O senador Renan Calheiros volta ao olho do furacão. Ele é peça central na nova crise do Senado Federal. Segundo, praticamente toda a grande imprensa nacional, vai caber ao líder do PMDB tentar salvar a pele do presidente da Casa, José Sarney.

  Calheiros é tido por todos como o presidente de fato do Senado. Sarney, rondando os 80 anos e com os sucessivos problemas de saúde da filha Roseana, entregou de vez as articulações ao líder do seu partido. Em tempo de tentar passar algum verniz na sua biografia, o ex-presidente da República volta a ser o alvo da mídia em tantos escândalos quanto é possível a cada dia.  Os tais atos secretos do Senado, que já passariam de mil, têm tudo para respingar em Calheiros. E ele já assumiu a ponta de lança no ataque aos adversários – do jeito que domina como ninguém. O senador alagoano vai abrindo seus próprios arquivos onde a vida secreta dos seus desafetos está contada em minúcias.  Às vésperas de uma eleição difícil, em 2010, o líder do PMDB no Senado não vai entregar nem dedos, nem anéis, mesmo que isso lhe custe mais desgaste junto à opinião pública. Ele, aliás, não investe mais nesse eleitorado mais crítico, de classe média ou de militância nos movimentos sociais.  Hoje, como afirma o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), o ex-menino de Murici controla a bancada do seu partido no Senado – com exceção dele e de Pedro Simon – e também a bancada do PTB, do ex-presidente Fernando Collor. Eles formam um bloco monolítico na defesa dos interesses do grupo na Casa e no Governo Lula.  Com a CPI da Petrobrás batendo na porta, também o presidente da República depende das ações de Calheiros & turma para que tudo fique como está. A popularidade do presidente é impressionante – chegando a 90% praticamente em algumas áreas do Nordeste. Mas ela pertence a ele, Lula. Dilma Roussef, a candidata do Planalto, vai precisar de aliados espalhados por todo o Brasil. E só o PMDB, de Calheiros e Sarney, dispõe dessa capilaridade. 

Daqui pra frente é acompanhar o noticiário a cada dia: para se manter como está, na condição de presidente de fato do Senado Federal, Renan Calheiros vai à luta ao seu modo – jogo pesado e bruto. Mesmo que isso lhe custe mais impopularidade, quem já viveu a crise de 2007 e sobreviveu a ela – e poderoso como está – não deve tremer ante as manchetes de jornais rádios e televisão.  Só que, por aqui, ele se afasta um pouco da campanha eleitoral que já engatou desde o início do ano. Tem um representante, entretanto, a substituí-lo onde e quando for preciso: o prefeito Luciano Barbosa de Arapiraca. Presidente da AMA, mais do que nunca, ele faz as vezes do senador Renan Calheiros pelos municípios do interior. 

 

De olho, principalmente, na sua maior adversária de hoje: a vereadora Heloisa Helena. Benedito de Lira é tido pelo grupo calheirista como candidato à reeleição – desde que tenha essa missão facilitada. De Lira diz que vai insistir na disputa, mas como profissional do ramo só vai se as chances de vitória forem reais.

Quem deve?  

E a vereadora Heloísa Helena? Alvo da fúria dos colegas dela – de todos, praticamente – por conta da consulta que levou o Ministério Público contestar a legalidade da Verba de Gabinete (R$ 27 mil/mês para cada um na boca do caixa), ontem ela recebeu a visita do ex-deputado Milton Temer, do Rio de Janeiro, que é da direção nacional do Psol.

 

Não, Temer

 

Temer veio insistir na candidatura de Heloisa Helena à presidência da República. Só que ela resiste – afirma que o futuro político-eleitoral dela vai ser decidido pela população de Alagoas. Se a opção do Senado, será o Senado que ela vai disputar; se for a presidência, então ela vai repensar seus planos de hoje.   

Viajantes

 

A turma da Câmara Municipal vai mandar uma delegação a Brasília para tentar trazer do Congresso a fórmula para o pagamento da verba de gabinete sem riscos de choque com a Justiça. Na segunda-feira, mais R$ 540 mil serão repassados, para conta pessoal, dos vereadores – a não ser que a Justiça tome alguma deliberação antes.  

 

E o resto?

