O Tribunal Regional Eleitoral julga nesta terça-feira o mérito da ação de anulação de votos impetrada pelo ex-deputado João Lyra, nas eleições 2006. Após o pleito em que foi derrotado com uma diferença de mais de 300 mil sufrágios, JL questionou a validade 22 mil votos, que teriam sido alvo de uma eventual fraude ou falha nas urnas eletrônicas.

Desde então – outubro daquele ano -, os advogados do empresário vinham tentando realizar a perícia das urnas. A Justiça Eleitoral chegou a atender ao pleito e apresentou a conta a JL : R$ 2 milhões, valor cobrado pelo respeitado Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, ITA. JL não topou bancar a perícia e a ação chega, finalmente, ao julgamento do mérito nesta terça-feira. A relatora da ação é a juíza Ana Florinda, uma das mais respeitadas e atuantes integrantes do pleno do TRE.

Nery Almeida vai ser indiciado pela PF por crime eleitoral
Luiz Eustáquio comparece à sessão e Isnaldo é reeleito no TC
  • Antonio

    Os hackers invadem sites de bancos, de empresas, da receita federal até da NASA… vai me dizer q essa urninha eletrônica é inviolável!

  • Artur

    OS VITORIOSOS RECEBEM VACINA DA IMPUNIDADE ANTES DE ASSUMIREM. SEM FUTURO, SAIRÁ O RESULTADO NO ÚLTIMO MÊS DO MANDATO EM 2010.A PRÁTICA É ESSA, ASSIM COMO OS ACUSADOS DE CRIMES NESSA ELEIÇÃO ESTÃO TRANQUILOS, CERTOS QUE ASSUMIRÃO ATÉ O FINAL DO MANDATO.

  • alagoano

    COM CERTEZA AS ELEIÇÕES PARA MAJORITARIO EXISTIU FRAUDE!!! ESPERO QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA ME LEMBO TB DA ELEIÇÃO FRAUDULENTA DE ARAPIRACA EM 2004…

  • M Almeida

    Se se provasse que houve a fraude e eu fosse a juíza, deixaria o governo com Téo, mesmo. É a mesma coisa, são duas pragas!

  • Juca

    O João Lira está doido para conseguir entrar no Governo, assim ele não vai precisar vender uma usina, espera que a gente pague o rombo dele com os impostos Estaduais.

  • Manú

    Nunca acreditei na “segurança” das urnas e nunca vai ser “segura” ao ponto de garantir 100% que o desejo popular seja respeitado. Não votei na eleição de 2006, mas o resultado não correspondeu ao que na rua se via. Houve fraude sim.

  • Renan, do Senado eu vejo tudo!

    Tomara que não dê em nada isso aí, porque se o JL vier assumir o Estado ele vai fazer o que tem feito com as empresas dele, ou seja, afundar na lama. Fica a pergunta: Cadê o ótimo administrador que ele, JL, em campanha falou que era? Era?

  • Ops

    Para que vai provar a FRAUDE NAS URNAS ELETRÔNICAS? SE O GOVERNO FEDERAL QUER MOSTRAR QUE O NOSS0 SISTEMA DE ELEITORAL E APURAÇÃO É REFERÊNCIA MUNDIAL. SE FOR CONSTATADO A FRAUDE… BÁ BÁU…CAIU A CASINHA. SABEMOS QUE EXISTIRAM CASOS DE URNAS VIOLADAS NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES.

  • OPS

    EXISTEM SERVIDORES DESTE TRE-AL QUE TEM UM PATRIMÔNIO QUE NÃO CONDIZ COM O SALÁRIO QUE RECEBEM; APTS.CARROS,FAZENDAS,CASAS DE PRAIA)A PF E O STJ PRECISAM INVERSTIGAR A JUSTIÇA LEITORAL. TEMOS QUE PASSAR ESSE PAÍS A LIMPO.É MUITO FÁCIL VIOLAR E MANIPULAR OS VOTOS DESTAS URNAS.

  • Cláudio

    Eu não quero dizer que houve ou não fraude , quem vai decidir isso é a justiça, mas já passou da hora do TSE, e a sociedade descutir a segurança desta urna eletronica,que sinceramente não acredito que haja, e não vejo motivo para o TSE , achar que é segura.Não é.Os relatos são muitos.

  • OPS

    UM DOS AMBIENTES MAIS SEGUROS NO MEIO TECNOLÓGICO SÃO;BANCOS E EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES.AINDA VEMOS INVASÃO AQUI OUTRA ALI, DESVIO DE DINHEIRO AQUI OUTRA ALI.E A JUSTIÇA ELEITORAL QUER ME PROVAR QUE AS URNAS SÃO SEGURAS E INVIOLÁVEIS. LAMENTÁVEL.

  • Gracindo Soares

    Comparar urnas eletrônicas com sites de bancos e empresas não é adequado. Todo o processo de instalação dos programas, captação e totalização dos votos é off-line, ou seja, sem a Internet, para onde só vão os resultados depois de registrados e impressos. Cuidado com críticas levianas!

  • paulo

    sou formado en informatica e sei bem, trabalhando muito, da ate pra invadir o site da nasa,da casa branca de bancos imagina dessas urnas.isso pracisa ser melhor investigado pelas autoridades competentes.

  • Marcos Antonio de Souza

    Gostaria que as investigações alusivas as eleições 2008 em Maceió fossem conduzidas de forma coerente e não sensacionalistas por meio de deduções e achismo.

  • AGUA BRANCA

    JÃO LYRA E ROBERTO TORRES SÃO CORONÉIS DEFASADOS QUE TENTARAM, NÃO CONSEGUIRAM E FICAM OCUPANDO O JUDICIÁRIO

  • ops

    NÃO EXISTE COMPARAÇÃO COM SITE DE BANCO.FALO NO AMBIENTE DE TI NUM TODO.QUANDO SE TEM UMA INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS OFF-LINE É MAIS FÁCIL MANIPULAR ESTAS URNAS INSERINDO DADOS MESMO ANTES DE LIBERÁ-LAS.É COMO VC COLOCAR AS CÉDULAS DE PAPEL NAS URNAS COM OS VOTOS ANTES DA ELEIÇÃO.

  • Carlos,

    Minha opinião pessoal qd,conversa com as pessoal era unânime JL vai ganhar,mas eu não vou votar nele.Como explicar Coruripe que é dominado com mão de ferro plos Beltrõesque apoiou JL e Téo ganhou de folga,o povo escolheu o menos ruim.