Já imaginaram um filho com vários pais biológicos? Se a engenharia genética não chegou a tanto, a política alagoana parece que encontrou o caminho da multipaternidade. 

É risível a propaganda eleitoral de todos os candidatos a cargos no Congresso Nacional que já possuem mandato. As cifras que eles anunciam que “trouxeram” para Alagoas, de dinheiro made in Brasília, não batem com a realidade do estado. 

Aliás, nunca bateram. Não faz muito tempo, estava no Palácio do Planalto um presidente oriundo de Alagoas. O triste quadro de indicadores sociais, que enfrentamos historicamente, em nada se alterou e o estado ainda continua sendo alvo da chacota e do escárnio nacionais por conta de uma tal “República das Alagoas”.

Quantos zilhões eles trouxeram dos cofres federais? Se juntamos todos os valores, seguramente, poderíamos transformar Alagoas em uma nova Dubai – um canteiro de obras milionárias. Aliás, milionários são algumas contas bancárias e o patrimônio de personagens que há poucos anos eram pobres, pobres de marré. Não são mais.

Collor investe em vitória no primeiro turno e concentra tiroteio na segurança pública
Fim da novela: coronel Dário César assume a PM na quinta-feira
  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE : NÃO SOU MUITO BOM NISSO, MAS VOU TENTAR. – É VERDADE QUE ÊLES DIZEM AOS QUATRO VENTOS QUEM CARREARAM MUITO DINHEIRO PARA O NOSSO PAUPÉRRIMO TORRÃO. É MENTIRA QUANDO VAMOS VERIFICAR QUE NÃO ACONTECEU NADA NO ESTADO QUE DEMONSTRE QUE ESSA DINHEIRAMA TODA FOI BEM APLICADA NAS NOSSAS NECESSIDADES MAIS PREMENTES. SEI NÃO …

  • Profeta do Óbvio

    Caro Ricardo, estamos em Alagoas, terra dos gabirús e dos taturanas, em se tratando de corrupção tudo é possivel.

  • tania

    Gostei…. são tantos milhões q o estado estaria em franca igualdade com são paulo rsss… todos os dia vejo um pouco do guia eleitoral só pra anotar os milhões que esses cabras já trouxeram pro estado… cambada de mentirosos!!!!e o povo menos esclarecido pode acreditar, isso eh o q eles querem, enganar o eleitor desinformado….

  • RONIERI GAMA

    Sábias palavras! Gosto das reflexões do Ricardo Mota, pois refletem com imparcialidade o que de fato deveria ser abordado, além do fato de tratar dos assuntos com clareza, objetividade sem sensacionalismo.De fato, temos que ter muito sangue frio para “ouvir uns cidadãos de bem” desses dizerem que tanto “investiram” e que a realidade do estado…
    Ricardo,parabéns pelos artigos! Acompanho sempre.

  • Cláudio

    Excelente matéria Ricardo.Vamos sonhar um pouco que todos os eleitores de alagoas leiam e compreendam essa realidade.

  • Alagoano do bem

    Caro Ricardo, no seu texto você afirma “Não faz muito tempo, estava no Palácio do Planalto um presidente oriundo de Alagoas. O triste quadro de indicadores sociais, que enfrentamos historicamente, em nada se alterou e o estado ainda continua sendo alvo da chacota e do escárnio nacionais por conta de uma tal ‘República das Alagoas’.
    Todavia, vale salientar que elle, felizmente NÃO É ALAGOANO,mas como elle já é considerado o REI DA BRAVATA,e é do tipo que acredita que uma mentira dita e repetida várias vezes, termina soando como uma verdade,agora que sua candidatura é por Alagoas elle quer ser alagoano, O CRÁPULA NASCEU NO RIO DE JANEIRO,e aqui só aparece em época de eleiçoes! Precisamos derrotá-lo nas urnas pra que elle seja alijado de uma vez do nosso estado!FORA COLLOR!!!

