O delegado Marcílio Barenco, diretor-geral da Polícia Civil, está mais protegido do que nunca. O único veículo blindado da frota do Estado foi entregue a ele, para que possa fazer o devido uso. O carro estava no Gabinete Civil e era usado apenas em situações especiais.

 

Diante das ameaças ao delegado – cujas investigações, discretamente, avançam até à cabeça do grupo criminoso responsável pela trama já denunciada  -, o secretário Álvaro Machado, por determinação do governador Téo  Vilela, repassou o veículo ao diretor-geral da PC. Claro, não resolve, mas não deixa de ser uma iniciativa importante na proteção à vida do delegado,  que tem feito acumulado inimigos poderoso por conta da sua atividade profissional.

Luna e HH

 

O  delegado José Pinto de Luna, depois de um curto período de férias, retornou a Maceió, ontem – e ao estilo. Além da reunião com dirigentes da OAB, quando anunciou a abertura de inquérito para apurar as denúncias contra o delegado Janderlyer Gomes – feitas pela dupla Fábio Ferrário e José Fragoso -, também recebeu uma visita especial: da vereadora mais votada em Maceió, Heloisa Helena.

 

O encontro foi demorado e os dois, parece, falaram a mesma língua.

O "língua" da PF

Língua solta – como sempre -, o delegado Luna disse que o caso Rogério Farias, preso sob acusação de crime eleitoral, é, para ele, apenas mais um inquérito. A PF, afirmou, vai continuar trabalhando independente de qualquer pressão. Claro, era uma resposta ao deputado federal Augusto Farias. O superintende da PF ressaltou que além da "atuação diligente" do delegado Janderlyer Gomes, o caso vem sendo acompanhado diretamente pela Justiça, que tem dado aval aos pedidos apresentados pela PF.

TRE diz "não"

Ontem, o TER negou mais um recurso apresentado pelo advogado Fábio Ferráio em favor do prefeito reeleito de Porto de Pedras. O Agravo Regimental teve como relatora a juíza Ana Florinda, a mesma que decretou a prisão provisória de Rogério Farias por duas vezes. A decisão do Tribunal foi unânime, mas não contou com o voto do juiz-corregedor, André Granja, que considerou-se suspeito no caso (em função das declarações do deputado federal  Augusto Farias.)

Tá na fita

O TRE também manteve a decisão em primeira instância contra a prefeita eleita de Piranhas, Mellina Freitas. Ela foi condenada a pagar R$ 21.282,00 por ter feito propaganda antecipada  para o cargo que vai ocupar a partir de 1º de janeiro.

 

De acordo com a procuradora Niedja Kaspary , as provas não deixam dúvidas quanto ao procedimento ilegal da candidata. Um DVD, inclusive, foi apresentado onde aparecem materiais de campanha de Mellina Freitas – boné e camisetas – distribuídos durante o carnaval deste ano, na bela cidade sertaneja. A marca impressa nos brindes é a mesma utilizada por ela na campanha.

Folia na prefeitura

Kaspary ainda registrou que no mesmo DVD – sobre a festa de carnaval promovida pela prefeitura de Piranhas – há depoimentos de secretários municipais já defendendo o nome de Mellina Freitas para substituir o tio dela, Inácio de Loyola, atual prefeito do município. O caso pode ter desdobramentos, avaliam advogados especialistas na matéria.

 

Maheus, primeiros os teus

Sem ter nada com esta matéria, o prefeito eleito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, noivo de Mellina Freitas, já começa a montar a sua equipe com alguns nomes de peso. O professor e historiador  Douglas Apratto foi convidado a assumir a Secretaria de Cultura do Município – e há muito, em Marechal, para fazer nesta área. Apratto ainda não respondeu ao convite.

Pessoa de Almeida 

Outro nome já cotado para compor na equipe de Matheus é o da ex-secretária de Turismo de Maceió, Cláudia Pessoa, que fez um bom trabalho na capital. Se o trade turístico assumir a indicação – feita, registre-se, pelo prefeito Cícero Almeida -, Cláudia Pessoa passa a compor a equipe do futuro prefeito de Marechal. E está lá, gente, uma das mais belas praias do Brasil : o Francês – mas é necessário que se organize a bagunça generalizada no paraíso tropical.

