A eleição, ainda sem data marcada, para a presidência da  UVEAL – União dos Vereadores de Alagoas – virou mais uma prévia de 2010. A disputa envolve dois partidos fortes em Alagoas, além de um azarão. De um lado, o PMDB de Renan Calheiros e José Wanderley (neste caso, específico); do outro, o PP de Benedito de Lira.

Lembrando que os dois, Calheiros e Lira, são candidatos ao Senado na eleição do próximo ano. O deputado federal do PP já perdeu a eleição na AMA, com a vitória de Luciano Barbosa, agora quer virar o jogo.

Os nomes

Atlas Lima, vereador de São Sebastião, é a aposta do pepista, que trabalha nos bastidores como poucos.  Como adversário a ser batido, além de Flávio Sextafeira – irmão do deputado -, do PSB,  nada menos que o filho do vice-governador no exercício, Hugo Wanderley, que se elegeu vereador no ano passado no principal reduto da família, Cacimbinhas.

Inicialmente contra o ingresso do filho na atividade político-partidária, José Wanderley Neto agora resolveu apoiá-lo na disputa. Na coordenação da campanha  para Uveal, Hugo Wanderley conta com o vereador Anízio Amorim, de Murici.

Não quer

Em falando no município, o prefeito Renan Filho resiste à idéia de ser candidato à deputado estadual. Pelo seu projeto, em 2010, ele iria disputar uma vaga de deputado federal. Mas vai ter de esperar: Olavo Calheiros reafirmou que é candidatíssimo à reeleição. É possível, até, que Renan Filho permaneça na prefeitura de Murici – desagradando a outro tio, Remi Calheiros, o vice.

Sem uso 

E não é por falta de prestígio junto ao governo do Estado, acredita-se, que Renan Filho não consegue fazer funcionar o Terminal Rodoviário construído no município pelo DER. A obra foi inaugurada em maio do ano passado, mas tudo continua como antes- sem pessoal para trabalhar, a nova rodoviária de Murici continua sendo apenas um prédio vazio.

Calados 

Em tempo: a relação entre  Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca e presidente da AMA, e o vice José Wanderley Neto azedou de vez. Os dois nem mais se falam. Com a possibilidade de ser substituído por Barbosa, em 2010, Wanderley não quer ficar de fora da disputa – a alternativa para ele seria concorrer à Câmara Federal, mas não é exatamente o que ele pretende.

Acordo 

O Tribunal de Justiça lança mais uma novidade no carnaval deste ano. Para evitar novos e novos processos no Judiciário mais lento do país, o TJ criou a Justiça Volante. Boa iniciativa, a idéia é promover a conciliação entre as partes, principalmente na ocorrência de acidentes de trânsito – sem vítimas, claro.

Conciliadores do TJ, acompanhados pela perícia do Detran e policiais militares, vão até o local do acidente tentar resolver a pendenga na hora. Se não conseguirem, pior para a  população como um todo – o acúmulo de processos só torna mais lento o Judiciário alagoano. Apesar de que há a necessidade de "empurrar" alguns magistrados no caminho da produtividade – claro, respeitando as leis.

Contas encerradas 

Os funcionários da Assembleia devem ter suas contas no Bradesco encerradas. A ordem teria vindo das direção nacional do banco (o que o blog não conseguiu confirmar oficialmente), incomodada com o envolvimento de uma das mais poderosas marcas  do país com o escândalo dos Taturanas. Resta saber quem se habilita a substituir aquele que é o segundo maior banco do país.  O prazo para o encerramento das contas seria 31 de março. Pagam os servidores pelo malfeito dos deputados.

 Fala, Adeilson

 Adeilson Bezerra, acusado pelo Ministério Público Federal de ser um dos responsáveis pelo desvio de mais de R$ 13 milhões na CBTU, afirma que a denúncia contra ele foi feita com base em um relatório fraudulento. Ele responsabiliza o ex-presidente nacional da CBTU, João Luis da Silva Dias, pelas acusações que foram assu8midas pela Procuradoria Regional Federal (Ministério Público Estadual.)

Inocente

Negando qualquer irregularidade durante os dez anos que passou na diretoria da CBTU – três na área jurídica e sete na direção geral – Bezerra, também denunciado na Operação Carranca, em 2007, garante que tem um documento da própria CBTU que o inocenta da acusação. Seria uma "tomada  de contas especial" realizada por funcionários da direção nacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, feita em 2006. Seria esta a sua principal defesa.