  • Gêvoness Silva

    Ricardo, lhe parabenizo pelo brilhante texto. Realmente, a nossa política é rica em personagens “super heróis”. Se cada uma dessas afirmativas ditas por eles fossem verdadeiras, teríamos um Estado totalmente diferente do que vemos. Mas, infelizmente, o que nos resta é esperar pela real conscientização da população na hora do voto. No demais, e viver neste “mundo alagoano” onde todos eles fazem e conseguem tudo para nós.

  • Mariano Correia Paredes

    Estimado Ricardo,
    Falando de “mentiras e dinheiro”, reproduzo um trecho da entrevista do valoroso Mendonça Neto ao jornal EXTRA: “O irresponsável Ronaldo Lessa, que prometeu um governo socialista, criou a maior dívida de um estado nordestino e ficou rico da noite para o dia”.
    Hoje é o dia do aniversário do “suicídio” de Getúlio Vagas. Ronaldo Lessa, RESPEITE o fundador do PDT, RESPEITE os alagoanos decentes !!! FORA!!! FORA DO PDT!!! Filiados e dirigentes do PDT/AL, RESPEITEM Getúlio Vargas!!!Obriguem esse lessa-estado a renunciar!!!
    Mariano C. Paredes (Ex-filiado ao PDT)

  • Carlos

    De pai, para filho e depois vem os netos.Juro que ouviu no horário eleitoral,uma candidata a reeileiçao a deputada dizer jovéns eu sempre presei pela sinceridade e honestidade e quero continuar como deputada o meu “trabalho para os jovéns”.Só não disse que trabalho é este.Filha do prefeito gabiru,Cicero Cavalcante,bem dizem que os filhos só puxa os pais quando ele é cego.

  • André

    Político em Alagoas é sempre um tal de “Zé Rico”, ou “Milionário”… Enquanto o povo continua arrastando os pés nos sertões e grotões do nosso estado.

  • Luis Reis

    Talvez, caro jornalista, esse “fermento” todo, supostamente trazido do Governo Federal, esteja a fazer crescer o “bolo” que será, depois,quando crescidinho, repartido. Já vimos esse filme.

  • Paulo Sergio

    ESSA É A REALIDADE DO NOSSO ESTADO. INFELIZMENTE AS MESMAS FIGURINHAS VÃO SE ELEGEREM NOVAMENTE E O POVO QUE EM SUA MAIORIA NÃO TEM CONHECIMENTO DE CAUSA, VOTAM NESSA CAMBADA DE BANDIDOS QUE SÓ SABEM ROUBAR E MAIS NADA.
    TENHO PENA DO MEU POVO ALAGOANO

  • PAULO LEANDRO

    QUANDO O POVO DE ALAGOAS CRIAR VERGONHA NA CARA E DEIXAR DE VOLTAR EM POLITICOS COMO JOÃO BELTRÃO, CICERO FERRO, LUIZ PEDRO, ANTONIO ALBUQUERQUE,COLLOR DE MELO E MUITOS OUTROS, AÍ SIM, VAMOS TER UM ESTADO QUE SEMPRE SONHAMOS, POIS O DINHEIRO PUBLICO QUE PAGAMOS A ESSA CAMBADA SÓ SERVE PARA FINANCIAR O CRIME ORGANIZADO QUE SEMPRE MANCHOU A HONRA DESTE LINDO ESTADO.

  • Luis Reis

    Acompanhei a faraônica obra do “Hospital” da Serraria. Só a escavação do sub-solo deve ter gasto a verba da obra. Se não o fez, “comeu” os componentes hospitalares que, segundo foi dito, não se tinha como adquirir. O que justificou a negociata e ele virou numa abóbora, à meia noite.E, “Cinderelas”, todos nós, voltamos ao borralho. Vem o ex- presidente, agora, e, indignado, diz que havia os instrumentais, ou verbas para adquiri-los, que foram transferidos para o sul, por ineficácia ou ma fé do poder local. Teria sido ele, o patrono do hospital. E o Hospital Geral, na verdade nunca deixou de ser um “HPS” de triste memoria, rivalizando com o Teatro Deodoro em tantas reformas inexplicáveis. Quem não está mentindo?

