Não havia quem, sensatamente, duvidasse da vitória maiúscula do prefeito Cícero Almeida. Não houve campanha, praticamente, em Maceió porque a grande maioria da população já havia decidido em quem votar, independentemente das acusações – algumas justas, outras, não – que durante o horário da propaganda no Rádio e na TV foram surgindo e se repetindo. O argumento dos que votaram em Almeida teve uma lógica inegável: se ele fez menos do que devia – e fez – os que o antecederam praticamente nada fizeram.

Escrevi aqui neste espaço, não faz muito tempo, que o prefeito reeleito  deveria manter um altar em casa com uma imagem da ex-prefeita Kátia Born. Responsável por uma das piores administrações da história de Maceió, Born foi sempre o melhor (para ele) parâmetro da administração de Cícero Almeida. Sim, é verdade, ele priorizou as obras físicas e em nada avançou em setores essenciais: saúde, educação, ação social.

Mas, e antes, o que havia? O caos. E nada consegue ser mais desabonador para o administrador público municipal do que fazer piorar o que já era ruim na cidade que está sob sua responsabilidade. A ex-prefeita conseguiu fazê-lo; Almeida, não. Concluindo: Born foi, até hoje, a maior eleitora do prefeito confirmado no cargo com uma votação impressionante.  

Daqui pra frente, porém, tudo vai ser diferente. O parâmetro de Almeida vai passar, no segundo mandato, a ser ele próprio – aquilo que ele construiu, o que melhorou em Maceió. Ressalte-se: Maceió melhorou, sim, na atual administração, mas os desafios a encarar são gigantescos, e, não vai tardar, a imagem da gestão Born sumirá da memória popular. Veremos Cícero Almeida versus Cícero Almeida. Não haverá mais a competição do "nada contra alguma coisa". Os méritos que o prefeito teve – e, inegavelmente, teve e tem – vão pesar bem menos na segunda gestão.

Ele enfrentará, também, outros embates no campo político com reflexos na sua administração. A começar pelo amplo leque da aliança que se formou no seu entorno e que agrega de colloridos aos comunistas do PC do B. Todos querem a sua fatia na prefeitura, com o olho em 2010. Se até agora Almeida só teve de lidar com amadores, entre os grandes e poderosos locais – caso de JL -, a partir de janeiro o jogo jogado terá a presença de profissionais.

Benedito de Lira, manda-chuva do PP local (partido prefeito), é candidato ao Senado Federal; Augusto Farias tem a missão familiar de manter um mandato parlamentar; Collor, mesmo derrotado flagorosamente nas urnas de agora, continua sendo um potencial candidato a governador – trazendo, ainda, o sonho de voltar a ser presidente da República. (Para quem vive no meio político, o que vem  a seguir não é novidade: Almeida firmou a aliança com o ex-presidente porque alimenta um imenso temor pela capacidade de Collor "desconstruir" seus adversários e inimigos.)

Há, ainda, a Câmara de Vereadores, que ganhou em qualificação e combatividade com a presença da campeã de votos Heloísa Helena; há, ainda o PC do B e a necessidade partidária de uma pasta para que não suma defintiviamente do mapa político em Alagoas; há, ainda, a expectativa de que prefeito que trouxe de volta a presença do poder pública na cidade possa vir a fazer mais e melhor por Maceió.

Almeida, ressalte-se, sai da disputa bem maior do que entrou. Seu cacife político poderá levá-lo a dar um grito de "independência" – claro, medindo a consequência de um ato de coragem política. Deixou de ser o "afilhado de João Lira" para ser, ele próprio,  um dos grandes. Como vai usar esta força que conquistou, eis uma questão crucial para o futuro político dele e de Alagoas, em 2010.

Todos os ítens aqui assinalados são os desafios e barreiras a serem enfrentados no segundo mandato. Mas, lá no fundo, o próprio Almeida conhece o seu maior adversário: Cícero Almeida.

Parabéns, prefeito, e boa sorte.

 

 

 

Doda Cavalcante perdeu no voto, em Matriz
Na rua, na chuva...e eu me fazendo
  • reginaldo

    O resulta das eleições em Alagoas e especialmente em Maceió, tem ligação direta com o nosso IDH, o pior do pais, inclusive na educação. Mas o que mais assusta é ver que a administração do prefeito Cícero encanta até pessoas como o senhor.

