Resumo do Doze e Dez Notícias 

O prefeito eleito de Penedo, Alexandre Toledo, conversou com o governador Teotônio Vilela Filho e comunicou : é mesmo candidato a presidente da AMA – Associação dos Municípios de Alagoas. Vilela queria que – como dissemos aqui, na sexta-feira – Toledo apoiasse a candidatura de Luciano Barbosa, reeleito com estrondosa votação em Arapiraca.
 
Mas Toledo já vinha discutindo a questão – eleições da AMA – com vários prefeitos, inclusive o atual presidente da entidade, Jarbas Omena, que também é do PSDB.
 
Segundo o prefeito eleito de Penedo, Omena vem conduzindo com muita competência o processo sucessório da Associação dos Municípios Alagoanos. A idéia é montar uma chapa de consenso, e Alexandre Toledo seria o candidato a presidente. Mas, ressalvou, pode ser outro a liderar o grupo, se esta for a decisão da maioria.

Sem papo

O problema maior enfrentado por Luciano Barbosa é o distanciamento dele da vida da AMA, onde quase nunca compareceu para discutir coletivamente a situação das prefeituras interioranas – principalmente –, que vivem em maiores dificuldades.
Até mesmo a boa administração do prefeito de Arapiraca poderia ter servido de modelo para outros municípios, mas Barbosa se manteve sempre muito distante dos colegas durante toda a primeira gestão. Agora vai ser muito difícil emplacar o nome dele para a presidência das AMA – apesar da dobradinha Renan-Téo em favor do nome dele. O governador foi aconselhado a deixar o processo nas mãos dos próprios prefeitos, principalmente tendo tucanos em ótima situação na disputa.
 
Gestão na emergência

Este pode ser um problema a mais para Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca. Ele foi o responsável pela indicação do secretário André Valente, da Saúde. A mais nova crise da UE – e são tantas e sempre – é considerada pelo Palácio República dos Palmares "um problema de gestão". O que deve exigir medidas duras do secretário, inclusive com uma mudanças radical de políticas para o setor, além de alterações na equipe dele – particularmente na área de urgência e emergência. Acredita-se, entre os palacianos, que agora o problema não seja de falta de recursos. Será?
 
A Saúde de HH

A futura vereadora Heloisa Helena, enfermeira e professora do curso de Enfermagem da UFAL, dedica esta semana a se reunir com dirigentes e profissionais da área de Saúde. Hoje teve encontro com a direção da Uncisal. Amanhã se reúne com médicos e demais servidores do Hospital Escola Hélvio Auto. Ela quer saber, inclusive, se o município de Maceió está se omitindo nas suas obrigações com o setor. Mas, também, discute o futuro do Hélvio Auto, após com a inauguração do Hospital Geral. O quadro ainda é nebuloso e preocupa a todos – servidores principalmente.
 
Lobão em Maceió

No próximo dia 29, o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão – de cabelos "naturalmente" ruivos – estará em Maceió participando do 2º Encontro Nacional de Energia. Um dos palestrantes do evento, que tem início na noite do dia 28, será o presidente da CEAL, Flávio Decat. Ele vai falar sobre os projetos da Companhia, que vive em situação delicada.
 
Chocante

Este quadro, aliás, vai ser apresentado hoje à tarde ao governador Téo Vilela. A direção da CEAL – que reclama da dificuldade para receber R$ 250 milhões de dívidas – demonstra preocupação com os investimentos no Estado, principalmente no setor hoteleiro. Nas condições atuais, a empresa que pertence à Eletrobrás, não tem como atender a demanda prevista para os novos empreendimentos turísticos planejados para Alagoas. O futuro pode ser escuro, literalmente.
 
O "incômodo" Sapucaia

Com seu irretocável senso de justiça, o desembargador Antônio Sapucaia já vem demonstrando com clareza seu estilo de gerir o que é público. A negociação tem o limite da lei e da necessidade da população – razão principal da existência do próprio Detran. Resultado: já há servidores do órgão e empresas – auto-escolas, por exemplo – que já não vivem clima de lua-de-mel com o mais aplaudido dirigente público de Alagoas. Para estes a situação que se anuncia pode não ser das melhores.
 