De novo, o ex-cabo Everaldo

O jornal Correio Brasiliense de hoje traz matéria em que afirma que o ex-cabo Everaldo pode se apresentar à Polícia Federal, em Brasília. Ele estaria disposto a contar o que sabe sobre o crime organizado em Alagoas – de onde já foi personagem de destaque, mas como mão-de-obra.

Mal-me-quer

Quebrou-se o restinho do "encanto" que ainda havia em relação aos neodeputados – os suplentes que assumiram no lugar dos parlamentares indiciados na Operação Taturana. A ópera bufa da reeleição de Fernando Toledo e aliados está sendo um fracasso de público e de crítica.

O cédrebro

Anotem este nome: deputado Marcelo Victor. Tem sido ele o mais cerebral de todos os parlamentares que compõem o grupo dirigente da Casa de Tavares Bastos. Além do mais, é ele o padrinho e "conselheiro" do procurador-geral da Assembléia, Marcos Guerra – adepto do "cumpra-se a lei". Mas, que lei?

A mesma forma

O processo de ontem – basta ouvir "a voz rouca das ruas", no dizer de Ulisses Guimarães – trouxe de volta a máxima que afirma que "todo político calça 40". É uma pena porque por pior que ela seja, é necessária para a democracia a existência da Assembléia Legislativa. A limpeza feita nos últimos meses guardava seu resultado debaixo do tapete – assim parece a todos.

Elegância indiscreta

E quem será o secretário municipal  de Maceió, um dos preferidos de Almeida – que estaria na marca do pênalti?

Não sei, mas pela pista que me deram o homem é conhecido pelo bom papo e pela moderna elegância no trajar. Quem será?

 

Nepotismo: reunião entre secretários e MP decide que ninguém será demitido agora
Juiz Geraldo Amorim dá 15 dias para ex-cabo Everaldo se apresentar para pronúncia
  • vanessa

    Até que fimmm, o governo fez uma ação… O barenco merece toda a segurança, para continuar seu belo trabalho no nosso estado. Obrigada Barenco.

  • Hamilton

    Ainda bem que a sociedade dessa vez acertou.Pois é, ainda bem que eles não foram eleitos para cumprir os 4 anos.Imaginem se esses Políticos estão agindo dessa maneira, sendo precários, como não estariam agrupados com os TATURANAS, se sentissem a real estabilidade no cargo.FORA NEOSDEPUTAS

  • Golpe sujo da ALE!

    Quando a gente pensa que já viu tudo na ALE aparece mais um golpe na ética, no bom senso. Eu quero que os deputados antecipem as eleições de 2010 para que o povo faça uma faxina na ALE! ALE: A CASA QUE ENVERGONHA OS ALAGOANOS!

  • paulo

    Agora a sociedade pode tirar o chapeu para esse medida do governo,pois Dr. Barenco tem mesmo que ter proteção contra os sociopatas que investiga.

  • luizão

    Vanessa e blogueiros, O governo fez uma ação? Prá quem não sabe a SDS tem carta branca. Político não apita errado, lá. O Dr Rubim e o Dr Barenco são figuras prestigiadíssimas. Pistolas novas. Viaturas por toda à Maceió. O carro é um detalhe, mas demonstra respeito e agradecimento.

  • OBSERVADOR

    Incrível a informação passada pelo RICARDO MOTA, que desserviço está prestando, ao informaro que o delegado está usando um carro blindado. È pura falta de notícia.Não esqueça do endereço do delegado

  • AMG

    Dr. BARENCO FAZ JUZ RECEBER UM CARRO BLINDADO POR MERECIMENTO FUNCIONAL E COM APROVAÇÃO DOS ALAGOANOS DE BEM. O CARRO BLINDADO NÃO É POR MEDO E SIM POR SERVIÇO PRESTADO. DIFERENTE DOS OUTROS QUE TEM COM NOSSO DINHEIRO.

  • ane

    sou mais AA autentico,n esconde sua carinha se vestindo de cordeirinho

  • Manú

    O secretariado de Almeida dorme com um olho aberto e outro fechado. Nenhum deles tem a certeza da permanência, nem mesmo aqueles que participaram ativamente da campanha. Os acordos já visam à campanha de 2010.

