O senador Fernando Collor decretou o encerramento dos trabalhos do GAPE, pelo menos nas eleições deste ano – a não ser que ele consiga desmoralizar publicamente o IBOPE. Os resultados absurdamente diferentes – um disparate – das duas pesquisas divulgadas hoje pela Organização Arnon de Mello fazem retornar a alcunha que a empresa local ganhou na disputa de 1998: GAFE. 

Naquele ano, o mesmo Ronaldo Lessa de hoje disputava a eleição para governador – da qual saiu vitorioso – contra Mano Gomes de Barros e Euclydes Mello, hoje suplente de senador. Contrariando todas as expectativas sensatas e das pessoas que mantinham, então, sua sanidade mental, o GAPE – que virou GAFE nas ruas – deu mais de 60% das intenções de votos para o candidato collorido. Um escárnio, que terminou por custar caro à empresa do ex-presidente.

Mesmo voltando a funcionar, depois, sob suspeição o instituto de pesquisa alagoano vinha, aos poucos, recuperando alguma credibilidade junto à população, resultado do esforço dos profissionais que lá trabalham e não permitem jogar seus nomes na lama.

Um esforço que pode ter sido em vão. As duas pesquisas anunciadas hoje são de tal forma antagônicas que parece que uma delas foi feita por alguém completamente fora de si, agindo atordoadamente, como num delírio destrambelhado.

O dono pode fazer da sua empresa o que bem entender. O problema é quando entra em jogo o interesse público – ou será que uma eleição para governador não é de interesse público?

A quem cabe o trabalho de investigação das anormalidades no processo eleitoral? Ao Ministério Público e, por extensão, à Polícia Federal.

Pergunta: quem deve ser denunciado à Justiça Eleitoral?

Almeida demite Antônio Holanda, pai de Dudu Holanda, do PAM Salgadinho
Uma proposta para a Segurança Pública por parte de quem não faz da morte um meio de vida
  • Acefalo da Silva

    Ricardo; em nota o GAPE acaba de divulgar que a pesquisa foi realizada nas dependencias do Ze Lopes e do Portugal Ramalho. Nao tenho nada contra os loucos, e sim contra os BURROS.

  • Eloy

    Não acredito em nenhuma dessas pesquisas, mas a do GAPE ou GAFE (fica mais apropriado) é um escândalo.
    Tem que ter uma atuação do MP e da Polícia Federal nessa imoralidade.

  • Josh

    Collor é assim mesmo, o que ele não é inventa, todos os candidatos já foram governadores, tá facil do povo escolher o menos ruim, pois é assim que vamos a passos de tartaruga evoluindo me nossa imatura democracia.

  • sergio murilo

    A intenção do senador manipulador, foi isolar o governador Teotonio Vilela Filho. Agora o tiro saiu pela culatra! O Téo tinha uma diferença de 22 pontos do Collor e passou para 4 pontos, em menos de 24 horas! A campanha collorida vai definhar por falta de credibilidade!
    SÓ TEM UMA SOLUÇÃO: CHAMEM A POLICIA E FECHEM O GAPE!!! E PRENDAM O DONO!
    CARA-DE-PAU! carapintadas nelles!

  • Júlio

    O Problema é que desmoralizou todos os funcionários da Gazeta. Caindo por terra o futuro profissional de muita gente que participou dessa falácia.

  • Morador de Dubai

    Pois é, que burrice! O problema, seu Ricardo, é vincular – juridicamente – o “instituto” à pessoa.
    Abraços!!

  • Gean Sandes

    E então??? Novamente mais do mesmo! Este senhor que já teve todas as oportunidades na vida pública para mostrar algum sinal de benevolência ou boa vontade – prefeito biônico que inchou a administração pública e deixou Maceió abandonada, deputado federal que votou contra as diretas já e contra Tancredo Neves em favor de paulo maluf, governador que quebrou o Produban e o estado, o primeiro presidente impedido da história do país num esquema de corrupção bilionário, senador mais ausente e fisiologista do país – agora está mais uma vez sob suspeição por causa da pesquisa feita por empresa ligada ao seu grupo familiar. O senhor fernando collor é sinônimo de maldade, de retrocesso, de fisiologismo, de escárnio para todo o resto do país. Qual alagoano que tenha amigos fora do estado já não ouviu piadas sobre o presidente collor? Agora fica a pergunta no ar: qual empresa preza mais por credibilidade entre Ibope e Gafe, ops, Gape? QUem souber ler e tiver senso crítico e amor a este pobre estado, vamos nos movimentar para remeter collor para o fim de sua carreira política. Fora Collor.

  • Luana Paz

    Essas pesquisas são uma palhaçada!

  • Pilarense Collorido

    alguém lembra da mutretra que esse IBOPE tentou fazer em 82 com o Brizola,será que so as pequisas alagoanas são erradas? o povo pede o povo que, COLLOR.

  • Felipe Pedrosa

    Como podemos perceber é que alagoas está acordando,falta só um pouco mais para abrir os olhos e não deixar os maus politicos acabarem como estado novamente,para o atual governo só falta agora colocar um fim na insegurança que existe no brasil todo.
    Em relação aos institutos de pesquisa,não acredito nem um dos dois,pois o IBOPE também diz que Dilma vai ganhar,coisa que também acho dificil,assim como o Rei do Gado em segundo lugar para senador,Alagoano faça o voto de protesto vote no BIO,o amigo do Ciço,e que Dilma só vença se prometer não da nenhum Ministerio para RENAN,como premio de consolação………é por isto que não voto na DILMA,só por causa do Renan,COLLOR E SARNEY,que este povo se aposentem……Na proxima a eleição vamos limpa de vez,deixando o Ciço,Pinto de luna,se sair do PT e ir para o PSOL com o Judson,vamos aproveitar está oportunidade alagoas…

  • Marcus Rômulo

    O IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, de tão tradicional,se incorporou à lingua portuguesa.

    Figura no Dicionário Aurélio.

    No dicionário Caldas Aulete de lingua portuguesa, define-se IBOPE como:

    2 Bras. Rád.Telv. Designa genericamente índice de audiência obtido por pesquisas de opinião pública a fim de obter sondagens sobre preferências do público: O programa deu um bom ibope.
    3 Fig. Prestígio pessoal, reconhecimento: O ibope do bombeiro subiu depois que salvou as crianças.

