É com espanto e até um com certo desânimo que eu vejo a celebração do anúncio feito pelo governo federal de reduzir o IPI das motocicletas como sendo uma medida de grande alcance social. É verdade que esse tipo de veículo virou instrumento de trabalho para milhares de pessoas – jovens, principalmente – que não têm emprego, nem qualificação profissional. Não menos verdadeiros são os números da tragédia diária no trânsito de todas as cidades brasileiras, tendo a moto como "protagonista" de tantas histórias tristes.

Despreparados para enfrentar a "guerra" do trânsito, principalmente nos grandes centros urbanos; desesperados pela pressão da sobrevivência – os motoboys, quase sempre, ganham por produção-;eles aceleram para a morte no cotidiano de um país que não sabe – nem desconfia – o que fazer com a sua juventude, principalmente. Parecem suicidas a buscar nas ruas o instante último de uma vida sem sentido. 

A média brasileira de mortes em acidentes envolvendo motocicletas é espantosa: 6.700 por ano. Os "pilotos" que sobrevivem, encaminhados principalmente aos hospitais públicos de urgência e emergência, têm um custo médio de tratamento de R$ 50 mil – cada um deles.

A cidade de São Paulo possui as estatísticas mais precisas sobre essa carnificina diária, e elas não deixam dúvidas de que o problema é de Saúde Pública (com maiúsculas, mesmo): seis em cada dez acidentes de trânsito na capital paulista envolvem motos; sete em cada dez atendimentos hospitalares com amputação de membros – decorrente desse tipo de acidente – têm os motoqueiros como vítimas. (Também nas rodovias, os números já são preocupantes: foram 1.015 acidentes com motos só na Via Anhanguera, no ano passado).

O país gasta muito com esta tragédia cotidiana, e, mais do que tudo, desperdiça vidas na plenitude do vigor físico – são os jovens, principalmente, que morrem nas ruas de todas as grande cidades brasileiras, ou nos leitos das emergências hospitalares públicas. Para resolver uma questão  social e econômica, que tal eliminar, literalmente, o problema? Uma pergunta que pode parecer cruel, mas crueldade maior é não querer enxergar as consequências de ações demagógicas meia-sola.

A situação em Alagoas? Os dados coletados pelo HGE e pelo Detran mostram que o quadro em nada difere de São Paulo. No ano passado, aconteceram 2.034 acidentes envolvendo motocicletas no estado, contabilizando-se apenas os que foram registrados oficialmente – pelos prejuízos  materiais e pelos danos à integridade física dos condutores. Mais de dois terços das vítimas se encontram na faixa etária que vai dos 15 aos 34 anos de idade. Os homens são (ainda) os campeões da violência sobre duas rodas no trânsito: 1.788 acidentes envolveram pessoas do sexo masculino, contra 246 mulheres. A maior parte dos casos aconteceu nos domingos : 462 acidentes, seguindo-se o sábado, com 338 acidentes. Sabe-se que no final de semana o tráfego de veículos se reduz, naturalmente, mas os os motoqueiros são ainda mais chamados ao trabalho, para a entrega em domicílio de todo tipo de produto – de remédio a alimentos.

Aconteceu em Maceió o maior número de casos: 1.540 durante o ano de 2008. No interior, embora as estatísticas sejam menos precisas, seguramente Arapiraca lidera o ranking de acidentes com motos – lá existem até as mototáxis, um absurdo concebido em nome da sobrevivência financeira de jovens, na maioria, sem perspectiva de futuro.

No país em que "a saúde pública beira a perfeição", milhares de vidas são ceifadas graças a uma iniciativa de "grande alcance social": o PAM – Programa de Aceleração dos Motoboys. O que parece hoje, com franqueza, um atalho para a morte ou a para a incapacitação ao trabalho.

 

Oferta de desemprego na Internet
Promotor diz que verba de gabinete da Câmara Municipal é ilegal
  • Rodrigo

    Bom dia Ricardo, até concordo contigo, mas seria interessante diferenciar o motoqueiro do motociclista, o governo federal diminuiu o IPI das motocicletas abaixo de 151 cc, ou seja: motos que serão direcionadas para delivery…

  • Rodrigo

    …e imagina com essa nova lei em que todas as motocicletas terão que andar umas atrás das outras o inferno que será o trânsito das metrópolis, com certeza estará a beira do caos, segue abaixo a diferença entre motoqueiro e motociclista para que você possa diferenciar melhor.