 

Mas o promotor Marcos Méro já afirmou que vai mais longe: quer o levantamento do que foi gasto pela Casa de Mário Guimarães nos últimos quatro anos. Ele disse que esse trabalho poder durar muito, mas ele pretende concluí-lo com louvor. 

 

Abrindo a porta

 

O desembargador Antônio Sapucaia, diretor-geral do Detran , construiu uma ponte com os servidores da autarquia, criando uma comissão de negociação salarial – atendendo a pedido dos funcionários. 

Demais  As nomeações na Secretaria Municipal de Educação estão saindo mais lentamente do que muitos petistas esperavam. O problema, entretanto, seria interno: há mais candidatos do que vagas.  

Assembleia com credores decide, amanhã, futuro do Grupo JL
TJ rejeita denúncia contra procurador Antônio Arecippo
  • luis

    Parabens, Dr. Sapucaia. Provou que não é radical.

  • luis

    Os taturanas, comiam dinheiro da folha de pagamento. Por isso sifu… Agora os vereadores de Maceió, alem de comerem dinheiro da folha, comem dinheiro vivo. Vão pelo mesmo caminho, e vão levar junto o prefeito. O Dr. Sapucaia não é mais desembargador, mas o Dr. Tutmés é. Aguardem.

  • Janaina

    Ricardo, sinceramente eu não acredito que vc ache que as nomeações da educação não estam acontecendo por excesso de concursados… Por favor ne? O problemas está nos terceirizados da empresa do C.L.!!! As vagas estam irregularmente ocupadas, só isso.

  • Edinaldo Marques

    Quanta podridão no Senado Federal, que deveria fiscalizar os atos do governo, mas que dá exemplos sucessivos de como não se deve usar o dinheiro público. A tentativa é camuflar o escândalo com o anúncio da nomeação de uma comissão de sindicância interna para apurar as irregularidades.

  • carlos

    ASSEMBLEIA , CâMARA, TRIBUNAIS DE CONTAS FALANDO SÉRIO… SERVEM PARA ALGUMA COISA? O correto seria disponibilizar as verbas destas instituições e investir em fiscalizações. SONHAR: PLEBISCITO – AS ASSEMBLEIAS DEVEM CONTINUAR A EXISTIR…SONHA

  • Concursada

    Acredito que o Ricardo se referiu aos cargos comissionados para o PT.Vergonhoso é saber que entra e sai secretário e os contratos de horistas não são cancelados. Cadê os concursados de séries iniciais que não se unem? Cobrar do SINTEAL,MP…

  • Pabllo Cavalcante

    Olá Caro Ricardo, Estava demorando os respingos do SENADO cairem aquiii, kkkkkkkk. Será que o cerco esta se fechando para o RC ??? …. Pabllo – Belém

  • Tardelli

    ESTAMOS COM O SENADOR RENAN CALHEIROS…ACREDITAMOS NA SUA VITÓRIA QUE JÁ É VERIDICA….ESTAMOS ORANDO PELO SENHOR..ACREDITE E TENHA FÉ ABRAÇOSSSS!!!

  • desiludido

    É Ricardo, quando a policia não resólve, chama o ladrão… O nóbre senador das vacas de ouro está sempre a postos. Tenho pena desse pobre povo que só serve de massa de manóbra. O vida de gado,povo marcado, povo feliz.

  • MARIO JORGE

    CICERO ALMEIDA FOI A PIOR COISA QUE VÇ JÁ FEZ SE ALIAR AO PT E DAR A SEMED PARA ELES, SERIA MELHOR FICAR COM VÇ É UMA PASTA DE RESPONSABILIDADE E EU TENHO A CERTEZA QUE VÇ IRIA INDICAR UMA PESSOA MAIS COMPETENTE E NÃO ESSE DR. RICARO E TOMAZ QUE NÃO ENTENDEM DE NADA DE EDUCAÇÃO

  • SILVANEIDE

    PREFEITO, NÃO PRECISA NOMEAR MAIS NIGUEM DO PT O QUE JÁ TEM É O SUFICIENTE PARA ACABAR COM O RESTO DA SEMED

  • JOÃO TENORIO

    PREFEITO CICERO ALMEIDA GASTEI MEUS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO AJEITANDO SUAS ESCOLAS,PARA DAR CONDIÇÕES DAS CRIANÇAS ESTUDAREM E JÁ FAZEM 6 MESES QUE NÃO RECEBO DA SEMED,FICAM FALANDO QUE RESTOS A PAGAR É TRAMBIQUE, SE EU OUVIR ISTO MAIS UMA VEZ VOU PROCESSAR A SEMED, SECRETARIO E QUEM VIER

  • Feliz

    Sarney chamou renan dos bois para negociar a ladroagem e a impunidade que grassam no senadinho. Não há como não se admitir que no Brasil, com raras exceções, político e ladrão são sinônimos.