  • Ricardo

    Excelente matéria Ricardo Mota. Agora, cabe ao Ministério Público Eleitoral tomar as providências, proibindo qualquer empresa ligada a este candidato desleal fazer pesquisa, inclusive investigar o GAPE, verificando in locu se as pessoas foram entrevistadas etc. Há crime aí Ricardo. Isso é uma fraude contra a democracia!
    Com a palavra, Dr.ºRodrigo Tenório.

  • lucas

    O Collor é claro ,esse louco deve ser banido não so de Alagoas mas do Brasil todo…Volta p Miami!!! é um apelo meu e do povo de bem de Alagoas.
    E o teotonio ta chegando, vai ser iqual a eleição passada, o povo do Bem vai vencer…É TEO de NOVO

  • joão Marinho

    Ricardo, O que esperar de quem foi expulso da presidência da república por corrupção. O que esperar de um candidato que anda rodeado de bandidos, mandantes de crime, assaltantes dos cofres públicos, taturanas?
    Esse é o velho Collor; essa é a sua natureza, não adiante se enganar.

  • Ricardo

    Ricardo, francamente estou indignado com essa safadeza isso mesmo safadeza, não sei se o governo ou Policia Federal pode agir, afinal estão usando TV e Rádio, que são concessão pública para iludir ou induzir o eleitor desenformado a tomar uma decisão.
    isso suja o estado de alagoas, esse Collor só faz isso com alagoas que vergonha.

  • KATIANE

    Os resultados dessas pesquisas servem para mostrar ao eleitor que o voto NÃO DEVE SER guiado pelo “Maria vai com as outras”, mais sim deve ser de forma consciente, analisando o candidato que melhor defende os interesses do povo e não aquele ou aqueles que na ganância para possuir sempre MAIS E MAIS PODER defende sua VAIDADE não se importando com as conseqüências que essa decisão trará a sociedade.

  • jamso paz sousa

    Em nenhum momento acreditei nessa GAPE, QUER DIZER GAFE.

  • Cavalcante

    A pesquisa do “GAFE” deve estar usando os métodos utilizados pelos “Institutos do Planalto”. Fazendo pesquisa dentro de casa.

  • Serginho

    Será possível que esse rapaz vai continuar achando que o povo Alagoano é imbecíl?? Se inteligente é importante mas fazer o povo de besta não….kkkk.
    Se manca collorido, volta pra MIAMI.

  • mar maceió

    gafeeee??????? como assim???
    obsereve a diferença de pessoas ouvidas, os dias… tudo isso influencia.e respondendo a sua pergunta quem deveria ser denunciado a justiça eleitoral não sei, mas,a ao ministério publico te respondo,você,seu prepotente,manipulador e criador de conflitos entre eleitores.

  • Karlos Malta

    Caro Ricardo,

    Estamos careca de saber que COLLOR sempre foi uma farsa, só engana os crédulos e incautos, ou aos que são teudos e manteudos de seus $. Não sou apaixonados pelos atuais candidatos, quem sabe se os anlfabetos perderem o direito de vender mandatos, nós recuperemos a nossa classe politica.

  • Profeta do Óbvio

    Eu pensei que ninguem da impressa tocaria no assunto de forma tão clara como vc. Afinal estamos em Alagoas, terra dos gabirús e taturanas, que em sua maioria se reelegerão ao custo de R$ 100,00 o voto casado (dep. fed. e est.) É por essa e outras que digo que te parabenizar é quase que uma rotina para quem lê seus textos.

  • João

    Ricardo,

    a pesquisa é publica, ainda mais sendo ela registrado no órgão competente, então que tal sua coluna fazer uma analise dos pontos antagônicos, iria esclarecer muitos eleitores. Ok. Estamos esperando.

  • Funcionario público consciente

    Os alagoanos conscientes sabiam que esta pesquisa do Gafe era manipulada o que ficou comprovado com a pesquisa do Ibope, o pior cego é aquele que não quer ver. Não estou aqui fazendo campanha prá um determinado candidato, mas analisemos os três que possuem chances, o collor não precisa nem comentar, só vota nele os analfabetos e os que querem se beneficiar com o seu governo; o lessa foi a pior fraude eleitoral da história de Alagoas, se alguem duvida é só conversar com os servidores honestos da seceretaria da Fazenda que eles vão dizer o quanto esse bandido e seus comparsas(Sergio doria e companhia) roubaram do Estado; já o Teo tem como principal virtude ter feito um governo sem haver corrupção, tanto que nem um dos candidatos explorou esse tema na campanha, ele pode não ter atendido aos anseios dos funcionários públicos, mas engana-se quem pensa que o lessa larápio e o collor bandido vão melhorar esse quadro.

  • Mateus

    Vixe Maria, dano-se.

  • M. Almeida

    LÍ HOJE A TARDE NUM SITE DE NOTÍCIAS DA FAMÍLIA COLLOR O ANÚNCIO DO RESULTADO DA TAL PESQUISA E FIQUEI ABISMADO COM O RESULTADO E COM OS COMENTÁRIOS DOS INTERNAUTAS QUE FORAM DIVULGADOS, TODOS FAVORÁVEIS A FERNANDO COLLOR. PROTESTEI SABENDO QUE NÃO PASSARIA PELO “MODERADOR”. PARA MINHA SURPRESA O ATENTO JORNALISTA E BLOGUEIRO, RICARDO MOTA, TOCA NO ASSUNTO DE FORMA PRECISA E PROFISSIONAL. PARABÉNS! O GAPE CONTINUA GAFE, É FRUTO DE UM JORNALECO A SERVIÇO NÃO DE UMA IDÉIA DE GOVERNO, MAS, DE UMA IDÉIA DE PODER, DE GANÂNCIA, DE CORRUPÇÃO E DE ATRASO. QUE VERGONHA! TENTAM FAZER O LEITOR DE IDIOTA. PARABÉNS AO TUDONAHORA.COM QUE PUBLICA AS OPINIÕES DOS INTERNAUTAS DE FORMA DEMOCRÁTICA E ISENTA. LEIO DIARIAMENTE ESTE SITE (E ESTE BLOG!) E SOU TESTEMUNHA DISSO. CONTINUEM ASSIM, POIS, O JORNALISMO TEM QUE SER LIVRE E A SERVIÇO DA INFORMAÇÃO VERDADEIRA.

  • O aprendiz!

