O deputado Marcos Ferreira, afastado do mandato na segunda liminar concedida pelo juiz Gustavo Lima, já espera o julgamento de recurso impetrado junto ao Tribunal de Justiça  pedindo para voltar à Assembléia.  Ele deu entrada em um pedido de suspensão da liminar (único até agora) que o afastou da Casa de Tavares Bastos no dia 8 de janeiro.

O julgamento do TJ deve balizar a posição da Casa em relação ao tema que ainda mobiliza tanto a opinião pública. 

O advogado de Ferreira, Adriano Soares, considera que a situação dele é diferente dos demais deputados indiciados pela Polícia Federal na Operação Taturana. Mesmo no caso situação de Marcos Ferreira, qualquer recurso junto ao tribunais em Brasília – assim falou Gilmar Mendes – só pode ser apresentado depois do julgamento do TJ.

Sem os supentes

E até o último momento da sessão de ontem da Assembléia, que segundo o juiz Gustavo Lima de nada valeu, os deputados afastados esperavam ansiosamente que o Fernando Toledo anunciasse o "combinado" (entre aspas mesmo, já que não houve acordo fechado entre as partes). O que seria? Os afastados continuavam afastados, enquanto que os suplentes não assumiriam.

 O entendimento dos advogados dos parlamentares suspensos é de que a primeira decisão de Gilmar Mendes é clara: se a Câmara Cível do TJ não pode afastar deputados, também não tem poderes para dar posse aos suplentes.

Guerra em paz Taturanas

Esta seria – também (que surpresa!!!) a interpretação do advogado Marcos Guerra, procurador-geral da Assembléia e que nitidamente, tem atuado como defensor dos parlamentares indiciados pela PF. Toledo faria ontem o anúncio, mas não o fez. Mesmo que não resolvesse o problema dos Taturanas, a decisão traria mais conforto a eles e confusão para a Casa de Tavares  Bastos.

Pergunta: Os contribuintes podem pagar, oficialmente, adv advogado para os deputados afastados como acontece hoje? Com a palavra, a OAB.

De novo? 

Em tempo: já há uma discussão interessante sobre a decisão de ontem do juiz Gustavo Lima, suspendendo a posse de Fernando Toledo e grupo. O novo presidente – interino – da Assembleia Legislativa seria o deputado Alberto Sextafeira – até quando houvesse a decisão do mérito sobre a eleição "coelhinha" de Toledo. Isso estaria resolvido na década de….sinceramente, não saberia dizer.

AA só sai na marra

E mesmo para os deputados afastados a "permanência" de Albuquerque como presidente da Assembleia – segundo a decisão do juiz Gustavo Lima – foi um balde de água fria. O deputado de Limoeiro é apontado por quase todos como a razão da fúria popular contra eles. E se já não abria mão do cargo, Albuquerque agora só quer voltar como sempre: dando ordens, estando no comando da Casa.

Estamos aí

E se não der Adelmo Cabral na escolha para o cargo ainda vago de desembargador, o prestigiado e concorrido escritório de advocacia do qual ele é sócio já tem um representante no Tribunal de Justiça. Em termos, claro. Carlos Méro, a outra banda da dupla é o novo procurador-geral do TJ, posto que já ocupou em outra oportunidade.

Embate de cuca

Por outro lado, a desembargadora Elizabeth Carvalho, nova presidenta do Tribunal, pode manter como juízes auxiliares Manoel Cavalcante e Alberto Jorge Correia. Os dois, assim com Mero, são respeitados pelos conhecimentos jurídicos amealhados em anos de profissão estudos. Deve dar um bom embate intelectual no gabinete da desembargadora-presidenta, afinal, eles vêm de escolas diferentes.

Ruido 

No meio do tiroteio verbal, mesmo parecendo que não é com ele, o governador Téo Vilela ainda vai empurrar para adiante a escolha do novo – ou nova – integrante do Tribunal de Justiça. Discreto e sempre aparentando decisão, Vilela só não nomeou Eloina Braz por conta do teor de uma conversa com a presidenta do TJ. O que foi? Não sei, mas quando eu souber, eu digo.