  • Diógenes

    Boa analise conjuntural Ricardo, o PSB de Kátia Born foi seu maior cabo eleitoral, conseguindo até “derrotar” o seu maior aliado Político: Ronaldo Lessa, que costurou uma aliança com o PSDB/PMDB para governo! A Esquerda Não Morreu, com H.H e R.B terá grandes desafios! Viva a Democracia!

  • Fernando Amorim

    Caro Sr. Pref., o Sr. ganhou essas eleições, com o voto leal, independente, consciente e de GRATIDÃO das classes rica e mádia. A classe pobre, não é e nunca será grata pelo que se é feito por ela, haja visto, o que foi dito por representantes dela no programa de sua adversária. …

  • Gilvan Mata

    Em premeiro lugar, como democrata, parabenizar ao reeleito Cícero Almeida e desejá-lo boa sorte, mesmo não tendo votado nele e parabenizar a minha candidata eleita, a vencedora de votos, Heloisa Helena.Teremos sem sombra de duvida uma nova camara. Ela, velerá pelos ineficientesw eleitos..

  • Fernando Amorim

    Não se iluda Sr. Pref., pobre não vota com a consciência, pobre vota é com o “bolso”, pobre é INGRATO. O que foi dito, pode chocar aos “INGÊNUOS”, mas, trata-se, da PURA VERDADE.

  • ESPERANÇA

    NÃO VOTEI NO CIÇERO,E NÃO VOTAREI EM FUNÇÃO DO EMPRÉSTIMO DESONESTO QUE FEZ. MAS RECONHEÇO O SEU CARÍSMA JUNTO AO POVÃO. MEUS CANDIDATOS PERDERAM, MAS ESTOU FELIZ COM MINHA CONSCIÊNCIA EM NÃO VOTAR NOS DESONESTOS. Gov. TÉO, OU SE AFASTA DOS INDÍCIADOS OU PERDERÁ NOVAMENTE EM 2010.

  • FAA

    “CADÊ O CIÇO, CADÊ O CIÇO ELE FOI REELEITO PRA MOSTRAR MAS SERVIÇOS.” Agora sim Maceió venceu a batalha mas nao a querra, vamos imprensa alagoana cobrar do governo mas integracao com o municipio para MACEIO E ALAGOAS CRESCEREM JUNTOS.

  • FAA

    Vamos governador, a duplicacao da al esta aprovada mas quando vai começar as obra. ou vaom dizer que é culpa da prefeitura.Na ladeira da terra nova necessita de uma terceira faixa na subida mas nao tem governador que corra a traz

  • ESPERANÇA

    ALAGOAS ESTÁ MUDANDO LENTAMENTE, MAS ESTÁ. PARABENIZO A TODOS QUE CONTRIBUIRAM PARA A MUDANÇA MESMO ARRISCANDO SUAS PRÓPRIAS VIDAS. Drs. SAPUCAIA, LUNA PINTO,RUBIM,BARENCO,PARTE DA JUSTIÇA,RICARDO MOTA,MENDONÇA NETO,O EXTRA,TRE, OS ELEITORES QUE SALTARAM AS CERCAS DOS CURRAIS.

  • Gilva Mata

    A luta continua..Agora, Vamos colher um milhão e trezentas assinaturas para modificar a legislação vigente…Nas próximas eleições baniremos de vez os candidados fichas sujas. Será um passo gigante, um avanço a moralidade e a dignidade. Vamos lá….

  • Anderson Lima

    O povo alagoano confirma nas urnas a estupidez costumeira, a imprensa local confirma o rabo preso e o segundo mandato, vai confirmar o de sempre; Maceió está, há muito tempo e sempre estará falida, por culpa da mão grande de quem sempre a administrou. Cadê o povo?

  • Daniel silva

    Grande análise Ricardo, vc. foi fiel a realidade política do nosso estado, adorei quando falaste da gestão Katimbor realmente se não foi a pior foi uma das piores e isso credenciou Cícero na disputa política. Ricardo a era Lessa acabou e foi sepultada com muita justiça, ganha Alagoas!