    Respondendo sua pergunta: O denunciado deve ser o dono da empresa, que acha que a maioria do povo alagoano é burro!
    O tal empresário deve ser aprendiz de um grande mestre da comunicação alagoana o ilustre marketeiro: J Andrade, pois nos carros de som do tal empresário, só se ouve repetidamente: “Vote, vote no 14, vote no 14, vote, vote no 14, além de chato, irritante e extremamente repetitivo os carros de som andam à 20km por hora atrapalhando o nosso maravilhoso trânsito…

  • Silva

    Será que somos todos idiotas? Será que estas pessoas não entendem que o mundo mudou? Que as coisas não ficam mais restritas aos seus currais eleitorais?Que não há mais como enganar as pessoas por muito tempo?Será mesmo que tenham o hábito da manobra, da enganação, do poderio da Rede Globo, acreditam no seus íntimos que suas farsas serão eternas? Será que esta população sofrida deixara ser enganar por esse Messias?Será…..?

  • Adaelson Vilela

    O que vc achava Ricardo ? que o gape colocaria o dono em terceiro com 13% ??? parabens pelo comentario!

  • ivan ribeiro da conceiçâo

    claro, que quem tem que ser denuciado,é o dono dos porcos ( fernando pistolagem de mello, que quer ser governador , para seu primo assumir o senado ( euclides puxa saco de mello), ai fica tudo em familia, não vão ser só duas mãos vão ser quatro mãos, para meter a mão no bolso do povo,imagina com esses deputados metralhas do seu lado , como vai ficar nosso estado, e as pessoas que perderam seus entes queridos, que risco que vão correr!, que esperança que vão ter? ( minha gente, collor quando foi presidente, tinha vergonha de nosso estado e dizia que era carioca, ate seu sobronome ele mudou de mello para collor, e dizia que chegou a presidencia, por causa de seu avÔ,lindolfo collor, que absurdo! o povo tem o que merece, diz o ditado, mas pelo amor de deus o povo não merece esse homem para governar nosso estado. vamos eleger qualquer um menos esse homem minha gente!só aqui em alagoas é que o povo é enganado por esse politico que não tem sentimento nenhum pelo povo alagoano,nem o de gratidão, lá fora o povo não tem memoria curta, e o collor não tem vez!por que só aqui, até o filho (carioca) que não tem origem nenhuma, no estado elle tentou eleger deputado, quase conseguiu, por pouco, elle mas uma vez não fez o povo alagoano de besta!

  • AQUI E AGORA

    CARO RICARDO MOTA COM UM POLÍTICO COMO COLLOR EM DISPUTA A QQUER ELEIÇÃO ONDE OS CONCORRENTES TREMEM
    AS BASES E AS ESTRUTURAS; IBOPE, GAPE, GAFE, IBEGE OU SEJA LÁ QUAL FOR A FONTE DE PESQUISA SÃO APENAS DETALHES ESTATÍSTICOS QUE FAZEM PARTEM DO MARKETINHG DAS CAMPANHAS ELEITORAIS PQ O QUE IMPORTA MESMO É QUE COLLOR, TENHA PASSADO COM FICHA SUJA OU NÃO ATUALMENTE É A MELHOR OPÇÃO PARA, POR ENQUANTO, GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS PQ O RUMO É A PRESIDÊNCIA MEU CARO MOTA. ESTEJA VIVO PARA COMPARTILHAR ISSO COM OS BRASILEIROS.É COLLOR NELLES!!!!!!

  • Julio Cezar

    O povo merece ter os antigos governantes de volta é uma pena estamos manchados nos outros estados da federação por tudo aquilo que aconteceu e acontece em nossa Alagoas peço a todos que reflitam antes de votar precisamos ter coragem em não continuar nos mesmos erros do passado. Vamos virar a pagina.

  • aline

    já era de se esperar ta disparete por parte delle.. O IBOPE só veio a confirmar o que pessoas de bom senso já disconfiavam. Fora Collor!!!

  • Paulo Petuba

    Ricardo Mota, sou leitor assíduo de seu blog e admiro sua capacidade de verbalizar sua opinião, mais ainda, quando você se compelido a se reposicionar ou dar um direito de resposta. Tudo isso é nato de quem tem responsabilidade, bom senso e respeito pelo próximo, pelo leitor.
    Sou totalmente solídário a defesa das pesquisas, desde que em base reais, declarada, científica, com método, com márgens de erro. Agora ficção, fundamentada em hermeneutica, no que eu quero, no que eu acho, no que me interessa, é o fim da picada. Abaixo o GAFE, o GAPE, a mentira. O povo alagoano merece mais respeito. Temos que tirar Alagoas dessa.

  • cesar.br

    MINHA GENTE VAMOS ABRIR OS OLHOS E VER QUE ESSE FERNANDO COLLOR É UM CARA DO MAU. TUDO Q ELE FAZ E FORA DA LEI. PELO AMOR DE DEUS NÃO DEIXEMOS QUE ELLE VOLTE.

  • Carlos Alberto Moliterno

    Não é nem necessário dar muitos tratos à bola pra saber quem é este “alguém completamente fora de si, agindo atordoadamente, como num delírio destrambelhado”. Quem, se não o próprio dono do GAFE? E esse TRE aí, tá vendo?

  • André Ferreira

    VERGONHA! Gazetaweb tira do ar notícia da pesquisa do Ibope que desmascara o GAPE!

  • BEBETO

    Quem falou que as ORGANIZAÇÃO ARNON DE MELLO , tem credibilidade, só pode ser LOUCO. Isso mostra que esse cidadão sendo governador, como as coisas vão funcionar.

  • Ricardo Tenorio

    eu já sabia! Esse gape e igual a gazeta! Forjam pesquisas falsas assim como a gazeta do collorido coloca todo dia notícias falsas e tendenciosas, só os tolos não vem isso!

  • Manolo Moraes

    Claro que voltou o GAFE. O Collorido teve que dar um tiro no próprio pé, sabendo que seria desmentido cedo ou tarde. E do jeito que é desequilibrado, saiam da frente, é capaz de querer acertar o primeiro que esteja na frente. Que coisa não? Perder 10 pontos em questão de horas? É o começo do fim, Collor faz barulho demais pra respaldo popular de menos. Sua resposta virá nas urnas e aceite ser sepultado por TUDO de ruim e nefasto que você já fez contra Alagoas. Indigno que nem destas plagas é filho!

  • Antonio Silva

    Ricardo,

    O MPE precisa investigar esse crime eleitoral, afinal é um clara tentativa de reverter o quadro de desespero (compatível com a mente doentia do cidadão).

    Até quando a população será enganada pelos Alibabas???

