Um dia depois que o vice-governador no exercício, José Wanderley Neto, ter afirmado que pode pedir a desabilitação de Maceió do Sistema Único de Saúde, o prefeito Cícero Almeida se manifestou sobre o tema. Em nota oficial, ele afirma que estranha a atitude do vice e ao mesmo tempo responsabiliza o governo estadual pela superlotação do HGE. A situação de caos na unidade hospitalar se deve, diz a nota, à "falta de recursos humanos e de estrutura". O atendimento de urgência e emergência, lembra Almeida, "é  responsabilidade do Estado", cabendo à prefeitura o compromisso de "investir em atenção básica."

Concluindo: a iniciativa de Wanderley ao acenar com a desabilitação do SUS para Maceió seria uma "cavalgada eleitoreira." 

Acervo de Edécio Lopes pode virar "memorial"
Eleição da UVEAL vira nova prévia de 2010
  • Alberto

    Ciço,ninguem é otario pra confiar em taturana.

  • Julio Silveira

    E a atenção básica é “perfeita” em Maceió ne??? Fala sério, menos de 25% da população é atendida pelo PSF, e oa q são, são mau atentidos….

  • ney morgado

    Ricardo,gostaria de como maceoense que sou falar de minha grande decepção com o descaso da saúde, ao ter indo socorrer um a pessoas de choque eletrico essa semana, ao chegar no pronto socorro da cidade, não se tinha maca e cadeira de rodas para tirar os pacientes, é um total descaso.

  • paulo santos

    E´MUITO ENGRAÇADO O PREFEITO DE MACEIO´FALAR EM RECUSSO HUMANO E NA PREFEITURA HÁ? PQ O DA SEMED CONTINUA UMA DESGRAÇA TENHA SANTA PACIÊNCIA ESSEHOMEM SÓ FLA ABOBRINHA AGORA NA VÁ CORA POR CAUSA DESTE COMENTÁRIO KKKKKKKKK

  • Arthur

    O prefeito diz que cabe à prefeitura investir em atenção básica, mas é exatamente isso que os números divulgados sobre os atendimentos do HGE mostram que ele não está fazendo. O prefeito deveria ser menos falastrão e reconhecer seus erros – é o primeiro passo para solucionar os problemas.

  • GERALDO SILVA

    Ricardo,agora pouco estive no HGE com minha filha precisando fazer um Raio X,permaneci por mais de 3horas,aguardando que consertasem a bendita máquina de Raio X. Não só eu, como outras pessoas acabamos desistindo, ESSE GOVERNO DO TÉO VILELA É UMA VERGONHA! XÔ SATANÁS , XÔ TECNOCRATAS.

  • Luciana Sarmento

    Ah,essa Matéria é muito fácil de comentar,aliás não é um comentário é uma simples pergunta,quem estará falando a verdade? o prefeito Cícero Almeida,e sua impáfia, ou o Dr. Wanderley,homem simples e íntegro,jamais envolvido em algo que maculasse sua vida?

  • BASTIÃO

    Se ambos estão certos,quem estará errado?O povo? Decifrem ou serão devorados…

  • SAULO

    A PREFEITURA DE MACEIÓ PRECISA SIM FAZER COMO OS ESTADOS VIZINHOS,ONDE A COBERTURA DO PSF ALCANÇOU 100%,EM MACEIÓ A COBERTURA É 25%.É PRECISO ABRIR MAIS POSTOS,FAZER CONCURSO NA SAÚDE,NOMEA MAIOR NÚMERO DE AGENTES COMUNITÁRIOS E COM ISSO AUMENTA NÚMERO DE EQUIPES DE SAÚDE.

  • sheyla

    Faça como é em Aracajú-Se Almeida PSF a cobertura lá é 100%,aqui só 25%.Aumente o número de Equipes de saúde,mas pra isso precisa ter concurso pra médico,enfermeiro,dentista…e agentes.

  • carlos

    Politico só vai na pressão feito galinha velha,o prefeito fez um concurso pra contratação de agentes de saúde,onde 3 meses não nomeia ninguém e criou uma lei sobre pressão do sindicato e os agentes contratado da TOQUEVILLE 450 vagas pra efetiva ILEGAIS,enquanto isso leva no banho maria.

  • claudia

    Maceió precisa é aumenta o número de equipes de saúde,fazer um concurso pra médicos,efermeiros,dentista…e nomea os agente de saúde do concurso de 2008.Esses agente seram aproveitados a maioria,pois se aumentamos a cobertura PSF pra 100%.Agora a verdade é que o prefeito gosta é de OSCIPS.

  • marcia

    Ricardo,na secretária de saúde só dá TOQUEVILLE,ou seja é muito serviços prestados.E isso dura a no minimo 12 anos,pois os agentes de saúde dessas OSCIPSque estão brigando pra ser efetivados com o apoio do sindicato são contratados por OSCIPS,ou seja carteira assinada.