Estafa
 
O excesso de trabalho no Tribunal de Contas é evidente nas decisões daquela corte. Os conselheiros do TC, finalmente acataram as explicações do ex-prefeito de Passo do Camaragibe, Ciridião Durval, quanto às acusações de aplicação irregular de recursos do FUNDEF. Para os conselheiros está tudo dentro da normalidade. O processo é de 1998. Dez anos de existência.
 
Adeus, AA

Cada dia mais o atual presidente da Assembléia, Fernando Toledo, se distancia do seu antecessor Antônio Albuquerque. Praticamente não resta mais ninguém indicado pelo deputado afastado na direção da Casa de Tavares Bastos. A ordem é zerar esta conta.
 
"investimento perdido"

É deseperadora a situaçãoo de pelo menos um dos vereador que não conseguiram se reeleger. Ele acumulou uma dívida de R$ 350 mil com um famosíssimo e impiedoso agiota local e não teve o retorno que esperava nas urnas.
 
A pergunta é: como pagar a conta sendo, agora, um cidadão comum?
 

 

Augusto Farias diz temer que o irmão se torne "o PC das eleições"
Detran vai descredenciar CFCs que cobrarem mais caro pela carteira de motorista
  • igor anacleto

    quem seria esse vereador? de pistas ricardo, ou alguem ai se souber fala pra gente descobrir! abraços

  • prefiro não comentar

    Tá na cara que esse Luciano Barbosa tá querendo mesmo é usar a AMA como trampolim pra ampliar o seu campo político, com olho em 2010. Se ele estivess preocupado com a entidade e com o que ela representa para os municípios, pelo menos participaria das reuniões… quem viu ele por lá?

  • Paulo

    dgfcudhfcidsw

  • Alagoas tem jeito ?

    Será que o grande vereador e técnico ( agiota ), vai cobrar na justiça o débito do colega?

  • CARLOS

    ESSE ATE QUE NAO GASTOU MUITO. iMAGINE QUEM GASTOU UM MIILHAO DE REAIS,DA VENDA DOM SITIO, EM GUAXUMA, QUE DEU AMBULANCIA EM RIACHO DOCE KAKAKAKAKAKAKAKAKAK E AGORA BOTA NA IMPRENSA QUE TA CONVIDADO A SER SECRETARIO DO PREFEITO TATURANA. FORMA UMA DUPLA BOA.LOGO RECPERA O DINHEIRO GASTO NA CAMPANHA.

  • COMPRADO

    para esse ex vereador comedor do dinheiro publico é simples ele chama o agiota e sai de casa em casa pedindo o dinheiro deles de volta eu tenho certeza q os eleitores devolveram

  • prefiro não comentar

    Diz um ditado popular, que se tamanho fosse documento, o elefante era dono do circo. Se fosse por causa da votação, o próximo presidente da AMA seria o Ciço. Os últimos presidentes da entidade vieram de municípios pequenos, mas de prefeitos fortes. O próximo vai ser o João de Paula (Capela).

  • Laerson

    Mota, se informe melhor, não há servidor descontente com o Sapucaia, o descontentamento é com o governo, tão ágil no corte de transporte e alimentação irregulares, mas que mantém um sistema inseguro e que vive caindo e ainda por cima é totalmente PIRATA como qualquer DVD vendido em camelô.

  • verdadeiro

    por que estão abafando o roubo de varias armas do carro da segurança do governador? foi no centro de convenções….

  • adalgisa guerra

    Dr Sapucaia a população usuária do detran aplaude todas as iniciativas para moralizar o orgão e esvaziar os corruptos que ali se instalavam para enriquecer as nossas custas.

  • sem conselho pra dar

    o tribunal de faz de conta so serve de cabide de emprego para a familia dos conselheiros e o NEPOTISMO onde fica ? com a palavra TJ , PF , MP

  • NAO FALE MENTIRA VERDADEIRO

    AS ARMAS QUE FORAM EXTRAVIADAS DE UM CARRO NO CENTRO DE CONVEÇÕES PERTENCE A UM POLICIAL CIVIL QUE ESTA LOTADO NA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL, COBRE DO SR. RUBIM ALGUMA EXPLICAÇÃO E SE ESSAS ARMAS PERTENCEM A SECRETARIA OU AO DESCUIDADO POLICIAL CIVIL.

  • Prof Yuri Brandão

    Caro Ricardo, Outra pergunta que fica é: apenas como cidadão comum, a que estará submetido esse vereador que bem sabemos quem é? Abraços, amigo blogueiro.