  • cicero barbosa

    Só acho uma pena é que os menos esclarecidos é que não podem acessar esse seu blog e ler essas verdades que vc fala ricardo. seria bom que vc voltasse a apresentar o jornal da manha na tv pajuçara.

  • MARCELO

    Magnífico seu texo.Seria bom que os pobres eleitores,principais vítimas deste aloprado, podessem ler e entender, a fim de impedir que voltemos ao atraso. Lamento muito ver em carros de professores e esclarescidos do alto sertão, entre Piranhas,O.D.do Casado e Delmiro Gouveia, os adesivos e a militância dos que deveriam ser luzes no meio a escuridão, porém encabrestados pelos coronéis, participam desta desgraça. Continue a escrever e lembrar ao povo dete rescente passado que aida nos envergonha.

  • Carlos Mauricio

    Caro Ricardo, rizivel, hilariante, como tambem de mal caratismo, cara de pau, pouca vergonha, cinismo, o que esses politicos querem fazer com o povo alagoano. Não vejo ninguem contestar esses numeros absurdos, SE EXISTEM foram surrupiados, não sendo surpresa. Somando essas transferencias não constitucionais que dizem que touxeram, dariam que indice per capita para cada alagoano? Texto excelente

  • Carlos Alberto Moliterno

    Ora, Ricardo, eles realmente trouxeram muito dinheiro para o estado e, com a bufunfa, compraram fazendas, carrões, apartamentos de luxo e consciências, muitas consciências.
    Quanto ao ex-presidente, parece que a memória do povo é mesmo fraca pois até hoje somos estigmatizados por sua passagem pelo Palácio do Planalto, de triste tristíssimas e trágicas lembranças. Então, que Deus nos ajude ou o pouco que foi feito no atual governo irá direto pro lixo e nos veremos de novo na situação de desgraçados.

  • professora

    Como sempre Ricardo vc falando a verdade, agora Marechal deodoro, Rio Largo e Maceio, o povo ta sendo enganado pelos seus administradores, são contratos milionarios com onibus escolar e coleta de lixo, enquanto a saúde e educação estão largada como um cachorro sem dono, acorda povo. eles só fazem isso porque o povo se faz de cego.

  • luis pereira da silva

    EU ACHO É TOME !

  • fabio luiz de melo

    DINHEIRO VEIO E NÃO FOI POUCO ! SABE AONDE TÁ ESSE DINHEIRO ? NAS HILUX, NAS PAGEROS FUUL, EM COBERTURAS, FAZENDAS, GADOS, VIAGENS INTERNACIONAIS, ORGIAS, E NA COMPRA DE VOTOS AGORA, NOS CADASTROS QUE JA ESTÃO SENDO FEITOS POR TODA A MACEIÓ, ISSO TUDO ACONTEÇENDO E A JUSTIÇA CEGA.

  • Richard Manso

    Meu caro Ricardo Mota vamos entregar o caso ao “sherlok romes”. Não é atual, pós moderno, o meio de se fazer POLHITICARIA em Alagoas, mas a grande maioria dos eleitores, e são muitos, têm demonstrado que gostam de ser enganados. Frise-se, que o dinheiro que vem de Brasília já é nosso por lei, e se não há necessidade de políticos para que ele venha. A lei prevê, e basta o MP ou Cidadãos para fazer a lei cumprir seu papel previsto na garantia da dignidade da pessoa humana. É uma obrigação de o Governo Federal olhar para todos os Estados e com igualdade.