  • Gilvan

    O criador + a criatura = DUAS GAFES AO QUADRADO. Cuidado alagoanos! Esse criador é capaz de coisas bem piores. Sua insanidade (ou cara de pau) é capaz de amanhã tentar justificar o absolutamente injustificável. Quem tiver o mínimo de lucidez sabe que essa afirmação é a mais pura verdade. Parabéns Ricardo! Seu texto é cristalino e indispensável. Que Deus e as autoridades nos protejam.

  • Collor = Governo dos bandidos

    O que se pode esperar de um candidato que foi expulso da presidência por corrupção? O que se pode esperar de um candidato que anda cercado de taturanas e fichas sujas de sangue e ladrões dos cofres públicos?

    Esse é o velho Collor. Essa é a sua natureza. Não se enganem.

  • Carlos

    Parabéns Ricardo, jornalista como você nos faz acreditar em uma alagoas decente.

    Fora instituto de meia tigela..

  • FRANCISCO JR

    O resultado do IBOPE prova que Alagoas tem vergonha na cara e ninguém que voltar ao passado. Vamos nessa luta com Heloisa Helena nossa Senadora, Biu como o segundo colocado e Theo governador.
    Precisamos provar ao Mundo que Alagoano quer pessoas competentes.

  • Antonio Alves

    Um dos melhores posts que já li na vida. Parabéns, Ricardo, poucos jornalistas tem a coragem de colocar os pingos nos “is” como você colocou. Uma vergonha absoluta apresentar uma pesquisa dessas. Que seja Teotônio ou Ronaldo, mas jamais Collor como Governador do nosso Estado.

  • PAULO ROBERTO DA SILVA

    PELA PESQUISA QUE FAÇO ENTRE AMIGOS, EM RODA DE AMIGOS, EM MESA DE BAR, COM CERTESA O COLLOR ESTÁ NA FRENTE E MUITO, MAS MUITO MESMO. ACHO QUE O IBOPE PISOU NA BOLA. VAMOS VER NO DIA 03 DE OUTUBRO.

  • Michell Barbalho

    Se elle ganhar é isso que nos espera, pobre da gente.

  • ALAGOAS

    “COLLOR é MELHOR para ALAGOAS !!! LA nO SENADO !!!!!”

    E THEO E THEOOOOOOOOOOOOOO

    VOTE 45

  • Jose Pereira

    Collor acaba de atirar no próprio pé. Ele não contava com esta. Ninguém disse a ele que hoje o IBOPE apresentaria também a sua pesquisa. Este é o Collor que o Brasil todo conhece.

  • abilio

    Pesquisa do GAPE ou GAFE pra quem prefirir.
    Théo -75%
    Lessa +/-50%
    Outros candidatos (foram tomar um cafezinho e voltão já).
    COLLOR vencedor com 195% dos votos validos e invalidos, porque elle do pode tudo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.”se não for assim ele faz como já fez diga a ele que ta demitido).

  • Joao Marcelo

    Parabens Ricardo! O TRE deveria proibir o GAFE,a Radio Gazeta e o Jornal Gazeta de falarem sobre eleicoes ate o dia 03 de outubro.Por muito menos No Brasil o TSE proibiu todos os programas humoristiscos de falarem sobres os candidatos. Isso e muito serio,esse canalha collor ta agindo de forma desleal.Precisamos de voces que fazem um TRE integro.

  • Walder

    Vamus lá TÉO juntos nessa grande vitoria por Alagoas…

  • DAYSE

    E VAMOS TODOS DE RONALDO LESSA – QUE É DISPARADO O MELHOR PARA ADMINISTRAR A NOSSA TERRA.

  • COLLOR SARNEY LULA DA SILVA

    Ricardo, você dignifica a profissão de jornalista, principalmente em Alagoas, onde a maioria dos jornalistas deveriam ser jornaleiros (com todo respeito aos efcientes trabalhadores),
    Será q não vai aparecer alguem de lá da Gazeta para protestar em nome da verdade e da vergonha?
    Ou será q vão continuar apenas transmitindo as ordens vergonhosas do chefão.
    Acho q vai aparecer alguem com vergonha na cara e protestar.
    A Org. Arnon de Mello merece respeito do seu corpo funcional, já que não o tem dos seus donos.
    É uma vergonha para os homens de bem da tradicional OAM e, pincipalmente para Alagoas.
    Esse velho que quer parecer moço, precisa respeitar para ser respeitado.
    ALAGOAS NÃO MERECE NOVAMENTE ESSA COISA COMO GOVERNADOR.

  • fred

    TENHO CERTEZA QUE NÃO VOTO NELLE, MAIS MEU CARISSIMO RICARDO MOTA NOS LUGARES EM QUE VISITEI COMPROVEI QUE COLLOR É UMA RELIGIÃO, POIS O POVO TRATA ELE COMO UM SER DIFERENTE, É LAMENTAVEL MAIS PERMITAR DISCORDA DA PESQUISA DO IBOPE, MAIS PELO QUE TENHO VISTO COLLOR É UM ADORAÇÃO EM OLHO DÁGUA DAS FLORES COMO TAMBÉM EM SANTANA DO IPANEMA, ISSO SEM FALAR EM MACEIÓ, POIS ONDE MORO VEJA QUE A MAIORIA TEM UM VERDADEIR ADORAÇÃO, SÓ VENDO PRA CRÊ. INFELIZMENTE TORÇO PARA QUE ELE PERÇA, MAIS COM AS PESSOAS QUE EU CONVIVO É UMA VERDADEIRA OVAÇÃO.

  • Jorge

    Por isso q volto no Theo 45 , Heloisa 500 duas vezes , Thaise Guedes 20.000 , Rosinha 7.000

  • Jailton de Lima Otávio

    Se olharmos direitinho a diferença não é tanta de uma pesquisa para outra, sem falar que também existe uma diferença do número de entrevistados, mas uma coisa é certa o DESGOVERNADOR continua em terceiro.

  • Eleitora

    Como é que o Collor com tantos processos na justiça contra elle, não foi cassado nesta eleição por não ter ficha limpa?
    Eu já voto há mais de 30 anos e nunca fui consultada por nenhum Instituto de Pesquisa, será que existe ou é tudo uma farsa. FORA COLLOR.

  • carapintada atento

    Os colloridos, agora são bestões!!

  • Claudia

    KKKKKK E A CENA SE REPETE…PARABÉNS, RICARDO MOTA, VC FOI BRILHANTE EM SEUS COMENTÁRIOS. COLLOR É UMA VERDADEIRA VERGONHA PARA ALAGOAS!!! DEVE SER ENCHOTADO DAQUI!!!! O MEU VOTO É DE RONALDO LESSA!!