  • Tiago

    Gostei quando você falou “Não haverá mais a competição do ‘nada contra alguma coisa’.”

  • carlos Antonio de Souza Figueiredo Lima

    Parabens Ricardo pelo ocomentario sobre Cicero Almeida,concordo com voce onde antes era Cicero Lyra,a partir de hoje sera Cicero Almeida, e que os politicos profissionais tenha cuidado que na eleiçao Majoritaria esta surgindo um Forte Concorrente.

  • cicerofredericodasilva

    Caro Ricardo Mota, o que se pode esperar de um estado em que 73(setenta e tres) por cento de eleitores analfabeto no caso NADA, o que esse povo tem que FAZER e deixar de VENDER o se VOTO. ACORDA ALAGOANOS , EM 2010 VAMOS TIRAR O RESTO.

  • Ademilson Roque Silva

    Mota parabenizo-o pelo programa de ontem à noite, suas colocações foram bastante coerentes juntamente com os entrevistados, o diretor do I. vozes e o Prf. Alberto Saldanha. Entretanto, é sempre gratificante ouvir o Saldanha pois o mesmo é bastante lúcido e objetivo nas abordagens. Parabéns.

  • J Monteiro

    Parabens Ricardo pelo comentário. Isso sim, é jornalismo consciente, c/integridade moral.Agora fica um momento para reflexão dos derrotados, dos medíocres, dos invejosos.Querer negar que Maceió está melhor, é sim, uma atitude mesquinha.

  • Davi

    chorou parou o Cicero e Prefeito e fim de papo, pode chora partitarios da Só Longe (3ª Colocada. não estamos jugando o deputado Cicero e Sim horramos o Prefeito Cícero ok.

  • koltt

    Desejo fazer uma pequena correção não um pequeno lapso, lembrando, PROFESSOR NÃO ERRA SE ENGANA. Kátia Born não foi a maior eleitora do Cícero, mas, O MAIOR CABO ELEITORAL. QUERO PARABINIZER O CABO ELEITORAL KATIA BORN PELO SEU TRABALHO, realmente EXECELENTE.PARABÉNS Katiaaaaaaaaa – KKKKKK.

  • Julio Silveira

    Concordo plenamente! Dizer q o atual prefeito foi horrivel, é um absurdo, mas dizer q foi perfeito, tbm.. Acho q a cidade melhorou um pouco, mas ainda tem muito para avançar!! Qnto a câmara de vereadores, acho q além do PSOL entrou mais alguns bons candidatos la!!

  • Julio Silveira

    Ah, e vamos aguardar agora 2010 e ver p/ onde o prefeito vai?? sim, pq é obvio q ele deve tentar senado, ou governo pela sua aprovação. Mas ele garantiu q fica no mandato ate o fim… Alguem acredita??

  • AAraujosilva

    Pura verdade: agora é CIÇOxCIÇO. Comentário perfeito MCRicardo; só lembrando: foi uma vitória por WO. Judson e Mário cumpriram muito bem suas tarefas; eles sabem das coisas. A onda-azul, agora, só foi onda mesmo. ÉÉÉ! Ciço tá cantando de galo; “…e tome!!!”

  • Márcio Guedes

    Solange perdeu dos votos nulos, de Judson e de heloísa helena…e olha que tava “na frente” deles. Tb com Kátia Born aparecendo ao seu lado quem ia votar nela???? Sós os comissionados e parentes do governo Téo.

  • josy

    RICARDO VC É O MELHOR JORNALISTA DE ALAGOAS MAS Ñ COMUNGO COM SUAS PRÁTICAS DE EXALTAR O PREFEITO A MASSA TUDO B . CARA ELE SÓ MAQUIOU MACEIÓ.EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR.VEM AÍ LUCIANO B ELE PENSA Q VAI SER FACIL.

  • neto

    AS PESSOAS FALAM TANTO QUE O CÍCERO “ESQUECEU” A PERIFERIA PARA MELHORAR A VIDA DOS “RIQUINHOS”…É LÓGICO QUE TEM QUE MELHORAR MUITA COISA AINDA…MAAAAAAASSSSSS ENTENNNNDAAAAAAMMMMM:NÓS NUNCA VAMOS ENCONTRAR O POLÍTICO PERFEITO,TEMOS ALGUÉM REALMENTE “INTERESSANTE” NA PREFEITURA!