  • EUDÓFYO

    ESTIMADO RICARDO.
    AS CIFRAS ANUNCIADAS PELOS CANDIDATOS ESTÃO CORRETAS, ENTRETANTO O DESTINO DAS VERBAS ORA ANUNCIADO É OUTRA HISTÓRIA. NA REALIDADE QUANTO MAIS ELES ANUNCIAM ESSAS REALIZAÇÕES POSSIVELMENTE FICTÍCIAS ASSUMEM UM PAPEL INCISIVO COMO REPRESENTANTE DA CORRUPÇÃO PROPORCIONAL AO TAMANHO DO ANUNCIO. É UMA VERGONHA (Bóris Casoy).

  • Gilberto Correia

    Muito feliz o seu texto. Esse pseudo alagoano nunca fez nada por Alagoas, ao contrário, foi o mentor do acordo dos usineiros, que acabou com a economia alagoana. Foi criador do trem da alegria que desmontou as finanças da prefeitura de Maceió, e na presidência foi um desastre para os servidores. Quase conseguiu quebrar os bancos federais e sucateou outras tantas instituições públicas

  • joana darc

    gostei do comentario da professora ela so se equivocou com o povo se faz de cego nao é bem assim ,o problema é que quem manda nao faz nada e quem quer fazer nao ganha.Aqui no interior que moro a cidade foi uma das menos sofridas mas a quantia de dinheiro que esta chegando e vai chegar é um absurdo a saúde esta um caos,a educação um fracasso as escola da periferia daqui uns dias cai e ai ninguem faz nada a agua potavel nao existi coloquei um comentario para o ricardo mota tambem nem vi ser publicado. E assim segue a vida nas eleições os pobres coitados que de coitados nao tem nada vende seus votos por qualquer dinheiro e a cidade o estado fica a ver navio.

  • João

    O pior é ver o senhor Lula pedindo votos para um senador que virou rico na política, marionete de empreiteiras.Quem era o Lula, um menino pobre nordestino, vítima da safadeza de coronéis, que hoje dá apoio ao que há de pior, em Alagoas e no Maranhão.Lula é um traidor de si próprio, de suas origens de explorado.E entrega os miseráveis alagoanos e maranhenses a corruptos.É assim que ele quer libertar os nordestinos miseráveis da política nojenta ? Nunca mais voto no PT.Lula é a maior decepção moral da história do Brasil.Que a partir de janeiro fique tomando cachaça com o José Alencar e espere a cirrose.Já vai tarde com seu mau exemplo para a juventude.

  • Elaine Veiga

    Dessa penca de maus politicos lagoanos percebe-se claramente mais um: o Sr. Cicero Almeida, esse aprendeu muito rapido a prometer e não cumprir a mentir, parece que esqueçeu os projetos que apresentou durante sua campanha eleitoral, já vai se passando outro mandato e pouca coisa realizado, o que ele gosta mesmo é de furar buracos nas ruas. Que o diga as ruas do centro de Maceió, é uma vergonha, não se pode mais andar o pior começa cavar uma rua deixa de lado vai para outra, e não se sabe quando vai terminar. Mas é copreensivél, afinal a melhor maneira de se desviar recursos publicos é atraves de obras, ninguem vai saber mesmo o que foi colocado em cada obra não é mesmo Prefeito,estou de olho em você.e tenha cuidado com a Lourdinha ( a Vice), ela também esta de olho em você.

  • Mariana

    Caro PAULO LEANDRO, Dizem os sábios que: cada povo tem o governo que merece; vou muito mais além: a riqueza ou pobreza de um Estado é reflexo dos políticos q elegemos. Tenho grande eperança q nessa eleição o povão esteja mais consciente na hora de votar, pois só nós mesmos podemos mudar esse quadro, ou não…

  • A voz do povo!