  • Flávio

    Collor vai ter a maior decepção da sua vida, excetuando o impeachment, é claro. Acredito que o Governador vai dar um banho na reta final, inclusive porque os votos do Ronaldo Lessa, que não será candidato, vão para ele.

  • Imprecador

    A lanterninha do governador e a liderança do Ronaldo Lessa deve ser consequência da migração do Dep. ANTÔNIO ALBUQUERQUE, que passou a apoiar TEO VILELA. Fica difícil combater o crime desse jeito…

  • Rafael Pires

    Pesquisas manipuladas são só uma pequena mostra do que aguardaria os alagoanos com a vitória de Collor…

    Felizmente não veremos isso e vamos Pas ruas para derrotar mais esse corrupto!!!

  • PROF.DAMIÃO PEREIRA

    É público e notório que as pesquisas feitas pela organização collorida sempre foram manipuladas,sempre para atender os interesses maquiavélicos do “patrão”,Organização que não respeita a opinião pública,a imparcialidade,propaga apenas fantasias de seus interesses,o candidato desbotado para o bem de Alagoas não irá nem para o segundo turno.

  • angelo donatelli

    O pho…. é que nào teremos a minima chance de experimentar o Mario Agra como governador, pode ser até que, se eleito, fosse igualzinho aos demais e se deixasse inebriar pelo poder do Poder, o poder do dinheiro e o dinheiro do Poder, mas nào poderemos, infelizmente, constatar ou nào o fato, a plutocracia ja determinou: Lessa, Collor ou Vilela. Collor disparadamente o pior, depois o Lessa e depois o Vilela, ou seja tem escala, mas nenhum vale nada.

  • Alagoano Crítico

    Prezado Ricardo,

    Essa pesquisa “GAFE” foi um tiro no pé do candidato Fernando Collor. Só compropvando apenas que ELLE é capaz de qualquer coisa para atingir o poder. Veja com quem ELLE tá fazenfo alinças: com a ESCÓRIA POLÍTICA do nosso sofrido estado(João Beltrão, Chico Tenório, Cícero Ferro, Cabo Luiz pedro, Prefeitos corruptos)… trata-se de um MEGALOMANÍACO!!!

  • josé carlos da silva

    RICARDO O COLLOR ESQUECEU QUE ESTAMOS 20 ANOS DEPOIS E ELE QUER USAR AS MESMAS ARTIMANHAS E FAUCATRUAS QUE NAO COLAM MAIS, ESTAO UTRAPASSADAS,QUERER GANHAR NA FORÇA,NO PAPO DE ATRASO,ANDANDO COM QUEM NAO PRESTA,NAO COLA MAIS,O ALAGOANO MUDOU,GARÇAS A RONALDO LESSA E TEO.

  • Bruno

    Parabens pela materia RICARDO.

    GAPE = GANGUE ARMADA PARA EXTERMINIO.

  • Kaio de Araújo

    Eu entendo perfeitamente os Coloridos,
    os Lessistas e os Theoistas.Defendem com unhas e dentes os seus candidatos. Porém, para governar, administar e fazer prosperar a níveis de Estados de primeiro mundo, o nosso pobre Estado de Alagoas, eu voto tranquilamente:
    Governadora Jandira, Vice Governador Moleta, e, para Senadores, o meu voto secreto é do Zé das pordas e do Adalberon. Votando na TUCA para Deputada Federal e Araújo borracheiro para Estadual. Todos são meus conterrâneos e amigos lá da Praça 13 de Maio.
    Poço na cabeça nessas eleições.Vamos à vitoria.

  • Rita

    Vcs perceberam que até a expressão de Collor é de louco? Alagoas não merece um insano desses. FORA COLLOR!!!!

  • Bebum

    Passando a limpo – A trajetória de um farsante. BOA LEITURA PARA AQUELES QUE AMAM COLLOR!

  • jovem

    É uma piada coisas tão utrapassadas ainda são usadas como istrumentos politicos em alagoas com por exemplo pesquisas manipuladas,tentar interromper um ato democratico com um collor nunca mais ,dentre outro o povo de alagoas tem que da uma resposta e não eleger esse candidato collorido,collor so de mãe!

  • JOBSON

    Vai ser prato cheio para a mídia nacional.Minha gente, vamos logo jogar esse Collor no lixo, e ponto final.

  • ricardo severo gonzaga dos santos

    ele nunca enganou ninguem,é, ele que é assim mesmo,nasceu com essa indole e nunca vai mudar.Nos é que devemos ter cuidado com esse tipo de gente, porque mente aqui, ali, e em qualquer lugar,xoouu coolooridoo, alagoas é para pessoas de bem, eu e muitos, temos vergonha de vç.

  • Amanda Torres

    Realmente esses resultados apresentados pelo IBOPE são ridicularmente incoerentes. Collor está na boca do povo, por onde eu passo o povo pede mudança e COLLOR pra governador, e por mais absurdo que pareça essas pesquisas ainda afirmam q constantemente existe um empate técnico, um absurdo mesmo isso!! ESTOU COM COLLOR 14!

  • Gilvan

    O que se deve esperar de um homem desses, que na sua história de vida só fez coisas erradas. Ele faz parte do comitê da bala aonde ele devido a experiência é o chefe e os politiqueiros só visa roubar os cofres publicos e destinar o mal a quem faz o bem.

  • Wellington

    Candidato manipulador e prepotente, é isso que Collor É, imagina esse cidadão governando nosso estado, e as organizações Arnon de Mello perdeu a credibilidade se é que existia alguma porque o jornal não estava sendo imparcial, e agora não acompanho mais GAZETA.

  • Cicero Antonio Bezerra

    Agora tudo está no seu devido lugar, porque está mostrando o crescimento do Téo, a gente sente isso nas ruas das cidades de Alagoas. Acabou a falsa manipulação de Collor.

  • BETO

    Ricardo a pesquisa não foi feita nem no Zé Lopes nem no Portugal Ramalho ate porgue doido não e burro nem burro e doido. foi feita para PUXA SACOS, BALANÇA OVO, CUPINCHA e no maximo com a familia mello e collor responder, e com ameaças de demissao dos funcionarios se não fosse favoravel ao famigerado collorido Mas o povo sabe que Collor e Lessa jamais.VOTE EM TEO, HELOISA E ZE COSTA.

  • fernando melo

    Heeeeeeeee,o Governador voltou,Governador voltouooooooooooooooooooooo!Lessa!

