O Procurador Geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes, afastou das suas funções o promotor de Maribondo, Fábio Vasconcelos Barbosa. A decisão atende a pedido do corregedor geral do MP, Francisco Sarmento, e do adjunto dele, Antiógenes Lira.  O promotor responde a inquérito administrativo instaurado na semana passada. Ele está sendo investigado por conta das denúncias formuladas à procuradora regional Eleitoral, Niedja  Kaspary, por ter supostamente beneficiado uma das candidaturas na disputa pela prefeitura de Marimbondo, no ano passado.   Mas não apenas isso. Segundo o despacho do procurador geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes, Fábio Vasconcelos Barbosa, além de acumular “diversas penalidades em sua ficha funcional”, não vinha cumprindo as determinações da Procuradoria Geral de Justiça, o que justificaria, portanto, o seu afastamento. 

 

Na próxima sexta-feira, a Corregedoria do MP vai até a cidade de Maribondo para ouvir o depoimento de pessoas que estejam de alguma forma, interessadas em falar sobre o trabalho do promotor. 

 

É importante ressaltar que o afastamento acontece há menos  de uma semana do início do Inquérito Administrativo aberto para apurar a conduta funcional do promotor. 

 

Eis um exemplo que deveria prosperar. Não apenas por conta de irregulares que seriam cometidas por integrantes do Ministério Público Estadual, mas, também, pela inação de alguns integrantes da instituição, principalmente no interior do estado – onde a população, em regra, é mal atendida pelo MP, seja pela falta de pessoal ou condições materiais, seja por falta de compromisso do titular da promotoria. 

 

Mas esse exemplo, é salutar, e quem sabe?, pode encorajar a população a cobrar mais do MP, que desenvolve em tantas áreas, uma ação fundamental em defesa da cidadania.

Assembleia puxa orelha de Ferro para afagar TJ
Deputados dizem no TJ que vão resistir ao afastamento de colegas
  • luzenita paes dos santos

    o MP tem que dar exemplo…precisamos de pessoas decentes, principalmente na justiça

  • Revoltado

    Ricardo, São quinze anos sem concurso para promotor!!!No interior onde moro o promotor so vai uma vez por semana…

  • Povo

    Todos os Promotores deveriam seguir o exemplo do Promotor de Igaci/AL, Dr. Elísio Maia, que não deixa ninguém sem atendimento e resolve quase todos os problemas de quem lhe procura. Parabéns, Dr. Elísio!

  • carlos

    Na verdade, o q existe é uma briga pessoal do atual Prefeito com o MP, que vai render muita coisa. Há denuncias de cheques sem fundos, irregularidades administrativas…

  • LAMBANÇA

    O Corregedor Geral do MP, Francisco Sarmento, quer apresentar serviço, esquecendo-se que, quando Promotor, nunca foi à Comaraca, jamais elaborou um parecer, enfim, nunca trabalhou.Quer cobrar o que nunca cobraram dele.Todos no MP sabem

  • Davi

    Dr. Corregedor, venha pra São Miguel dos Campos tambem. Aqui tem um promotor ligado a um alto Taturana, que vive extorquindo o povo, desenterrando processo antigo para tomar dinheiro dos réus.Pense num malandro.Parabéns ao Dr.Sarmento e ao Professor Antiógenes, de quem fui aluno.Muda Alagoas.

  • Antônio Lins e silva

    Até que enfim o MP começa a punir esses promotores corruptos que acreditam,pasmem,na impunidade.Isto serve pra demonstrar que ninguém está acima da Lei.Se for pra investigar mesmo, esse promotor perde o cargo.É esperar e ver a podridão que vai sair dali.

  • Camila

    Corregedoria no jomar, pinta e borda em Colégio (Porto Real do Colégio) .

  • João

    É bom que comecem a puxar todos os fios, pois sempre há algumas “autoridades” que usam para o mal o poder que têm, principalmente em cidades do interior (lembram-se de Porto Calvo?)

  • Forasteira Descofiada

    De medida exemplar isso não tem nada. Esse promotor está é sim vivendo o seu momento “bode expiatório”. Tem promotor inoperante na capital, que já podia ter sido afastado por INOPERÂNCIA e uma que até precisa de ajuda do MPF (pq é muito burra!) e ninguem faz nada…

  • Lucia

    Um exemplo de INAÇÃO é do Promotor de Major Isidoro, totalmente alheio, até parece que Major Isidoro é um paraíso. A corrupção prolifera na Prefeitura, a Câmara é um dos piores exemplos escancarado de corrupção. super bonzinho, parece que é míope. É um Carneiro longe da Cidade.

  • o povo sabe

    A Corregedoria precisa também ir a Taquarana onde as despesas pessoais do Dr. Fábio, com transporte, alimentação e moradia na Comarca eram rateadas enter as Prefeituras de Taquarana e Maribondo.

  • ADV

    TENHO UMA SUGESTÃO: ELEIÇÃO DIRETA NO TJ. TENHO ATÉ CANDIDATO: EDUARDO TAVARES MENDES. MUITO BEM, CORTA NA CARNE, COM CORAGEM E MAESTRIA. O POVO LHE APLAUDE!

  • marcos paredes

    Ricardo, creio que esta matéria trata-se de procedimento “intena corporis”. O DR. Antiogenes e DR. Sarmento são homens que chegaram ao MP. por competência e irão apurar devidamente o caso em comento. Ainda temos o MP como proteção do “custus legis”.

  • carlos

    A solução,dos deputados,que envergonham a dignidade humana,está na mão do povo.Simples e eficaz,é só observar em qual legenda partidarias eles se encontram e nas eleições é só votar em outra legenda e els ñ se elegem e podem irem p/cadeia.

  • Ricardo

    Dois pesos e duas medidas. Sabem o que aconteceu com o procurador de justiça pego nos grampos da operação taturana? e com o promotor também pego naqueles grampos? Ah, eles são amigos do poder, é isso.

  • triste

    Ricardo, Quinze anos sem concurso é preocupante. É um absurdo e humanamente impossivel um promotor ficar em quatro comarcas. O interior está vazio Ricardo. Divulgue no seu blog para o bem do povo alagoano

  • antonio

    E minha opnião, porque não foi publicada? É discriminação?

  • Stanley

    Uma consideração: O parquet de Maribondo é uma figura! Funcionário Público que trabalha para políticos da Era Cleovan e associados. Bem assistido pelas prefeituras de Taquarana e Maribondo, em moradia, transporte, combustível, serviços amorosos entre outras coisas mais.

  • Stanley

    Façamos assim, na sexta-feira próxima, não sejamos preguiçosos,afinal somos potencialmente culpados pelo que acontece em Maribondo e Taquarana.Não podemos deixar nossa cidade nas mãos de pessoas como esse representante do MP que é mais uma víbora.

  • Stanley

    E os processos contra a prefeitura de Maribondo que mofam no fórum?Corregedoria do MP, parabéns pelo 1. ato e proteja a população marimbondense. Pé na bunda daqueles que ajudam os maus políticos.

  • Ricardo Andrade

    Finalmente a Corregedoria mostrou imparcialidade, parabéns Dr. Eduardo Tavares. Agora espero confiante providência contra o Promotor de Olho d’Água das Flores.Parabéns Ricardo Motta pelo excelente matéria.

  • indignado

    Stanley, quais os processos que mofam no Fórum?