Oito vidas
 
Além da capacidade de ressuscitar – já demonstrada outra vezes- o senador Renan Calheiros volta a ser um pesadelo palaciano. Lá em Brasília e aqui em Alagoas. Como líder do governo e principal articular do presidente eleito do Senado, José Sarney – e lembrando que os dois já foram inimigos figadais -, Calheiros deve ganhar participação ainda maior nos governos federal e estadual. O homem não brinca em serviço.

Tião, fostes?

Por outro lado, já antevendo seu futuro próximo, o presidente Lula ligou para Vilela pedindo que convencesse o senador João Tenório a votar no petista Tião Viana. O  tucano Tenório está entre a posição já assumida junto a Sarney e a decisão da bancada do PSDB em ficar com Viana.

O gerentão

Chama-se Sérgio Vilela o novo "gerente" da gestão Cícero Almeida II, o retono de quem não foi. Olhando pelo retovisor, não dá para ter grande esperança no futuro da "voz do dono". Que o digam Rafael Tenório e Elionaldo Magalhães, ex-amigos de infância do prefeito de Maceió. O "posto" é uma indfústria de inimigos ferrenhos. 

Camucé, um homem limpo

O ex-vereador Pedro Camucé, morto ontem, tem uma trajetória que parece quase impossível de se percorrer na atividade política de hoje. Foi vereador em Maceió por vários mandantos – e nunca teve um carro importado. Seu velho paletó, amassado e limpo, talvez fosse o símbolo da sua vida parlamentar: era humilde e sempre estava limpo. Foi bom tê-lo conhecido.  

Omar Coelho tem audiência amanhã com Tarso Genro
A sexta-feira 23 de Vilela
  • claudia

    Ricardo,gostaria que vc investiga-se o porque da vida longa dessas OSCIPS na prefeitura de Maceió,pois certamente a prefeitura paga um bom dinheiro por mês por esses serviços prestados,como a TOQUEVILLE,é muita gente espalhadas pelas secretárias.

  • claudia

    E nosso nobre prefeito vem emburrado com a barriga a nomeações dos aprovados no concurso de 2008,desde novembro que não nomea nenhum aprovados,ou seja 2 meses e nada.E MP do trabalho não faz nada,está inerte?Prestação de serviço eterna é ilegal,pois o prefeito bular a lei,só por concurso.

  • Elionaldo

    O Prefeito não tem idéia do que a turma do Dr. Sergio, que inclui a Secretária de Finanças pode fazer! Te cuida Cícero…

  • cris

    fora taturanas

  • marcelo

    Talvez por isso queira ser cremado e nem ficar por aqui…

  • Roberto Morais

    Os servidores do Poder Judiciário estão felizes com a saída do Presidente José Holanda, pois foi uma decepção para todos, esperamos que a Dra., Elizabeth Carvalho lembre-se que temos filhos, que estudam, precisa de assistência médica. Boa sorte!

  • fernando

    João Beltrao entrou primeiro que marcos ferreira com o pedido de suspensao liminar.

  • CIDADADÃO INDIGNADO

    QUE BOM VC VOLTOU. OLHA A CAMARA DE MACEIO PAGOU + OU – 10.000,00 DE VERBA DE ENXOVAL OU SEJA, PARA O VEREADORES COMPRAR CALCINHA, SUTIÃO, BATON, CUECAS, VESTIDOS, TERNOS ETC. CARO AMIGO VC SOBE SE ALGUM VEREADOR MORALISTA DEVOLVEU O DINDIN DA VIUVA.CASO ESTEJA SENDO INJUSTO INVESTIGUE O CASO

  • José divaldo pereira de oliveira

    feliz pelo seu retorno,suas informações nos faz falta.