  • ADRIANO LEMOS

    É VERDADE ESTES DO PT NAO ENTENDEM,OS ANTERIORES TAMBEM NADA ENTENDIAM E OUTROS MAIS,POR ESTA RAZÃO É QUE ESTA SECRETARIA É UMA DESORDEM,E JÁ FAZ TEMPO QUE ESTÁ ASSIM,POR FALTA DE PAGAMENTO ATÉ AS MAQUINAS DE XEROX(COPIA)FORAM LEVADAS,A SEMED DEVE A DEUS AO MUNDO E AO DIABO,CLARO.KKKK

  • Josiklay Farias

    Enquanto esses vereadores embolsam uma fortuna por mês, milhares de pessoas dormem em uma fila p/ atendimento médico, crianças sem estudar e várias pessoas passando fome. Cambada de “DESONESTO” tenham vergonha nessas caras de Pau.

  • lucila

    Dr. Ricardo Valença o senhor assumiu a Semed e tem que assumir e abraçar o onus e bonus a semed mais pareçe a sede do PT, só vejo chegar e serem atendidos companheiros.

  • Laurinha

    Já viu deixar trambique em restos a pagar só se for otario na SEMED todos sabemos quem são os bolas da vez vê se algum deles estão como resto a pagar,agora acho sacanagem ficar enrolando os fornecedores e pessoal da tocville coitados.

  • Deus tome de Conta

    O PT fez igual aos passageiros do VÔO 447 só tem uma diferença de que a SEMED já está no buraco negro a muito tempo. que coragem Ricardo Valença espero que você consiga pelo menos clarear mais este buraçãoooooooooooooo

  • Alma Penada

    KD A NOVA DIRETORA DE ENSINO, QUE NÃO É NOMEADA? PQ O PT NÃO OCUPOU IMEDIATAMENTE ESSE CARGO QUE É O DE MAIOR IMPORTÂNCIA OPERACIONAL NA SEMED? PQ O PREFEITO DISSE QUE TIROU TODO MUNDO DA ERA TADEU LIRA E AINDA TEM MUITA SOBRA.

  • FUNCIONARIA REVOLTADA

    Já vi de tudo na SEMED mais numca vi fornecedor ir pegar de volta o material que forneceu depois de 4 meses ele falou que preferia pegar de volta do que doar para SEMED que tem que doar é o prefeito o secretario e não ele. que horrivel

  • Alma Penada

    KD O PT, KD LENILDA? SEMPRE VOTEI NELA E AGORA O PARTIDO NÃO AGE LOGO, COM EMERGÊNCIA? PELO AMOR DE DEUS NÃO AGUENTAMOS MAIS. NÃO DESISTAM DA SEMED POR FAVOR VCS SÃO A NOSSA ÚLTIMA ESPERANÇA. TIREM LOGO ESSE POVO DE LÁ E VENHAM TRABALHAR.

  • COM CIÊNCIA

    Enquanto tudo acontece aqui, Ricardo, a polícia leva duas miseráveis que vendem lugar na fila do salgadinho pra outros menos miseráveis irem ao médico. É revoltante. E aqueles que fedem mais do que o riacho que dá nome ao posto, onde estão? Em salas, palácios sendo venerados pelos iguais…

  • Carlos

    Decisão bastante acertada da Des. Nelma Padilha.O maior credor do Grupo JL ter cerceado o direito a voto, numa decisão absurda do Dr. Sóstenes,tinha que ser reformada. A Des. fez justiça.

  • carlos

    Renan,vai prestar a sua experiência aos demais colegas envolvidos nestas maracutaias,que isso não é nemhum bicho de sete cabeças e sim uma rotina e que todos cometem irregularidade.Oferecem algumas vantagem os mais exaltados e tudo fica resolvidos e faz uma meia sola p/enganar o povo e fim.