  • Wendell

    Já vie que não posso opinar aqui mais não!!!
    Será que todas as pessoas concordam com você seu Ricardo Mota, porque só vejo pessoas que opinão na mesma linha de pensamento que você sei que vai apagar já sei o que vou fazer…

  • J. Tavares

    KKKKKKKKKKKKKKK! O GAFE é uma piada assim como o Collor. Quem é o louco que pode achar que tanto um como o outro tem alguma credibilidade!!!
    Agora acessem o site da Gazeta para ver se tem o resultado da pesquisa do IBOPE… continua no rodapé o resultado do GAFE para iludibriar os trouchas! Parabéns Ricardo pela bela matéria.

  • Carlos

    falando em gape que rima com gafe,é bom lembrar que o Collor realmente mudou,deixou de mentir a longo prazo,para curto prazo.Bom ontem o “menino prodígio”foi o entrevistado do conversa de botequim,do competente Plinio Lins.Quero fazer o meu relato como cidadão curioso,o que mais chamou atenção para mim não foi a falação do candidato Collor,sim as pessoas que habitaram as circunvizinhanças mesmo por pouco tempo com as caras de pouco amigos, com as suas camisas estufadas mostrando o seus potentes trabucos que é ferramenta de “trabalho”,dos senhores deputados trem balas.Confesso da próxima vez, se assim acontecer vou pensar duas vezes se vale apenas assistir algum tipo de evento com pessoa que se acompanha com este tipo de “gente!.Parecia um filme bang-bang.

  • jurajara R. Araujo

    COMEÇOU O JOGO NO ESTÁDIO DE ALAGOAS.
    DELINQÜENTES F. C. X PRODECÊNCIA F.C
    Apita o juiz! começa o jogo!
    Taturana pega a boça passa para Gabiru, Gabiru passa pelo primeiro lança para SangueSuga, SangueSuga invade a área passa a bola pra Lapial, Lapial chuta o goleiro defende. Atençao, dez minutos do primeiro tempo, 2 a 0 vencendo o DelinqüentesF. C. vai haver uma substituição no time do Delinqüentes, vai entrar Gatuno que foi contratado no interior braço forte de tanto carregar malas. Atenção! 20 minutos do segundo tempo, Jigoló de votos pega a bola lança para Taturana, Taturana passa pelo primeira entrega a bola para Rato de Igreja esse tem abilidade, atenção torcida alagoana, Rato de igreja lança para Gabiru, esse entrega a Arfanásio, Arfanásio que arfana torcida alagoana e em seguinda passa a bola para Bancada da Bala, o time Probdecência está sendo atacado de todos os lados principalmente por Bancada da Bala, que são violentos. Atenção 30 minutos do segundo tempo, Delinqüentes 4 Probdecência 0, Atenção o juiz tem que apitar falta, mas não apita!o jogo está terminando a torcoda alagoana vai sofrer.

  • Edson Souza

    Devemos perdoar as pessoas que erram. Eu falei ontem que o GAPE não realiza pesquisa científica. Por não realizar pesquisa científica, seus técnicos cometeram um erro gravíssimo, lógico e evidente, para beneficiar o Fernando Collor. Deixaram de considerar o ítem rejeição que é definidor para qualquer candidato. Consequentemente com um índice altíssimo de rejeição – como é do conhecimento de todos – o candidato Fernando Collor não consegue ultrapassar, num possível 2º turno, a barreira de 38% de intenções de votos.

  • aluisio

    Cabe a justiça eleitoral se é que tem compromisso com o eleitor, verificar como foi feita essa pesquisa.
    Pois de mentiras não aguentamos mais.

  • Zé Ed

    Não vou renovar a assinatura do jornal Gazeta de Alagoas pois estou decepcionado com tanta mentira. Pior, ainda, na primeira página. E, tem mais, não voto mais no Senador Fernando Collor, pois, na minha boa fé e até um pouco de ingenuidade, pensava que ele tinha se recuperado e estivesse sendo honesto com nós seus eleitores.Sinto-me traído e enganado.

  • Léo

    45 NELLES!! E NELAS….KK

  • Rejane

    É uma vergonha o que esse senhor está fazendo impunemente. Os jornalistas da OAM deveriam se envergonhar de trabalhar em uma empresa que manipula pesquisas de opinião para favorecer o patrão. O GAFE deveria ser proibido por lei de fazer qq tipo de pesquisa eleitoral. Fora Collor!!! Acorda Alagoas!!!

  • Henrique Moura

    A justiça alagoana está mais preocuopada em barrar a candidatura do Lessa de que fazer com que a moralidade e o bom senso prevaleçam nessas eleições

  • Ambulante

    É HELOISA 500, ZÉ COSTA 234, E THEO 45, E O RESTO É NULO.

  • Edson Filho

    Quero parabenizar Ricardo Mota pela excelente matéria e também os comentaristas Gean Sandes e Funcionário Público Consciente, dizendo-lhes que apoio em gênero, número e grau o teor de suas opiniões.
    Acho que a fraude do gape ou gafe foi um tremendo tiro no pé, mas era previsível pelos atentos conhecedores das artimanhas do collorido enganador e valente bravateiro. Cometeu mais um crime contra a democracia e o Povo desta terra, deve ser enjaulado e próscrito das terras alagoanas, quiçá brasileiras! ” … que nasce torto, morre torto! Elle sempre foi uma farsa!

  • EVALDO F. SANTOS

    O QUE FAZ UM CIDADAO COLOCAR A CREDIBILIDADE DE UMA EMPRESA DE DECADAS DE SUCESSO NA LAMA! TEM QUE SER UM MALUCO OBCECADO POR PODER!
    A POLITICA ESTA PODRE.

  • sebastiãoiguatemyrcadenacordeiro

    NEGADA,DEPOIS DE LER ESSA ENXURRADA DE
    COMENTÁRIOS,A GRANDE MAIORIA,PROCEDENTES
    EU NÃO VOU “LIGAR” DE NOVO,NÃO!…
    “LIGUE!LIGUE!LIGUE!LIGUE!(côro).NEGADA,
    EU NÃO VOU LIGAR DE NOVO MAIS NÃO!…
    “LIGUE!LIGUE!LIGUE!LIGUE!(côro)NEGADA…
    O HÔMI É BRUTO E É POTÊRO…PEGA MAIS AR
    DO QUE PNEU DE TRATOR…NÃO SEI SE EU LI
    GO…ÔMI…ÔMI…ÔMI…ÔMI…ÔMI! EITA!
    JÁ LIGARAM!…ÔMI…(TRRRRRRIIIIIMMMMM )

  • oliveira

    Qual a diferença entre Collor e Lessa?
    Collor é o que é. Lessa compra geladeira, fogão, mesa, cama, armário, televisão, som, computador, contrata empregado, mas, deixa o rombo (a dívida pra quem vier – este e esto pelo interessado em ser senador em 2006, derrotado pelo famigerado Collor)

    TEO 45 – Paga as contas do atrazo, reaparelha a casa, paga trabalhadores dá trabalho trazendo indústrias e contrata com responsabilidade.

