Resumo do Doze e dez Notícias

Um grupo de vereadores governistas já articula a mudança do Regimento Interno da Câmara Municipal de Maceió visando dificultar ações da futura bancada do PSOL – eleita em 5 de outubro. Os objetivos perseguidos: reduzir o tempo e a possibilidade de intervenção de Heloisa Helena e Ricardo Barbosa nas sessões; também não permitir que eles integrem as principais comissões da Casa.

Se isso é possível? É, garantiu o vereador que faz, discretamente, a denúncia do plano. As mudanças devem acontecer já, antes do final da atual legislatura.

O pior dessa história é que o prefeito Cícero Almeida já teria manifestado apoio – e até incentivado – a ação dos vereadores que integram a sua bancada na Câmara Municipal de Maceió.

Mesmo pequena, a bancada eleita  do PSOL já gerou uma expectativa muito grande quanto à sua atuação – fiscalizando internamente, na própria Casa de Mário Guimarães, e, claro, acompanhando detalhadamente a administração municipal.

O regimento como armas

Para quem não lembra, HH era conhecida no Senado, entre outras coisa, por conhecer detalhadamente o Regimento Interno da Legislativo. Não deve ser muito diferente, agora.

Alguns próximos ao prefeito Cícero Almeida têm buzinado nos ouvidos dele que é necessário neutralizar o quanto antes os dois futuros vereadores. No primeiro mandato ele praticamente não sofreu oposição significativa por parte dos vereadores. E quando isso aconteceu- críticas – não demonstrou nenhuma maturidade em lidar com a adversidade. Sempre optou pelo bate-boca público e sem qualquer resultado prático.

Ressasalte-se: outros do entrono do prefeito consideram que a presença de Heloisa na Câmara pode ser uma vacina contra velhos males da relação legislatico – executivo.

Galba é o nome da vez

Não por acaso, agora o grupo governista na Câmara aponta o vereador Galba Novaes como o melhor nome para ocupar a presidência da Casa. Dudu seria deslocado para a primeira-secretaria, posto, hoje, ocupado por Galba.

Este último, argumentam conselheiros de Almeida, teria mais disposição um embate com a bancada do PSOL, particularmente com a ex-senador Heloisa Helena.

As mudanças do regimento, avisa um vereador que garante que não vai entrar nesse jogo, estão sendo gestadas em detalhes, porém devem ser definidas o quanto antes.

Nepotismo na PGE

A nova campanha da  OAB-Alagoas, de combate ao nepotismo no serviço público, já começou a receber as primeiras denúncias. Que, claro, estão sendo tratadas com o devido cuidado. Primeiramente, verifica-se a procedência. A mais grave diz respeito à pratica de nepotismo dentro da Procuradoria Geral do Estado – a PGE- que é responsável pela fiscalização do cumprimento da lei por parte dos agentes públicos.

A Ordem promete divulgar nomes e cobrar providências públicas, caso as denúncias sejam comprovadas.

E no Judiciário?

Outro alvo a OAB  – pelas informações que já têm chegado – é o Poder Judiciário, onde ainda seria comum o que ficou conhecido como "nepotismo cruzado." Um integrante do poder nomeia para cargo em comissão o parente de um colega – e vale a reciprocidade.

E no TC?

No caso do Tribunal de Contas, também muito especial, a Ordem já sabe que vários parentes de conselheiros estão lotados na instituição. Só que são "servidores efetivos". A pergunta é: entraram em  que concurso no TC?

Se o Ministério Público investigar mais profundamente o que acontece no palácio de vidro da Fernandes Lima, a renda de muitas conhecidas famílias pode ser reduzida drasticamente.

Tropa de choque

A "comissão de frente" da campanha de Luciano Barbosa para a presidência da AMA já está sendo montada com nomes de peso em cada região.

No Sertão, Renildes Bulhões (prefeita de Santana do Ipanema) e o deputado Isnaldo Bulhões Júnior – afastado do mandato pela Justiça – assumiram as negociações em favor do prefeito de Arapiraca.

Na Zona da Mata, Kil Freitas, reeleito em União dos Palmares,  já conversa com os colegas tentando, principalmente, quebrar a resistência ao nome de Barbosa.