    O pior é que essas desgraças todas se reelejem!! Contam com o voto dos pobres analfabetos e miseráveis, que no final são quem mais paga a conta.
    Não tenho um pingo de pena desses eleitores vendidos… Que paguem pelos seus atos. Enquanto isso, como bem disse, Alagoas continua sendo motivo de piada, como o Estado pior em tudo!!! O desenvolvimento dos índices econômicos e sociais é proporcional a “qualidade” de seus representantes. Ou seja, Alagoas é um privada de políticos.
    Mas apesar dessas mazelas a coisa está mudando. Quem imaginaria uma lei como a da ficha limpa, que diga-se de passagem, partiu da vontade popular ser aprovada? Os maus políticos estão sentindo, depois de décadas de esculhambação, o peso da mão da justiça!!!! E é só o começo…

  • AAraujosilva

    Pior do que a famigerada “República das Alagoas”, só mesmo a atual ‘República PTista’; essa tal, onde pululla a corrupção generalizada
    e impera a desfaçatez contra a ética,
    é o maior estelionato político já visto
    neste País; um ‘País de Tollos’. É a ditadura do proletariado, digo, da PTralhada!!!

  • Isabela Figueiredo

    É Ricardo infelizmente estamos nas Alagoas. Terra bonita e acolhedora, mas que tem os piores politicos do nosso país. Amigo Ricardo, Seria possível você fazer um programa para que as pessoas com menos acesso a internet pudessem ouvir essas verdades ditas por você de forma tão clara.
    Veja isso Ricardo. volte a apresentar alguma jornal, de preferencia o da manhã.

  • drica morais

    infelizmente e assim, mas antes o collor do que os outros.

  • Alagoano com Juízo!

    Enquanto o povo morre de fome ELLE passeia de helicóptero novinho em folha!

  • José Carlos Acioly

    Caro Ricardo, sou admirador do seu trabalhos e da competência com que coloca as coisas. Passei 12 anos da minha vida votando e trabalhando idiologicamente para colocar um trabalhador na Presidência da republica. Que decepção. O maior ingordo esse cara. Nunca vi tanta corrupção. Pt nunca mais na minha vida. Melhor anular o voto.

  • marinalva

    É isso ai Elaine Veiga, esse ciço disse que iria acabar com o MONOPÓLIO DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS DE MACEIÓ, e até hoje nada de acabar, o que ele ta fazendo é se aliar com os empresários para para compara mais e masi fazendas,se você chega lá na SMTT só existe capacho dos empresários de ônibus e representantes do povo tambem e não é só seu Ciço não é da grande parte dos Vereadores de Maceió que sabem da safadeza e nada faz porque é da base do Prefeito ou pq come no mesmo côcho.

  • morador do vergel

    Vergonhosa as atitudes desse prefeito Cicero Almeida, assim que ele assumiu procurou fazer varias audiencias publicas eu particularmente achei que Maceió iria mudar, e quando soube que o Ciço tinha ido até Curitiba buscar com o prefeito de lá novos modelos de transporte coletivo ai eu disse: eu não acredito que esse problema vai acabar, e coloquei fé que Maceió iria ter um novo sistema de transporte como assim ele prometeu, transporte integrado, passagens acessivéis á todos, pouco tempo de espera nas paradas isso tudo parecia um sonho, mais eu coloquei fé, ai foi quando cai do cavalo por ter acreditado demais em uma pessoa que teve o dom de enganar as nossas mentes e vi já se passaram 5 anos e 8 meses e nada de um novo modelo de trasnporte coletivo, dai tirei minhas conclusões que tantoa Katia e Ciço pertencem a mesma facção dos empresários de ônibus de Maceió.

  • Ambulante

    Nosso Prefeito ta precisando andar no Parque Rio Branco para ver se ele se lembra das imagens do seu guia eleitoral de 2004, quando mostrava as imundise do mercado da produção, e agora Cicero Almeida, o que foi que mudou lá, até o presente não se fez nada e faço até um apelo para que a TV Pajuçara vá até o mercado mostrar a lambuseira que o prefeito “disse” que iria resover e até hoje nada.

  • Fabiana

    VCS ACHAM QUE O ESTADO DEPENDE DO MERCADO FICAR LIMPO PRA ALAGOAS MELHORAR É “SRº AMBULANTE”?ACHO QUE NOSSO ESTADO MELHOROU MUITO EM RELAÇÃO AO MANDATO DA KÁTIA BORN,QUE ATÉ HJ ESPERAMOS O NOVO BANHO NO RICHO SALGADINHO…
    FALA SÉRIO GENTE É MELHOR PENSAR ALTO QUE AS ELEIÇÕES JÁ É EM OUTUBRO VIU.

