Às três horas da madrugada, não havia mais nem um só deputado integrante da Mesa Diretora em casa. Todos já haviam saído. Fernando Toledo, por exemplo, desde às duas horas – conforme publicado no nosso blog – já havia viajado: para Recife, segundo informações que chegaram à Polícia Civil. A informação foi confirmada por um parlamentar integrante do grupo majoritário da Casa de Tavares Bastos.

 

   Vale ressaltar que a direção da Polícia Civil só recebeu o mandado de prisão, assinado pelo desembargador Orlando Manso, às quatro horas da manhã. O resultado do trabalho policial já é público e notório: ninguém foi encontrado. 

 

 

Está mais do que evidente que a decisão, elaborada pelo próprio desembargador Orlando Manso, no início da noite de ontem, já era do conhecimento de todos os atingidos antes mesmo que ela chegasse à Polícia Civil. 

 

 

É difícil afirmar de onde a informação se espalhou – mas o vazamento  é mais do que evidente. A origem? Eis o novo mistério sobre o tema. 

 

 

Durante os últimos dias, o desembargador Tutmés Airan vinha trabalhando uma saída negociada entre a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça, particularmente o desembargador Orlando Manso – autor das duas decisões pelo afastamento do deputado Cícero Ferro do mandato Parlamentar. 

 

 

A Casa de Tavares Bastos até sinalizou com uma solução meia-sola: o deputado se afastou para tratamento médico, uma espécie de – para eles, deputados – saída honrosa: Ferro passaria um tempo fora da Assembleia Legislativa, sem que isso representasse um atendimento à ordem judicial. 

 

 

O próprio desembargador Orlando Manso afirmou, em conversa que eu tive com ele por telefone, que o afastamento do parlamentar – da forma que foi feita – em nada alterava o entendimento dele sobre o caso. Mais ainda: o pedido de intervenção na Casa de Tavares Bastos continuaria tramitando normalmente no Supremo Tribunal Federal. Aliás, desde o dia 21 deste mês que o I.F. 5161, apresentando pelo Tribunal de Justiça, está só esperando a  manifestação do ministro Gilmar Mendes, presidente do STF. 

 

 

A decisão do desembargador Orlando Manso surpreendeu a todos – inclusive a alguns colegas dele, do próprio Tribunal de Justiça. Eu conversei com dois desembargadores que me disseram que nada sabiam até aquele momento. 

 

 

É claro, ambos não quiseram fazer qualquer comentário sobre o decreto de prisão dos deputados que integram a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. 

 

Se a decisão é cabível ou não? Eis um tema para muito debate e polêmica nos próximos dias.

STJ concede habeas corpus a deputados da Mesa da Assembleia
Filha de Fernando Toledo nega que advogado tenha recebido a polícia na casa do deputado
  • dermeval araújo de lacerda

    Não há problema pois 2010 está chegando.Queremos ver quando nós almas penadas deste estado de coisas,formos votar qual o STJ que dará HABEAS CORPUS para evitar a saída desses pústulas.2010 vem aí.Esperem

  • Edson Moura

    Isto é mais uma prova de que a BANDIDAGEM EM ALAGOAS é mais forte que a justiça.

  • ARTUR

    ALAGOAS COM ESSA CONIVÊNCIA E FALTA DE SIGILO PROFICIONAL, NUNCA PREDE CRIMINOSOS DO COLARINHO BRANCO, POREM SUJO DE FALTA DE VERGONHA DE TODOS QUE PARTICIPAM DIRETA E INDIRETAMENTE DESSA FALTA DE VERGONHA, INCLUINDO OS VENDEDOREN DE VOTO.

  • MSS

    “VEGONHA!!! QUE VERGONHA”!!!

  • Corja

    Ah, Ricardo tudo q os desembargadores fazem contra os deputados eles sabem previamente. Ora bolas. Tem assessores ligados entre si. Na época do nepotismo a ALE foi muito útil a eles, inclusive empregando os sobrinhos, filhos, e parentes dos desembargadores.

  • Romney

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ALE 3 x 0 TJ

  • andre

    Ricardo Mota,a que ponto chegou os deputados estaduais do nosso estado,hoje é muito dificil distinguir o bandido do deputado,eu gostaria muito de saber o que eles pensam de si mesmo? por que nós cidadaõs comuns quando nos deparamos com um deputado sentimos nojo da sua presença.

  • BESTEIRA

    O novo horário da ALE, é das 23 hs às 2 hs, da madrugada, é o deputado bacurau, trabalha de noite e viaja de dia, para não ser assaltado nas estradas da vida. Tempestade em copo d’água, BESTEIRA, vamos na PIZZA.

  • Roberto

    QUEM JÁ SUPORTOU MAIS DE 50 ANOS, PODE ESPERAR MAIS 01 ANO PRÁ SE VER LIVRE DESSES BANDIDOS. SE ELES VOLTAREM SAFADO,BANDIDO,SEM VERGONHA É O POVO 2010 PODE SER O ANO PARA ENTRAR PARA A HISTÓRIA, QUANDO ALAGOAS ESCOLHER SEUS HOMENS DE BEM.

  • ROBSON

    Será que houve algum deputado que se diz evangélico que se escondeu? Pode até se escondido da Polícia Civil alagaoana, mas será que consiguirá se esconder de DEUS??

  • JOSE CARLOS

    O problema está no nome do desembargador. Deveria se chamar Orlando Bravo e não Orlando Manso.