  • juliana

    É muito bom que o governo do estado entre em guerra com a prefeitura,pra vê se o prefeito aumente a cobertura do PSF pra 100%.É uma vergonha Maceió tem quase ou mais de um milhão de habitantes.Presisa construir mais postos,aumenta a equipe de saúde da família e fazer concurso na saúde.

  • VIVO

    Instigou-se; levantou-se a questão novamente, quer eleitoralmente ou não, mas a verdade é que a saúde, noves fora algumas melhorias quase imperceptíveis, não aletrou em nada as nossas vidas, ou seja, continua como antes. Chegamos lá … no fundo do poço.

  • Ricardo

    De fato, os serviços essenciais para comunidade carente estão deixando à desejar; a exemplo do posto municipal São Vicente de Paula no bairro do Pinheiro, é uma fartura, hora falta remédio, hora falta médico, dentista, as máquinas estão quebradas e por aí vai…

  • Sandra

    Se o Ministério Público fosse uma instituição mais atuante na fiscalização dos recursos públicos, toda a cupula da Infra-Estrutura da Prefeitura de Maceió (incluíndo SMTT, SIMA, SMCCU, etc) estariam na cadeia. A roubalheira é tanta que os servidores efetivos não acreditam no que veem.

  • oliveira

    O HGE está em construção, e só foi aberto para não deixar a população mas desamparada do que estava. Definitivamente, o governo do Téo, está atacando mazelas de outros governantes que NADA fizeram. O Dr. Wanderley è sério e mora no coração dos alagoanos. Não é CIGARRA populista.

  • o lavado

    pois é durante é só escutar o programa do “Francinha” que o prefeito todo dia reclama do governador, e isso não significa “cavalgada eleitoreira”. Com aquele espaço é fácil falar do telhado do vizinho

  • Glauco

    Esse governadorzinho ñ investe em saude, educação nem muito menos em segurança publica, agora fica querendo jogar a responsabilidade para o prefeito. HONESTAMENTE, NUNCA SE MENTIU TANTO EM ALAGOAS.

  • Marcelo Torres

    Ta certo que o prefeito he um homem de pouco estudo, mas cabe a sua ecessoria informa-lo de que a constituiçao de 88 municipalizou a saude. Quem disse pra ele que a prefeitura he responsavel so por atençao basica, que alias nem isso aqui em mcz existe

  • João Gustavo

    Com relação a saúde, é o sujo falando do mal lavado. Um querendo jogar a responsabilidade pelo caos parao outro. Parece briguinha de criança, foi vc, não foi vc, eu já disse que foi vc, mas o culpado é vc… Más infelismente não é, isso tudo é preparando o terreno para 2010.

  • mauricio

    TÁ RUIM O MP FISCALIZA QUALQUER SECRETÁRIA DO MUNICIPIO,QUANDO UMA MEMBRO O PROMOTORA CECÍLIA TÁ SÓ ESPERANDO TERMINO DE CARNAVAL PRA ASSUMIR TÃO SONHADA VAGA:EDUCAÇÃO.O MP ESTÁ COMPROMETIDO COM O PREFEITO-TATURANA.É UMA DESMORALIZAÇÃO!

  • vania

    CADÊ O MP E A PROMOTORA QUE NÃO INVESTIGA A PREFEITURA,O ESTADO PODE!A PREFEITURA PELO VISTO TÁ BLINDADA,PELO MENOS ATÉ A LIBERAÇÃO.ESSE PAÍS,ESSE ESTADO E ESSE MUNICÍPIO NÃO EXISTE SERIEDADE,MORAL,ZELO E A ORDEM É TRATA O PATRIMONIO DO ERARIO COMO SEU.

  • carol

    Ricardo,o bate boca começou,tudo bem!Mas me diga cadê o MP pra investiga as acusações recíprocas,cadê MP do Trabalho pra investiga as OSCIPS,cadê o MS pra fiscaliza o porque outras capitais a cobertura PSF é 100% e Maceió 25%…cadê?

  • carol

    Nós queremos respostas,os aprovados no concurso da saúde de 2008 querem resposta,os médicos,enfermeiros,auxíliares,A.S.,psicologos…e outros profissionais que poderia através de concurso fazerem parte de uma equipe de saúde da família querem resposta…

  • xande

    Ricardo,lendo os comentários alguns pontos me chamaram a atenção:se o prefeito iria cria lei pra efetiva os agentes das oscips,porque fez concurso?PSF só tem cobertura de 25% em Maceió porque o MS não agi logo?

