O Tribunal Regional Eleitoral deve julgar, na primeira quinzena de março, um pedido de cassação da prefeita eleita de Matriz do Camaragibe, Doda Cavalcante – que já tem parecer favorável da procuradora Regional Eleitoral, Niedja Kaspary. O julgamento estava marcado para a próxima semana, mas foi adiado a pedido dos advogados da coligação de Washington Moura – eleito pelo voto, mas que teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A questão levantada é nova. De acordo com a ação, Doda Cavalcante estaria, agora, cumprindo o quarto mandato familiar sucessivo. Os dois primeiros, do ex-prefeito Cícero Cavalcante – marido de Doda – eleito em 1996 e reeleito em 2000. Marcos Paulo, o Marquinhos, sucedeu Cícero Cavalcante em 2003 (complementando o mandato do ex-prefeito), sendo reeleito em 2004. Marquinhos, entretanto, não completou o novo mandato, e, posteriormente, a própria Doda Cavalcante passou quase  três meses no comando da prefeitura – no ano passado -, eleita num confuso processo que veio a ser anulado pelo Tribunal de Justiça. Mas isso caracterizaria o quarto mandato, o que foi acatado pela procuradora Regional Eleitoral, Niedja Kaspary ( repetindo: ela deu parecer acatando o pedido de inelegibilidade de Doda Cavalcante.)

Sofisma 

O advogado da prefeita que assumiu em janeiro, diz que a tese é bem elaborada, mas se trata de um "sofisma" – ou seja, se baseia numa mentira. Mas a decisão vai ser do Tribunal Regional Eleitoral. Se for confirmada a cassação, poderemos ter uma nova eleição também em Matriz do Camaragibe.

Caos na Laje 

O TRE ainda vai ter mais trabalho com a eleição de São José da Laje. Para o promotor Jorge Dória, os dois candidatos que disputam a prefeitura do município no dia 15 de março, são inelegíveis. E por motivos diferentes. Marcos Hospital, que conta com o apoio do ex-prefeito Paulo Roberto de Araújo, o Neno, não poderia ser candidato agora porque foi eleito vereador em primeiro de outubro do ano passado. O representante do Ministério Público Eleitoral no município, diz que a eleição de 15 de março é "complementar" a de 2008 – e Hospital estaria impedido de concorrer de novo, a não ser que renunciasse ao mandato de vereador – que está exercendo.

Recurso 

Ele já apresentou recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral, contra a decisão do juiz Braga Neto – que até recentemente integrava a 17ª Vara Criminal de Capital ( ele foi substituído pela juíza Ana Raquel). O magistrado indeferiu o pedido de impugnação da candidatura de Marcos Hospital – mas decidiu-se pela inelegibilidade da vice, Carly, mulher do ex-prefeito Neno.

O outro

Já Dudui, adversário de Hospital, estaria ainda cumprindo sentença da Justiça Eleitoral aplicada nas eleições de 2004 – por abuso de poder político. É o que entende o promotor Jorge Dória, que também pediu a impugnação da candidatura dele. Resumindo a ópera: também a nova eleição de São José da Laje pode ter o mesmo destino daquela que foi realizada em outubro do ano passado no município. Ou seja, é possível que seja também anulada.

Sem festa da "ressaca" 

E atenção: o juiz Braga Neto proibiu a realização da festa da "ressaca", marcada para o próximo sábado pela prefeitura de São José da Laje. Não acontecerá nem esta, nem outra até o dia do pleito, definiu  o doutor Braga Neto.

Para evitar vexame  

E na próxima semana, o Tribunal Regional Eleitoral vai apresentar aos candidatos e coligações que disputam as eleições em cinco município, como se dá o processo eleitoral nas urnas eletrônicas – com a colocação dos cartões de memória, disquetes etc. Este detalhamento,  explicou o juiz Manoel Cavalcante, visa orientar a  fiscalização partidária e dirimir dúvidas quanto à lisura do processo.

Objetiva, no final das contas, que não se repita o episódio da eleição do ano passado, em que o prefeito Cícero Almeida, reeleito com larga vantagem, "denunciou" suposta fraude nas urnas eletrônicas – depois voltou atrás.

De mentirinha

Os deputados do grupo de oposição da Assembléia – contra a candidatura do favorito Fernando Toledo – não acreditam  na versão de que o afastado Antônio Albuquerque estaria prestes a renunciar à presidência da Casa de Tavares Bastos – que ainda é dele, apesar de estar fora do mandato.

Eles acham que a informação é para consumo interno, visando reunir, com mais tranquilidade, as duas bandas que compõem o grupo dos 16. Uma, ligado diretamente a AA; a outra, querendo se ver livre do parlamentar que se tornou o símbolo da Operação Taturana (junto com o ex-presidente Celso Luis.)

Duas frentes

Os oposicionistas vão continuar tentando avançar em duas frentes. A primeira, atraindo parlamentares estremecidos com Albuquerque; a outra, investindo na bancada governista na Assembléia. Esta última tarefa está sob a responsabilidade do deputado Rui Palmeira, que é oposicionista na Assembleia, mas integra a bancada governista na Casa.

Quem vai querer? 

O ano político, propriamente, começa na próxima segunda-feira. Para o prefeito Cícero Almeida, duas definições estão pendentes: os titulares das secretarias de Saúde e de Educação do Município. Como dificilmente o Conselho Superior do Ministério Pública vai liberar a promotora Cecília Carnaúba para a pasta da Educação, o mais difícil para Almeida é conter os aliados que anseiam pela cadeira ocupada, interinamente, por Téo Fortes. Collor quer, Benedito de Lira quer; Almeida quer.