Na Região Sul, os prefeitos de sobrenome Beltrão- serão três a partir de janeiro- ficam com a missão de multiplicar os votos já prometidos ao fortíssimo candidato a dirigir a Associação dos Municípios Alagoanos.

Tucano x tucano

Do outro lado, Alexandre Toledo recebe o aceno de prefeitos do PTB e até do PP – de Benedito de Lira – para uma composição. O prefeito eleito de Penedo, mesmo contra a vontade do governador Téo Vilela, também do PSDB, está disposto a encarar a disputa.

Em tempo: o governador Téo Vilela sai de férias sem definir quem serão os titulares das pastas do Trabalho e da Agricultura. O PPS de Régis Cavalcante acha que não haverá problemas para que ele seja renomeado para o cargo. Na Agricultura, Vilela ainda resiste em bancar a permanência de  Jorge Dantas , interino, por conta do indiciamento dele na Operação Guabiru. Dantas saiu fortalecido das eleições, com a vitória de um tucano em Pão de Açúcar, o que ainda não foi suficiente para convencer  Vilela  de que deve ser de fato e de direito o secretário de Agricultura.

É meu!

Na nova crise da Saúde, mais uma vez, Luciano Barbosa garantiu a presença de André Valente no primeiro escalão do governo do Estado. Téo Vilela afirma frqüentemente que é muito grato ao prefeito  de Arapiraca. O nó? Célia Rocha, que abandonou  o barco do tucano no meio da tempestade eleitoral de 2006 – foi navegar no ocenao de JL.

Confiança

Tem crescido o número de empresários que procuram saber do Detran como é possível montar um Centro de Formação de Condutores. Quem dá a autorização para o funcionamento das auto-escolas é a autarquia. Já era assim no papel, mas na prática quem mandava no pedaço era sempre um deputado estadual. A procurar só comprova que o trabalho do desembardor Sapucaia inspita confiança.

O que será que será?

Na PF se avalia que há mais do que o que já foi dito, no suposto embate entre os advogados Fábio Ferrari e José Fragoso com o delegado Janderlyer Gomes.

O presidente do inquérito da Operação Taturana, de fala mansa e comportamento calmo, acredita também que já ouviu mais do que devia dos dois profissionais.

Agora, em cada audiência ou depoimento vai deixar bastante claras as regras do jogo. Apesar de  jovem,   Janderlyer Gomes é muito respeitado pelos colegas da Polícia Federal – que lhe manifestaram total apoio no episódio.

A Ordem e os advogados

Para a OAB esta também tem sido uma boa oportunidade de manifestar seu zelo para  com a atividade profissional dos advogados. Há críticas na categoria – injustas, ressalte-se – de que a Ordem só se preocupa com questão políticas (que ganham mais repercussão na mídia). A história da entidade, entretanto, recomenda a ação da OAB nas lutas do conjunto da sociedade.

O ex-cabo Everaldo Pereira dos Santos não deve mesmo se entregar à Polícia ou à Justiça alagoanas. O advogsado dele, Ademar Gomes, definiu um prazo de 15 dias para que possa conhecer em detalhes todas acusações formais contra o seu cliente. Até então, ele deve permancer foragido. E depois? Depois, também.

De onde vêm?

A Polícia Militar consegue apreender mais de 70 armas de fogo por mês, em Maceió. Não é pouco, mas é insuficiente. O pior, ressalta do coronel Lucaino, novo comandante do CPC, é que cada vez mais as armas ganham poder de destruição. Os revóveres estão dando lugar às pistolas de calibres variados.

A pergunta é: como chega às mãos dos bandidos aquilo que a polícia não tem?l

PF volta à Barra de Santo Antônio e Porto de Pedras para ouvir eleitores "cadastrados"
Superintendência da PF vai definir atuação de advogados nos inquéritos policiais
  • Antonio

    RM, aproveitando que o assunto é a PMM, cadê a licitação dos transportes públicos em Maceió??? Quem viver, verá.