Sem perder a viagem – foi ele quem ligou para o blog -, Adeilson Bezerra disse que está tocando o escritório de advocacia, onde vai se especializando em ações de Improbidade Administrativa. Atua na defesa dele próprio, segundo afirmou. Considera, entretanto, que os casos em em que está sendo denunciado são de fácil solução.

O retorno de "velhos amigos" 

Quanto à questão da CBTU, que a Procuradoria Regional da República quer que seja julgada pela Justiça Federal – ver aqui neste blog – Bezerra garantiu que a publicação de matérias obre o tema fez com que "velhos amigos" voltassem a procurá-lo. "Estão pensando que eu estou rico, e aí me convidam para passar o carnaval na casa de praia deles, me oferecem uísque 12 anos. Já recebi vários telefonemas de ontem para hoje" – encerrou a conversa.   

 

Prefeitura vê "cavalgada eleitoreira" em declarações de Wanderley
As duas oposições de Almeida
  • artur

    A ESCOLHA É DO POVO. PODEM SE REUNIR, TRAMAR COMPRA DE VOTOS, PROMESSA DE EMPREGO etc. MAS OS ALAGOANOS NÃO TEM JUSTIFICATIVA PARA SE ENGANAR,SÓ VOTA EM QUEM NÃO PRESTA SE QUISER. MAS, QUE TODOS ALAGOANOS CONHECEM QUEM PRESTA OU NÃO.

  • Lindomar

    O Bradesco nos enviou correspondência comunicando do encerramento de seu relacionamento com a Assembleia em 9 de março e não 31, como você diz. Para nós, mudar de banco não faz nenhuma diferença. Ao contráiro, isso não tem nada a ver com Taturanas, como o sr afirma.

  • sururu

    O Sr Adeilson Bezerra trata com deboche um acusação deste porte,todos esses são filhos da impunidade que tem acabado com as instituições do Brasil,uma tristeza!

  • Paulo

    Prezado Ricardo, imperioso esclarecer que a eleição da UVEAL está suspensa por ordem do MM. Juiz da 8ª Vara Cível que deferiu liminar em 17/02, sendo a Comissão Eleitoral intimada e citada no mesmo dia.

  • Anizão

    A Uveal é uma entidade que representa quese mil Vefreadores,no entantanto, pela desastrosa gestão de sua diretoria, hoje pouco mais de 40 Câmaras são filiadas. Defendo a unidade da classe e que todos Vereadores possam votar.

  • Dau Tenorio

    Sou um frequentador assiduo do tudonahora. parabens pelo sucesso nas informações. Alem dos noticiários frequento diariamente o blog do Ricardo Mota e o blog do bob. Parabens.

  • vigilante

    Esse Bradesco não é um bc idôneo.Está macomunado com a ALE. Mas o impressionante e q como é o maior patrocinador da REDE GLOBO, nada se fala sobre ele. Isso é uma vergonha! Há uma cumplicidade: BCXALEXTV GLOBO. Isso é uma vergonha!

  • BASTIÃO

    ÔBA! Vou depressa abrir um BANCO nem que seja o da praça D. Pedro II prá pegar essa boca antes que apareça concorrentes. Adeilton,rapaz,quer passar o carnaval no meu muquifo em Paris…pueira? Eu pago uma garrafa de cana com tiragosto de fatos de preá!

  • fora viciados

    o vereador atla representa a continuidade de claudio e da atual gestao se esse cara se eleger a entidade vai continuar na mesma ou pior, queriam fazer uma eleiçao as escuras ditando a regra que ajuda o candidato deles….que vergonha parabens ao exelenticimo juiz queremos TRANSPARENCIA!

  • Miral

    Esse Sr. Adeilson Bezerra é um brincalhão…e bom de contar piada também!!!

  • Carlos Silva

    Esse Dr. Wanderley deveria era está na profissão médica dele, e não em política. Pois logo, logo já está totalmente desatualizado como médico, pois estudar que é bom …..

  • resposta ao carlos

    oh carlos se tu nao sabe dr wanderley opera ainda todos os dias 2 ou 3 pacientes nao fala bestera sem saber cara alem de continuar frequentando congressos e dando palestras se nao fosse isso ele nao botava pao de cada dia na sua casa nao.

  • jose heliton vasconcelos

    Prisão, algemas, exposição em páginas policiais, inquéritos e indiciamentos; segundo alguns, “isso é coisa para homem, é coisa para macho”! Aqueles que afirmam dessa forma, estão redondamente enganados, e tentam justificar suas pilantragens e as falcatruas que vivem aprontando.