O comandante do Gabinete Militar da Assembleia, tenente-coronel Paulo Amorim, prestou depoimento à Polícia Federal na fase de inquérito da Operação Taturana. Ele foi intimado e ouvido em seguida pelo delegado Janderlyer Gomes, por causa de conversas gravadas em interceptações telefônicas – autorizadas pela Justiça – entre ele e o deputado Antônio Albuquerque.

As duas ligação entre o parlamentar e o oficial, que comandava, então, o 3º Batalhão da PM, na cidade de Arapiraca, aconteceram no dia 10 de outubro de 2007. Inicialmente, a secretária de Albuquerque, Daniela Omena ligou para o coronel Paulo Amorim anunciando que o presidente da Assembleia queria falar com ele. O deputado, logo em seguida, disse ao telefone que estava indignado porque na manhã daquele dia um carro de propriedade do irmão dele, Jorge Albuquerque, havia sido apreendido por uma guarnição da PM de Arapiraca, por conta da documentação que estaria irregular.

Ordem do deputado

Albuquerque pediu ao comandante do 3° Batalhão da PM de Arapiraca que liberasse o veículo e, também, punisse o oficial responsável pela apreensão do carro, capitão Wanderley – que não teria feito a liberação, mesmo com a identificação do condutor e do proprietário do veículo. O coronel Paulo Amorim disse que tomaria as devidas providências.

Cumprindo a ordem

À tarde, foi o oficial quem retornou a ligação para o presidente da Assembleia. Depois de falar com a secretária Daniela Omena, o militar disse ao presidente da Asembleia que todos as providências já haviam sido adotadas. Primeiramente, o carro estava liberado; depois disse que havia dado um "esporro" no capitão Wanderley, garantindo a Antônio Albuquerque que o seu subordinado seria transferido de Arapiraca.

Confirmou

No depoimento ao delegado Janderlyer Gomes, presidente do inquérito da Taturana, o tenente-coronel Paulo Amorim confirmou o conteúdo das ligações. Disse mais: que o capitão Wanderley foi transferido para Penedo – mas por outros motivos, que não o episódio envolvendo o deputado Antônio Albuquerque. A mudança teria acontecido porque o oficial teria causado outros problemas em Arapiraca.

No relatório

Toda a história aqui contada consta da fartíssima documentação que embasou o relatório final da Operação Taturana, entregue ao STJ (hoje está no Supremo, mas deve voltar para o Superior Tribunal de Justiça). Ela mostra muito bem  o pode de influência dos deputados sobre as polícias alagoanas. Algo mudou, é verdade, mas a ida do capitão Israel para o Gabinete Militar da Assembleia mostra que muito falta ainda para que esta influência chegue ao final. Será uma mudança de cultura – lenta, mas necessária. E só acontecerá com a determinação explícita do Palácio República dos Palmares. Se não, continuaremos patinando na mão dessa gente poderosa – ainda.

Elogios

Em favor do coronel Paulo Amorim é preciso ressaltar que o trabalho realizado por ele, em Arapiraca, recebeu muitos elogios, inclusive da comunidade local. 

Delegado-cidadão

O delegado José Pinto de Luna, superintendente da Polícia Federal, já é cidadão honorário de Maceió. O decreto da Câmara concedendo a homenagem já foi publicado, restando definir a data da entrega solene do título. Pode ser que alguns dos que votaram favoravelmente à matéria, venham a se arrepender no futuro. Por quê? Não sei.

Homenagem a um homem bom  

Mas destaco, aqui, também, a boa iniciativa dos vereadores de criarem o Albergue Municipal Professor Coelho Neto, para abrigar pessoas em "situação de rua". Vai fazer parte da estrutura da tristemente famosa Secretaria Municipal de Asisstência  Social. O professor Coelho Neto, que morreu na década passada, foi das melhores almas que eu conheci. Presidiu a Federação Espírita de Alagoas, dirigiu o Orfanato São Domingos e várias outras entidades caritativas. Foi, acima de tudo, um homem bom, pleno de coração – o que parece ser cada vez mais raro.

Titor e o carro "suspeito"

O prefeito de Satuba, Cícero Ferrerira, o Titor, voltou a insinuar, no Doze e Dez Notícias, que o carro usado no assassinato do vice-prefeito Célio Barateiro pode ser do filho do seu adversário, Ciro da Vera Cruz. Ele disse que vai entregar à Justiça a peça publicitária onde pareceria o tal veículo.