  • cláudio

    Parabéns Dr.Sapucaia,a bem da verdade alguns sindicatos só servem pra engrossar a corrupção neste país. Outro tem RENAN, veja que comentário do Postado por Tardelli em 16/06/2009 19:58 ATENTEM PARA O NOME :TARDELLE,será que não é Tardelli demais , pra o Renan se reeleger?

  • SOFREDOR

    PIOR SERGIO VILELA QUE PASSOU PELA SEMED BAGUNÇOU MAIS,AINDA TIROU ONDA COM A CARA DOS FORNECEDORES AUTORIZANDO,COMPRAS E A ENTREGA DE MERCADORIAS DEPOIS FALOU QUE NÃO IRIA PAGAR P/CAUSA DA LEI NÃO SEI DAS QUANTAS E MANDOU QUE O FORNECEDOR ABRISE PROCESSO IDENIZATORIO, AI FOI MÁ FÉ

  • SOFREDOR CONTINUA

    COMO É QUE O DR.SERGIO VILELA TODO ENTENDIDO DE LEI NÃO IRIA SABER QUE NÃO PODIA FAZER UMA COMPRA FRACIONADA,QUE ERA IRREGULAR E AUTORIZOU A COMPRA, ENTRAR COM PROCESSO IDENIZATORIO PARA RECEBER QUANDO?ELE ACHA QUE O FORNECEDOR TEM QUE SUSTENTAR A SEMED,O PROBLEMA DO ROMBO NA SEMED É DELES

  • SOFREDOR CONTINUA

    PORQUE ELES NÃO VAÕ PEDIR DOAÇÃO AOS FORNECEDORES QUE FORAM BENEFICIADOS NA SEMED,TEM FUNCIONARIO NA SEMED QUE TEM PARENTE FORNECEDOR PERGUNTA PARA ELES SE ESTÃO INCLUSO NA LISTA DOS FORNECEDORES DE RESTO A PAGAR. RICARDO VALENÇA ABRA DO OLHO,AI O MAIS BESTA COME DOCE SEM ABRIR A LATA.

  • SOLIDARIA

    RICARDO VALENÇA, VOCE ENTROU NA SEMED NUM MOMENTO CRITICO, O ROMBO, OS FORNECEDORES, OS FUNCIONARIOS DA TOCVILLE E POR ULTIMO OS FUNCIONARIOS SEM A GRATIFICAÇÃO SEM O ESTIMULO, QUE ABACAXI MEU AMIGO VOCE TEM QUE TER MUITO EQUILIBRIO POIS PARA ADMINISTRAR ESTE INFERNO.

  • UM FÃ

    Ricardo Mota voce é uma pessoa aonde todos nós leitores te admiramos e respeitamos até porque voce não se beneficia de sua popularidade para ser politico, então eu te peço fale por nós fornecedores da SEMED tenho a certeza que com sua educação eles vãote ouvir e nos pagar

  • Fiquem de Olho

    Até pareçe que todos não sabem se eles trocarem todo mundo dos cargos(SEMED)eles se ferram como é que vai funcionar se não entendem nada deEducação tem mesmo é que aturar as malas da era Tadeu só vão descarta quando tomarem pé das coisas, repare só Tomaz Belrão só entende de Politica

  • Radiante

    Realmente precisa-se passar uma vassoura na Semed, tem muita gente com cara de anjo que tem o demonio por trás. Cuidado secretário isso ai é um ninho de cobra. Querida alma penada, o problema é saber quem é da era Tadeu, porque as pessoas da semed são de quem tá jogando na vez ….

  • alan

    eu acho um escrupulo entretanto sem fundamento questionar esses homens que segundo a constituicao federal queriam a paz e uniao entre familiares da mesma regiao em que vivem e contribui com o fucionamento do objetivo do estadio formativo constituinte do brasil. obrigado

  • Cajueiro Velho

    Ricardo que vê bagaceira olha as contas do prefeito de Cajueiro, o Vaqueiro Neto, o ex Prefeito: O Conselheiro Toledo, o ex secretaria de finança Inaldo, Hoje diretor do hge. ai sim vc vai ver coisa feia… Vamos Mudar Cajueiro. Vamos se liberta desse povo que só pensa neles. Pense Nisso