  • beto

    DESABILITAÇÃO DE MACEIÓ PELO VISTO SERÁ O CAMINHO,O PREFEITO ALMEIDA MUITA CONVERSA,POUCAS ATITUDES,COM CERTEZA ESPERANDO QUE COM O CARNAVAL O POVO ESQUEÇA.ENQUANTO ISSO MACEIÓ PSF COBERTURA 25%,POUCOS POSTO PRA O NÚMERO DE HABITANTES,O CONCURSO PARADO HÁ 3 MESES.

  • Eduarda

    Quem quiser vê diferença vá a Aracajú-Se é outro mundo,a cidade é linda.Os postos de saúde funcionam muito melhor que Maceió,o PSF cobertura ampla e tem seus problemas,mas existe lá seriedade,compromisso , pouca conversa e muita ação.

  • naná

    É ESSE PREFEITO QUE SONHAR SER GOVERNADOR?A MÁSCARA CAIU,COLOQUE OS PÉS NO CHÃO,ARREGA-SE AS MANGA E VÁ A LUTA.TRABALHE,MOSTRE SERVIÇO,NÃO SÓ FAZENDO RUAS E VIADUTOS;MAS CONSTRUINDO ESCOLAS,POSTOS;REALIZANDO CONCURSOS.

  • marcio

    Solução simples.. DINHEIRO TEM E MUITOOOO…O que falta é HOMEM DE BEM, com vergonha na cara que aceite seu “salariozinho” de R$ 16.000,00 de secretario municipal. QUE ROUBE MENOS E FAÇA MAIS. Mas quando isto acontece o PREFEITO coloca a pessoa pra fora e coloca um “politico” no lugar.

  • marcio

    Por Deus… 20 HOMENS no lugar certo !!! Transformaria Maceió no verdadeiro paraizo que ela pode ser. Mas TODOS os SECRETARIOS, principalmente OS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO arrumão 1001 maneiras de FICAREM RICO E O POVO QUE SE EXPLODA. Ps. DEUS NÃO É PAPAI NOEL. FAZ AKI.. PAGA AKI !!

  • marione machado da silva

    ACHO QUE DR. WANDERLEY DEVIA PRA O BEM DA POPULAÇÃO DE MACEIO,SE UNIR COM A PREFEITURA PARA PROMOVER ACÕES DE SAUDE PARA MELHORAR O SISTEMA E NÃO QUERER ACABAR COM O CONVENIO COM O SUS..ESSA SERIA UMA ATITUDE DE UM GOVERNANTE QUE DESEJA O BEM PARA SEU POVO…VAMOS TRABALHAR GENTE!!!!!

  • Sandrinha

    Sou moradora do bairro Chã da Jaqueira. Há mais de 12 anos lutamos pela construção de uma unidade básica de saúde.Quer marcar uma consulta no posto a exemplo de Bebedouro, que fica mais próximo? Vc tem que pagar R$ 10,00 para alguém dormir na fila para conseguir uma ficha.

  • Pablo

    Os 75% que não são atendidos pelo PSF, são os mesmos que votaram no atual prefeito. Some-se os 5% de ricos. Sinto muito, mas EU ACHO É TOME!!! Vão pra fila de madrugada, mas levem o radinho pra ouvir um forrozinho do prefeito forrozeiro!

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Concordo com a visão da Prefeitura Municipal. É óbvio que este Sr (José Wanderley Neto), de forma astuta, faz a sua “cavaldaga eleitoreira”. E o povo alagoano, mais uma vez, que se dane!

  • alagoano

    os posto de saude da capital estao em estado de penuria, hoje vc leva um corte tem de levar ponto ao inves de resolver no posto de saude corre pro hge ta com uma dor de barriga ao inves de ir pro posto corre pro hge ta intoxicado ao inves de resolver no posto corre pro hge e dai o super lotamento.,,

  • alagoano

    dai prejudica os que estao em situaçao mais grave que esses sim sao competencia do estado o municipio recebe verbas para investir na saude basica mas nao investe por favor ciço nao se faça de besta a constituiçao municipalizou a sude desde 88 o estado so tem competencia nos casos mais graves

  • alagoano

    e sua falta de compromisso com a saude esta afetando o trabalho do estado essa é a grande verdade constroi viaduto faz calçada planta jardim e saude assistencia social zero a falta de assistencia social incide diretamente na violencia sobrandoid novo pro estado i o ciço so forrozando

  • joaninha

    O PROBLEMA ESTÁ NO PREFEITO QUE VCS ESCOLHERAM DERAM TANTOS VOTOS A ELE QUE LE SE ACHA. ENQUANTO ISTO O LINS DA SEC. MUN DE SAÚDE SÓ NADANDO NO R$ O EX- DA SEMED ARRASTOU TDO DEIXOU NADA. É UMA VERGONHA E O LINS É CÚMPLICE DE TDO QUE HÁ DE ERRADO POIS SABE É COLOCAR PARENTES NA SMS.