Acontece amanhã em Coruripe, a partir das 9h, a assembleia que vai definir o futuro do Grupo JL. De um lado,  os credores que têm a receber cerca de R$ 850 milhões; do outro, os dirigentes do Grupo, um dos mais importantes do estado, que vão apresentar a última proposta visando chegar a um acordo. Desde o final de novembro do ano passado que o o Grupo JL entrou em Recuperação Judicial – a antiga concordata – por decisão do juiz Sóstenes Alex, da Comarca de Coruripe. A sentença gerou polêmico por causa da celeridade com que foi decretada – a partir de um pedido formal apresentado pelos representantes do empresário João Lyra- e por causa da transferência da sede do Grupo JL, historicamente em União dos Palmares.

O prazo de seis meses para que fosse apresentado o plano de recuperação financeira se extinguiu em 25 de maio, mas a assembleia convocada pelo magistrado para essa data foi suspensa depois de muitas reclamações. Ontem, a Alcotra Bioenergy conseguiu uma importante vitória: na condição de credora – tem mais de R$ 100 milhões a receber – conquistou o direito de voto na reunião de amanhã, o que havia sido negado pelo juiz Sóstenes Alex. A decisão foi da desembargadora Nelma Padilha.

Há uma forte expectativa de que aconteça um acordo entre as partes, com as novas concessões que devem ser anunciadas pelo Grupo JL e por causa, também, do apoio de bancos públicos. Se isso não acontecer, o juiz pode decretar a falência das empresas, o que hoje parece pouco provável.

Desembargador Estácio Gama vai presidir eleições de 2010
Escândalo do Senado repõe Renan no olho do furacão
  • Desconfiado

    EIS UMA EQUAÇÃO QUE CHAMA ATENÇÃO: DINHEIRO X JUSTIÇA + SENTENÇA = CELERIDADE. ESSA OPERAÇÃO DÁ CERTO. O GRUPO ATÉ PODE FALIR, MAS JL CONTINUA RIQUÍSSIMO GRAÇAS AO SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS DOS POBRES ALAGOANOS E BOTE POBRE NISSO!

  • INDIGNADO

    A recuperação judicial foi requerida pelas dificuldades que o Grupo JL enfrentava e enfreta. A administração e condução dos Diretores levaram o grupo a bancarrota. Imaginem o Presidente do Grupo, governando o Estado. Quebraria Alagoas e salvaria suas empresas.

  • Alagoano

    Senhores credores, pensem nos funcionários que prestam serviço nesse grupo. Alagoas oferta poucos empregos, no caso de pedido de falência desse grupo, serão mais famílias passando necessidades.

  • jose

    sera que se JL tivesse sido eleito governador sua usina teria falido? e uma informação ninguem pense que JL esta falido porque empresario não quebra, quem quebra é a empresa seus funcinarios e credores.

  • marcos

    Vai jl ser candidato a governo do estado sem experiençia a galera que ganhou a grana agradece o celso luiz e Celia rocha está muito preocupada eu acho é tome.

  • Paula Amorim

    Mais um grande problema para Teo Vilela se o João Lyra falir. Bem ou mal ele ainda sustenta um exército de funcionários e é o responsável pela sobrevivência de muitas empresas pequenas. Se falir, esses fanceses do banco vão comer guloseimas em paris enquanto aqui muitos vão passar fome.

  • cláudio

    Quantos comentários pequenos. Dizem :” imagine esse homem governador do estado”Quanta pequenês ,torçam para que esse grupo volte a operar normalmente,volte a dá lucros, emprego, etc.Se o Sr. João Lira errou , o que importa agora? Se ele continua rico e daí? Trabalhe tambem construa algo.

  • explantadora de cana

    Há muitos anos fui plantadora de cana e para receber o pagamento do Grupo João Lyra sempre foi difícil, principalmente quando tinha ágio na sacarose. É muito fácil ser dono de várias usinas sem pagar devidamente os plantadores de cana.

  • sergio

    É curioso. O Estado de Alagoas estava falido, e se recupera a olhos vistos, mesmo com a crise. A empresa do Sr. João Lyra era a toda poderosa, e vejam para onde foi. Qual o momento da crise. Foi antes da eleição? Pergunte a Zezé de Camargo & L., lembram? e o Cíço, participou?

  • Pedro

    Ricardo, a Alcotra Bioenergy teve vitória? Se teve deve ter sido porque o advogado é o Dr Fernando Costa, um brilhante advogado: inteligente, digno, estudioso, honesto, decente.