  • CICERO JOSE DE SOUZA

    GOSTARIA MAIS UMA VEZ DE MANDAR MINHA RECLAMAÇÃO COM RELAÇÃO DO NR DE CARACTERES PARA ESCREVER NESSE QUADRO.ASSIM NÃO DÁ

  • Prof Yuri Brandão

    Querido Ricardo, Não sou da turma dos “boas-vindas” etc e tal, mas quanto à sua volta abro exceção e recorro a Pessoa: “[Voltar a] Ler é sonhar pela mão de outrem”. Assim são seus textos, amigo. Afetuoso abraço do Yuri.

  • Mário Humberto L Silva

    Sr. Mota, Desejo um bom retorno ao batente. Seus artigos nos faz ficar muito bem informados, principalmente, sobre política. Continue com suas fontes de informação. Nos ajuda a acompanhar os bastidores da nossa política alagoana.

  • Rita

    Estava com saudades das suas alfinetadas: boas, certeiras e precisas. Um abraço!

  • Marcelo Alves Uchoa

    Você sabe o que esse Sérgio Vilela fez?Comprou vários computadores e fez doação,com dinheiro público.Prefeito mande verificar e tome providência se não o Sr. vai responder por crime dos outros.

  • ALAGOANO

    Bom 10.000,00 pra os vereadores e vereadoras: compras,cuecas,terno,baton,caçolaetc., e nós servidores do quadro da câmara, não recebemos a dif.do 13salário de 2008, investigue Ricardo.

  • SOLDADO DOROTEU

    Olá meu caro Ricardo,estamos começando mais um doze e dez notícias.Pois é,estou muito feliz por seu retorno e ávido por seu combate implacável aos corruptos da câmara de maceió,assembléia legislativa,prefeitura de maceió e governo do estado.Um forte abraço,amigo.

  • FRED

    Parabens pela volta , estava com saudade daqueles comentarios *picante* no bom sentido. Espero daqui prá frente voce seja mais um a cobrar dos politicos eleitos (que foram eleito pelo povo) para da SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA. GENTE ELE VOLTOU.

  • Carlos Augusto

    CARO RICARDO, GOSTARIA SIM DE TE DESEJAR BOAS VINDAS, POIS; SUA POSTURA IMPARCIAL E SEUS COMENTÁRIOS QUALIFICADOS NOS ENRIQUECE A CADA DIA. UM FORTE ABRAÇO! CARLOS AUGUSTO.

  • Segismundo Cerqueira Neto

    Prezado tricolor Ricardo:Que bom seria se a maioria dos nossos políticos tivesse a postura íntegra do eterno vereador Camucé.Ele era uma das maiores reservas morais da política deste Estado e deveria servir de grande exemplo para a maioria dos nossos legisladores e membros do poder executivo.

  • sheyla arruda

    Q BOM Q VC VOLTOU RICARDO É VERDADE O NOVO GERENTE DA PREFEITURA SERGIO VILELA QUEM DETERMINA TUDO TIROU ATÉ TADEU LIRA Q O PREFEITO DIZIA SER OMELHOR SECRETARIA AGORA RESOLVEU CHAMAR OS SEC.DE MEUS SECRETÁRIO ELEQ PROVE REUNIÃO E O CIÇO FICA DE FORA.

  • paulo santos

    Esse SERGIO VILELA é um mal educado trata o funcionário mal não recebe ninguém não paga progressão coitado do motorista dele tem q lava e passa cera até nos pneus do carro todo dia e manda da FINANÇAS,EDUCAÇÃO,SIMA,IPREV quem conduzuz as reunião no gabinete é ele sem ser contrariado.

  • paulo santos

    vmaos encenar as reuniões no gabinete do CIÇO LIRA com SERGIO VILELA eu com carta branca do prefeito determino agora e não quero ser contrariado apartir de hoje SEC DE FINANÇAS só paga o q eu ordenar,SIMA a mesma coisa SAÚDE idem vcs são os meus secretarios portanto obedeçam.