  • lucas

    E BRINCADEIRA OU QUEIMAÇAO A COORDENAÇAO DA CAMPANHA DE LUCIANO ENTREGUE A UM TATURANA CRUZ CREDO

  • adalberto

    Não sou alagoano, mais moro aqui a bastante tempo e admiro essa terra, porém essas mazelas que corroem a justiça e a ética teriam que serem excegradas da vida pública

  • esse é o prefeito que trabalha

    Ricardo, que coisa feia do prefeito. è assim que ele quer trabalhar por Maceió? Cadê aqueles que postavam aqui “deixe o ciço trabalhar”. Engulam essa. A população deu o mote nesta eleição. Quem não se elegeu ficou chorando na na porta da OAB, TRE, PF. Prefeio vc quer … continua

  • O BESTA

    QUERO VER A POSTURA DOS NOVOS VERESADORES, PRINCIPALMENTE OSCAR DE MELO O COMBATENTE DOS FRACOS, OPRIMIDOS E POBRES, ESTAMOS DE OLHO.

  • esse é o prefeito que trabalha 2

    cont.. quer uma Constituição de presente. Respeita a decissão da população em eleger a HH. Ou quer mudar isso também?? HH cuidado com os seus pares, pois é bem capaz de querer cassá-la por falta de decoro parlamentar. Será que alguem está com o telhado de vidro????

  • Sgt Braz

    essas articulações tem um nome, bandidagem, onde tem bandidagem temfalcatruas, e onde tem falcatruas, tem desonestos, e onde tem desonestos, tem gente lá fora precisando deles, or corruptos, e sabe ´que eu acho ? eu acho é tome..! vamos colocar esses vereadores na peneira, até os novos …

  • Cidadão Indignado

    PQ TODO ESSE MEDO ANTECIPADO? LOLÓ NEM ASSUMIU AINDA! SABE O QUE TAL POSTURA MOSTRA? QUE TEM UMA PODRIDÃO NO GABINETE DO JARAGUÁ E SECRETARIAS. TODO MUNDO SABE, E MUITA GENTE VOTOU EM HH PRA ELA SER A MOSCA NA SOPA DE CIÇO. SOLANGE NÃO GANHOU, MAS ELE FICOU COM A ESPINHA NA GARGANTA.

  • João Orlando

    Iniciativas como esta promovida pelo sr.Cícero Almeida só revelam um carater ditador e repressivo, uma vez que tenta coibir a participação da bancada do Psol na câmara.Parabéns aos 319.831 eleitores que votaram no atual prefeito.ele já mostra serviço.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Quem tem … tem medo!!! Se não sabe tudo agora, não demorará a saber das mazelas municipais. A ação dela será boa para os munícipes, assim como são boas as ações do Prefeito Cícero de Almeida. Esclareço que não recebo nada de ambos. Mas, quanto às ações, quem viver verá.

  • João

    Dizer que a Heloísa Helena não contribuiu com Alagoas é demais.Quem não contribuiu foram os senadores que figuraram na imprensa nacional como envolvidos com empreiteiras pagadoras de propina, envergonhando Alagoas perante a Nação.

  • antivirus

    QUAL SERÁ A LETRA DO FORRÓ DO CIÇO? TÔ COM MEDO,MEDO MEDO MEDO DE UMA MUIÉ QUE USA ÓCULOS E RABO DE CAVALO, POIS ELA PODE ME DENUNCIAR E MEUS PROJETOS IREM PARAR NO RALO? EU QUERIA AH MAS EU QUERIA SER GOVERNADOR E AGORA TÔ NO MAIOR CALOR NA SEDE DA PF QUE NÃO TEM VENTILADOR KKKKKKK!

  • francisco

    No mínimo esses vereadores querem esconder os podres deles na Câmara. Olha ! Eu fico indignado com tanta podredão na nossa cidade e o nosso Estado. Tomara que a PF dê uma passadinha por lá, talvez encontre alguma coisa que nós ainda não sabemos.

  • Bestificada

    SABE O MAIOR MEDO DO PREFEITO? É QUE ELE SABE, MELHOR DO QUE NINGUÉM, OS PODRES DO SEU GOVERNO E TEM CERTEZA DE QUE HH NÃO SE VENDE POR NADA NESSE MUNDO. GRAÇAS A DEUS, ELA É INCORRUPTÍVEL, AO CONTRÁRIO DE MUITOS DA SUA CLAQUE. MINHA MAIOR DECEPÇÃO ATENDE PELO NOME DE CÍCERO ALMEIDA.