  • Rodrigo

    Para mim há uma certa diferença sim entre o motociclista e o motoqueiro, o motociclista pilota sua moto por prazer, respeita a vida, adora rock and roll, adora pegar a estrada, adora comparecer aos eventos para abraçar todos os irmãos matando assim sua saudade dos velhos amigos…

  • Rodrigo

    cont. não ferve pneu, não empina moto, é solidário, é uma pessoa 100% confiável, etc…etc…etc..

  • Rodrigo

    Já o motoqueiro é um ser totalmente anti-social, um ser destruidor suicida que não respeita nem sua vida e nem a vida alheia, e para ser motoqueiro não tem uma cilindrada definida, conheço muito motoqueiro que tem fire blade, hayabusa, etc…

  • Rodrigo

    assim como muitos que possuem cg, pop 100, biz, twister, etc, mas conheço muitos irmãos que são MOTOCICLISTAS de verdade mesmo possuindo motos populares de baixa cilindradas mas que gostam de pegar a estrada e respeitam a vida.

  • Rodrigo

    um motociclista de verdade não vê sua moto como um meio de vida, mas sim como um prazer, independente de classe, cor ou religião. bom , resumindo… “A moto você pode comprar, mas o espírito de motociclista não” (autor desconhecido) um forte abraço!

  • Rita

    Muito pertinente sua colocação, mas tb. vc. esqueceu de dizer que muitos assaltos e homicidos são cometidos por muitos motoqueiros Eu tenho até medo quando me deparo com duas pessoas numa moto em semáforos. Me desculpem a classe, mas, vivemos um terror.

  • sergio

    Ricardo, essa tenho que comentar e gostaria que fosse divulgada. Uma Promotora De justiça ficou viuva e seu marido era servidor publico. Solicitou a pensão( que so foi liberada após o censo). Resultado: O pagamneto da pensão foi sustado em virtude dela nao ter feito esse tal censo. (CONTINUA)

  • sergio

    Ela então foi fazer esse tal Censo! Apresentou toda documentação(Inclusive a Carteira do Misnisterio Publico) e veja o que aconteceu: Se ela não apresentar o Diploma que é Bacharel em Direito, não vai poder fazer o tal Censo e o pagamento da pensão continuara sustado. è mole ou quer mais???

  • sergio

    Relamente é uma falta de Bom CENSO!!!!!

  • Maria

    EXCELENTE COMENTÁRIO! O impressionante é que nada nao se toma providências. Nenhum órgão se dispõe a dar um basta nesse trânsito caótico. Morreu morreu o problema não meu… Kd Detran? MP? Engenheiros de trânsito…

  • Carlos Henrique Moreira

    Qual o brasileiro que tem um tratamento de R$ 50 mil reais na rede publica de saúde? Balela.. pura mentira… além de se arrebentarem agora tem que pagar por essa conta absurda! R$ 50 mil por um atendimento onde? no SUS ?

  • Julio Verne da Silva

    Sábias palavras Ricardo.O Presidente Lula se equivoca em algumas ações,entre elas,a que você cita,mas o que dizer dos “Bolsas isso/Bolsa Aquilo”,que estimulam o ócio e o aumento das famílias,no intuito de receber mais “Bolsas”?

  • Julio Verne da Silva

    Que tal ao invés de reduzir o IPI das motos,Lula pudesse incentivar,com esse mesmo IPI,a criação de escolas profissionalizantes em manutenção de motos,ou outros veículos, aos tão sofridos motoboys ?

  • Gilvan Mata

    É verdade Ricardo. Tenho me dedicado a Medicina do Trabalho e com frequência tenho preenchido CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) destes profissionais, que em suas missões tem se acidentado em seus trajetos na obrigação de entrega rápida. as vêzes, com cobrança de seus patrões

  • Julio Verne da Silva

    Podemos comparar essa medida de Lula,-IPI,+Despesas com hospitais nos acidentes c/ motos, com as ações de F.Toledo,omite que seus pares afastados roubaram a assembléia alagoana, mas pede empréstimo à Teo para pagar INSS indebitamente apropriado pela trupi de AA.