  • ALAGOANO

    MANIPULAÇAÕ DE PESQUISA É CRIME, PELO MENOS NUM PAÍS SERIO. COM A PALAVRA A POLÍCIA FEDERAL.COM A RELAÇAÕ A GAZETA E O GAFE SE FOR UMA EMPRESA DE VERGONHA DEVE SE RETRATAR URGENTEMENTE E ASSUMIR QUE ERROU!ALAGOAS EXIGE RESPEITO, COLLOR NUNCA MAIS!

  • Pouca vergonha

    Que tipo de profissional aceita adotar este tipo de conduta?

    Com a palavra aqueles que assinaram esta “pesquisa”.

  • NANDOFLU

    SE O RESULTADO FOSSE 0% para cada candidato seria mais justo!! seja qual for o resultado, estamos ferrados!

  • Abre o olho Alagoas!

    É o velho estilo collorido de ser, com mentiras, ataques e loucuras!
    Na pesquisa GAFE, digo GAPE, só acredita quem for doido!

  • Carlos

    Por onde Collor, passa vai enganando o povo e o besta ,ainda diz ele mudou e ficou mais doido e agora mente a curto prazo.

  • Elbes gil de barros

    Ricardo, acompanho sempre as matérias suas mas, de outras empresas que se dizem veiculadores da democracia alagoana. Uma empresa de rádio e jornal de propriedade de um certo senador, disse que as pesquisas favoreciam o senador candidato a governo, quando fui fazer um comentário no sitio da empresa desse candidato, contrario ao que ele dizia, meu comentário foi retirado junto com os outros, nas quais os outros só elogiavam esse candidato. Que democracia essa empresa tem? Já que não respeita a opinião de seus leitores, as opiniões devem ser respeitadas isso é democracia.

  • Jake “ragging bull” De La Mota

    Mas que baita “cavalo paraguaio” é esse Collor,heim? Kkkkkkkk…Tá fraca a religião “collorista”,q vai levar o “fedor de enxofre” de volta pro local de onde ele nunca deveria ter saído,desde o justíssimo IMPEACHMENT:o total e irrevogável ostracismo! Alagoas agradece o vislumbre dessa figura se dissipando como fumaça,numa triste lembrança do passado.

  • Elbes gil de barros

    Lista de escândalos de Collor na Presidência ( 1990-1992)
    19 casos em 2 anos de governo
    Escândalo da Aprovação da Lei da Privatização das Estatais
    Programa Nacional de Desestatização
    Escândalo do INSS (ou Escândalo da Previdência Social)
    Escândalo do BCCI (ou caso Sérgio Corrêa da Costa)
    Escândalo da Ceme (Central de Medicamentos)
    Escândalo da LBA
    Esquema PP
    Esquema PC (Caso Collor)
    Escândalo da Eletronorte
    Escândalo do FGTS
    Escândalo da Ação Social
    Escândalo do BC
    Escândalo da Merenda
    Escândalo das Estatais
    Escândao das Cmunicações
    Escândalo da Vasp
    Escândalo da Aeronáutica
    Escândalo do Fundo de Participação
    Escândalo do BB

  • Eleitor é tolo?

    Nos últimos 25 anos o governo TÉO VILELA é o melhor para Alagoas, agora com todo respeito ao nobre Eleitor:
    >O que Collor fez por Alagoas qdo. governador?
    -NADA.
    >Quantas indústrias no governo Collor foram instaladas em Alagoas?
    -NENHUMA.
    >Quantos empregos no governo Collor foram criados em Alagoas?
    -NENHUM.
    >Como presidente o que Collor fez por Alagoas?
    -TIROU A POUPANÇA QUE OS ALAGOANOS TINHAM GUARDADO DURANTE TODA A VIDA PARA CONSTRUIR SUA CASA, COMPRAR SEU TERRENO, COMPRAR SEU CARRO, ETC.
    >Quantas indústrias como presidente da república, Collor instalou em Alagoas?
    -NENHUMA.
    >Quantos empregos como presidente da República Collor criou em Alagoas?
    -NENHUM.
    E você Eleitor ainda vai conversa de falsas promessas?
    Não jogue fora seu voto, vote certo, vote TÉO VILELA, este sim, instalou indústrias, criou empregos, pagou mais de R$ 400 Milhões de débitos deixado por Ronaldo Lessa, esta melhorando a Saúde e Educação, melhorando as estradas, colocou uma ambulância nova em cada município…

  • Jake “ragging bull” De La Mota

    É bom demais se passar por grande gestor,cobrindo os rombos no erário com a diminuição no repasse pra serviços essenciais,como a segurança pública. Pois Téo 45 fez isso,minha gente,sem contratar um policialzinho sequer da reserva técnica,entregou a pacífica sociedade alagoana à criminalidade desorganizada. Pq n esvaziou as tetas dos comissionados e apaniguados,q praticamente aparelharam o Estado,ou não lutou mais bravamente para reter os absurdos repasses às gangues da Assembléia legislativa e do poder judiciário local? Essa falácia não me engana não! Infelizmente,estamos ferrados nessas eleições,pois temos q escolher os menos piores entre as opções q se apresentam.

  • Vivo

    Complicada a eleição deste ano, Ricardo.

    Já havia comentado em outras oportunidades. Até mesmo este questão de Dilma Presiente, é de se olhar com bastante cuidado, porque Dilma não é Lula; é outro governo, embora alguns asseclas petenianos com certeza continuarão.

    Imagine-se a nossa diplomacia seguindo, como segue hoje, as orientações de Marco Aurélio Garcia e optando, como optou, por Zelayas, Morales, Correas, Armadnejad e Chavez da vida.

    No âmbito local, estamos por optar “pelo menos ruim”; mesmo considerando-se alguns progressos de Teo, há de se convir que muitas coisas ficaram pelo caminho, dentre elas segurança, saúde e educação.