  • Carlos Tenorio

    Caro Ricardo Mota, vale lembrar que no TC figura na lista de nepotismo o atual diretor financeiro e Adminstrativo DÊVIS PORTELA, genro do presidente Isnaldo Bulhões, ainda permanece por lá..

  • João Macário Mendes

    A OAB é contraditória. Dá uma de paladina da moralidade, mas não presta contas dos seus gastos a ninguém. Apesar disso, defende que “fichas sujas” não podem concorrer. A distribuição dos processos ainda é primitiva. Em Alagoas, o uso da entidade com fins políticos está na cara.

  • Rosa

    O Prefeito Luciano Barbosa é o melhor representante para assumir a AMA . Se colocarmos Alexandre Toledo, os municipios vão ficar sem um representante competente.

  • André

    PODE ANOTAR RICARDO… VEM CHUMBO GROSSO PARA O TC!

  • CARLOS

    Cassar a vereadora mais votada disparadamente e com honestidade? isso é fora de cogitação, pois se ao menos tentarem dessa vez a camara verá a força da população unida nas ruas em protesto.

  • tania

    Heloisa Helena vai brilhar na Camara, eles estão com medo… Pena que eh so ate 2010 ,Campois ela irá para o Senado representar nosso Estado com sua inteligencia e patriotismo…. Camara Municipal no meio desses analfabetos nao é lugar pra ela.

  • justo

    Mais uma vez, vamos fiscalizar o NEPOTISMO nos conselho tutelar, tem mulher, irmão, filho, sobribho, cunhado, primo, de conselheiro empregado nos conselhos; e quem manda nos conselhos são os políticos.

  • Cadu Amaral

    Pois é… Infelizmente, eu acho é tome!!!!

  • Celso pós Paracelso

    HH cumpriu o que lhe cabia no Senado, pois não é atribuição do senador contribuir para a manutenção do coronelismo e clientelismo. Acredito que a sua presença na Câmara engrandecerá o segundo mandato de Almeida e que os maceioenses que nela votaram devem ser respeitados – isso eu exijo.

  • O REVOLTADO

    HELOISA H. FOI A MAIS VOTADADA COM CAMPANHA DE MILITANTE SEU RADICALISMO NÃO COMPORTA NA POLITICA ATUAL, PORÉM EM MACEIÓ VAI SER DE MUITA SEVENTIA POIS A CORRUPÇÃO É GRANDE E APOLITICA É NOGENTA. ACREDIDO QUE ELA SERÁ UM DIVISOR DE ÁGUAS, CICERO ALMEIDA NOVO CORONEL DAS AL.

  • Gilvan Mata

    Com toda a certeza a HH vai fazer a diferença. Impossível não deixá-la falar. Quem for podre que se quebre. Concordo com a Tania, até 2010 ela estará contribuindo para formação de uma nova camara municipal. Hoje, cheia de vícios, nepotismo e outras mazelas.

  • guillermo

    Putz, Dudu Hollanda vai entrar em embate com HH, é brincadeira né? será que ele no “alto” de sua “capacidade politica” vai ter cacife para discutir qualquer coisa com HH? que, todos sabemos já mostrou sua capacidade no senado quando pegou uma acalorada discussao com o ACM, SERÁ?

  • Gilvan Mata

    Meu pai foi político (deputado) pala década de 60, naquela época, já existia com menor intensidade o nepotismo. Entretanto, ele nos ensinou caminhar com nossas próprias pernas. Foi decente e digno. Aprendi e caminhei pela vida toda e passei isto aos meus filhos. Hoje, durmo em paz..

  • Sandro Jose

    Isso não existe, querem calar Heloísa Helena, jamais!!! Isso é uma vergonha para os vereadores de Maceió que estão fazendo isso. Que os “novos vereadores” façam algo também, ajudem-na. “Vereadores façam algo por Maceió em vez de arrumar intrigas, foi pra isso que votamos em vocês!!!

  • aranda

    Calar o que já calou é demais, aproveitem a Heloisa até 2009bando de bestas ela vai deixar outro de 400 votos e se mandar para Brasilia, só quiz provar pra os outros politicos q os “Eleitores Alagoanos além de analfabeto e tb ignorantes” e q ela tem “prestigio” aqui, 2010 FUI