  • Gregório

    CLASSE, Rita? Você tem razão ao temer o encontro com dois homens numa moto pequena; há uma possibilidade, sim. Se você fosse uma bandida,que veículo escolheria para suas fugas? Caminhão,carro pequeno ou uma moto? É óbvio,né? Mas daí a generalizar… Quem conduz carros é santo?

  • Elizabete Patriota

    ALÉM DOS ÍNDICES ELEVADÍSSIMOS DE MORTE, NÃO PODEMOS ESQUECER AS SEQUELAS QUE MUITAS VEZES DEIXAM OS MOTOQUEIROS DEFICIENTES. NÃO HÁ OUTRO CAMINHO PARA ENFRENTAR TODOS ESSES E MAIS OUTROS PROBLEMAS NESSE PAÍS, RICARDO: EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO E MAIS EDUCAÇÃO!

  • Gregório

    Vc já leu o Cod Bras de Trânsito?Não,né? Vc verá que há pedestres que não respeitam as leis de trânsito;ciclistas,motoristas e motociclistas,idem.O problema é de educação no sentido amplo. Afortunadamente,possuo carro e moto.É um prazer imenso pilotar uma moto;mais que carro.

  • Gregório

    O problema é que pessoas com baixo poder aquisitivo,nível de educação via de regra idem,conseguem comprar uma moto para poder trabalhar.Não tem noção de trânsito e já se larga nas ruas.O resultado tá aí.Mas não coloque todos na mesma bacia.Todos os motor.de carro são iguais?

  • Gregório

    Se um carro lhe dá um trancão,faz uma manobra perigosa,corta um cruzamento ou sinal,posso afirmar que todos os que dirigem carro são daquele jeito?Não.Há ainda o fator preconceito:Tenho carro,logo,tenho mais dinheiro que um cara de moto;logo,tenho mais poder…

  • Gregório

    Mas o que irrita os motoristas de carro é ver as motos passando,enquanto ele está lá,20 min parado pq um carro parou em fila dupla,etc.. É melhor uma moto passando na faixa que MAIS um carro lerdo na sua frente tumultuando o trânsito. Pense nisso!

  • Gregório

    eu ando rápido,no limite da segurança(pq devagar,corre-se o risco de ser atropelado por uma carro).NÃO corto sinal,não subo calçada,e LIGO O PISCA quando troco de faixa,coisa q poucos motor.de carro fazem,pq acham que é favor. MAS,qd o trânsito pára,calmamente vou passando no meio.

  • Gregório

    RODRIGO,faço minhas as suas palavras.Também defino assim a diferença entre motoqueiro e motociclista,sendo este onde com certeza estou incluído. Há tb uma aura do”selvagem da motocicleta”e outros filmes de hollywood em q são todos rebeldes loucos.Imagem q persiste no imaginário popular

  • maria claudia correia

    Moro em Arapiraca e sei muito bem o transito caótico que está aqui em nome desse absurdo que chamam de profissão, “mototaxista”, é um verdadeiro caos e ignorância, não tem como vc sair de carro, é melhor andar a pé.

  • Eduardo jorge

    Boa noite Ricardo! muito interessante seu texto. Gostaria de contribuir com mais informações. vc pode entrar pelo google a MP 451 de 16.12.2008 sancionada pelo Presidente LULA e enviada para o Congresso Nacional e já aprovada pela Camara dos deputados e sob aprovação no Senado. Continua

  • BASTIÃO

    Muito pertinente o seu comentário Ricardo,é o re- trato fiel da situação que se apresenta como inso- lúvel.

  • Eduardo Jorge

    Loteou o corpo homano em valores por meio de uma tabela e não cabe mais recurso na justiça, não pode mais ser feito o procedimento medico hospitalar particular em hospitais particulares credenciado pelo SUS. cont.

  • Eduardo Jorge

    Vai os valores: Baço 10%, Joelho, tornozelo ombro pedar completa 25 %, perna e braço 100% ( perda completa ),coluna vertebral 25 % e ai vai. Vejam a MP 451 esta já no final da MP, inclusive a tabela de valores. Por sinal, Penis e trauma da façe não tem indenização.

  • tenho moto e carro

    tem que andar mesmo é de moto que é mais economica,andar no carro fica caro…