    Lessa em alguns momentos acertou e em muuuuuuitos vários outros, errou redondamente. Principalmente quando inchou a maquina com um sem-número de secretarias de Estado e dotou-as de pessoas incompetentes e sem nenhum tipo de comprometimento quer com o Estado, quer com o povo.

    Collor é um caso à parte; nem vale a pena comentar …

    Já disse e repito: continuo sem candidato ao governo estadual e com um voto seguro e certo para José Serra.

    Aguardemos, pois muitas águas vão rolar.

  • Miral

    DESMORALIZAÇÃO!!!! Pobre GAPE!!!

  • Luã Rocha

    Muito bem colocada a questão do interesse público, parabéns Ricardo Mota. Pergunta:quem deve ser denunciado à Justiça Eleitoral [2]

  • Edjane Correia de Melo

    Não me interessa pesquisas…

    FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS O TÉO NÃO DEU REAJUSTE NESSES 4 ANOS IMAGINA SE GANHAR … SERÃO MAIS 4 ANOS DE MISÉRIA…

    Nunca fiz campanha, mas depois de ver meu salário cortado e de me sentir totalmente desvalorizada, hoje já estou convencendo a todos do meu círculo…

    Façam o mesmo…

  • darlan manoel

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nao precisava nem o ibope ter feito essa pesquisa, todos ja sabiamos que essas pesquisas do GAFE (GAPE) era a maior marmelada. a matemtica é bem simples GAPE = Collor = marketing de campanha… pena que foi feita a contra prova pra esses calculos loucos!!! Vote Téo ou Lessa… Collor nunca mais…

  • samuel

    edjane melo
    prove que trabalha que voçe tem um aliado

  • Thiago

    Pesquisa serve de parâmetro sim!!! não é bem verdade que na eleição passada JL foi SEMPRE o líder nas pesquisas. Lembro quem em 2006, dias antes da eleição, foi divulgado uma nova pesquisa do IBOPE, onde Téo Vilela teria ultrapassado JL, Indignado, JL dizia aos gritos que era manipulação, pois Carlos Augusto Montenegro, aquele mesmo que foi Presidente do Botafogo(uma espécie de Eurico Miranda) e DONO do IBOPE, era amigo pessoal de Renan Calheiros, então aliado de Téo Vilela. O resultado todos viram, JL perdeu eleição no primeiro turno para Téo Vilela. A bem da verdade, me parece que na capital, Ronaldo Lessa lidera em Maceió(na amostragem das pesquisa, a capital posssui um número maior, o que é normal)e no interior Collor sobra, enquanto Téo vem por fora, acredito no total que hoje Collor seja o líder, o que não significa dizer que será o eleito, pois no interior e na parte mais carente de Maceió elle é rei. Vamos aguardar!!!

  • Ricardo Oliveira

    ESSE GAPE É UMA PIADA DE MAU GOSTO!
    O PIOR QUE NINGUEM PODE DUVIDAR DAS ABERRAÇÕES QUE ELES FAZEM, JÁ DESISTI DE COMENTAR NAS REPORTAGENS DO SITE QUE PERTENCE AO GRUPO DO senador(zinho). ELES NUNCA PUBLICAM CRÍTICAS A ELLE.

  • SJúnior

    Samuel, prove que vc estuda e terá um aliado… “voçe”?

    Desgoverno Teo, não valoriza funcionários!!!!

    Não faz concursos!!!! Os HGEs do Estado só tem gente contratada!!!! Centenas de contratos feitos para colocarem pessoas que o apóiam!!!!

    Não chama os aprovados nos concursos: no lugar dos professores concursados, colocou monitores!!!!!

    PM e Bombeiros só foram chamados agora por causa das eleições!!!!

  • Kamarada

    No governo Collor, na presidência da República, o brasileiro ganhava bem e tinha excelente poder de compra!!

    Tanto é assim, que era comum a todos os brasileiros possuírem vultosas economias guardadas na poupança!

    Hoje o povo não tem nada. Os brasileiros Não possuem qualquer economia. Estão “assando e comendo”.

    Ao contrário de poupança, o povo tem é muita dívida: empréstimo consignado, financiamento de carro, minha casa minha “dívida” etc.

    Fora Lula e Dilma!

    Basta de Governo populista!

  • gerson silva

    todos sabemos que o collor vai ganhar
    essa eleiçao, vçs todos sao contra o collor pricipaç[lmente quando e le esta bem 0nas pesquisa, so bastou 30
    dias pra ele ganha a vaga no senado
    contra quem; seu lessa. agra espero que publiquem esse comentario

  • EUDES TENORIO

    SÓ FALTA ELLE FALAR QUE O GAPE QUE É DE SUA PROPRIEDADE NÃO FRAUDOU A PESQUISA.

  • lucia santos

    Lista de escândalos de Collor na Presidência ( 1990-1992)
    19 casos em 2 anos de governo
    Escândalo da Aprovação da Lei da Privatização das Estatais
    Programa Nacional de Desestatização
    Escândalo do INSS (ou Escândalo da Previdência Social)
    Escândalo do BCCI (ou caso Sérgio Corrêa da Costa)
    Escândalo da Ceme (Central de Medicamentos)
    Escândalo da LBA
    Esquema PP
    Esquema PC (Caso Collor)
    Escândalo da Eletronorte
    Escândalo do FGTS
    Escândalo da Ação Social
    Escândalo do BC
    Escândalo da Merenda
    Escândalo das Estatais
    Escândao das Cmunicações
    Escândalo da Vasp
    Escândalo da Aeronáutica
    Escândalo do Fundo de Participação
    Escândalo do BB

  • Alagoano consciente

    ESSE KAMARADA TÁ DE BRINCADEIRA NÃO ?
    OU ELE É LOUCO OU PARENTE DO COLLOR (O QUE NA VERDADE DÁ NO MESMO)

  • alguem

    é muito fácil fazer propagandas quando os anúcios são gratis, é muito fácil julgar quando a decisão nos interessa.cada um oferece o que tem,cabe aos outros aceitar ou não.

  • abilio

    “alguem” quem paga a conta esta palhaçada e a gente, nem uma destas –porcaria eleitoral- sai de graça hoje o Conj. José da Silva Peixoto estava esta mesma palhaçada ate o pistoleiro do sertão estava aqui a cerveja rolou solta e quem paga a conta somos nós.

  • ANDRÉ SANTOS

    CALEM A BOCA COLLOR VAI DAR A RESPOSTA A TODOS VCS LEMBRAM DA CAMPANHA PRA O SENADO? E ERA SÓ UMA VAGA!!!
    AGUARDEM SEUS FALASTRÕES.