A afirmação é de um procurador de Estado – muito bem situado:
o Plano B do grupo de Fernando Toledo já nasce morto. Também a próxima vaga de conselheiro do Tribunal de Contas, além da atual, tem indicação do governador, mas o nome deve sair do Ministério Público Especial – os procuradores do TC (arpovados em concurso, não os que estão lá).
Como não há ninguém que atenda os pré-requisitos para o cargo no próprio Tribunal, a vaga deve ficar em aberto até que legalmente apareça alguém para o ocupar o posto. Detalhe: será um dos procuradores aprovados no concurso do ano passado,  apesar de que ninguém foi nomeado até agora – ao contrário dos auditores.

"Eu, não" 

Quanto ao conselheiro Luis Eustáquio Toledo, que se encontra no gozo de licença de licença especial, ele disse, através da assessoria, que não tem qualquer acerto com Fernando Toledo – ou alguém do grupo dele – para se aposentar e deixar a vaga para o deputado.

Luis Eustáquio afirmou que esteve com o presidente da Assembleia no dia 15 de maio, mas ambos não trataram do tema sobre o bem-bom (traduzindo: Tribunal de Contas).

Decisão da PGE 

Amanhã, essa é a expectativa, a Procuradoria Geral do Estado deve publicar seu parecer sobre a consulta feita pelo Gabinete Civil do Palácio República dos Palmares sobre o tema Tribunal de Contas.
Em resumo: a vaga deixada pelo conselheiro José Alfredo Mendonça  é exclusiva de um auditor concursado e nomeado; no entanto, há, sim para os procuradores da comissão de alto nível – criada para analisar a questão -, há, sim, a exigência de estágio probatório para os auditores recém-empossados. Ou seja: ela será ocupada “interinamente” por um dos auditores até a nomeação em definitivo, quando completar o período mínimo legal para que possam ser considerados estáveis. Essa é a posição da PGE.

Me engana, que eu gosto 

Quanto à declaração do governador Teotônio Vilela Filho, de que pode nomear o presidente da Assembleia para o cargo de conselheiro, caso seja aprovada a PEC Pró-Toledo, me parece que o chefe do Executivo estadual está jogando para o público interno. Ele condicionou a nomeação à análise da Procuradoria Geral do Estado sobre a Proposta de Emenda Constitucional apresentada pelo elétrico deputado Marcelo Victor.

 
Perda de tempo

Só que a posição dos procuradores já é clara e cristalina: a PEC Pró-Toledo é inconstitucional. E é exatamente isso que a PGE vai dizer a Vilela. Se ainda assim o governador insistir em nomear Toledo, vai ser na base do “uem pariu Matheus que o embale”. Concluindo: Vilela vai ter de, ele próprio, responder pelo malfeito. O que, eu acredito, não acontecerá.

Antonico, vou lhe pedir um favor…

De um neodeputado sobre o fato de que os suplentes terem apoiado a PEC Pró-Toledo. “Queremos ajudar o Dino Filho, que passa por um momento difícil”. Ele e dois terços da população brasileira.


 
Fica

Nas pesquisas que têm sido encomendadas pelo grupo ligado ao prefeito de Maceió há uma questão que tem preocupado – e muito – Cícero Almeida. Qual? Se ele deve deixar o governo municipal para disputar o Palácio República dos Palmares. Os índices de “não” são altíssimos. Há, entre outras coisas, o entendimento de que o empresário João Lyra é quem vai mandar no pedaço. Sem contar o fato de que o prefeito e a vice – Lourdinha Lyra – se gostam tanto quanto Esaú e Jacó (de Machado de Assis). Para quem preferir a bíblia, Caim e Abel. É um ranger de dentes.


Mistérios
 
A viagem da desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento a Brasília, onde ela tem audiência agora à tarde com o ministro Gilmar Mendes – presidente do Supremo e do CNJ –, está cercada de mistérios. Nem os colegas desembargadores sabiam da viagem e do encontro – seis deles, pelo menos. O que ela deve ouvir, até se imagina, mas o que vai falar – eis a preocupação de todos do TJ.
Sai um, entra…
 
O publicitário Wilmar Bandeira teve a exoneração publicada, hoje, no Diário Oficial. Ele estava demissionário da Secom desde dezembro do ano passado – a pedido. Nélson Ferreira é o nome mais cotado para assumir a bronca. Boa praça, competente, além de ser aceito pelo senador Fernando Collor, que já demonstrou poderes sobre a pasta.

Tal pai, tal filho 

Foi exigência de Renan Filho: para que o Murici deixasse a vaga para o CSA, na séria D do brasileiro, o comando do time azulino teria de ficar nas mãos de Cícero Cavalcante – ele mesmo –,  o ex-prefeito do Norte.
Cavalcante é "assim" com os Calheiros desde sempre. Quem herda, não rouba.

Lulobras

De um tucano alagoano muito bem situado: "Com o PMDB comandando a CPI da Petrobrás, o governo Lula vai dever até as calças". Quanto à ministra Dilma, candidata a presidente, ele não disse nada. 

Nélson Ferreira é confirmado na Secretaria Estadual de Comunicação
Heloisa bate Aécio na disputa pela presidência- performance dificulda candidatura ao Senado
  • Ricardo

    Essa tal comissão de “notáveis” da PGE tá encontrando chifre em cabeça de cavalo. O auditor não será promovido a conselheiro. O cargo de conselheiro é de provimento originário, não faz parte da carreira de auditor. Trata-se de parecer bizantino.

  • BASTIÃO

    Coitadinho do neodeputado!Ele e seus parceiros ain- da não fizeram o pé de meia? Mas como? Perguntem ao HOMEM DA MALA PRÊTA e FIQUEM ALERTA! É uma vergonha,não é Gonça? BRINCADEIRA,rapaz!

  • Ricardo

    continuando… Os argumento da PGE não se sustentam no judiciário. Caro Ricardo, é querer turvar a água que estar límpida. É uma interpretação torta e a PGE poderia ter passado sem essa. Contudo, poderia ter sido pior. A PGE faz bom trabalho.

  • eneas alagoas

    SÓ FECHANDO O TCAL E PRENDENDO AQUELES CONELHEIROS CORRUPTOS, NÃO SE SALVA UM, QUEM COM PORCOS SE MISTURA, FARELO COME.

  • tania

    Ricardo, o q a desembargadora vai falar pro Gilmar? que ganha tão pouco q não da pra comprar um carro a vista? tem de parcelar!!! gilmar vai ficar com peninha dela e vai mandar apagar tudo que existe de errado no TJ de Alagoas rs Bestinha essa dra….