  • Antonio

    Os 300 e tantos mil votos pra C.Almeida mostra a fragilidade do nosso povo,que não anda com as proprias pernas,e que são alienados.Eles alimentam a fera que quer engoli-lose enm sequer tem conciencia disso.Prefeita tenha pena desse povo,o senhor também ja foi pobre!

  • ADRIANO

    Gosto muito de seus comentários, mas infelismente não posso admitir que alguém com seu conhecimento reconheça algo de bom no trabalho de Cícero Almeida na prefeitura de Maceió. A sociedade não evolui com “concreto” e sim com “educação”.

  • carlos mauricio

    Ricardo,Parabens pela análise, muita lucida. Este cenario que ocorreu em Maceió, de canditado eleger-se pela pessima administração de seu antecedente, ocorre com certa frequencia em Al.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Cícero “Taturana” e Teotônio Vilela Filho “Navalha” … realmente é a fragilidade do nosso povo.Um foi pobre e o outro filho de papai. É mesmo russo!

  • Silvia

    BOM…BOM,BOM…Ñ TÁ…VMS AGORA SENHOR PREFEITO INVESTIR NO SOCIAL…EDUCAÇÃO…SAUDE…E O RESTO VEM POR CONTA.BOA SORTE…RICARDO COMO SEMPRE MUITO COERENTE…DEIXA QUEM QUIZER FALAR…ESTAMOS AQUI PRA ISSO MESMO.BJS

  • alexandre henrique lino

    Ricardo faltou um comentário para falar do luciano barbosa. espero a sua avaliação.

  • Renan, do Senado eu vejo tudo!

    Venho nesse espaço falar da minha indiginação pela DERROTA do Alan Bobinho, ele não merecia isso, estou muito triste, quase não durmo. kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Servilio Marques

    kd o Çiço? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk enkontrann já?Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Fatima Montem

    Parabens maceio por dar continuidade ao desenvolvimento da capital.Esperamos que maceio cresca cada dia mais.Pois, povo e quem manda em governo.Governo nao manda no povo.

  • adriano lemos

    CARO RICARDO,ADMIRO A MUITO SUA SERIEDADE E ISENÇÃO DIANTE DO QUADRO POLÍTICO DO NOSSO ESTADO. POREM QUANDO VÇ DIZ QUE FEZ MUITO DIANTE DO NADA, NÃO JUSTIFICA O ABANDONO EM QUE SE ENCONTRA A SECRETARIA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO, POR FALAR NISSO VOÇE PEGA ÔNIBUS?SEI. ENTÃO VÇ PRECISA ANDAR.

  • Alma Penada

    Cícero Almeida já começou a aprontar pra cima de Cícero Almeida, lançando a candidatura do seu assessor Diógenes a Deputado Estadual em plena televisão. É uma pena que a sociedade vibre tanto pelo aparente. Pq o essencial educação, saúde e o social vão ficar no nada que estão.

  • PRADO

    Ricardo, por que o meu comentário não foi publicado? Será censura?

  • SOCORRO FERRO

    PARABÉNS CÍCERO!QUEM ESTAVA PROCURANDO O CÍCERO “CADÊ O CIÇO”E NÃO O ENCONTRAVA,ERA PORQUE SIMPLESMENTE ELE JÁ ESTAVA EM NOSSOS CORAÇÕES.UM GRANDE ABRAÇO…SOCORRO FERRO

  • JOSÉ LUIGI VILELA SANTOS

    QUE BOM AINDA QUE EXISTE PROFISSIONAIS ÉTICOS, IDEPENDENTE DE SEU VOTO FOSTE IMPARCIAL. PARABÉNS RICARDO MOTA, ASSIM COMO JEFERSON MORAIS. JÁ EM RELAÇÃO AO BLOG DO BOB A REDE PAJUÇARA DEVERIA REVER ESTE PROFISSIONAL.JORNALISMO TEM QUE TER ÉTICA E SER IMPARCIAL.

