOS; MONTADORA FIAT, 5.000 DIRETOS, REFINARIA ABREU E LIMA, NA CONSTRUÇÃO 30 MIL, NA OPERAÇÃO 1.500; PETROQUÍMICA SUAPE, NA CONSTRUÇÃO 7 A 8 MIL, NA OPERAÇÃO 1.800 DIRETOS E 5 MIL INDIRETOSA ASPAS A SOMA DISSO TUDO É DE MAIS OU MENOS 40 BILHÕES DE INVESTIMENTOS. PRONTO ! MATEI A COBRA E MOSTREI O PAU. AGORA, NOS CÉUS DE MACEIÓ TEM ALGUMA COISA MAIS DO QUE OS AVIÕES DE CARREIRA. ORA, SE …