  • BEPPE Lun

    Ricardo , é a hora de nos unirmos e reconstruirmos a destruida praia do Francês.Cristiano conte com os amigos da ASSERTSUL- associação das Pousadas do Francês e da Barra de S. Miguel

  • AAraujosilva

    De fato a fôrma é a mesma e a forma, também. Suplentes e taturânicos são farinha da mesma urna. Vide o vergonhoso repeteco da eleição presidencial da ALE; um acinte, um tremendo deboche … A pseudo limpesa feita nos últimos meses só serviu para corroborar a tese que somente . . .

  • AAraujosilva

    . . . para corroborar a tese que somente implodindo essa famigerada ALE, cassando essa turminna viciada, das cinzas haveria de surgir um novo e bom parlamento. Repetindo-se o método milhares de vezes, se necessário. O filme atual vejo desde menino, com esse mesmo resultado: bandalheira pura.

  • CARLOS

    CARO RICARDO, A BRIGA NA CAMARA DE VEREADORES E FEIA.UMA REUNIAO NA RESIDENCIA DO PRESIDENTE O BICHO PEGOU.LOGO LOGO A CASA IMPLODE, AGORDE NOTICIAS

  • Maria trabalhadora

    Parabéns ao governador pela ação, Dr.Barenco parabéns pelo serviço prestado a sociedade alagoana nós precisamos de pessoas como o Sr., Dr. Pinto de Luna, Dr. Janderlyer, Dr. Paulo Rubim para que esse Estado saia da cultura ROUBAR É STATUS, nós não merecemos isso.

  • MARIONE MACHADO DA SILVA

    A QUESTÃO DA BRIGA PARA AUMENTAR O DUODECIMO DA CAMARA E QUE ESTE RECURSO SO SERVE PARA AUMENTAR A CONTA BANCARIA DOS VEREADORES ,,BENEFICIO A POPULAÇÃO :NENHUM…NOS OS PREJUDICADOS FICAMOS COM AS MÃOS ATADAS SEM PODER FAZER NADA ….

  • Roberto Barros

    Estou impressionado, já escrevi 8 comentários sobre as críticas que estão fazendo aos deputados, coloco meu nome e meu email e não publicam, ai vem uma pessoa e coloca o nome “OBSERVADOR” e vocês publicam, será que é porque ele concorda com Ricardo Mota e eu discordo?

  • lucas

    O GOVERNADOR ESTÁ DE PARABÉNS PELA INICIATIVA, TUDO QUE SE FIZER PARA PROTEGER O DELEGADO BARENCO É BEM VINDO, POR OUTRO LADO A POPULAÇÃO LEVOU UMA BOFETADA DOS NOVOS QUADRILHEIROS QUE OCUAPAM O LUGAR DOS TATURANAS. QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA

  • Miguel Vasconcellos

    CÍCERO ALMEIDA VAI TER ELEITORES DE TODOS OS RECANTOS DE ALAGOAS NOMEADOS PARA CARGOS EM COMISSÃO NA PREFEITURA DE MACEIÓ. JÁ É OS ACORDOS PARA APOIO DA CAMPANHA DE 2010. BENEDITO DE LYRA E JOSÉ THOMAZ NONÔ JÁ PREPARAM A LISTA DOS FUTUROS INTERIORANOS QUE FARÃO PARTE DO GOVERNO MACEIOENSE.

  • FALSO MORALISTA

    SE FOR PARA CUMPRIR A LEI O PRIMEIRO A SER PRESO É O ODORIQUINHO PARAGUAÇU

  • Roberto

    Se comprovado o que Miguel Vasconcelos escreveu em seu comentário, o prefeito Cícero Almeida vai ser o novo Suruagy de Alagoas, entregando a Prefeitura de Maceió à politicos com a pura intenção eleitoreira e em benefício próprio. Se liga prefeito que o povo está de olho no senhor.

  • silvana almeida

    Alagoas está melhor no quesito segurança. Já vejo ações que há muito tempo não via. Há um número de viaturas maior e a autonomia na gestão da segurança é total.Elogia-se muito Barenco, Rubin, Luna Pinto. Esquecem Téo, governador que, diferente de todos, implantou este modelo.