  • PROFESSORA

    SEU TEXTO É LÚCIDO (É INEGÁVEL), MAS GOSTARIA DE SABER O QUE DIZER QUANDO UM TETO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL PRATICAMENTE DESABA E, POR POUCO, POUQUÍSSIMO, NÃO FERE PAIS, CRIANÇAS E OS MENOS RECONHECIDOS FUNCIONÁRIOS DA PRÓPRIA ESCOLA?

  • POCA URNA

    Essa lapada de votos foi só para provar que o governador estar sem prestigio. Eita governadorzinho fraco.

  • Jair Costa

    Democracia é uma falácia, mas esse é assunto p um outro dia. Parabéns pela análise isenta e realista, jornalista. Acredito que a grande contribuição p este segundo mandato do preffeito, deve vir da câmara, q tende a ser mais combativa e isenta. Estarei de olho.

  • Romero Guedes

    Ricardo, parabéns pela análise! Maceió encontrou seu Norte,com os ajustes e investimentos necessários em educação e saúde Cícero fechará um ciclo de vitória e competência.Esse foi sem duvida o fim da Era Born/Lessa. Esses fantasmas sao passado!2010 vem aí! é Cicero Governador!

  • Claudia

    Concordo com vc, fernnando amorim..pobre so vota em quem da dinheiro…quem relegeu o prefeito foi realmente a classe media e rica..

  • Ceia Araújo

    Fiquei muito feliz c/ o resultado p/ Câmara Mun..Vereador q achava q se elegia às custas da infelicidade dos outros,c/Praça que vai ser construída c/ a desapropriação da casa de um pobre morador,indefeso..Praça de mais de 1 milhão de Reais,e o povo do jacintinho sem creche,saúde.O q fazer?

  • maria do carmo

    a visibilidade dos comunicologos da tv e radio e o aumento da violencia urbana retratada por eles,são importante delineador de sucesso eleitoral.despreparados para os cargos, não em sua totalidade+ povo analfabeto politico=receita perfeita para a mediocridade.

  • Marcos Antonio

    As eleições de 2010 vai pegar fogo. Já Desenho os grupos:Cicero Almeida irá machar com João Lyra, com um grupo forte apoiado por Collor.Té e Renam terão que fazer uma aliança muito forte pra manter o seu grupo, Ronaldo Lessa tentará compor as esquedas para não sair sozinho.

  • Antonio

    Ricardo, a grande derrota foi do PT. Não sabem se organizarem. Outra grande derrotada foi mais uma vez Kátia Born.Nem,o vereador que ela apoiou ganhor. Teve menos que 1000 votos.Em Maceió, e em Alagoas Kátia não terá condições ser eleita a nada.Sempre Votei em Ronaldo e voto.

  • justiça

    Estou torcendo para que seja apuradas esses crimes eleitorais.Vi em um caso,que estão presos pessoas na PF envolvidas de compras de votos, onde foram pegas com dinheiro, santinhos e cadastros do Canditado Nery Almeida,primo do prefeito,será que vamos ver justiça nesse caso???

  • Luiz Antonio Maciel

    Os grandes “cabos eleitorais” do Almeida foram, Guilherma Palmeira, Djalma Falcão, Pedro Vieira, Ronaldo Lessa, Katia Born e outros tantos prefeitos que nada fizeram por Maceió a não ser empregar os parentes, pra dizer o mínimo, foi isso que tornou sua administração tão visível…

  • Juarez Targino

    MEU CARO RICARDO O QUE FOI QUE DISSE DE MAIS QUE O SR. NÃO COLOCOU O MEU COMENTÁRIO ?

  • Pablo

    Que Maceió teve avanços isso é inegável, mas que ele deixou de ser “o filho bastardo” de JL, isso não. Vejam quem ele colocou pra vice, Lurdinha Lyra. e ainda teve o apoio de Collor, o mesmo que disse que a chapa “Casa-grande e Senzala” na eleção em 2004.

  • João Gabriel Fernandes

    O maceioense não tem mesmo memória e nem ler jornais e nem assiste telejornal. KBorn passou pro Sexta, que foi um desatre e nem se reelegeu prefeito, e o ciço apenas tocou os projetos inacabados de KBorn, mas não realizou nenhuma de suas promessas de campanha. É taturana c/81% Maceió.