  • sheyla arruda

    Q se cuide a sacretária de FINANÇAS,EDUCAÇÃO,SIMA, SAÚDE, OS ASSESORES do GABINETE q o SERGINHO VILELA vai defenestrar vcs comO fez com o TADEU LIRA,ele é o GERENTÃO mesmo com todo aval do CIÇO LIRA eu acho é TOME!

  • evilasio

    Amigo essa toqueville,todo mundo sabe do desvio na SEMAS………….feita com a conivencia dos gestores publicos,PF neles

  • dario

    amigos internautas advinha quem é a esposa do secretário da prefeitura q usa o carro da secretária com motorista pago por nós contribuintes para ir ao cabelereiro e para ir ao shopping manda quem pode obedecem quem tem juizo agora não vá pra ser devolvido kkkkkkkkk

  • Rafael Tenório da silva

    o novelo de lã começa a ser desenrolado. esse oportunista faz parte do grupo dos advogados brabos e diogenes tenório. esse grupo é muito agressivo e tenta derrubar a secretária macilene costa. ele se da muito bem com o chefe, ambos adoram fofocas e carros. alem de tudo invejoso.

  • pingo

    vi em um site da terrinha maceió q a superintendente do IPREV valorizou 68 aposentados do deste orgão vai com calma drª pq se a senhora começa a valorizar os servidores o “GERENTÃO” vai bota a senhora pra fora se ligue q isso ai é um ninho de cobra e vc é uma mulher de DEUS.

  • milla

    oxe! e na prefeitura de maceió tem gerentão? tem razão o prefeito gosta de quem baba e quem mais balança pega o posto de gerente desculpe eu q eu estava com aminezia esse cidadão baba tanto q da nojo oh! aproveita muito pq quando vc levar 3 sapatos vai chorar ja vi esse filme

  • mariana

    Bom retorno Ricardo, agora sim, teremos informações precisas, éticas. Sem fantasias ou compromissos. Vc é sem dúvida alguma o fiel da balança não só deste site e sim da imprensa alagoana. Por favor, publique meu comentário. É verdadeiro.

  • alfredo machado

    Qdo jovem Serginho erra arruaceiro. Quebrou restaurante, posto, família. Prefeitura chegou sua vez! Prefeito se cuide!

  • Funcionário faminto

    Ricardo, você, o Tribunal de Contas, a Polícia Federal e o Ministério Público precisam saber que o gerentão tem um restaurante que fornece alimentação “podre” aos pobres dos funcionários.

  • edmundo

    O drº SERGINHO assim q o CIÇO LIRA o chama tem um poder da boba da peste manda em todos e tudo oxe! cadê os SECRETÁRIOS TAMPA? q só balançaa cabeça igual a catenga e quem tá doido contrariar o todo poderoso SERGIO VILELA para ser EXONERADOS eu acho É TOME!

  • alberto ferreira

    o Drº SERGIO VILELA nos obriga a trabalhar das 7:00 as 18:00 sem almoçar chama a gente de burros icompetente,e ameaça cortar até a produtividade onde ele recebe ilegalmente pq é comissionado mais o CARA é GURU do CIÇO LIRA fazer o q manda q pode.

  • paulo cesar

    O que será que essa tal de sheila arruda é de Tadeu Lira? Em todos os temas aqui ela fala no rapaz. Ela deveria dizer que ele o TL merece uma investigação especial da Dra. Cecília Carnaúba. O rombo da Semed é muito maior do que se imagina.

  • carlos mauricio

    Caro Ricardo – É ótimo te-lo todos os dias neste blog.Seja bem vindo. Tambem voce faz falta no jornal da TV Pajuçara.

  • Evaneide

    Finalmente alguém segue os trâmites legais no caso Taturana! Cabe agora ao TJ/AL também cumprir o seu papel e julgar o recurso, dando a César o que é de César. Afinal, Paulão pediu empréstimo como Marcos Ferreira e segue na ALE. Dois pesos e duas medidas?