 

Capitão transferido para Penedo pelo chefe de Gabinete Militar é subcomandante em Arapiraca
Indicação do capitão Israel para o Gabinete Militar pode ter origem fora da Assembleia
  • João

    Se todos os policiais que prestaram serviços indecentes aos poderosos de Alagoas, de ontem e de hoje, resolvessem relatar o que sabem, nós iríamos constatar que sabemos muito pouco e que o que se fez é algo assustadoramente assombroso.

  • marcelo

    Esses absurdos ainda acontecem infelizmente é porque ainda não passamos de uma provincia!

  • tigrao

    Eita pelo o que li o cel Amorim era manobrado pelo o AA,compridor de ordem do mesmo imagine outras coisas kkkkkk pense em certos oficiais (independente) coitado do capita foi trabalhar certo contra os errados sobrou pra ele e o cel pau mandado vai sobrar algo pra o mesmo

  • M Almeida

    As vezes alguns policiais reclamam quando fatos envolvendo a PM de alagoas são citados no TUDO NA HORA, mas, ela é uma instituição pública e seus servidores são pagos com nosso dinheiro. E um fato como o citado no texto dá razão de criticar não apenas ao povo, mas, a justiça de agir.

  • raphael

    Só é preciso conversar 5 minutos com esses cel.p/notarmos seu “ELEVADO” grau de instruçao…Mais um resultado,dos “honestos” concursos públicos para PM, realizados em tempos passados em Alagoas!MORALIZAÇAO JÁ!

  • Hagá

    Esse comandante da PM, pela descrição, teria cometido crime de prevaricação. Deve ser aberto inquérito policial-militar e administrativo, se não estiver prescrito. Lamentável. Mas acredito que as coisas estão melhorando, lentamente, em Alagoas. Nossos netos agradecem!

  • Antonio Carlos de A Barbosa

    Prezado R. Mota, mesmo estando em S. Paulo, o acesso as notícias da nossa alagoas pulsa o nosso dia. Parabéns pelo texto. Grande guardião da sociedade alagoana.

  • FUNCIONARIO REVOLTADO

    EITA ESQUECERAM A VERBA DE CUSTEIO DA CAMARA OU NÃO, MAS NOSSOS VEREADORES ESTÃO RECEBENDO MESMO SABENDO DA SUA ILEGALIDADE. E PESTANDO CONTA COM NOTAS FRIAS

  • marcelo

    Chega a ser ridículo, um militar de alta patente reeber um “ESPORRO” de um delinquente da marca de Antonio Albuquerque. Isso tem de acabar, isso precisa acabar. Basta!

  • Eduardo Jorge

    Vixe, de Coronel a vaqueiro do AA é F…kkkkkkkkk

  • ferraz

    Só aqui mesmo, é que uma “autoridade” desta é digna de elogios.

  • michel

    Cel. Paulo Amorim, que coisa feia, coitado do capitão(quem tá certo é o errado)…Eu acho que vou vômitar!

  • PELA ETICA

    CARO MOTA É DIFICIL DE ACREDITAR NAS AÇÕES IMPARCIAIS DO MP ALAGOANO, QUANDO SE VE FILHOS DE PROCURADORES ACUPANDO CARGOS EM COMISSÃO TANTO NO ESTADO COMO NO MUNICIPIO, COMO É O CASA DE UMA FILHA DO PROCURADOR GERAL NA SMTT. O COUTINHO TODOS SABEMOS DA PASSAGEM DELE NO DETRAM.

  • tô de olho

    Respeito muito o cel. paulo amorim , agora que ele trabalhou contra o capitão, trabalhou e isso é nojento dentro da corporação, mais por um cargo no futuro vale tudo até trair os companheiros, não é coronel?

  • Ernesto

    é isso aí, quem fazia certo dava errado. conheço a conduta do Cap. Wanderley e sei q ele jasmais irá se curvar diante de poderoso. Q Deus te proteja aidna mais Cap. Wanderley e pro Col. Amorim: “O mal por si só se destrói!” abs!!!

  • katia

    deus pode até tardar mas nunca falhar esse folder da prefeitura de satuba foi iluminado… minha gente ta na cara se o titor devia 150 mil ao vice ele tinha 4 anos pra pagar com todos e qualquer juro… politicagem pesada.

  • Alexandre

    Coronel Amorin, vc apresentava ser rigido para os soldados, mas para o AA vc esmoreceu. Digo sempre, a força para os mais fracos, essa é a premissa dos PM, desde soldado a coronel.

  • ROBERTO

    EM ALAGOAS A ÚLTIMA PATENTE NA PMAL NÃO É A DE CORONEL, É DEPUTADO,SENADOR…