  • nina meelo

    Pra mim é deprimente ver essas figura na TV falando dos recursos que trouxeram pra o estado,fico enojada com toda essa corja de abrutes,que aparecem na tv a qualquer hora para interromper nossa paz,com suas mentiras,candidato ao senado trouxe rios de dinheiro,trouxe um sistema de transporte tão invovador que de tão inovador ainda não existe,outro é pai,mãe,tio e tudo mais do bolsa família,um candidato a federal que é filho do pai que trouxe tudo que é dinheiro pro estado e o filho também não poderia deixar de pegar um dinheirinho pra o seu bolsinho dividiu com seus pares 302 milhões nada mais justo.Baseado em que essas pragas já contam que estão eleitos e que serão campeões de votos?Tem poderes de advinhação?É muita cara de pau dessa gente a maioria candidato a reeleição com toda cara de pau vem pedir voto,passaram 4 anos sem fazer na assembleia outros também no congresso e ainda vem dando uma de bonzinhos querendo permancer na mamata por mais anos,tá na hora de dar um basta,chega de tanta praga.

  • nina meelo

    corrigindo:essas figuras.

  • marioinacio

    Caros internautas, não podemos exigir das pessoas, aquilo que elas não têm! Como esperar escolha consciente e acertada de candidatos, quando sabemos que mais da metade da população é de analfabetos ou, analfabetos funcionais?
    Ora, os governos têm negado o maior bem à população, que é a educação, único meio de LIBERTAÇÃO e conscientização. Logo, nosso povo está sucubindo e, cada um que chega, joga mais “uma pá de cal em cima”, e, esse GOVERNO, não foi diferente:A EDUCAÇÃO EM NOSSO ESTADO, ESTÁ ACABADA!
    Temos que mudar, porque, pior do que está, é impossíve!!!!!!!!!!!

  • O aprendiz!

    Caro Ricardo, essas palavras deveriam está no horario eleitoral quase gratuito…

  • eva quintela brandão do amaral

    Será que aquele deputado federal mediocre trouxe alguma verba para Alagoas?Como deputado Federal não se fala em nada que ele tenha feito no congresso nacional,a não ser uma idiota como eu que dou emprego ,pago imposto e esse caloteiro inoperante,vivi vida de Marajá.XôCarlos Alberto Canuto o seu troco são as urnas resultado de sua falta de palavra,o seu lugar é no inferno,desagregador de famílias,emissário dissimulado da discórdia.O Pilar vai lhe dar o troco…

  • José Carlos Acioly

    Caros eleitores, analisem tudo o que está acontecento, vejam se a candidata do pt merece mesmo o seu voto. Por acaso nos temos uma educação e saúde maravilhosos como eles estam falando? Pois estam colocando um país em que não moramos nele. Pensem, pois com o nosso votos poderemos mudar essa situação. Políticos profissionais nunca mais. pense nisso.

  • bjgbarbosa

    Cada povo tem os políticos que merece. Eles são o reflexo da população que os elegem. As dinastias políticas são mantidas por aqueles que acham que vendendo seus votos vão ter tantas vantagens quanto os compradores. Enfim, continuem votando nesses maus políticos e, assim, seremos sempre os penúltimos em tudo de bom (desenvolvimento social, educacional etc…).

  • Sidney

    Não Reeleja Ninguem, faça um Politico trabalhar, não vá atrás de Pesquisa, Renovação já. se não fes até agora não irá mais fazer. basta de Collor, Renan e outros.

  • Marcelo Souza

    Ricardo! Que tsnto dinheiro? Sou Motorista da Uncisal………. percebo $ 563 mensais ah e sem descontar o Ipaseal… KKKKK