Vingança temperada na manteiga
Promotor pede proibição de festa na Laje - PF também vai investigar distribuição de festas
  • Matrizense

    É bom que essa mulher do Ciço saia, ninguém gosta mais deles, o povo quer que a justiça seja feita.

  • João do Caminhão

    Dr Braga Neto tem que indeferir a candidatura de Marcos do Hospital…afinal de contas ele n pode ser eleito no executivo e legislativo ao mesmo tempo…ou um ou o outro…os dois definitivamente não dá.

  • Manú

    Se Doda Cavalcante perder o mandato, o grupo do ex-prefeito Cícero Cavalcante não conseguirá reaver o comando da Prefeitura de Matriz de Camaragibe se depender do voto popular do povo de Matriz. Em Matriz de Camaragibe a revolta é grande com Doda e seu marido no comando da Prefeitura.

  • maria

    CÍCERO ALMEIDA É UMA MENTIRA,INFELISMENTE EU EX-ELEITORA DIGO FOI UM ERRO REELEGÊ-LO.CONCURSO DE 2008 3 MESES NADA,OSCIPS UM ESCANDALO,O DESEJO MUTUO DESSA PROMOTORA NA EDUCAÇÃO.POLITICO NÃO LEVA Á SÉRIO EDUCAÇÃO,SAÚDE…

  • artur

    A PROMOTORA CECÍLIA DEVERIA ESTÁ EMPENHADA EM INVESTIGA A OSCIPS=TOQUEVILLE,E NÃO ANSIANDO O CARGO DE SECRETÁRIA,O CONSELHO DO QUE SE REUNIR PRA DECIDIR LIBERAÇÃO DE PROMOTORA,DEVERIA TRAÇA PLANOS PRA DESCOBRIR O VERADEIRO DONO DA TOQUEVILLE.

  • Gilvan Mata

    Imagino o que esta dupla ( Cícero e Doda Cavalcante) fizeram a frente das prefeituras de Matriz e São Luiz de Quitunde. O povo destes municípios já se manifestou contra a dupla. Agora só resta o ato final do TRE..para o bem do povo

  • marcelo

    Nem biu, nem collor, para o bem de Maceió!

  • rafaela lins

    Duvido que cassem a Doda. O ciço tá rindo aqui. Diz que no TRe ele manda.

  • Alessandro Maia dos Santos

    Ricardo, Isso aqui em Matriz é uma vergonha. Quem não sabe que o Ciço vai completar o quarto mnadato no Governo. Tem 16 anos que na prefeitura quem manda ele. Se o TRE ainda tem dúvida, é porque a justiça além de cega é surda.

  • Pablo

    Caro Ricardo, custa-me entender como é que o povo reclama tanto da situação do estado e dos municípios e no entanto, na hora de votar, elegem as mesmas pessoas. Por isso os cargos eletivos passam de geração em geração.

  • matrizense triste

    Bom….. Minha gente q povo é esse, deixe a mulher trabalhar e rafaela mentirosa o Cícero ñ está rindo a toa e nem tão pouco disse q mandava no TRE, criticar é um direito seu, mas vamos falar a verdade…

  • Renata

    Melhor do q os outros é ela deixa a mulher trabalhar…pois a mesma só tem a cara chata…mas é uma boa prefeita…

  • jose heliton vasconcelos

    O parecer da Procuradora Niedja Kaspary sobre a situação irregular da senhora Doda Cavalcante é revestido da maior competencia legal e extrema seriedade. Seria fantástico para reabilitação da Justiça alagoana, várias Niedjas e Elizabeths.

  • Satisfeita

    Ricardo, Doda Cavalcante, seja bem vinda e mostre do que uma mulher é capaaz. Que Deus ilumine o seu caminho e te abençoe

  • Leticia

    Ricardo,fazendo a mesma pergunta de alguns blogueiros,me responda essa história de OSCIPS vai dá em que?As pessoas que fizeram o concurso da educação e saúde tem razão,o prefeito enrola há 3 meses e nada de nomea.Enquanto isso o municipio cheio de prestadores de serviço.

  • carlos

    EU ME PERGUNTE NP ESTADO DE ALAGOAS SÓ QUEM TERÁ DIREITO A REAJUSTE SALARIAL SERÃO OS MILITARES?PORQUE É A ÚNICA CATEGORIA NA MESA DE NEGOCIAÇÃO.CADÊ OS OUTROS SINDICATOS?SÓ APARECEM NO FINAL DO MÊS PRA RECOLHER SUAS CONTRIBUIÇÕES.

  • BASTIÃO

    Lisura neste estado eu só conheço duas: a primeira foi daquele colega,jovem guerreiro festeiro dos anos 70 que estava sempre LISO na hora da conta e ganhou o apelido de B.E.(boca de espera).A segunda são os políticos, que são mais lisos do que um MUSSUM ENSABOADO .

  • Macaco

    É verdade o que a Rafaela disse!

  • Alessandra Nunes

    Ricardo, por favor publique. Peço justiça ao TRE, nos aqui em matriz já fizemos a nossa parte rejeitando a Doda na eleição passada. Rezo para que os juizes do TRE nao deixem esse absurdo dos Cavalcane continuar aqui em matriz. O TRE é a nossa última esperança.

  • Jose Maria

    Rafaela tá certa. Mas o Ciço nao ta rindo so do TRE. Ele ri de todo mundo. tem 16 anos que manga do povo de Matriz. Vai ver é porque mangou do Tribunal de Contas e nao deu em nada. Deve tar pensando o mesmo do TRE.

  • carlos eduardo

    ¹essa raça safada tem que sair ja robou muito² !!!!!!